iPod Classic no browser – Um tributo a Steve Jobs
Existem dispositivos que marcam, só por si, eras ou momentos da história. O iPod é um desses brilhantes dispositivos que foram responsáveis por uma mudança radical na forma como ouvimos a nossa música ou como lhes acedemos em qualquer lugar ou momento.
Apresentado por Steve Jobs em 23 de Outubro de 2001 e colocado no mercado apenas 15 dias depois, esta revolução teve como slogan de lançamento "1,000 songs in your pocket".
Para celebrar este brilhante dispositivo e, provavelmente, para prestar tributo a Steve Jobs, a empresa Inventika Solutions criou uma página web onde o primeiro iPod funciona de forma quase real e perfeita.
Esta página, construída com recurso à mais modernas tecnologias disponíveis mostra não só as potencialidades destas, mas ao mesmo tempo traz de volta o iPod.
O iPod que vos é apresentado nesta página é totalmente funcional e podem aí ouvir algumas músicas para que a experiência seja total.
A página foi construída com recurso a HTML5, CSS3, JQuery e JavaScript, o que o torna acessível por qualquer browser recente (Firefox, Chrome ou Safari).
Podem explorar o sistema de menus, tal como fariam no iPod real, para que escolham a música que pretendem ouvir e até para acederem a playlists já criadas.
A forma de usarem este iPod é em tudo idêntica ao que estamos habituados. Usem a roda para navegarem nas opções e cliquem no centro para confirmarem essa escolha. Os botões de play, pausa, anterior e seguinte controlam a música.
Agora que se celebra o primeiro aniversário do desaparecimento do mentor da Apple e que novos equipamentos chegaram ao mercado (iPhone 5) e que se especula a chegada de outros (iPad Mini) esta página traz-nos de volta o que foi o precursor de todo este movimento e recorda-nos um equipamento que revolucionou a industria e os utilizadores.
É também uma excelente montra de tudo o que conseguimos fazer com as novas tecnologias que estão a chegar à Internet e que, também elas, prometem uma pequena revolução na forma como teremos acesso aos conteúdos, também estes cada vez mais ricos.
Acedam a este iPod classico e recordem ou aprendam como era esta versão original.
Homepage: iPod Classic
Este artigo tem mais de um ano
Na primeira parte do texto diz iPad em vez de iPod 😉
0% de utilidade…
O Ipod mini (6GB) ainda é o meu leitor de mp3. Não dispenso.