Tecnologia wireless para detecção de peões pela GM
A notícia chega por parte da General Motors que informou ter os seus investigadores a trabalhar no desenvolvimento de uma potencial funcionalidade de apoio aos condutores que seria capaz de detectar peões e ciclistas em estradas congestionadas ou em condições de fraca visibilidade, possivelmente, mesmo antes do condutor ter noção da sua presença. A funcionalidade em questão baseia-se no Wi-Fi Direct, a norma wireless peer-to-peer que permite a dispositivos como smartphones comunicarem directamente entre si, em vez de recorrerem a pontos de acesso partilhados como as antenas das estações base.
Os estudos da General Motors levaram à conclusão que o sistema de Wi-Fi Direct pode ser integrado noutros sensores, que se baseiam na detecção de objectos e sistemas de alertas do condutor e que estão já hoje disponíveis nos automóveis, para ajudar à detecção de peões e ciclistas que transportem smartphones equipados com Wi-Fi Direct. A perspectiva de evitar acidentes torna-se cada vez mais real.
O construtor desenvolve em paralelo uma aplicação complementar para smartphones compatíveis com Wi-Fi Direct que poderá ser descarregada pelos utilizadores frequentes das estradas, como por exemplo, ciclistas ou trabalhadores de obras nas estradas, e que ajudará os veículos equipados com Wi-Fi Direct à sua identificação.
A detecção wireless de peões faz parte do programa da GM de desenvolvimento de sistemas de comunicações veículos-infraestrututra (V2I) e veículo-veículo (V2V) que poderão vir a disponibilizar alertas prévios de perigo a condutores, como por exemplo, avisos sobre veículos parados ou em marcha mais lenta, estradas escorregadias, cruzamentos ou sinais de stop.
“Esta nova funcionalidade wireless poderia alertar os condutores para a presença de peões que estejam a atravessar a estrada e estejam tapados por um carro estacionado ou para a presença de ciclistas que estejam a atravessar o ângulo morto dos automóveis” explica Nady Boules, GM Global R&D director of the Electrical and Control Systems Research Lab. “O Wi-Fi Direct tem potencial para se tornar parte integrante dos sistemas de apoio ao condutor que oferecemos em muitos dos nossos automóveis como acontece com a Chevrolet”.
O facto de eliminar a necessidade de um ponto de acesso partilhado e do passo intermédio que é o acesso ao mesmo, o Wi-Fi Direct permite aos dispositivos conectarem-se em aproximadamente um segundo face aos sistemas wireless convencionais que necessitam, habitualmente, de 7 a 8 segundos para obterem informação da localização e se conectarem entre si.
“As conexões rápidas do Wi-Fi Direct oferecem uma vantagem distintiva nas aplicações em veículos” refere Donald Grimm, GM Global R&D senior researcher of perception and vehicle control systems. “Quanto mais rápido o veículo detectar outros utilizadores de Wi-Fi Direct maior o potencial para se evitarem colisões”.
A Wi-Fi Alliance, a associação global da indústria e responsável pela certificação das normas wireless, refere que os dispositivos Wi-Fi Direct podem comunicar entre si até uma distância máxima de cerca de 200 metros, o equivalente ao comprimento de dois campos de futebol. Além de ajudar à detecção de peões, este raio de alcance poderá igualmente permitir a transferência segura de ficheiros MP3’s ou informação de agendas telefónicas digitais entre um computador e os sistemas de info-entretenimento ou de navegação de veículos com Wi-Fi Direct. Todas as conexões Wi-Fi Direct estão protegidas por WPA2, a tecnologia mais recente de segurança Wi-Fi.
“À medida que avançamos para uma sociedade cada vez mais conectada digitalmente ter um automóvel com estas funcionalidades será também cada vez mais importante” explica Thilo Koslowski, vice president of automotive industry analysis at Gartner Inc., a leading information technology research and advisory company. “O Wi-Fi Direct poderá não só ajudar a uma comunicação mais suave entre veículos e os dispositivos de consumo como reforçar também as comunicações veículo-infraestrutura que poderão possibilitar uma melhor gestão do tráfego como uma redução do número de acidentes.”
Este artigo tem mais de um ano
ate onde vai este technologia meu deus! muitas vezes eu digo, basta eles ja nao podem inovar muito, é como nos telemoveis, ja estao quease no limite, mas depois la aparecem noticias explendidas!
Há muita coisa nova a aparecer, o mundo da tecnologia aplicada ao automóvel… ainda está verde, isto, claro, no segmento ‘domestico’ pois ao nível, ao alto nível desportivo… cuidado que já se vêem inovações brutais.
O que acho é que isto não vai para a frente, pois pode ser um bom atentado à segurança se andarmos sempre com a wireless ligada..
Mas não deixa de ser bem pensado 😀
Um atentado à segurança? Essa não entendi…
Eu ando sempre com o wireless ligado. E o Bluetooth e o GPS também.
Já estou a imaginar os vários usos disto com identificações dos pedestres, para pubicidade e afins…. já vi algures num filme.
Sim, vou ter saudades de ver anúncios de fraldas e lingerie que não me interessam minimamente. Os dias da publicidade personalizada vão ser o fim do mundo!!
Link para a fonte?
Caríssimo, isto é fruto de um press release da Opel, que recebemos. 😉
Mas obrigado pela tua preocupação. Abraço.
pois isto é engraçado e então aqueles pedestres que nao usam um smartphone por exemplo? sao atropelados na mesma ou talvez haverá maior numero de atropelamentos se o pessoal se habitua demasiado a esperar pelo sinal sonoro do carro a dizer que vem la alguem a passar a rua…
Isto é, uma medida complementar e preventiva. Não poderás fazer do sinal sonoro uma regra.
Exacto. É como os sensores de estacionamento. Ajudam mas não substituem a atençao do condutor.