Cirque du Soleil e Google criam uma Chrome Experiment única
Todos conhecemos as capacidades únicas do Chrome e as novas tecnologias que frequentemente são implementadas. Estas novas tecnologias permitem que este browser atinja patamares técnicos únicos.
A Google tem nos Chrome Experiment uma montra as capacidades que este browser permite, mostrando capacidades e tecnologias que mostram o que num futuro imediato podemos usufruir, quer seja ao nível de interfaces de navegação ou puras capacidades de apresentação de conteúdos.
O último Chrome Experiment foi criado pela Google e pelo Cirque du Soleil e é uma experiência única para todos os que a quiserem experimentar.
Esta nova experiência sensorial, de nome Movi.Kanti.Revo e bem ao estilo do que o Cirque du Soleil costuma apresentar nos seus espectáculos, foi criada por esta companhia circense e foi desenvolvida pela empresa Subatomic Systems.
Para criarem esta magnifica experiência usaram recursos técnicos tão distintos como o tradicional HTML, CSS com 3D e API's HTML5. Toda a informação técnica sobre esta criação pode ser consultada neste case study técnico.
O título desta experiência, Movi.Kanti.Revo, é a tradução para Esperanto de movimentar, cantar e sonhar. E é precisamente isso que se espera dos utilizadores.
Rompendo com a tradição da navegação na Internet através do habitual apontar e clicar, é possível navegar nesta experiência única através de gestos para a câmara do dispositivo.
Isto foi possível através da utilização da funcionalidade getUserMedia do WebRTC, uma tecnologia suportada pelos Navegadores modernos que, com a permissão dos utilizadores, que permite a páginas de Internet o acesso à câmara e microfone do seu computador sem a necessidade de instalação adicional de software.
Toda a navegação é feita com recurso aos movimentos dos utilizadores, e por isso requer que tenham uma webcam presente e autorizada a ser usada pelo Chrome.
Claro que necessitam de usar o Google Chrome para poderem usufruir ao máximo de todas as tecnologias que foram aplicadas e experimentadas na construção desta Chrome Experiment.
Para uma melhor visualização, é necessário utilizar um computador com câmara e Navegador que suportem WebRTC, como o Chrome.
Esta experiência está igualmente acessível a partir de tablets e telemóveis que, mesmo sendo ligeiramente diferente, continua a ser bela.
O vídeo abaixo foi criado para apresentação e para mostrar o que podem esperar do Movi.Kanti.Revo. Mas nada se compara com a experiência que podem ter ao acederem a esta página e ao navegarem dentro desta experiência.
O Cirque du Soleil e todos os envolvidos na criação do Movi.Kanti.Revo estão de parabéns. Esta experiência é única e a forma de interacção é ela também inovadora.
Mais uma vez a Google mostra que o seu browser está na linha da frente do que de melhor se desenvolve nesta área. Cria novas tecnologias e aplica-as nas ferramentas que disponibiliza aos utilizadores.
A criação das Chrome Experiment's são a montra de tudo o que este browser é capaz e todas falam por si. Existem um vasto numero de possibilidades à disposição de todos os que desenvolvem serviços e aplicações web. Resta esperar que todas estas tecnologias sejam massificadas e que tenhamos acesso a elas no dia-a-dia.
Acedam ao Movi.Kanti.Revo, aproveitem o que ele tem para oferecer e digam-nos nos comentários o que mais gostaram!
Homepage: Movi.Kanti.Revo
Este artigo tem mais de um ano
Acedi ao site.
Como webdeveloper fiquei PASMADO ( por favor permitam o caps, mas tem de ser ) com o que se pode fazer hoje em dia na Web. O recurso ao movimento da cabeça ( que peço aos outros leitores para testarem uma mão invés da cabeça ) está um bocado defeituoso, mas compreendo que os algoritmos de reconhecimento de cara usando uma webcam estão limitados. Talvez com uma Kinect ou uma PS3 Eye, haveria uma experiência melhor.
Mas de resto, os cenários e os gráficos estão brutais; A subtil introdução de elementos de vídeo e som estão muito bons; A performance dos artistas do Cirque du Soleil, estão, como sempre, excelentes.
Espero ver mais trabalhos deles na web.
🙂
Chome vai ser tornar o proximo IE
Com os sites a funcionar exclusivamente com um unico browser.
Não preciso de dizer que o site funciona com todos os browsers que suportarem os requisitos exigidos.
Quanto ao comentário que se vai tornar no próximo IE, apenas o tempo o dirá.
Para bém da internet e da humanidade que por cá navega, espero bem que não, pois ie é sinonimo de falta de inovação e mesmo de entrave à evolução.
Para bem de todos nós espero que NÃO!
Com o Safari “consegui” ver e navegar no site , sem usar a camera claro.
Mas funciona , alias é esse o objecivo do HTML5 🙂
Abc