Chrome para iOS tem já 2,7% de quota de mercado
O brower da Google, o Chrome, é um exemplo de sucesso rápido, mas muito bem sustentado. Atacou em forma os desktops, com resultados excelentes, e alargou a sua presença aos equipamentos móveis, onde espera atingir as mesmas metas.
Ao fazer quatro anos, este browser mostrou que está pronto para continuar a desafiar a concorrência e, independentemente da plataforma onde corre, é o browser de eleição.
A prova disso está nos dados agora apresentados e que mostram que a versão para iOS do Chrome atingiu já os 2,7% de quota de mercado.
Os dados apresentados vêm da análise que a empresa de publicidade online Chitika, que monitoriza a origem dos browsers para onde essa publicidade é disponibilizada.
Numa primeira análise, os números agora apresentados podem parecer muito baixos face à concorrência e ao seu maior competidor, o browser nativo do iOS, o Safari.
Convêm no entanto lembrar alguns factos que podem mudar de imediato esta percepção e mostrar outra realidade por de trás destes números.
O Chrome para iOS surgiu no final do mês de Junho, o que lhe dá apenas 3 meses de mercado. Em poucos dias atingiu o top das aplicações gratuitas da App Store e aí se manteve durante cerca de um mês.
Enfrenta como principal concorrente um browser que está de tal forma embebido e integrado no iOS que é o que de forma nativa abre links e páginas web. Surgem agora as primeiras aplicações, da Google, quer permitem que definamos o Chrome como o browser a ser usado.
Segundo a análise que foi feita dos números apresentados, e que reportam apenas à utilização no Estados Unidos e Canadá, o Chrome deveria estar numa posição muito mais elevada.
O Chrome tem atingido picos mais elevados que os 2,7% apresentados, e que se reportam ao final do dia 12 de Setembro, tendo atingido valores de pico na ordem dos 6.83%, no dia 7 de Setembro.
O valor dos outros browsers atinge uma marca de 12%, o que não deixa de ser muito interessante, até porque a Apple tem a sua política de não permitir a alteração do browser por omissão no iOS.
Se algum dia esta regra cair por terra é altamente provável que os números se alterem radicalmente e possamos ver o Chrome, ou até mesmo outro browser, a atingir o topo desta tabela, à imagem do que já aconteceu na versão desktop.
Se estão curiosos e pretendem seguir a evolução da quota de mercado do Chrome no iOS, a Chitika disponibiliza nesta página gráficos que vos podem dar essa informação.
Homepage: Chitika
Este artigo tem mais de um ano
Tenho-o instalado mas não se compara ao Safari ou ao iCabMobile.
E a tendência é aumentar a meu ver.
Quanto aos outros browsers de certeza que é tão alto o valor devido a browser dentro das aplicações muitas vezes abre logo dentro das mesmas os sites e deve contar para este valor.
Ainda não consegui perceber tanto alarido em torno do chrome. Instalei no meu pc assim que saiu mas desiludi-me. Instalei no iPhone assim que saiu e notei que afinal o Safari mobile faz melhor. A guerra dos números nunca me disse nada por isso o Chrome em nenhuma das minhas maquinas vai ter entrada. Há melhores do que o Chrome
Certamente, e os milhões em todo o mundo que usam, tanto em mobile como no desktop é que estão errados.
No desktop, experimenta novamente, pois usando “quando saiu” é óbvio que as funções dele não estariam no patamar que está actualmente.
Quanto ao mobile, no iOS, nota-se também alguma evolução, mas as “castrações” da Apple aos browsers são muito limitativas, mas de qualquer maneira é um Safari mas com mais funções.
no pc
desde a primeira versão até hoje
evoluiu muito
dá-lhe outra oportunidade
no ios não faço ideia
mas a estagnação nos 2,7% indica alguma coisa
O sucesso deste navegador é uma prova da importância das marcas, porque realmente há browsers mais completos na AppStore.
Eu por acaso uso o chrome no iPad, e nos vários pc’s que uso. Já me habituei e além disso permite sincronizar os favoritos o que é excelente.
O Chrome só necessita destas “Extensions” para ficar melhor que o safari no Ipad:
-Browser Changer
e
-Nitrous (fica mais rápido nos testes SunSpider que o safari)
PS: Claro que necessitam de fazer JB ao ipad.
o chrome no iOS está limitado porcausa das politicas da Apple, q impede o Chrome de usar os seus proprios ‘motores’
é evidente q o Safari será melhor em termos de velocidade nessa circunstancia, mas a nível de UI, já a coisa muda
Para isso existe a extensão Nitrous, conforme já referi.
Utilizo 3 desktops diferentes ( 1 em cada local de trabalho e outro em casa), iPad, iPhone e Galaxy S2. Em todos utilizo o Chrome, por sua rapidez e principalmente pela sincronização de favoritos.