Mozilla lançou o Firefox 15
Os ciclos de desenvolvimento que foram escolhidos pela Mozilla para a continuação do crescimento do Firefox prometem uma nova versão a cada mês e meio, o que vem colocar pressão do lado dos programadores, mas ao mesmo tempo não os compromete com a disponibilização de todas as novidades nas novas versões, podendo estas amadurecer e estabilizar ao longo do tempo, estando disponíveis em versões posteriores.
Tendo por base as datas disponibilizadas pela Mozilla, hoje é o dia que a versão 15 do Firefox é disponibilizada para todos.
Como tem sido hábito, a Mozilla não falha nas datas propostas, chegando até a antecipar as mesmas alguns dias. Ao final do dia de ontem a versão 15.0 do Firefox chegou aos FTP's oficiais da Mozilla, esperando-se para hoje e para os próximos dias a chegada através da actualização do browser.
Para além da chegada da versão 15, também a versão ESR (Extended Support Release) vai ser actualizada, neste caso para a versão 10.0.7. Esta versão do Firefox é desenvolvida em paralelo com as restantes versões mas está limitada na apresentação de novidades. Apenas as actualizações de segurança vão ser incorporadas na versão ESR.
As novidades que esta versão nos apresenta têm vindo a ser desenvolvidas há já algum tempo e são agora apresentadas de forma oficial e estável.
Destacamos o suporte nativo, ainda preliminar, para PDF's, o suporte para a versão 3 do protocolo SPDY e melhorias no WebGL, incluindo texturas comprimidas, par melhor performance.
Há ainda a salientar uma optimização da memória usada pelos add-ons, que garante uma melhor gestão de recursos e da forma como estes são alocados. Vão ser evitadas fugas de memória e consumos mais baixos.
A juntar a estas novidades existem ainda outras para todos os que desenvolvem páginas web e usar o Firefox para as testarem e analisarem.
A inclusão de um debugger de JavaScript nas ferramentas de programador e uma nova ferramenta que permite aos web developers alternarem entra a visualização das páginas em ambiente de Desktop ou Mobile são apenas dois exemplos das novidades nesta área.
O HTML 5 continuou a ser desenvolvido e existem agora novas funcionalidades em algumas tags já implementadas. Foi ainda adicionado suporte nativo para o codec de áudio Opus.
As actualizações do Firefox sofreram também uma melhoria, passando a ser feitas em fundo e aplicadas de imediato. Apenas os ficheiros que estão a uso vão ser actualizados no próximo arranque, o que garante uma maior rapidez neste processo.
Houve ainda melhorias a nível da pesquisas, que se tornaram mais rápidas, graças a alterações nas ligações aos motores de busca usados.
Algumas funcionalidades ainda não estão activas por omissão, tais como o click to play e as preferências num separador, mas uma pequena alteração nas configurações disponibilizam-nas.
Se querem já o Firefox 15 nas vossas máquinas basta que acedam ao FTP da Mozilla e descarreguem a versão para o vosso SO. Se preferirem que seja a Mozilla a disponibilizar a actualização pelo browser, então esperem mais alguns dias e vão vê-la surgir no Firefox.
Download: FTP Firefox 15.0
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Vou já testar, este é sem dúvida o meu browser de eleição.
x2!
Eu então estou cada vez mais farto do Firefox dantes não tinha problemas agora é paginas que não abre e videos que não vê etc etc etc de seguida uso o chrome lê tudo acho que o firefox vai no bom caminho para ninguem usar.
E que tal experimentares com um perfil fresco? Talvez te resolva o problema. Nunca fazer uma instalação limpa na vida não ajuda (e achar que é desperdício de tempo é estúpido, dado que o problema pode estar no perfil do utilizador e/ou em extensões instaladas). 😉
desabilita o flash que vai navegar a uma velocidade nunca vista antes…
Como faço isso? Desabilitar o flash? No trabalho ele corre bem (macintosh), mas em casa (PC) é muito lento.
Há duas formas.
— Botão Firefox > Extras > Plugins > desactivar o Shockwave Flash,
ou, se a barra de menus estiver activada (ou for «chamada» pela tecla Alt),
— Menu Ferramentas > Extras > Plugins > desactivar o Shockwave Flash. 😉
Desculpa…mas….
Compra MAC 😛
Joking 😉
Mas sim o SatoMew deu as opçoes certas…mas nao pude deixar de comentar 😛
Abraço 😉
Uso bastante tanto o Chrome como o Firefox… e o Firefox continua a ser o meu browser de eleição! 🙂
E pelo que vi aqui no artigo, parece que há mais algumas funcionalidades que me vão dar jeito! 🙂
Como transferir o mozilla firefox por aquele link? não percebi
É muito simples. O link leva-te para o FTP da Mozilla, directamente para a versão 15.
Escolhes o teu SO e entras nessa pasta. Depois só tens de descarregar o ficheiro certo para o teu SO.
Obrigado. Já consegui
O 15 está em beta…
Tens no FTP a versão final. Link no fundo
Quando sai oficialmente?
Espero que os problemas de flash que tenho com o Firefox sejam resolvidos,é o meu browser de eleição-em conjunto com o Iron.
-adoro o Firefox porque é o mais configurável(ao lado do Opera-que não já uso),mas se continua a bloquear e ter de reiniciar o PC talvez deixe de usar com tanta frequência!
cumprimentos
Os teus “problemas de flash” por acaso nao ocorrem ao ver videos no youtube?? Eh que possivelmente isso deve-se ao facto de todos nos estarmos a testar o novo html5, que virá a substituir o flash, se nao queres “testar” e preferes continuar a usar o flash (eu prefiro, tambem tenho esses “problemas de flash”) vai aqui: https://www.youtube.com/html5 e desabilita!!
Cumps
Engraçado,mas no youtube nem tenho sentido muito-é mais a publicidade ao lado que interrompe o carregamento da página.
-onde sinto os bloqueios é a ver páginas de noticias e existem fotos para ver…vejo a 1ª,carrego para ver a seguinte e bloqueia,aparece o aviso de falha do flash plugin e o pedido de envio de relatório(envio todos os relatórios)e recarregamento da página…isto quando não bloqueia todo o PC!
É o único problema que tenho com o Firefox!
Desculpa a minha ignorancia, mas como desabilito?? XD
Finalmente suporte nativo a PDF, mais vale tarde do que nunca.
Nesta acirrada e sempre discutível guerra dos browsers, penso que o Firefox tem feito um óptimo trabalho para se manter como um navegador de excelência e manter-se a par da revolução trazida pelo Chromium/Chrome. As queixas do costume sobre memória e lentidão já são muito ultrapassadas e apesar de não vermos grandes inovações há algum tempo, tem havido um processo de aprimoramento a cada versão que me tem deixado bastante satisfeito. Já se percebeu que há sempre a tendência para carregar o Firefox com algumas extensões e isso acaba por prejudicar o tempo de arranque e também a memória em uso.
Ainda estou à espera que a concorrência apresente algo parecido ao agrupamento de separadores “Panorama” do Firefox, é uma função incrivelmente simples e útil para organizar longas sessões de navegação intensiva. Já ouvi falar na extensão Tab Sugar, testei e comigo não funcionou nem no Chrome nem no Comodo Dragon, no entanto fica a sugestão para quem procura esta função para Chrome.
Neste momento já abandonei o Chrome no Windows, existe o congénere Comodo Dragon que tenho como browser predefinido pelo simples facto de arrancar mais rápido caso eu clique em algum link ou documento html. No Linux em vez de ser o Dragon nesse papel é o Chromium. De resto, para mim o Firefox continua rei e espero que continuem o bom trabalho, porque na altura da transição da versão 3.6 para 4 e nas seguintes até mais ou menos à versão 7/8, o Firefox deixou-se ficar muito para trás, felizmente conseguiram voltar à “ribalta”.
«Ainda estou à espera que a concorrência apresente algo parecido ao agrupamento de separadores “Panorama” do Firefox, é uma função incrivelmente simples e útil para organizar longas sessões de navegação intensiva.»
>Opera
>agrupamento de separadores
Sinceramente tenho andado muito decepcionado com o FF, muito lento e pesadão. Páginas com Flash é simplesmente para esquecer! Vou já instalar este para ver se está melhor.
>FF
>lento e pesadão
escolhe apenas 1
Gosto do tema do Thunderbird 15, o Australis está porreiro. Gostava de colocar no Firefox também (adiaram para a próxima versão).
offtopic: O irmão Thunderbird 15 que não ia ter suporte e coisas novas, de repente agora tem suporte para chat (facebook, gtalk, etc) incluído, só falta dar para MSN e está perfeito 🙂
para tablets já dá para actualizar, para quando a funcionalidade do chrome que quando queremos escolher um link tendo outro muito próximo ele faz zoom para nao haver confusao?
Aconselho a quem tem Windows 64bits utilize o Waterfox, muito mais veloz e seguro!
Cumps a todos
Waw, é mais rápido mesmo. Tenho usado o Firefox 64 bits 18.0a1 Nightly por isso posso comparar. O Nightly tem o inconveniente de ter uma actualização diária. Todos os dias o Panda me pede autorização para o deixar arrancar.
Agora fico com o Waterfox.
Saudações
Valente
Ainda não é desta que vamos ter 1 browser a consumir – 1GB com mais de 10 ou 15 páginas abertas?
Pedro Simões, o suporte para PDF foi adiado para uma próxima versão. Como tal, a versão 15 não traz suporte nativo para PDF (que é a inclusão da extensão pdf.js, melhorada para se tornar parte integrante do próprio browser). 😉
No ubuntu 10.04 , actualização foi automática .
Para Windows 64 bits uso o Firefox 18 (Nightly). Tem realmente uma actualização diária.
18.0a1
Alguém pode me ajudar? No FF, como faço para memorizar as credenciais de utilizador para ligações proxy? É que cada vez que abro o FF ele pede-me a autenticação do utilizador e não tem opção de memorizar. No IE e no CHROME isso não acontece.
Obrigado.