Microsoft poderá anunciar hoje o Office 2013
A Microsoft deve anunciar hoje a próxima versão do Office tendo em conta que tem já preparado o Office Next Blog onde detalha de forma oficial as novidades desta versão.
Internamente, o projeto tem sido conhecido como Office 15 mas a Microsoft não está a planear interromper as suas nomenclaturas padronizadas e lançará ainda hoje o "Office 2013". Esta será uma versão Windows 8-friendly do Office Suite.
A interface do utilizador e as novas funcionalidades touchscreen
Já sabemos que a Microsoft está a preparar uma versão do Office para ARM (com duas versões, a tradicional e a Metro) mas não conhecemos até ao momento se a versão desenhada para a arquitectura x86 irá ter o mesmo aspecto ou se terá as mesmas funções e que aplicações Web irá incorporar (alguns exemplos aqui).
Já tínhamos ouvido que a conferência de imprensa surpresa da MS ia ser sobre o Office 2013 e os banners vistos - reportados pelo site ithome - em São Francisco, local do anúncio de hoje, parecem confirmar essa informação.
O que sabemos das novidades?
Enquanto que, com toda a certeza, a Microsoft nunca quis desistir do seu conjunto de funcionalidades mais complexas e aprimoradas, sempre falhou em tornar mais simples o seu produto, quanto a esse aspecto. Não foi apresentada sequer uma introdução à interface "Ribbon", aquando do seu lançamento no Office 2007, onde poderia ter indicado novidades e destacado funcionalidades. Tudo surgiu de uma vez, obrigando o utilizador a um esforço adicional para se adaptar.
Espera-se que o Office 2013 seja mais direccionado à simplicidade de utilização e que encaixe com as boas novidades da interface Windows 8 Metro, deixando mais de lado o "Ribbon".
A Microsoft espera também falar sobre as novas capacidades/funcionalidades "de toque" que irão permitir uma melhor interacção com Office e às quais os utilizadores já estão habituados.
Estas são algumas das novidades que podem ser confirmadas mas, hoje, esperamos mais, até porque PJ Hough - Microsoft’s Corporate VP of Program Management for Office - disse "this is the «most transformational release» of Office".
Este artigo tem mais de um ano
Se eu ficar tão entusiasmado com o Office 2013 como estou com o Windows 8 para utilizar no meu desktop, então fico-me pelo 2010.
Eu gosto do Microsoft Office 2010 mas agora ficou-me com o LibreOffice. 😉 *a aguardar pela versão 3.6.0 final :P*
[fico-me*] Raios para estas gafes! 😀
Era mesmo bom se este novo office tivesse uma versão linux.
É a unica desvantagem que eu vejo em usar o linux
Pois, isso era óptimo…mas (acho que era uma falha grave de negocio da Microsoft)
Office 2010 funciona bastante bem no Wine, àparte de alguns bugs graficos e tal.
Infelizmente o LibreOffice só me da dores de cabeça, estou a usar Windows novamente so por causa do Office, que há que dizer que é a melhor ferramenta de productividade do mercado.
Pois olha que estou a usar o win8 no computador de trabalho(desktop), e já não voltava ao 7 nem que me pagassem.
Pois eu ainda tenho o 7 e tenho o 8 instalado numa máquina virtual e ainda não estou convencido a mudar. Não quer isso dizer que não vou mudar de ideias, se calhar o dia que o instalar numa máquina física até posso gostar e dou o dito por não dito, pois só os burros é que não mudam de ideias 🙂 Quanto ao office 2010, gosto mesmo muito.
Olha, já somos dois.
Sou utilizador da suite Office desde que me lembro e sempre achei que valeu a pena o upgrade…
Office 15, Office 13, se calhar chamavam-lhe “The New Office”, oh wait!
Ou então Office 16, para condizer com o Windows 8 (2 x 8 = 16), tal como aconteceu com o Windows 7 e Office 2010 (Office 14). 😛
provavelmente vão lhe chamar de “The New Touch Office”…
lol
Acreditem ou não, eu uso o Win7 e não vou mudar tão cedo por diversos motivos entre os quais o facto de não ter tempo disponível para mudar e outro que jamais comprarei o Win8.
Quanto ao Office 2013 poder perder a “Ribbon”, eu sou contra a ideia do Vítor M. (Pplware). Eu acho que a “Ribbon” mudou no Office 2010 com a opção da ocultação para aumentar a área de trabalho o que, no meu entender, já é mais que bom.
Porém, é claro que com a “Ribbon” apenas fica complicado encontrar outras funções. É por isso que eu acho que eles precisam colocar funcionalidades extra onde quiçá poderá surgir um menu à parte.
«Eu acho que a “Ribbon” mudou no Office 2010 com a opção da ocultação para aumentar a área de trabalho o que, no meu entender, já é mais que bom.
A palavra-chave é «acho». Isso sempre foi possível no Office 2007, o 2010 apenas tornou o processo mais visível ao utilizador. 😉
Penso que o artigo tem algumas imprecisões. O Metro não vem de modo algum substituir o Ribbon. Não tem nada a ver. Inclusive o Ribbon, ou a forma de organizar as ferramentas por funções ou tarefas vai ser incluído no Explorer do Win 8.
O que o Metro vai substituir é sim o Aero Glass do Vista e 7, ou seja o design da GUI e não a GUI per se que é sim a intenção do Ribbon.
De resto concordo completamente que o Ribbon caiu de avião e para alguns utilizadores (eu incluído) custou a transição. Mas após me habituar devo dizer que prefiro o sistema Ribbon do que o de barras.
Concordo com a tua forma de pensar, Nuno.
Ainda bem que referiste o aspecto do Aero Glass. As pessoas confundem o que a Microsoft disse sobre a remoção do Aero no Windows 8. Não é todo o mecanismo do Aero que é removido do Windows 8, apenas o tema Aero Glass é removido em prol de um tema (também Aero na sua essência) muito ao estilo Metro.
Quanto à Ribbon no Explorador do Windows, agora denominado de Explorador de Ficheiros (File Explorer) no Windows 8, pode ser desactivada usando o Ribbon Disabler, o que retorna a interface para a do Windows 7, a qual está presente nativamente no sistema dado que o Painel de Controlo, por ex., ainda a utiliza.
E eu que tenho o Microsoft Office 2007…E dou-me por contente.Não quis comprar a versão 2010 pois custava e ainda custa um balúrdio(100 euros e sem o Outlook,o Access e o Publisher nele integrados).Agora esta nova versão do Office,a 2013,se vir que também é cara fico-me novamente pelo que tenho.
Experimenta o LibreOffice. 😉
Tenho o LibreOffice já na última versão beta(3.6)e o OpenOffice(3.4),ambos na língua portuguesa.Mas nada se compara a usar o Microsoft Office.É um mundo diferente e completo.Devo poder experimentar esta suite nova,do Office 2013.Temos 5 oportunidades para o instalar,pelo que já vi.Já transferi o ficheiro pois tenho uma conta HotMail.Mas tenho que,em princípio amanhã,ter que desinstalar a versão que tenho no computador,que é a do Microsoft Office 2007,para não haver incompatibilidades.Experimento a versão trial(deve ser por 180 dias-6 meses),para ver como é.Um abraço a todos.Só uma coisa,se me deixarem dizer 🙂 ,no site da PCGuia encontram-se já os links para fazerem o download desta suite.Muito organizadinho esse artigo.
já estou a testar, para já está agradar-me o interface de instalação
Se vier cheio de tretas como o Windows 8, fico-me pelo o 2010. E não vale pena virem trolar o meu post, não respondo a fãs de Windows 8.
Boas, já instalei. e por enquanto o único reparo é a layer. não gosto nem um bocadinho…
O que sinto é que sempre que o MO torna mais simples o interface (icones de meio metro), torna-se menos acessível as propriedades avançadas (mais escondidas). Qualquer dia tem uma barra só com copy e paste.