SiliconCard: Crie o seu cartão de visita digital!
Uma ideia de portugueses, para iOS.
Enviar currículos está na ordem do dia. Todos os dias os jovens e adultos tentam a sua sorte ao enviar dezenas de CVs para empresas na esperança de, pelo menos, receberem algum feedback. A inovação e simplicidade são duas palavras chave para o sucesso de uma candidatura, mas nem sempre as pessoas têm tempo, disponibilidade ou até mesmo motivação para recriarem o seu currículo.
Desta forma, a pensar nos jovens que têm o objectivo de mostrar o que valem, a empresa portuguesa SparkAgency desenvolveu o SiliconCard, uma aplicação onde pode, em poucos minutos, criar o seu cartão de visita, e partilhá-lo com os seus contactos e empresas.
Silicon Card é um projecto desenvolvido por portugueses, da empresa Spark Agency, e tem como objectivo, a criação de um cartão de visita digital que o utilizador possoa criar de forma rápida, simples e atractiva, e partilhar facilmente com os seus contactos.
A SparkAgency é uma empresa portuguesa, sediada em Braga, que teve origem a partir do conhecido TEDTalker e psicólogo Miguel Gonçalves e de mais duas colaboradoras, Tânia Delalande e Regina Arlete.
E foi através do slogan ‘Bold Criative People’ que nasceu uma das ideias desta equipa, o Silicon Card.
O SiliconCard é uma aplicação para iOS que vai permitir facilitar a partilha das nossas competências, currículo, habilitações, dados pessoais e profissionais, de forma simplificada através de um cartão de visita.
Registe-se na aplicação ou entre com os dados do seu Facebook ou LinkedIn. Após este passo, a aplicação irá preencher o seu cartão digital já com alguns dados que estão disponíveis nas suas redes sociais, como fotografia, email, profissão e sites associados.
Silicon Card dá-lhe depois a possibilidade de escolher vários templates, ou modelos de cartões ao seu gosto, com variedade de imagem, cor, forma e aspecto.
Após escolher o modelo que mais lhe agrada (o modelo pode ser alterado sempre que deseje) aceda ao botão inicial que se encontra no centro da aplicação, para editar a sua informação. O cartão virtual é composto por uma parte frontal, com as informações principais e por uma parte traseira onde apresenta informações biográficas, habilitações e competências do utilizador.
Informação da parte frontal:
- Fotografia (dependendo do modelo)
- Primeiro e último nome
- Telefone
- Empresa/Organização/Universidade
- Profissão/Título
- Webite
- Tagline
- Link para as Redes Sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter)
Informação da parte traseira:
- Biografia
- Sites associados
- Valor para uma empresa
- Paixões
- Habilidades
- Objectivos
Uma vez finalizado o ser cartão, pode partilhá-lo facilmente com pessoas que se encontrem, fisicamente, junto de si, basta para isso que clique em SEND e simplesmente arraste o seu cartão para outra pessoa que também possua a aplicação. Pode também enviá-lo por e-mail.
A pessoa que receber o seu cartão, ficará com ele guardado, de forma organizada, no separador My Cards.
SiliconCard é uma forma simples e atractiva de se dar conhecer às empresas e empregadores, assim como de partilhar o seu contacto pessoal e profissional com os seus amigos e colegas.
Numa época em que menos é mais, SiliconCard é uma fantástica e inteligente forma de alterar as modalidades de recrutamento.
Qual a vossa opinião de um cartão de visita digital? Poderá esta modalidade substituir o tradicional CV?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: SiliconCard
Homepage: SiliconCard|SparkAgency
Este artigo tem mais de um ano
Um pequeno reparo, onde tem “Silicon Valley dá-lhe depois a possibilidade de escolher vários templates…” penso que seria “SiliconCard” em vez de “Silicon Valley”.
Quanto ao artigo, agrada-me que se promovam aplicações Portuguesas 🙂
Aproveito para referir que o link de download encaminha para a App Store US, e embora o iTunes reencaminhe para a loja que estamos registados, quem vir no browser poderá ver algum conteúdo em Português se o link encaminhar para a loja PT, para isso bastava terem mudado o “us” do link para “pt”:
http://itunes.apple.com/pt/app/silicon-card/id525427936?l=pt&ls=1&mt=8
Eu sabia que tinha escrito Silicon Valley em algum lado, eheh
É do hábito.
Obrigada!
Prefiro fazer cartões de visita em LaTeX2ε e em seguida exporto para PDF ou imprimo.
Olha eu não 😉
Gostei bastante da aplicação e.. é portuguesa, partilharam o trabalho deles, só isso já deveria ser reconhecido. 😉
Como psicólogo, acho interessante a dinâmica que coloca na defesa desta aplicação.
useless.
A única coisa useless que aqui está é o teu comentário.
x2
Não imagina o quanto esse seu comentário de uma só palavra diz sobre si! E confie em mim, não são coisas boas!Isto de recorrendo ao anonimato tecer comentários destrutivos é, infelizmente, algo ainda bem português. Gostava também de lhe dar uma sugestão numa só palavra: emigre! E por favor leve consigo todos aqueles que revelam a mesma atitude. Os restantes – os que se esforçam por produzir algo novo no nosso país e aqueles que não o fazendo são construtivos nos seus comentários – agradecem.
Acho piada ao facto de me tentar diminuir, e convidar a sair do pais só mente por expressar a minha opinião. No entanto é fácil ver que tem dificuldades em construir frases com sentido.
Mas gostaria de dizer, que eu apoio ideias e projectos portugueses, desde que estes sejam interessantes. No entanto este conceito, ou ideia não me parece ser nada pratico, não vejo vantagem entre ter um cartão virtual no meu telemóvel/tablet, ou ter um cartão clássico.
não quero com isto dizer que não tenha sucesso, tendo em conta que hoje em dia muitas ideias de treta que não tem interesse tem sucesso, apesar de por vezes ser efémero.
Mas como disse, eu não me vejo a andar com cartões virtuais a “vegetar” na memoria dos meus dispositivos, e parece-me um pouco idiota estar a pedir ao 2º sujeito para apanhar no seu dispositivo e que aceite a transferência do cartão, e mesmo que por momentos alguém pense que que fosse uma forma diferente de ter um curriculum, não passa de uma forma mais amaricada de apresentar o clássico curriculum.
Vê? Não custa nada elaborar um pouco a sua opinião e no processo transmitir as razões do seu pouco optimismo em relação a esta aplicação!
Para quem num único evento empresarial tem de trocar dezenas de cartões, acredite que esta aplicação é vantajosa. Depois desses eventos os cartões são remetidos para uma gaveta e quando até se precisava daquele contacto, não se tem à mão. É claro que os contactos podem ser passados para a lista telefónica, mas a informação adicional que esta aplicação apresenta (tipo CV resumido ) parece-me muito útil.
Não é uma aplicação que vá mudar o mundo, mas daí a ser ‘useless’…
Ainda a pouco tempo tive uma ideia do gênero para adaptar para os 3 principais SO’s moveis (Ios, WP 7 e Android). Mas por falta de tempo ainda não consegui adaptar a ideia e explora-la melhor.
Quanto a aplicação pelo que li adorei. Parabéns.
E estes gajos ainda vivem com a ilusão do Silicon Valley (O tal de Miguel Gonçalves).Quanto a aplicação, assim que sair o WP8, deixa de ter uso isto, pois não usa NFC. Com o WP8, basta-me encostar o meu telemóvel ao de quem quero dar o meu cartão e já está, ele fica com o meu cartão.
Não compreendo porque é que os portugueses não são os primeiros a apoiar as ideias nacionais, mas isso sou eu.
Deves ter feito muito por este país tu…
É por isso que estamos como estamos.
Lá nisso tens a tua razão, mas pensa o que seria adaptar esta funcionalidade a isso e até melhora-lá.
O conceito está muito interessante. Parabéns aos developers.
Uma forma simples e prática de criar e distribuir um CV de uma forma digital sem recurso ao papel.
Agora à que promover aplicação entre as empresas e o público em geral para que ganhe raízes.
Uma boa ideia que me parece que só vai ter sucesso na medida em que conseguir ganhar adeptos e utilizadores.
Por mim, já a tenho instalada! Força!
É uma boa ideia e parabéns, mas como tudo ainda falta muito para ter o devido sucesso, um dos grandes problemas que vejo logo é a falta de suporte para os concorrentes (Android e Windows Phone) e se possível intercomunicação entre dispositivos independente de SO e Hardware, que pela leitura diagonal que fiz não vi intenção de desenvolver. Problema este que me impede de testar pois tenho Android.
Outra sugestão/opinião, visto não ter a chance de testar não pude de averiguar se possível, no envio este poderia ser feito pelos métodos tradicionais e também por NFC que facilitava muito o processo.
De resto parabéns aos developers, e se estiverem a ler, deiam uma chance às minhas sugestões 🙂
Viva, Edu!
Estamos atentos às sugestões e agradecemos as que deste!
O que podemos dizer, para já, é que para Setembro está previsto o lançamento da versão para Android do SiliconCard.
Fico contente pelo interesse sobre as sugestões dos utilizadores e ainda mais contente pelo lançamento para Android agendado para Setembro, fico a aguardar :).
Em primeiro lugar, não consigo mesmo entender comentarios que li por aqui, será pessoal português? Oh wait! Os portugueses são mesmo assim, e é por isso que estamos assim, o que fazemos nunca serve para nada ou está mal feito, se viesse dos states, já era do outro mundo. Enfim mesmo!
Em segundo lugar, não posso ainda experimentar a app porque não tenho iphone ou ipad mas já coloquei o meu e-mail para me avisarem quando sair para android paa eu testar, mas o conceito em si é memso interessante, mesmo há imagem do Miguel Gonçalves, onde todos dizem que a ideia não tem pernas para andar, mas que ele está ai para provar que não!
Não me cruxifiquem…
… mas, ainda que não consiga testar esta aplicação por não ter nenhum dispositivos iOS, parece-me perfeitamente inútil.
Está bem que é um projeto português, está bem que devemos apoiar o que é nosso… mas uma app que consome uma API e devolve os resultados “mastigados” não me parece de todo um projeto assim tão fascinante. Uma brincadeira engraçada, sim. Mas não mais que isso.
E um “cartão de visitas digital”.. também nao será a ideia mais *bold* que ouvi nos últimos tempos. (QR codes, já ouviram falar disso?)
De resto, desejo o maior sucesso à Silicon Card – e que eu possa estar errado 🙂
Já viste a reportagem do dia 2 de julho da tvi? em que o Miguel Gonçalves explica o fim desta aplicação? https://www.youtube.com/watch?v=yGrDrGPsYZY
Se vires vais perceber que não é assim tão inútil, principalemnte para verdadeiros empreendedores! Claro que para a maioria das pessoas não serve para nada… Mas a maioria das aplicações também são dedicadas sempre a determinados a utilizadores e nãoa toda a gente, tirando app do facebook e mail e por ai.
Para quem não viu, que veja esta reportagem para perceber o objectivo desta apicação: https://www.youtube.com/watch?v=yGrDrGPsYZY
Um conceito muito bom, mas a aplicação torna-se useless quando lançam isto apenas para uma plataforma. A UI está um pouco horrivel mas de resto muito bem aplicada tendo em conta o conceito. Fico a espera de mais novidades desta app
Rafael, ainda só lançámos a primeira versão… Estamos numa fase beta e por isso apenas numa plataforma, mas queremos partir para Android em Setembro e, ainda antes disso, vamos possibilitar o registo e edição da informação no SiliconCard a partir de qualquer browser.
E a UI está a ser redesenhada e já vai aparecer bem diferente na próxima versão! 🙂
Parece-me muito bem, ainda estes dias andei por aqui e pelo goolge em busca de de uma app destas, mas para android.
Penso que é interessante pelo sentido de progresso e evolução que dá e o dinheiro que poupo ao não fazer de papel!!
Tenho usado o cardcloud e quando enviado para um cliente vai com um ficheiro .vcf com as informaçoes sobre mim e adiciona-se aos contactos do cliente assim ele queira.
Já para não falar na “banga” que dá e por muito que se fale a imagem conta muito…
Tugas empreendedores é que é, as criticas ou os gostos podem ser diferentes e devem ser…Senão estavamos feitos.
Deixo aqui uma sugestão para os developers da aplicação: a compatibilidade com o formato de CV do Europass. Hoje em dia todas as empresas preferem este formato, seria uma boa forma de pegar nos conteúdos do nosso Europass CV e colocá-los de uma forma original.
Deixo desde já os parabéns por esta ideia. Continuem a desenvolver, espero ansiosamente pela app Android!
Acho que é uma excelente ideia. O único senão é o facto de estar limitada a uma única plataforma. E as outras? 🙁 🙁 Ainda á muito para fazer.