Jornal 2 com legendas automáticas
A RTP iniciou a legendagem automática do Jornal 2, iniciativa que integra o projecto da RTP na área das Acessibilidades (pagina 884 do Teletexto).
O Jornal da Tarde e o Telejornal já dispõem deste serviço, que foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa em colaboração com a RTP, baseia-se num Sistema Automático de Fala, o qual realiza a transcrição para texto do áudio reproduzido nos programas de televisão a partir de um vocabulário de cem mil palavras, actualizado diariamente com modelos de linguagem baseados em texto de carácter noticioso, anunciou o operador publico.
Esta versão do sistema apresenta as legendas em duas linhas de tamanho duplo, fundo preto e coladas no topo da pagina do Teletexto.
A transcrição da fala é mostrada em cores diferentes para os oradores masculinos (branco) e para os oradores femininos (amarelo). Como o sistema produz erros de transcrição apenas são visualizadas legendas cujo o grau de confiança do sistema de reconhecimento seja superior a 85%.
As legendas ficam activas durante um intervalo de tempo correspondente à duração respectiva do áudio produzido. A legenda apresenta uma tentativa de pontuação, algo mais difícil para fala espontânea.
Com este novo serviço, “a RTP visa num contexto bastante mais alargado que inclui outros segmentos de publico como jovens (estimulo à leitura), as comunidades estrangeiras residentes em Portugal (aprendizes do Português), as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro e todos os falantes de português, assumindo-se com um elemento de promoção da língua portuguesa no mundo”, conclui. DN
Este artigo tem mais de um ano
colocaram a foto do Sr. Presidente da República, a fazer aquela cara… ok, foi a gozer certo? 🙂
ok nao foi a gozEr, mas a gozAr pronto…
Sempre que ouço falar em novas tecnologias, inovação bla bla bla só vejo um significado MENOS EMPREGOS, daqui a pouco é tudo automatico e depois fica tudo em casa a ler o pplware
esta crise financeira mundial ainda só está no preambulo e os otarios dos porcos gordos donos do mundo ainda não preceberam que se querem que as pessoas gastem têm de lhes dar empregos
ok mas hoje foram só os tipos que fazem legendagem que viraram obsoleto
amanhã pode ser que sejam uns 100 ou 200 mil
@Nuno
Tu não vais ficar em casa a ler o pplware, vais ter um robô para fazer isso por ti 😉
Nuno, devias ver o Zeitgeist!!!! :p
Tu e todos…
http://www.zeitgeistmovie.com/
@Nuno
Concordo completamente, mas isto não é de agora. Neste momento 15% da população está no sector primário, 25% no secundário e 60% no terceário.
já chegou a ser 90% no sector primário eram todos pescadores e agricultores.
Depois vieram esse gajos capitalistas
” otarios dos porcos gordos donos do mundo ”
inventaram os tratores e as pessoas deixaram de ter trabalho. Um tractorista e um trator fazem tanto trabalho como 50 homens… Os tractores vieram tirar o trabalho às pessoas e foram todas para o desemprego. 90% de portugal está desmpregado devido a todas essas maquinas que tiraram o trabalho! Vamos acabar com as maquinas, voltar a trabalhar na agricultura e desenvolver “agricultura de subsistência”
As pessoas têm de evoluir…e cada vez mais rápido!
E no princípio muitos tractores foram incendiados para que estes não tirassem o trabalho às pessoas.
“ok mas hoje foram só os tipos que fazem legendagem que viraram obsoleto
amanhã pode ser que sejam uns 100 ou 200 mil”
Nuno, para você escrever isto sentado ao computador, houve milhares de pessoas que com a evolução da invenção do computador, ficaram sem emprego… não o transtorna? Ainda usa computador, apesar da quantidade de pessoas que diariamente ficam sem emprego devido à evolução da tecnologia? Acho que deveria de desliga-lo imediatamente…
epa ya nuno tens razao em certa parte, mas ja pensaste que no toca a jornalismo as vezes esta a dar o telejornal e eles ainda estao a fazer modificaçoes no que vai aparecer daqui a n minutos.. n dava para tar a mandar traduzir as cenas neste caso.. ate pq por mt boa que seja esta tecnologia nunca sera assim perfeita e deve ter mts erros, logo é so msm para este tipo de serviçoes a partira (jornal).
ja agr se sofresses de surdes adorarias saber desta nova noticia.. no entanto preferes criticar e estar a procurar aspectos negativos.
cumps
@Mauro Gentile
O “Zeitgeist the movie” e o “Zeitgeist Addendum” 😉
fantastico!
A todos os protestantes… caiam na realidade. Já pensaram nas inúmeras vantagens deste sistema de legendagem em tempo real? A acessibilidade para deficientes auditivos não vos diz nada?
Gostava de ver um ser humana escrever em tempo real (ou traduzir) aquilo que uma pessoa diz.
A propósito, um dos investigadores deste projecto é o meu professor de Programação com Objectos, no IST claro 😀
Ai, ui, o IST…
_Planax, ai ui porquê? O mérito deve ser atrubuido. Neste caso o mérito é todo do laboratório acima identificado (que trabalha com uma relação intimíssima com o IST). Neste projecto o mérito é do INESC e do professor que pertence ao IST. Logo, este mérito é total da parceria INESC/IST.
Outros projectos haverão em que outras faculdades serão responsáveis.
@Ana Narciso
” no IST claro ”
Não dizendo mal do IST que é uma excelente universidade, outras há que também têm parcerias e excentes projectos de investigação, em nada inferiores a este. Olhando ao teu comentário parece que tudo de importante passa pelo IST
@Ana Narciso
Que grande nerd deve ser o homenzinho… 😉
FCUL é que é… 😉 Alguém andou na FCUL?
@lfspaulo
Eu ando na FCUL
Gostei muito destas ideias.
Embora não sejam perfeitas devido ao atraso em que se encontra com a noticia e a legendagem.Está uma pessoa a ler as legendas de uma noticia e ao mesmo tempo mostra uma noticia seguinte que nada tem a ver. No entanto, na minha opninão, estas legendas automaticas não conseguem substituir os interpretes de LGP que ajudam muitos surdos.
@Rui
Os estudantes de técnico são todos uns gabarolas.. acham que o técnico é o maior e que isso faz deles os maiores. Mas, já nem o técnico está no top 1000 escolas mundias, nem isso faz dos estudantes top nada! Alguém tem que os fazer entender isso..
E sim, estudei no técnico..
Nem técnico nem FCUL.
Universidade do Porto e FEP (Faculdade de Economia do Porto) é que é. Minha gente, o progresso tecnológico não provoca mais desemprego. Os computadores vieram trazer uma ecatombe no sector dos serviços?
Com mais tecnologia, aumenta a produtividade. Maior rentabildiade. O empresário pode investir mais e contratar ainda mais pessoas. É isto que o desenvolvimento tecnologico provoca e não mais desemprego! Isso é senso comum!
@Rui
No IST, CLARO, porque o INESC tem uma forte parceria com o IST, e grande parte dos professores do Dep. de Informática do IST, são investigadores no INESC! Deves ter a mania da perseguição. E sim, o que eu faço todos os dias é gabar-me de andar no IST. Gabo-me à grande por passar todos os fins-de-semana, incluindo Domingos a trabalhar em projectos aqui nos edifícios. Ai que bom.
Aliás, estou cá, vou estar amanhã, e no belo do feriado. Viva o IST -_-