MobileMe iDisk – Mais do iCloud no seu iDevice
Temos visto uma forte aposta nos serviços cloud. Ao domínio do Dropbox respondeu a Microsoft com o Skydrive e mais recentemente vimos a Google a dar também o seu ar de graça, com o Google Drive. Isto falando nos mais activos e populares que têm clientes para os vários sistemas operativos.
Mas... e a Apple? Bom, a Apple oferece desde há anos aos seus "clientes Mobile Me" um serviço cloud com serviços web e clientes para os vários sistemas operativos. Este serviço vai acabar, mas esperamos que a Apple o substitua. Enquanto isso e a título de exemplo do que já se faz há muitos anos de cloud na Apple, deixo-vos as características do iDisk.
Condição sine qua non é ter uma conta Mobile Me que entretanto foi migrada para iCloud e está até 30 de Junho sob este tipo de estado, híbrido.
Com o iDisk do MobileMe, o utilizador pode visualizar e partilhar ficheiros no seu iDisk directamente do iPad, iPhone ou iPod touch, isto com uma conta Mobile Me ou iCloud e usando a aplicação. Caso queira usar o serviço no seu Mac OS X, pode activar nas Preferências do Sistema > Mobile Me e separador iDisk.
Faça login com o seu nome de utilizador e senha do MobileMe e verá uma lista das pastas e ficheiros no seu iDisk. Seleccione um ficheiro para visualizar no seu iPhone. Para partilhar um desses ficheiros com alguém, basta tocar no ícone partilhar, escolher os seus destinatários e o iDisk do MobileMe enviará um e-mail para esses destinatários com um link para descarregar o seu ficheiro directamente do MobileMe.
Pode o utilizador definir uma palavra-passe para manter os seus ficheiros públicos protegidos e até limitar o número de dias em que o download ficará disponível – tudo directamente do seu iPad ou iPhone.
- Visualize ficheiros no seu iDisk – inclusive ficheiros do iWork, Microsoft Office, PDFs, filmes do QuickTime, JPEGs e muito mais. (Ficheiros com mais de 20 MB podem não ser visualizados).
- Partilhe facilmente ficheiros e tenha controlo no tempo disponível
- Tenha acesso aos documentos visualizados recentemente
- Tenha acesso a pastas públicas
A Apple em tempos disponibilizou uma aplicação para Windows, depois a mesma ficou sem funcionamento e só configurando uma drive virtual é que o cliente Mobile Me poderá ter acesso aos ficheiros na conta Mobile Me.
Como referimos, o serviço ainda activo vai deixar de funcionar já a 30 de Junho, conforme informou a Apple na altura que as contas foram migradas para o iCloud.
What happens to the files on my MobileMe iDisk?
You can continue using MobileMe iDisk through June 30, 2012, even after moving to iCloud. You should save copies of all files stored on iDisk before that date.
Este serviço funciona muito bem e sempre o usei, desde que adquiri uma conta de 20GB Mobile Me, hoje iCloud, se mais tarde a Apple voltar a disponibilizar um serviço com base no que já fez no passado, poderá atrair muitos dos seus clientes, hoje utilizadores de outros serviços de terceiros, conforme demos a conhecer neste artigo comparativo.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 3.1
Download: MobileMe iDisk 1.2.1 [3.4MB]
Homepage: Apple
Este artigo tem mais de um ano
Era bom que a Apple entrasse também na corrida com um sucessor do iDisk.. aumentava a concorrência ainda mais, significando mais e melhor oferta para nós!
No entanto, a fazê-lo, os 5 GB do iCloud seriam extremamente curtos se forem partilhados por todos os serviços. Fotos, cópias de segurança dos iDevices, mail, etc, deixam pouco espaço para ficheiros no “suposto” iDisk…
Acredito que seja esse o intuito. Alias, este serviço, que uso há bastante tempo, funciona muito melhor que alguns que são tão populares, tanto no Mac OS X como nos iDevices é mais rápido que o Dropbox e consume menos recursos.
Além disso, existem outras apps, como o Galeria, que também estão associados a Mobile Me e que vão ser actualizados, logo, é uma porta de oportunidade que poderá ser apresentada.
Seja como for… vemos que a Google tabelou os preços do Google Drive pelos do iCloud.
Deixo aqui uma ideia para a Apple.
Disponibilizar este serviço para o grande público em geral.
Tipo, para quem tem um gadget apple 10 Gb. Para quem não tem 5 Gb.
Isso bem que poderia contribuir para o people aderir mais à Apple se, o serviço é assim tão bom!
Fica a ideia….desvairada eventualmente! 🙂
Bem hajam!