Utilizar a Internet faz bem ao cérebro
Pelo menos para as pessoas de meia idade e mais velhas, navegar na Internet pode ajudar a exercitar o cérebro, de acordo um novo estudo.
O estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) baseou-se em 24 voluntários com idades entre 55 e 76 anos, metade dos quais eram utilizadores experientes da Internet, informa a BBC.
Cada voluntário foi submetido a um exame cerebral enquanto realizava tarefas de pesquisa na Web e leitura de livros. Ambas as tarefas provocaram uma actividade significativa nas regiões do cérebro que controlam a linguagem, leitura, memória e capacidades visuais.
No entanto, a tarefa de pesquisar na Web activou adicionalmente outras regiões do cérebro que controlam o processo de tomada de decisões e o raciocínio complexo, mas apenas entre os que eram utilizadores experientes da Internet.
Segundo os investigadores, a Internet, em comparação com a leitura simples, disponibiliza um grande leque de escolhas que requer que as pessoas tomem decisões acerca daquilo em que vão clicar de forma a encontrar a informação relevante.
Os cientistas sugerem contudo que os internautas "novatos" obtiveram resultados diferentes dos mais experientes porque não terão assimilado as estratégias necessárias para efectuar correctamente uma pesquisa na Internet.
«Uma tarefa simples e quotidiana como pesquisar a Web parece melhorar os circuitos do cérebro nos adultos mais velhos, demonstrando que os nossos cérebros são sensíveis e podem continuar a aprender à medida que envelhecemos», afirmou o professor da UCLA Gary Small, que liderou o estudo. Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
http://i347.photobucket.com/albums/p479/blindmessiahDC/internet-serious-business.jpg
Isso sao boas noticias para mim 😛
http://takea-break.blogspot.com
Eh pah! Então também eu fico mais descansado! Devo de ter o cérebro mais que bem treinado 😉 E ainda dizem que andar na net é nefasto :p
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Há-de ser melhor para o cérebro (e para a inteligência emocional) que ver telenovelas, futebol (os comentadores e a maior parte dos jogos), reality shows, e jornais das desgraças.
Isto, em todas as idades.
hello!
Bem se assim e dadas as horas de internet k passo por dia, o meu já funciona em overclocking…
🙂
Cumps a todos
lol jouze
Bom post
LOL
Depende também dos sites, duvido que andar no youtube a ver “pantominices” favoreça em algum sentido… A menos que sejam videos educativos, e não me estou a referir de educativos “as in” “How to make a bomb” 😉 LOL LOL
Como foi visto recentemente nas noticias, houve alguns espertinhos que tentaram reproduzir o efeito e deram-se mal 😛
Ter em atenção também aos casos de FALSA INFORMAÇÃO… principalmente nesses videos que “ensinam”…kof kof… a fazer/modificar determinados aparelhos, e dispositivos pirotécnicos… enfim…
Anyway… aposto que este post vai ser impresso pela juventude e apresentado aos pais 😀 LOOOLLLL
Devo estar treinadíssimo. LOL
Eu nunca vi.. estes cientistas.. vai-se lá saber o que é ou não credível.
Passar horas em frente ao PC faz mal… e não sei mais o quê… mas utilizar a internet já faz bem ao cérebro.
Enfim. 😕
Tem alguma lógica porque ao contrário da TV nós podemos escolher exactamente aquilo que queremos, em vez de levar-mos com autênticas lavagens cerebrais por parte de alguns canais de TV podemos aprender ou apenas aliviar o stress a ver vídeos no youtube, a jogar online, etc.
Mas a melhor parte é poder-mos interagir com qualquer pessoa independentemente de onde esteja, a internet liga toda a gente o que é quase sempre algo produtivo.
azeiteiros é de facto verdade, digamos que ao contrario da TV a utilização do computador “obriga” ao esforço cerebral, originando maior actividade e com isso revitaliza os canais nervosos.
Pelo menos espero que seja assim 😉
esta errado a palavra atividade esta como “actividade”
Amigo, o texto está em Português de Portugal 😉
Abraço.
ops errado