Análise SSX (Xbox 360)
Numa altura em que o Inverno teima em não se mostrar verdadeiramente, mas que o frio bem se tem mostrado, eis que chegou às lojas um título bem fresquinho, SSX.
Tendo como pano de fundo as grandes cordilheiras do Mundo, SSX leva-nos numa aventura estonteante de Snowboard, através de descidas das mais radicais jamais vistas em jogos de computador, dos mais altos picos do planeta Terra.
O Pplware já desceu algumas das cordilheiras de SSX e as descidas foram vertiginosamente excitantes…
A história de SSX rapidamente se esquece no decorrer das provas e em parte nem se torna necessária. Basicamente centra-se na equipa Team SSX formada por atletas de desportos radicais, e que tentam bater a equipa rival, Grif. Nada de especial, portanto … mas, face ao que o jogo nos tem para oferecer, não se pode dizer que seja uma perda muito grande.
Gráficos: 8,9
Primeiro que tudo, tenho de afirmar que desconheço 99,9999% dos picos representados no jogo mas, a avaliar pelos cenários que SSX nos apresenta, devem ser duma beleza perigosamente bela.
Cada descida, das mais de 30 licenciadas para o jogo, tem as suas particularidades, tais como aviões caídos no meio das pistas, árvores tombadas, precipícios que temos de saltar ou voar por cima, … enfim, cada pista encontra-se bem recheada de motivos de interesse …houvesse tempo para os apreciar a todos enquanto a descemos.
Contudo, e embora os gráficos do jogo estejam brutais, há por vezes, muito ruído visual no ecrã, quando fazemos algumas combos mais exigentes que não nos deixa perceber bem o que o nosso personagem está realmente a fazer.
Outro aspeto que por vezes chateia um pouco, felizmente poucas vezes, é o facto da câmara se posicionar em determinadas alturas em ângulos muito chatos.
Os nossos personagens, cada qual com o seu estilo e com possibilidades de ir equipando à medida que vamos ganhando créditos, conseguem também transmitir uma grande sensação de radicalidade. As acrobacias que fazem durante as descidas são brutais e cada qual tem as suas preferidas …
Um pormenor interessante e de muito bom efeito é o facto de antes de cada evento, e durante a escolha da pista, as imagens das cordilheiras se apresentarem numa perspectiva de falso 3D que parece saída dum documentário da National Geographic.
Som: 8,7
Apresentando uma das mais fortes bandas sonoras dos últimos jogos a serem lançados, com bandas como Foster the People ou The Hives, SSX consegue levar a outro patamar a ligação entre som e visual, conseguindo através dum esquema muito bem montado de controlo do volume manter a adrenalina lá em cima e criar toda a envolvência necessária a que o jogador se sinta sempre um ás radical de snowboard.
Jogabilidade: 8,7
Engane-se quem pense que SSX é um jogo frio. Pode ser passado no frio dos altos picos do Mundo mas, quando as coisas aquecem, aquecem e bem.
SSX assenta em três tipos distintos de jogabilidade: Corrida, Acrobacias e Sobrevivência. Conforme os nomes indicam, o tipo de descida-corrida assenta em correrias desenfreadas pelas encostas abaixo tentando ganhar aos nossos adversários (NPC) que apresentam uma IA aceitável. Acrobacias é uma jogabilidade em que temos de fazer um máximo de pontos de truques durante a descida ganhando quem fizer mais pontos …. Aqui é importante encadear o máximo de combos possíveis e evitar quedas ou acidentes. Por fim o Sobrevivência é como o nome indica, sobreviver à própria descida. Nestes últimos geralmente é necessário levar material adequado, proteções, Windsuits, …
Se há uma coisa que SSX consegue fazer, e não esquecendo que se trata dum jogo muito mais virado para a jogabilidade Arcade e não para a simulação propriamente dita, é a recriação da sensação de velocidade. Simplesmente brutal, havendo montes de vezes em que após um salto apenas damos por nós a rezar para que não haja um precipício a seguir e respectivo Game Over. A velocidade é tão estonteante que os reflexos nem sempre dão para tudo.
Em SSX, e como não poderia deixar de ser, as acrobacias constituem a ementa principal e SSX apresenta-nos uma lista tão vasta e rica que se torna impressionante. Manobras no ar, manobras no chão, manobras em tubagens, em telhados, …. É o que quiser. Quase tudo o que se vê pode ser usado para fazer manobras e isso é empolgante e faz-nos muitas vezes voltar aquela pista para tentar algo novo… e há sempre algo novo a experimentar, podem crer. Em SSX, o jogador é devidamente recompensado pelas acrobacias que faz … não tanto pelo número, mas pela diversidade. Encadear várias combos diferentes é um autêntico festival de adrenalina e vai também aumentando a nossa Trick Bar, uma barra que quando atinge o seu máximo permite-nos proceder a truques especiais do atleta em uso …
Após cada salto, a aterragem é de importância máxima e depende do momento em que terminamos as acrobacias do salto. Um segundo a mais faz toda a diferença...
À medida que evoluímos na aventura, vamos podendo adquirir novos equipamentos …. Novas pranchas, Windsuits que nos permitem planar, equipamento de proteção para as descidas mais violentas, ….
Uma particularidade interessante e útil que a EA incluiu (à semelhança de outros jogos seus) foi a possibilidade de escolha do mecanismo de fazer as acrobacias. Tanto podemos escolher o uso dos botões, como do analógico direito e ambos funcionam bastante bem, tornando-se talvez mais natural o uso do analógico. Isto que acabei de escrever vem bem a propósito de outro aspeto do jogo. A simplicidade com que nos encaixamos na jogabilidade. O jogo tem um sistema de controlos simples, conforme afirmei, o que torna a adaptação bastante mais rápida. Contudo, a dificuldade não é assim tão pequena e é preciso deixar crescer as unhas para poder tocar esta viola, pois cada descida apresenta-nos desafios constantes e que exigem grande destreza para os conseguirmos ultrapassar ao mesmo tempo que tentamos ter nota artística.
Um aspecto que SSX apresenta e do qual não sou muito adepto mas, que em SSX até não me causou muitos problemas, é a opção de rewind que nos permite rebobinar a ação um pouco antes e retomar a partir daí. Torna-se bastante útil quando caímos em precipícios, por exemplo, pois caso contrário... Game Over. No entanto esta opção tem alguns custos que são o facto de perdermos esse tempo de Rewind para os adversários. Justo ... irreal, mas justo.
Uma coisa engraçada que SSX permite é a colocação de GeoTags algures nas pistas e que nos dão pontos enquanto permanecerem nessa posição sem serem apanhados por outros corredores. Existem Geotags em quase todas as descidas e dada a posição de alguns, de certeza que foram colocados mesmo antes do ecrã de GameOver …
Há no entanto algumas coisas em SSX que me irritaram bastante … Uma delas é a forma como alguns obstáculos das pistas nos afetam quando chocamos contra eles. Por exemplo, durante cada descida existem inúmeras árvores em plena pista e, é óbvio que mais cedo ou mais tarde, numa delas vamos acertar, certo? Pois, acontece que em grande parte das vezes esses acidentes não provocam quase danos alguns, o que acho demasiado arcade para o meu gosto. Ok, que a jogabilidade é mais árcade, mas há que saber dosear entre o sensato e o absurdo.
Outro aspecto menos bem conseguido no jogo, e que os rewinds conseguem resolver mas que não deixam de ser chatos, são algumas zonas das pistas onde caímos e depois não conseguimos sair. É chato.
Uma outra coisa que merece um reparo negativo em SSX, é o facto de em algumas pistas não se saber exatamente onde termina a pista podendo após um monte de neve ser um precipício mortal. Essa dificuldade em perceber onde termina a pista leva muitas vezes ao uso do botão Rewind também, mas poderia estar melhor sinalizado.
Longevidade: 7,5
SSX apresenta um Modo Explore que tal como o nome sugere, permite-nos explorar duma forma mais inocente todas as pistas disponíveis no jogo, ou mesmo, tentar amealhar medalhas e créditos, apanhar Geotags deixados por outros jogadores, ou mesmo bater records dos nossos amigos.
Permite inclusive ver que tipo de percurso foi feito por um nosso amigo numa determinada descida para o podermos repetir e melhorar.
Por outro lado apresenta também um modo Global Events onde competimos com jogadores de todo o mundo e ganhamos recompensas de acordo com os nossos resultados. Em ambos os casos existem inúmeros eventos e desafios constantemente a serem gerados para a comunidade e que certamente aumentar a longevidade do jogo e mantém o jogador interessado em saber o que se passa. Por falar no que se passa … o sistema Rider.net permite-nos saber a qualquer momento tudo sobre os nossos amigos e suas prestações.
Há, contudo, duas ausências que se notam: Multiplayer local e em realtime. Essas são duas falhas importantes para um jogo que se baseia precisamente na competitividade.
No entanto, o jogo consegue apresentar conteúdos e diversidade mais que suficientes para convencer uma pessoa a voltar uma e outra vez, e isso faz talvez pender a balança para o lado positivo. SSX é um jogo que teima em não nos deixar largar os comandos. É viciante, competitivo e apresenta sempre algo novo para descobrir ou novos eventos prontos a serem desbravados.
Nota Final- 8,6
[0................10]
Fiquei viciado em SSX! What a Ride?!???! Tenho de admitir que fiquei mesmo bastante impressionado com o jogo. Com a adrenalina que nos incute, com a velocidade estonteante que nos transporta, com a riqueza visual de cada descida, com a sonoridade acelerada que nos empurra … enfim, SSX é um jogo para quem gosta de velocidade, emoção e neve. Apesar de alguns problemas menores na jogabilidade e de, principalmente o cartão amarelo na vertente multiplayer, recomendo SSX para todos os amantes de desportos (radicais ou não), de velocidade e de sensações fortes!
SSX é um autêntico vulcão no gelo ... frio por fora, mas bem quente no seu conteúdo. Um dos melhores jogos de desportos radicais da actualidade!
Género: Desportos Radicais Plataforma Analisada: Xbox 360 Outras Plataformas: Playstation 3 Homepage: SSX
Este artigo tem mais de um ano
Se tiver a mesma qualidade comparativamente ao seu antecessor (para a qualidade actual claro 😛 ) vai ser uma boa razão para prender o pessoal à televisão!!
Muitas e boas horas passei com esse jogo à alguns anos atrás.. viciante como tudo! Não sei se não o vou oferecer a mim 😀
Se não o ofereceres a ti, convence quem to ofereça … merece bem a pena … embora o assunto dos preços dos jogos em Portugal seja algo controverso, acho que é um jogo que merece bem a pena … se és fã de desportos radicais, se gostas de reflexos rápidos e velocidade e de muito divertimento arcada … é uma boa prenda!
Tenho pena não ter existido uma review de mass effect 3, mas compreendo que não dá para analisar todos os jogos que aparecem.
Qualquer das maneiras boa review parabéns!
Pode ser que ainda venham aí novidades sobre Mass Effect 3 … 😉 … quem sabe?!??!
O jogo parece ser fantástico e os gráficos surpreendentes!
O jogo está mesmo fantástico … e os gráficos estão muito bons, mas o melhor para mim é a jogabilidade e as extremas combinações de combos que podemos fazer e a destreza e reflexos que é necessário ter…
Pena, por vezes, não conseguirmos perceber os limites das pistas (nomeadamente nas Deadly Descents) e muitas vezes perdermos tempo escusado a fazer rewind …
O jogo está mesmo muito bom … o melhor da série!