PplWare Mobile

Esta não se esperava! Meta considera abusivas exigências de privacidade da Europa

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Max says:

    1) Em 2024, a Comissão europeia aplicou uma multa de quase 800 milhões de euros
    2) A Meta recorreu para um tribunal inferior e perdeu
    3( O que levou a Meta a recorrer para o Tribunal de Justiça da UE, o mais alto da UE.
    É 2) e 3) que justifica a frase do post “Após a sentença, a gigante norte-americana interpôs um recurso para tentar reverter a decisão.” Que continua: “Para chegar a uma decisão, a Comissão Europeia está a solicitar determinados documentos da Meta que considera essenciais para a emissão desta segunda sentença”. A decisão é do Tribunal de Justiça da UE, no próximo ano. E “O Advogado-Geral do Tribunal de Justiça da União Europeia, por seu lado tem uma opinião diferente e defendeu-se (…)” – não foi o Avogado-Geral do tribunal que disse isso, foi o advogado da Comissão Europeia, (Fonte: Reuters, 26/11/2025).

    • Max says:

      Quanto ao título e subtítulo “Meta considera abusivas exigências de privacidade da Europa” e ” Exigências de privacidade da Europa abusivas” – é ao contrário, a Meta acusa a UE de não respeitar a privacidade.
      A multa de quase 800 milhões de euros foi aplicada à Meta por esta “ter violado as regras anticoncorrenciais da UE ao vincular o seu serviço de anúncios classificados online Facebook Marketplace à sua rede social pessoal Facebook e ao impor condições comerciais desleais a outros prestadores de serviços de anúncios classificados online”.
      O que a Meta se está a queixar agora é de outra coisa, é de – a UE não estar a respeitar o direito dos utilizadores à privacidade. Como diz no post, “Daniel Jowell, advogado da empresa afirmou firmou que “a questão fundamental é saber se a Comissão tem o direito de exigir um número ilimitado de documentos digitais e se está a agir de forma a respeitar adequadamente os princípios da necessidade, da proporcionalidade e do direito fundamental à privacidade”. E Jowell deu exemplos: “Os documentos exigidos pela UE incluíam relatórios de autópsia de membros da família, relatórios escolares de crianças, informações sobre indivíduos e suas famílias e até mesmo detalhes de segurança. Esses tipos de pedidos aberrantes, intrusivos e desproporcionais, nunca deveriam ter sido feitos”. Claro que a Comissão Europeia nega, diz que só pediu o habitual. (Fonte: Reuters, 26/11/2025)

  2. PGomes says:

    A Meta sabe que roubar os dados das pessoas dá enormes lucros. Medidas que obrigam a empresa a respeitar a privacidade dos cidadãos é uma ameaça a esses lucros gigantescos.
    Ainda pior, porque outros países depois irão considerar medidas semelhantes á UE.

  3. guilherme says:

    A Ursula von der Leyen já foi avisada pelo Trump que tem que ir com menos sede ao pote das empresas americanas, se abusar volta a retaliar com tarifas mais altas…

    Tudo se resume a €$, a plebe pensa que o interesse são proteger os dados das pessoas, mas infelizmente existe outro mundo de interesses!

  4. Nuno25 says:

    Socialistas a quererem ser eles a mandar.. o normal… Ainda existe muita censura na EU, que já foi retirada dos EUA. O que é vendido é que é por causa do maldito discurso do ódio. e depois… tudo o que é odiável é cancelável. Há abusos das empresas e há abusos dos burocratas. Mas não me venham com tretas que umas centenas de burocratas sabem o que é melhor para 500 milhões de pessoas.

  5. Manuel says:

    Fala-se (para já são rumores mas onde há fumo, há fogo) que a Meta, Apple, Google e Microsoft estão a pensar aliar-se para “contra-atacar” estas políticas absurdas de roubo (não encontro outro nome) às grandes tecnológicas.
    Se assim for, vai ser complicado para a UE continuar a roubar à descarada.

  6. narsucedo says:

    “Meta considera abusivas exigências de privacidade da Europa” mas quer manter privados os documentos que lhe pedem… apenas achei curioso este pormenor.

  7. Hélder says:

    Já é mais que altura da Europa criar os seus sistemas e tornar-se independente de muita da tecnologia Americana, é preciso unir esforços mais que nunca. Em vez de andarem só a legislar é preciso criar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.