Portagens devem aumentar já em 2026! Saiba quanto…
As portagens nas autoestradas portuguesas poderão aumentar já partir de 1 de janeiro de 2026, se se confirmar a estimativa da inflação homóloga para outubro (sem habitação) acrescida de 0,1 % de compensação às concessionárias.
Portagens devem subir 2,3% já em 2026
Todos os anos, o valor das portagens é atualizado com base na inflação sem habitação do mês de outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para 2026, essa variação é estimada em 2,2%, e, segundo o acordo assinado em 2022 entre o Governo e as concessionárias, soma-se mais 0,1% como compensação pelas limitações impostas em anos anteriores.
As concessionárias de autoestradas têm até 15 de novembro para enviar ao Governo as suas propostas de revisão das tarifas para 2026. O Estado dispõe de 30 dias para responder, e as novas tarifas entram em vigor a 1 de janeiro de 2026.
No caso da Lusoponte, que gere as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o valor é calculado com base na inflação de setembro, e não de outubro.





















Ou seja, nada de novo. Mais do mesmo
E ninguém lança o pânico nem se manifesta.
Portagens, IVA, IRS, IRC, IMI, IUC, etc.
em 2020 existiam mais de 4300 taxas e taxinhas…
Estavas à espera de quê? Os capitalistas não perdoam. E é para eles que trabalha o governo.
Os capitalistas a que tu te referes são os ceguetas do PCP, dos da seita do BE e do Livre, e socialistas do PS. ESSES SIM. não há ninguém que goste mais dos frutos do capitalismo do que os teus amigos xuxas. A propósito, se não fosse o capitalismo, tu e muitos milhões, nem telemóvel tinham para vir aqui dizer asneiras
Mas o que mais importa são as eleições de um certo clube de futebol… Depois ainda se admiram da miséria que está o país.
Mais importante que isso é o futebol, a política e flotilhas. Isto das portagens o tuga resolve com 1 ou 2 manifestações no Marquês num sábado à tarde! Se não resultar, faz-se uma petiçãozinha online ‘tipo’ no 25 de abril de 2026.
Parvoíce, um classe 2 que pesa menos que um elektro já paga quase 8€.
Depende, há mais classe 2 a pesar mais que eléctricos que o contrário.
Grande Montenegro.
O que o Montenegro tem a ver com isto ?
“As concessionárias de autoestradas têm até 15 de novembro para enviar ao Governo as suas propostas de revisão das tarifas para 2026”
Concordo plenamente com o aumento das portagens, já vi camiões a raspar os atrelados ou aquelas luzes balizadoras laterais… Aumentem isso meio metro.
Muito bom…
Uma vergonha este País. Fiz 700km de Alicante até à fronteira de Portugal e paguei ZERO portagens. Assim que entrei em Portugal toca a pagar!!! Ninguém se queixa, ninguém faz nada contra estes roubos. Quando veio a troika toca a lançar impostos “temporários” que ainda temos hoje. Este País é um escândalo e os portugueses sao uns comodistas! Vao continunar a sofrer e a perder poder de compra até sermos o país mais pobre da Europa!
É sempre a mesma treta todos os anos!
FIAT está a perder mais de 5% de valor todos os anos!
Devido ás portagens, óbvio.