Ligando os quatro piscas, pode estacionar onde quiser sem multa?
Encontrou um espaço onde, por momentos, acha que pode deixar o seu carro estacionado mesmo sabendo que não deve. Parou, ligou os "quatro piscas" e aparentemente está tudo legal, pois está com a sinalização luminosa de perigo ativada. O que diz o Código da Estrada relativamente a estas situações?

Ligar os quatro piscas não é uma “licença especial” para estacionar em segunda fila
Estacionar em locais proibidos, em locais para deficientes, em segunda fila são práticas (infelizmente) muito comuns entre os condutores. Para "atenuar" a infração, os condutores costumam ligar a sinalização luminosa de perigo... mas será que vale de alguma coisa?
Segundo o artigo 63 do Código da Estrada, referente à utilização da sinalização de perigo...
- 1 - Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
- 2 - Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais.
- 3 - Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
- a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;
- b) Quando o veículo esteja a ser rebocado.
- 4 - Nos casos previstos no número anterior, se não for possível a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.
- 5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Em resumo, parar num local que não seja permitido e ligar os quatro piscas não vale de nada (não é legalmente válido). Se ainda tem dúvidas, é importante que conheça o artigo 50 do Código da Estrada, em especial o ponto 1b)
- 1 - É proibido o estacionamento:
- b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;



















o quê??? a sério??? nãooooo… DUH… quatro piscas… estacionar em cima do passeio.. estacionar em cima do passeio EM FRENTE à passadeira.. não fazer piscas (sim.. todos os carros têm.. não é um extra, e ajuda imenso no transito.. não percebes isso? pois.. és o problema), andar muito abaixo da velocidade máxima na faixa da esquerda (pq.. sim! ), parar no meio da estrada para deixar os filhos a menos de 1m da entrada da escola, esperar que entrem e os outros que se lixem.. (és o problema… e essa protecção toda só vai gerar problemas à criança…), estacionar em locais para deficientes motores (és deficiente social és… e não.. ser só 5 min é problema)
È claro que Vale, quem passas as coimas têm cabeça pra perceber a diferença entre quem deixa os 4 piscas e quem não deixa.
Ja cheguei a parar o carro ilegalmente a frente da policia fui falar com o agente e nao me aconteceu nada.
As pessoas sao humanas têm cabeça pra saber o significa os 4 piscas, agora também temos que ter a noção de onde estamos com os 4 piscas, se estamos no aeroporto em segunda fila….
O significado dos quatro piscas está no código da estrada. Creio que, por exemplo, “Vou ali beber um café e já volto” não está contemplado.
Para muitos portugueses o significado é simplesmente “deixo o carro onde quero e estou ilibado”.
Somos selvagens em muitas coisas, e na estrada então nem se fala.
“Ligando os quatro piscas, pode estacionar onde quiser sem multa?”
NÃO!!!
Não é “Get out of jail card”? Quem diria
Todos os portugueses deviam conduzir durante um mês na Alemanha. Ao fim de uma semana quase todos ficavam sem carta de condução.
A sério, só na Alemanha??
Alguns só não levam o carro para a cama porque não conseguem. O avanço tecnológico está a tornar-nos cada vez mais preguiçosos, tanto física como mentalmente.
Somos a civilização que vai a pé para Fátima, para ir ao supermercado tem de colocar o carro lá dentro.
Isso é que é memória! Tinha selecionado este como o melhor comentário do post de setembro de 2023:
Jamaral 24 de Setembro de 2023 às 15:16
Somos o povo que faz Km a pé para ir a Fátima, para ir há loja é necessário deixar o carro à porta.
A melhor resposta do post de 2019:
Sergio Garcia 30 de Outubro de 2019 às 18:32
Tem que imperar o bom senso, para quem é comerciante e nao tem disponivel o lugar de cargas e descargas, os 4 piscas e em segunda fila sem impedir a passagem do transito, ajuda se a policia aparecer.. ” Senhor Guarda, fui ali à minha loja descarregar esta caixa ” e o senhor guarda compreende.
Agora colocar 4 piscas para ir ao banco ou à casa de banho do café, é limpa-los todos a eito
O melhor comentário de agosto de 2023
joca 30 de Agosto de 2023 às 10:10
Devia ser como na Suiça que só se pode pôr os 4 piscas em caso de acidente ou avaria . A polícia vê, organizar-se atrás do carro supostamente avariado se não for o caso multa com ele. E não é barata. Se quiserem fazem o pisca para a via que estam encostados com o carro a trabalhar para deixarem alguém que é normal. Porque deixar o carro sem piscas é multa igual. Acabava depressa os carros em segunda fila.
O melhor comentário de junho de 2024
Bruno Luz 14 de Junho de 2024 às 20:08
Tinha um amigo que todos os dias parava o carro à frente do café, ligava os 4 piscas, numa rua estreita de dois sentidos, e ia tomar o pequeno almoço.
Aqui na zona é por demais.
Deixam o carro em segunda fila para ir ao café, ao supermercado.
Estacionam na paragem do autocarro o dia inteiro… e sei lá o que mais.
Isto era resolvido rapidamente.
Carro da polícia descaracterizado a andar por todo lado a tirar fotos destes artistas.
Final do dia, cartinha registada enviada pela AT com foto do veículo em transgressão.
Multa nunca inferior a 500 euros, mais o custo da carta registada.
Era uma mina.
Acabava-se o défice.
Quem tivesse mais de vinte multas era medalhado pelo papagaio no 10 Junho por contribuir para as contas públicas.
Mais de 5 multas num ano e a partir da sexta tem desconto…
É mais ou menos isto que os Suíços fazem aos bárbaros que vão para lá, com excepção dos descontos.
Com mais histórico, multa maior.
Mas eu sou amigo..
Aprendem num instante, ai não…
Cabrões dos suíços. Para quem não saiba, os cidadãos podem fazer queixa à polícia das infrações de trânsito. Fui da Bélgica para a Suíça de carro – 50€ por telemóvel por estar fora do roaming europeu e uma multa por estacionamento proibido, que nem sei bem onde foi só recebi cá a multa. Ia apostar que foi por denúncia, porque me disseram que os gajos não perdoam a carros de matrícula estrangeira.
Max, os ” gajos” não perdoam chicos espertos, sejam estrangeiros ou não.
Estaciona no lugar de deficiente e não tem o cartão de deficiente à mostra? Incha.
Estaciona em cima do passeio? Incha
Na paragem do autocarro? Carro rebocado na hora.
A 100 numa zona de 50?
Carta fora e multa milionária…
Depois de ter já um histórico valente de infracções, a carta é retirada e tem que tirar uma nova, especial para zés do boné, caríssima e difícil de passar nos testes.
Só assim se disciplinam bárbaros, porrada no lombo.
Não há outra opção, lamento.
É o que é…
Sim, cada Suíço é um polícia.
E as instituições lá, ao contrário de outras paragens, funcionam e são lestas a resolver estes casos.
As regras são para todos.
Se são só para alguns então não são para ninguém.
Não foi nada disso. Se fosse lembrava-me. Terá sido porque o carro saía um pouco do lugar de estacionamento.
Em Lisboa, antes da EMEL ter parqueado quase toda a cidade, o que existia era parqueamento selvagem. Vou-te dar um exemplo de como as multas eram geridas. Na Rua de Santa Marta (junto ao Marquês de Pombal) estacionava-se rua abaixo com duas rodas no passeio e duas rodas na estrada. Um conhecido meu que foi multado, reparou que o carro dele era o último. Os à frente dele, rua abaixo, tinham sido multados, os atrás não. Como a esquadra de Santa Marta era a dois passos, como não perdia nada, foi falar com o polícia: “Está a ver, fui o último da fila a ser multado …” E diz-lhe o polícia: “Então já viu se fôssemos a multar todos?! É uma vezes uns e outras vezes outros!”. Nas áreas parqueadas, agora não vejo nenhuma tolerância com os carros mal estacionados e em segunda fila (os comerciais e as cargas e descargas enfim, é um caso à parte).
Noutras localidades que referes é possível que a fiscalização e as multas continuem a ser “uma vezes uns e outras vezes outros”.
“Ah, mas isso resolve-se é com a população de telemóvel em punho a tirar fotografias e a mandar para a polícia, como fazem os suíços (não sei se fazem ou não) – e com os infratores condenados às penas do inferno!” Tem que haver bom senso em tudo. como dizia o polícia da esquadra de Santa Marta.
Eu estaciono e bloqueio carros sempre que nao encontro parque e ligo os piscas, nao passa nada! Umas buzinadelas mas mando o gajo logo para um sitio e baixa a bola!