Combustíveis: gasolina e gasóleo baixam hoje! Saiba quanto
A partir de hoje, os preços dos combustíveis registam uma descida em Portugal, ainda que ligeira, segundo previsões avançadas pela Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC). Afinal quanto custa o litro de gasolina e gasóleo?
A evolução dos preços nas bombas tem sido fortemente influenciada pelo comportamento do petróleo nos mercados internacionais, que tem sido pressionado por fatores geopolíticos, em particular no Médio Oriente.
Combustíveis: gasolina a 1,913 euros por litro e gasóleo a 2,090 euros litro
Os preços dos combustíveis em Portugal deverão manter-se em níveis elevados, ainda que com ligeiras variações, com a gasolina simples 95 a situar-se em torno dos 1,913 euros por litro e o gasóleo simples nos 2,090 euros por litro, segundo estimativas avançadas pelo setor. Apesar a descida, o desconto no ISP vai manter-se, segundo anunciou o Governo.
Estes valores refletem a evolução recente dos mercados internacionais e já incluem IVA, sendo apontados como referência para os preços médios praticados nos postos de abastecimento.
O Brent, referência para o mercado europeu, registou recentemente uma forte oscilação, com uma queda na ordem dos 13% após máximos recentes, seguida de alguma recuperação, estabilizando na zona dos 95 a 97 dólares por barril.
Onde atestar mais barato?
O Mais Gasolina é uma plataforma online portuguesa dedicada exclusivamente aos preços dos combustíveis em Portugal continental.
Fundado em maio de 2006 por Eduardo Maio, foi o primeiro website do género em Portugal e mantém-se, duas décadas depois, como uma referência para quem quer abastecer de forma mais inteligente.




















Só para avisar que o preço do barril já está novamente a cima dos $100… portanto para a semana lá vem mais uma subida!
O preço do barril vai chegar aos $300, se o quadrúpede resolver meter-se directamente com a China e o estreito continuar fechado. Aí o problema não vai ser o preço. Vai ser o racionamento!
Com base na baixa de preços internacionais na semana passada (do gasóleo e da gasolina refinados e do Brent) – o gasóleo baixa 5 cêntimos e a gasolina 3 cêntimos esta semana, em Portugal.
Essa baixa deveu-se ao cessar-fogo (de duas semanas, que terminam a 22 de abril) e às perspetivas de um acordo entre os EUA e o Irão. Não houve acordo e agora – ao bloqueio iraniano do estreito de Ormuz junta-se (a partir das 14H de hoje) o bloqueio dos EUA aos navios de e para os portos iranianos e aos navios , de outros países e portos, que tenham pago “taxas ilegais” ao Irão.
Estes países com “taxas ilegais” hão de ser os que o Irão, em 27/03/2026 declarou que tinham autorização para navegar em segurança pelo estreito: China, Rússia, Índia, Paquistão, Iraque e Bangladesh, para transporte de crude, gás e outros produtos. Mas há outros países que se diz que também pagam “taxa de pedágio” (portagem) – fala-se em 2 milhões USD por navio ou 1 USD por barril, como a Coreia do Sul, Vietname, Filipinas e Singapura. (E diz-se que pagaram em criptomoedas ou na moeda chinesa, dado o bloqueio internacional ao Irão das operações com dólares dos EUA):
Se os EUA aplicarem este bloqueio – as declarações de Trump são sempre muito flutuantes e este bloqueio não é fácil de implementar, porque os navios têm que ser abordados em mar alto, em águas internacionais – é provável que o Irão use os houtis para fechar o estreito de Bab el-Mandeb, do outro lado da Península Arábica, à entrada do Mar Vermelho.
Com isto, o Brent, que tinha descido para os 94 USD no fim da semana passada, está hoje nos 102 USD.
Por isso, o melhor é atestar o depósito esta semana, aproveitando a ligeira descida.
Sol de pouca dura o maluco do Trump e do Bibi continuam a fazer das suas no médio oriente e nós é que vamos pagar a fatura.
Mas ninguém prende estes malucos, assassinos e corruptos?
A Áustria acaba de mandar às malvas os burocratas da UE. A somar a Malta, ES, Hungria, Croáci,a AfD na Alemanha etc. Aguardam-se cenas dos próximos capítulos. Tragam mais pipocas.
Sem dúvida, a culpa da subida do preço dos combustíveis é da UE 😉
É onde é mais caro, mas a léguas. Ainda não reparaste?
😛
Preço do litro de gasolina: Hong Kong 3,35 €, Singapura 3,00 €, Suíça 2,40 €.
Nos EUA (os americanos reclamam da subida apesar de ser 3x mais barata que em Portugal), por galão de gasolina: janeiro 2026 (2,97 USD), hoje, abril de 2026 (4,10 USD), subiu 38%.
São questões distintas: a dos impostos sobre os combustíveis na UE e o que causou a subida dos preços a partir de março.
Hong Kong e Singapura nada tem a ver com petróleo. Vai ver o preço para andar de elektro em Singapura e até te apagas.
Btw,a propósito , Alemanha acaba de baixar os combustíveis terrestres em 17 cents. Só Portugal não baixa nada pq o people tem rendimentos acima da média.
Alemanha “acaba de” baixar 17 cêntimos. Depois de não ter feito nada, nem para baixar, nem para impedir que subisse ainda mais.
Portugal, com a “baixa o ISP para absorver a subida do IVA”, embora não tivesse tomado medidas para baixar, tinha tomado medidas para limitar a subida.
O único país que tinha respondido com uma baixa de impostos à subida do preço internacional dos combustíveis foi Espanha (gráfico do link, de 21 para 22 de março). Haverá outros, como agora a Alemanha, que estavam a ver em que param as modas.
https://www.elperiodico.com/es/economia/20260414/precio-gasolina-diesel-hoy-14-abril-dv-129053456
Ahh, deve ser por ser caro de andar de eléctrico que já são a categoria mais vendida, a malta por lá é igual a cá, compram aquilo que custa mais por km.
https://www.businesstimes.com.sg/singapore/evs-made-record-45-new-car-registrations-singapore-2025
É desta que se metem todos eles a perfurar o planeta para obter petróleo, e assim baixar os combustíveis. Loool
Irrelevante, carrego semanalmente 400 Kms no meu carro por 11€.
Onde é que perfuram em Malta? E na Hungria e na Croácia e na Eslovénia?
Será pq todos eles tem salários ao nível do Burkina Fasso? Looolloll
Se formos para fora da UE então…Ui
Na terra ou no mar, não é nesses 2 locais que normalmente perfuram ?
Calma que o lobi Elektro já está a trabalhar para acabar com isto tudo. Amanhã o barril já aumenta
Ironia das ironias, o aspirante a nobel da paz, está a destruir o mundo com guerras.
Isto já parece uma briga de putos, primeiro um fecha o estreito e reclama, depois vem outro reclama para abrir, no fim do primeiro abrir, vai o segundo e fecha. Enfim….
Não, o estreito estava aberto para todos, até 28/02/2026.
Veio um (EUA, e Israel) atacou o outro (Irão). O outro respondeu com a arma principal que tem – o fecho do estreito de Ormuz.
Isto toda a gente sabia que ia acontecer, até os portugueses que, há 500 anos, já controlaram o estreito de Ormuz e cobraram portagem … Todos menos a múmia paralítica que governa os EUA.
E criou-se de facto uma situação caricata – só passavam no estreito de Ormuz os navios iranianos, os dos amigos e os que pagassem portagem. Com o Irão a querer desviar a rota para os navios passarem nas suas águas nacionais, alegando que outras rotas eram inseguras, e cobrando portagem. E aí foi quando a múmia paralítica disse: “Ai é? Se é assim esses também não passam!”
E estamos à espera do que fará os EUA a um petroleiro chinês carregado de petróleo iraniano, com destino à China. Se o apreender vai ser acusado de pirataria.
Pois, briga de putos.
Quando os putos brigam as consequências não passam de nódoas negras.
Aqui nem isso chega a fazer, a não ser nas carteiras.
Os EUA só vão entrar na ordem um dia que alguém lhes parta as fuças, mas de forma categórica e definitiva.
Esta história de raptar presidentes porque não lhes seguem as ordens e querer anexar territórios só porque lhes apetece roubar o que lá está, isto não vai dar certo.
O que fariam os EUA se raptassem o Trump?
Muitos ficariam contentes mas o protocolo mandaria de imediato declarar o estado de guerra.
Foi a Venezuela, ameaça Cuba, ameaçou anexar a Gronelândia, já ameaça o Brasil, mas isto é a lei da selva?
Se ele pode fazer destas coisas os outros tb podem.
Os Chineses e os Russos que atulhem o Irão ( e o Brasil tb )com todas as armas avançadas que tiverem com a seguinte ordem de trabalhos, eliminar tudo o que é alvos militares dos EUA e Israel na região.
Israel então é para terraplanar…
Ao fim e ao cabo, se uns podem fazer, os outros tb podem…
Se é para rebentar com tudo, que se rebente com tudo então.
Algum dia alguém terá que fazer isto.