Está ainda mais fácil ouvir música nos smartphones Android graças ao Auracast
O Android está em constante mudança e a Google aproveita esses momentos para trazer novidades e melhorias importantes. A mais recente foca-se no áudio e torna ainda mais simples ouvir música, ainda para mais de forma única. Agora, a partilha de áudio Auracast chega a novos smartphones e auscultadores.
Mais fácil ouvir música no Android
Ouvir música em vários auscultadores do mesmo dispositivo Android será agora muito mais fácil graças à expansão da tecnologia Auracast no Bluetooth LE Audio. A Google evolui assim a sua oferta no campo do áudio no Android e chega onde outros concorrentes ainda nem sonham em estar.
Partilhar música ou vídeos com alguém que usa auscultadores não é uma tarefa fácil. Mas, graças à tecnologia Auracast, a Google está a facilitar a vida aos utilizadores do Android 16. A empresa anunciou a expansão da funcionalidade Bluetooth LE Audio para o Pixel 8 e versões posteriores.
A partilha estende-se, portanto, para além dos dispositivos atualmente suportados: o Galaxy a partir de 2023, alguns modelos da Xiaomi (as séries 15 e 15, bem como o MIX Flip) e o Poco X6/F6 Pro, F7 Pro/Ultra.
Auracast em mais smartphones e auscultadores
Atenção, não só o smartphone precisa de ser compatível com o Auracast, como também os auscultadores. Por isso, a Google anunciou também que os novos auscultadores e earbuds da Sony poderão ligar-se à mesma fonte (LinkBuds S, WF-1000XM5, InZone Buds, LinkBuds Open, LinkBuds Fit, WH-1000XM6 e InZone H9 II).
Estes modelos juntam-se aos aparelhos auditivos que receberam a tecnologia no início deste ano. Tudo acontece no painel Bluetooth das definições rápidas do Android. Um botão de partilha de áudio aparece, pelo que só precisa de confirmar a ligação com o auricular ou auscultadores convidados.
O Bluetooth LE Audio permite também a partilha de áudio com um grupo de utilizadores. O utilizador anfitrião pode convidar um amigo ou várias pessoas. Os convidados podem ligar-se ao fluxo de áudio de um smartphone Android digitalizando um código QR ou simplesmente tocando em Emparelhamento Rápido.

























Nem uma publicação dedicada ao Material You do android que saiu?
Esses protocolos do Android são uma caixinha de surpresas, ainda mais quando dependem de hardware compatível, duas versões de Android e correm o risco de serem descontinuados.
Uma vez investi num aparelho som para o carro com suporte à Android Open Accessory (AOA) Protocol. Esse protocolo permitia tocar e controlar o áudio do Android diretamente no aparelho de som do carro pela USB com qualidade superior ao Bluetooth. Igual ao que a Apple tinha para iPod e iPhones.
Atualizei do Android 7 para o 8 e descobri que o audio via protocolo foi descontinuado.
Tinha também o Android Beam, que permitia transferir dados de um Android para o outro por NFC, mas ter que descobrir se o outro Android tinha NFC e estava numa versão em que o protocolo não tinha sido descontinuado também desencorajava o uso.