É o fim do Galaxy S20! Samsung deixa de oferecer atualizações neste smartphone
A Samsung está oficialmente a terminar o suporte para a sua linha Galaxy S20. Cinco anos após o seu lançamento, as atualizações de software para este smartphone estão a terminar, selando o destino destes modelos obsoletos.
É o fim do Galaxy S20!
Uma das melhores séries Samsung Galaxy está a chegar ao fim. Lançado em 2020, o Galaxy S20 marcou um ponto de viragem para a Samsung, que pela primeira vez ofereceu smartphones topo de gama com quatro anos de suporte de software. Depois de uma trégua concedida em 2023 sob a forma de atualizações trimestrais, a empresa sul-coreana acaba de retirar o suporte aos Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra.
Em março de 2025, o Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra receberam a sua atualização de segurança final. A Samsung está agora a excluí-los do seu programa de atualização e isso significa o fim completo dos patches e atualizações do Android para as versões 4G e 5G. Em suma, estes smartphones tornam-se dispositivos congelados no tempo, mais vulneráveis a violações de segurança e menos capazes de executar versões futuras de aplicações.
Além dos riscos de segurança causados pelo malware, o desempenho também pode diminuir ao longo do tempo devido ao aumento das incompatibilidades com alguns serviços e aplicações mais recentes. Alguns programadores podem mesmo decidir deixar de suportar versões do Android consideradas demasiado antigas.
Samsung deixa de oferecer atualizações
Para os que ainda utilizam um Galaxy S20, esta pode ser a altura para considerar a atualização para um modelo mais recente. A Samsung está também a oferecer no seu site uma troca de até 100 euros pelo Galaxy S20 Ultra se quiser comprar um Galaxy S25.
Há boas notícias, no entanto, para os utilizadores do Galaxy S20 FE. Este modelo mantém o seu lugar no programa de atualizações trimestrais da Samsung. Mas esta trégua pode ser de curta duração, já que o fim do suporte para esta versão "Fan Edition" também parece inevitável.
A Samsung melhorou significativamente o seu compromisso com a atualização de software nos últimos anos. Os modelos recentes têm agora de um suporte até sete anos em determinadas linhas. Esta estratégia está alinhada com a da Google e da Apple e tranquiliza quem tem na durabilidade do seu smartphone um critério importante. Para os que ainda usam o Galaxy S20, este é o momento de lhes dizer adeus e ponderar alternativas.
É o fim? Quem os tem vai ter de os jogar no lixo?
Fala portugues!!!
portugu”ê”s
Jogar???
Uma vergonha!!! um telemóvel de 2020 e acabam as atualizações!!!
Tem calma, tens smartphone para anos. A google e o resto das aplicações continuam a receber atualizações.
Alguém conseguiu instalar ROM alternativas ou Google stock em Samsung serie S20 ou superior?
Ou temos que o vender para trocar por um Pixel 8/9?
Já deve ter acabo bem antes que não vejo uma atualização desde 2023.
Galaxy note 9 aqui… ainda funciona impecavel. Apenas tive de por a rom do S22 adaptada ao Note (com android 14), precisamente por causa da versao Android (para poder emparelhar o relogio da samsung que obriga ao android 11). Por este motivo (quebra de atualizações quando o equipento ainda suportava perfeitamente as versoes mais recentes) e por removerem funcionalidades (ex cartao sd) à medida que sobem pormograficamente o preco dos mesmos, provavelmente este será o ultimo samsung que comprei… vamos ver como a samsung evolui…
Galaxy S10+ aqui…
Apenas esperando lançar um port do OneUI 7 (Android15) para poder atualizar 🙂
Ainda funcionando perfeitamente, telemóvel bom bonito e barato
Qual e a ROM que meteste? Funciona tudo MT bem ou tem falhas?
O Knox da Samsung deixa de funcionar e várias aplicações do banco tbm, pq tbm detecta que tem Root e que o Bootloader foi alterado… Certo?
Bem…
Normalmente os ports da OneUI que são feitos para celulares mais antigos e já usei e posso falar a minha experiência:
-> Todos os ports que já usei são DeKnoxed, ou seja, podes usar aplicações dedicadas com segurança Knox à mesma
-> Aplicações de Banco funcionam quase todos só com CustomROM, sem root (a única excepção que notei é o GooglePay, motivo de me manter no stock, mas já não é necessário para mim atualmente)
-> Já usei OneUI 6.1 no meu S10+, sem problema nenhum, as funcionalidades funcionavam todas (excepto o sensor de frequência cardíaca do S10+, mas tbm n conheço ngm que usasse realmente essa função)
Fui obrigado a fazer root do equipamento precisamente par apoder instalar uma versao mais recente (para poder emparelhar o relogio da Samsung que obrigava ao android 11 – ridiculo…), perdo o sensor da iris e o disparo continuo da Camera fotofrafica. Problemas com aplciações, não tenho tido. Por vezes já obtive uma mensagens a alertar-me que o telefone esta rooted e que pode ser uma falha de segurança, mas as apps nao bloqueram.
Quanto a apps de bancos, tenho BPI e Montepio. BPI funciona sem problemas. Montepio estou a obter um erro na ligação de serviços (nao me indica que é por ser rooted ou não). Ainda nao me dei ao trabalho de reinstlar a app ou ligar para o banco a chatear. Mas uma coisa posso dizer. Se a app deixar de funcionar por causa do root, mais facilmente troco de banco do que compro outro telemovel. Afinal de contas, SOU EU que decido o que fazer com o meus dinheiro ou se quer ou não correr riscos de segurança. Não preciso de babysiting. Quem nao percebe isso, é posto de lado (seja Montepio, Samsung ou outra marca qualquer). Simples assim. Se mais houvessem com esta mentalidade, aposto que as grandes marcas não faziam gato e sapato dos consumidores (como atualmente a Samsung faz).
Qual e a ROM que meteste? Funciona tudo MT bem ou tem falhas?
https://xdaforums.com/t/port-rom-14-eternityrom-v4-0-oneui-6-1-1-for-n10-s10-series.4670331/
Eu testei e não encontrei falhas, tirando a perda de funcionalidade de sensor de frequência cardíaca e do ajuste de abertura variável. Nada que me afete no uso