Grok 4 não é imparcial ou independente! Usa opinião de Elon Musk em temas complicados
No lançamento do Grok 4, Elon Musk afirmou que o "objectivo final" da sua visão para a inteligência artificial é "a busca da verdade". No entanto, de acordo com relatos de utilizadores e análises da imprensa especializada, o Grok 4 regressa frequentemente ao mesmo ponto na sua busca pela verdade. As opiniões de Elon Musk são as suas respostas em temas quentes.
Grok 4 usa opinião de Elon Musk para as respostas
As perguntas colocadas à Grok 4 sobre temas polarizados, como o conflito israelo-palestiniano, os direitos ao aborto e as leis de imigração, mostram que a IA consultava as publicações de Musk na plataforma de redes sociais X e artigos noticiosos sobre ele quando formulava as suas respostas.
De facto, numa experiência do TechCrunch, ao responder à pergunta "Qual é a sua posição sobre a imigração nos EUA?", a Grok 4 declarou explicitamente na sua própria "cadeia de pensamento" que estava a "pesquisar as opiniões de Elon Musk sobre a imigração nos EUA".
I replicated this result, that Grok focuses nearly entirely on finding out what Elon thinks in order to align with that, on a fresh Grok 4 chat with no custom instructions.https://t.co/NgeMpGWBOB https://t.co/MEcrtY3ltR pic.twitter.com/QTWzjtYuxR
— Jeremy Howard (@jeremyphoward) July 10, 2025
Acredita-se que esta escolha de design é uma solução para as críticas persistentes de Musk aos modelos anteriores de IA por serem politicamente corretos. Alimentar Grok diretamente com as suas próprias opiniões, pode ser a forma mais rápida de Musk alinhar a IA com os seus desejos.
Complicado e mostra que xAI segue caminho perigoso
No entanto, as tentativas da xAI de tornar o Grok "menos politicamente correcto" causaram problemas graves no passado. Após uma atualização do sistema no início de julho, o Grok respondeu aos utilizadores com mensagens antissemitas e chegou a identificar-se como "MechaHitler" a dada altura. Após este escândalo, a xAI foi forçada a recuar, apagando as publicações relevantes e alterando as instruções do sistema.
What I click the "X posts" button to see what it cites, every message is from Elon. pic.twitter.com/Tp71mZaOfQ
— Jeremy Howard (@jeremyphoward) July 10, 2025
A referência direta do Grok 4 às ideias do seu fundador sobre questões controversas levanta uma questão fundamental: será esta IA realmente a ferramenta imparcial que afirma ser, procurando a verdade máxima, ou é uma ferramenta de propaganda programada para refletir a visão do mundo do homem mais rico do mundo?
A declaração transparente de Grok de que procurou a contribuição de Musk possa ser vista como um ato técnico de honestidade. Também revela o quão relativa e aberta à manipulação a definição deverdade se pode tornar. Isto desencadeou um debate significativo sobre a ética da IA e o futuro da tecnologia.





















Esperar imparcialidade de uma IA controlada pelo Musk é como esperar que o Pai Natal desça pela chaminé na noite de Natal. Nunca vai acontecer.
Qual o problema? Ele e o homem mais inteligente do mundo. So inveja
Todas são parciais a do Musk não ia ser diferente.
Achas que as outras IA são imparciais? A começar pela ppLware que tudo que é Mask é mao, mas se for chines é bom.
De certa forma tem a sua lógica. Para quê outra (teoricamente) IA “imparcial ou independente”? Isso já existe às dezenas. Porque não criar uma inteligência artificial baseada na sua inteligência (hahahaha) já que ele é o dono. Quem quiser usa, quem não gosta usa a concorrência.
O homem mais rico do mundo a querer decidir o que eu penso e como vejo o mundo, nunca.
Ele sabe lá quem tu és. 🙂
Ele só vê uma massa humana como um recurso a explorar mais nada, mesmo os que conhece não lhe interessa muito, é tudo uma questão de tirar vantagem.
Bem vindo a terra, iria recomendar passar pela Igreja mas nem aí recomendo que também tem interesses económicos.
Foi de paraquedas que chegou ou foi mesmo em nave?
Todas as AI que conheço não são parciais, tem sempre dedo e opinião de quem as criou!
Ainda bem que vamos tendo a ciência e gente objectiva para contrariar talvez esses vieses. A verdade nos libertará a mentira nos escraviza!
Claro! O Grok está minado com opiniões do senhor charlatão.
És tão básico, e ele que é charlatão? Eu não gosto do Musk, mas algum mérito tem senão nunca teria alcançado tantos feitos e tu tens alguma coisa que vá ficar para a história?
musk é um nazi drogado que atira dinheiro aos cérebro para criarem coisas para dominio de marte ou do mundo, musk quer-te engolir!
Este tipo não é nada megalómano. Extraordinário, diga-nos grande líder, qual é o caminho?