CAINE 14.0 “Lightstream”: a distro linux para análise forense
A Computação Forense pode ser descrita como a ciência responsável pela recolha, preservação e análise de vestígios digitais, presentes nos mais diversos dispositivos de processamento, armazenamento e comunicação. Para esta área há uma distribuição Linux muito interessante que dá por nome de CAIN. Conheçam as novidades da versão 14.
CAINE - interface amigável e ferramentas fáceis de usar...
CAINE (Computer Aided INvestigative Environment) é uma distribuição live GNU/Linux italiana criada como um projeto de Digital Forensics. O CAINE oferece um ambiente forense completo que é organizado para integrar ferramentas de software existentes como módulos de software e fornecer uma interface gráfica amigável.
Os principais objetivos de projeto que a CAINE pretende garantir são os seguintes:
- um ambiente interoperável que apoia o investigador digital durante as quatro fases da investigação digital
- uma interface gráfica amigável
- ferramentas fáceis de usar
O sistema CAINE representa totalmente o espírito da filosofia Open Source, porque o projeto é totalmente aberto, todos podem contribuir. A distro é de código aberto, a vertente do Windows é freeware e, por último, mas não menos importante, é possível instalar esta distribuição, dando assim a oportunidade de reconstruí-la, numa nova versão da marca.
Principais novidades do CAINE 14
- Atualização das ferramentas forenses incluídas
- Integração do Win-UFO, para investigação em sistemas Windows
- Melhoria no block-on-write (boW) para análise forense sem alterar os discos analisados
- Inclusão do Autopsy 4.19.3, The Sleuth Kit, Volatility 2.6.1, entre outros
- Scripts otimizados para criação de imagens forenses com segurança e integridade
- Melhor suporte UEFI/Secure Boot
- Possibilidade de execução em modo live ou instalação completa
A última versão do CAINE, a 14, vem com o Kernel 6.8.0-52 e é baseada no Ubuntu 24.04 64BIT - UEFI.





















Linux não serve para nada muito limitado. Não corre office, não corre adobe photoshop, não corre autocad, não ha gaming por causa do anti cheat, muito limitado
Disco riscado. Não vale a pena discutir com fãs do Buracos.
Há uma certa razão no que dizes..o Linux ainda não é para o utilizador convencional, é para o nivel avançado. Este artigo é para esse tipo de pessoa, não para quem quer mudar de Windows para linux. Quem usa linux não usa como substituto do windows, mas sim como o seu potencial natural, com as soluções naturais. Não é uma competição tipo android vs ios, é apenas e só uma coisa inteiramente diferente.
amigo, tenho uma opinião totalmente ao contrário.
linux serve bem para utilizador convencional, para quem usa o pc para redes sociais, browsing, office, entre outras coisas mais básicas, serve perfeitamente. O problema está que a maioria das pessoas está tão dependente da interface do windows que não se dão ao trabalho de se adaptar a um novo sistema operativo.
O MacOS também tem as suas limitações, por exemplo, fazeres rendering para quem é arquiteto, tem de ter uma maquina com windows.
cada sistema tem as suas limitações, mas apesar de problemas, de falarem bem ou mal, o windows continua no topo porque é o que consegue fazer quase tudo.
Como disseste e e bem, isto não é para ver quem tem a pila maior, mas sim, cada pessoa é livre de usar o sistema operativo que quiser, nem faz sentido andarmos aqui todos a por pontos de vista, porque nunca iremos chegar a lado nenhum.
abraço
Eu tenho o Windows mas também não uso o Office, uso o Open office gratuito que é utilizado em muitas distribuições Linux, quanto aos restantes que mencionas existem muitas ferramentas alternativas ao adobe, autocad, etc, para utilizares nos sistemas do pinguim. E isso de não servir para nada e ser muito limitado…nem vou comentar.
Alternativas piores? Nao obrigado. E como dizer que o Dacia é alternativa ao mercedes
Joao ha uma coisa que tu nao entendes. Nem so de pao vive o homem. Esclarecido ?
posso dizer-te que empresas com quem trabalho, usar o openoffice ou o libreoffice, porque não querem ter de pagar licenças office, e não recebo nenhuma reclamação.
A malta quando se vê apertada, habitua-se a qualquer coisas 😉
Não vou entrar nessa guerra de alternativas porque nunca se chega a lado nenhum.
A malta esquece-se que alternativas, NÃO SÃO copias da adobe ou autocad, mas sim alternativas, tal como existe para macos e windows.
Cabeçudo!!!! nao corre porque, sabe??? sera por falta capacidade ou será porque nao fazem para Linux?? e sabe porque nao fazem???
nao existe em linux cabecudo logo não interessa. Limitado
Não tem jogos? Aqui o puto recebeu um portátil novo com linux para ver se não se viciava em jogos,… reclamou, mas agora descobri que já usa roblox e n jogos
o linux é fraquito e feioso!
Amigos, o problema não está no Linux!!!
Está na ignorância de quem não o sabe usar!!!
E depois existe malta que insiste em teimar com coisas que nao sabem mexer ou que nao conhecem.