Robotáxi da Tesla toca inexplicavelmente num carro estacionado
Não houve feridos graves nem danos significativos resultantes do incidente. Apesar destes incidentes, o serviço Robotáxi da Tesla está a dar provas de tecnologia já bastante madura.
Robotáxi Tesla com as dores de crescimento
Um dos robotáxis totalmente autónomos da Tesla deu um toque ligeiro num carro estacionado após concluir uma viagem, recentemente em Austin, no Texas.
Num vídeo publicado pelo YouTuber DirtyTesla, vê-se um Model Y autónomo a virar e acelerar em direção a um Toyota, tocando levemente no pneu deste.
Segundo o vídeo, o Model Y já tinha deixado o passageiro no destino, mas teve dificuldades em sair de um beco escuro.
O serviço de robotáxis da Tesla foi lançado em Austin há apenas duas semanas, com uma frota reduzida.
De acordo com DirtyTesla, não houve feridos graves nem danos de relevo, e o monitor de segurança do robotáxi acabou por assumir o volante e conduzir o veículo manualmente.
Apesar do embate ter sido ligeiro, não é claro o que levou o Tesla a colidir com o carro estacionado em vez de seguir normalmente o seu percurso após a viagem.
Outros episódios insólitos
Para além deste incidente, outros utilizadores convidados a testar o serviço relataram experiências inesperadas com os robotáxis da Tesla.
Já foram observados casos em que o veículo parou abruptamente perante luzes de emergência que não se encontravam na via ou em que circulou brevemente no lado errado de uma linha contínua dupla.
Importa sublinhar que o sistema de condução autónoma da Tesla assenta maioritariamente em câmaras e inteligência artificial, ao contrário de concorrentes como a Waymo, que combinam câmaras, lidar e radar. No entanto, a Waymo também não está isenta de incidentes: um dos seus veículos colidiu com um poste telefónico em Phoenix, Arizona, o que levou a um recall voluntário da frota.
Mais recentemente, a empresa teve de emitir novo recall devido a relatos de robotáxis que embatiam em barreiras rodoviárias de difícil visibilidade.
Portanto, estes casos não são nada de especial e mostra um serviço já com mais qualidade.






















o gajo ficou á frente do tesla a filmar, mesmo que fora do caminho do tesla, se calhar o tesla pensou que ele queria atravessar a estrada e tentou desviar-se? Quem sabe?
Nada disso.
O problema tem a ver mesmo com a falta de sensores.
Eu noto que o meu modelo 3 calcula mal as distâncias em locais apertados. Inclusivamente a minha namorada já deu toques de para choques na garagem à conta dos cálculos errados que o carro faz, em certos ângulos já estás a bater e o carro diz que não está lá na e o que tens é um pilar. Ao sair da box temos uma parede em ângulo e o carro representa essa parede sempre como uma parede curva o que é estranho, mas só se justifica com o posicionamento das câmeras, a meu ver.
E depois tens ainda o tema dos reflexos de luz, das vezes que teste o autopilot (nao o fsd, mas aquele em que ele já faz as curvas sozinho) e mesmo só o cruise control ele de volta e meia trava quase a fundo, ou porque está muito sol e tens uma sombra de um viaduto que é muito escura, ou porque está numa curva e tens uma parede ou muros na zona exterior da curva e está na faixa mais próxima…. É uma sensação de desconforto brutal, idea a 120 e de repente trava bruscamente do nada….
E assim de coisas chatas das câmeras, acho interessante que ele detecta mal o ponto morto, tento não indica por vezes como já me chegou a guinarbo volante dizendo que estava algo na faixa ao lado que não estava (isto não é frequente, mas vai acontecendo)
Uma mais que me esqueci e me faz confisão quando nos testes de segurança depois têm scores tão altos.
O pilar A do lado do condutor obstrui em a visão, e já por várias vezes em passadeiras não me aprecebo de pessoas a quererem passar ou “que se atiram para passadeira” e apaesar de no monitor central detectar pessoas ele não faz alerta nenhum e não tem intervenção nenhuma.
Já em certas estradas começa a panicar com pessoas andar no passeio.
Por isso este incidente que teportam não me parece estrnaho, pois pelo que vejo as cameras fazem calculos errado e algumas situação, principalmente em espaços apertados ou com reflexos/sombras fortes.
Até q enfim. Um cliente Tesla honesto.
Como é que os robotáxis Tesla com FSD, de nível 2 de automação, começaram a circular em Austin, Texas – e em que condições?
– No dia 20/06/2025, o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, publicou uma lei que obriga a que os robotáxis que circulam no estado possuam pelo menos nível 4 (capaz de operar sem condutor humano em áreas limitadas e em certas condições de ambiente e de estrada) – mas a nova lei só entra em vigor a 1 de setembro.
– No dia 22/06/2025, a Tesla pôs a circular em Austin, Texas, um pequeno número de robotáxis – MAS COM UM CONDUTOR HUMANO (o “safety monitor”, de que fala o post) sentado no banco da frente no lugar do passageiro durante as viagens. Tem um botão que pode desligar a automação, assumindo ele o comando. As viagens são pagas mas marcadas de véspera através de uma app da Tesla. Na prática são testes públicos com aficionados.
Está muito atrás dos Waymo que têm nível 4 e não levam condutor.
Ainda não houve acidentes, mas sabe-se que NHTSA (a agência para a segurança rodoviária) pediu informações à Tesla depois de aparecerem vídeos nas redes sociais de robotáxis a cometer infrações de trânsito, como travagens súbitas e invasão da via de trânsito contrária.
Eu muitas vezes quase pode parecer que estou aqui a atacar a Tesla mas naquilo que falas a meu ver, idenpenmente de tudo, é apenas sensato e resposável lançar os testes com alguém a bordo. Tenho ideia que a Waymo fez o mesmo ao inicio. Pois estás a meter algo que não está comprovado no mundo real, é um safe guard adicional.
A Tesla já andava a realizar testes sem passageiros, em Austin, há tempos. Mas questão não é se a Waymo fez o mesmo de início – é onde está agora e se a Tesla consegue recuperar. Há quem considere que a diferença já é demasiado grande. E como é que a Tesla, ao fim de muitos anos sem conseguir passar do nível 2, vai dar o salto para o nível 4.
Mas outra questão é a dos truques de ilusionismo que a Tesla usa para fingir que está mais avançada, por exemplo, fala do serviço de robotáxis iniciado em 22 de junho como uma grande coisa, mas “esquecendo-se” de referir o funcioonário que vai no banco da frente, o “safety monitor”.
Eu continuo muito a ser muito séptico, e acho que a falta de sensores é prejudicial e que de certa forma vai ser um problema no serviço que tesla quer vender. E se de facto for verdade o que algumas noticias diziam de que a tesla anda a impedir que sejam publicadas as informações que demonstram que os sistemas deles não são assim tão bons como parecem, ainda mais reforça a minha ideia.
Apesar de entender o teu ponto, creio que estar à espera que, neste caso, a Tesla coloque o serviço ao mesmo nivel ou modo que a Waymo não será justo. É um mercado e serviço ainda em desenvolvimento para todos os que neles estão ou estão a entrar e com uma legislação muito incerta, por isso a meu ver não começar desta foram, com um ocupante a monitorizar, acho que seria apenas irresponsável.
Quanto à parte que dizes do “esquecendo-se”, isso é a Tesla sendo a Tesla…. a vender aquilo que não têm ou não fazem na realidade…. E sim é reporovável a meu ver.
Tal como o carro da minha mãe está batizado dos dois lados… é a vida.
Acho giro que temos aqui um avanço fantastico de tecnologia e a malta em geral prefere gastar a energia a deitar abaixo quem investe nestes avanços – neste caso a Tesla e a Waymo (que também não é sem incidentes – mesmo com sensores e LIDAR e por aí fora).
Há nem sequer 5 anos atrás se pensava em ter carros autonomos e hoje é uma realidade (com supervisão). Amanhã como será? ^^. Apesar dos incidentes, acho isto noticias fantasticas para os avanços tecnológicos.
Goste-se ou não da Tesla (e do CEO), a verdade é que foi graças à forma “agressiva” de entrar no mercado e de investir que fez com que a tecnologia EV e das baterias avança-se para o que temos hoje. O que se falava das baterias há uns até 2-3 anos não se aplica hoje (as perdas de rendimento, o de custar 1/3 do preço do carro para trocar, etc..).
Quanto ao incidente em si – o que não me faltou já ver em carros são “toques inexplicaveis” realizados por condutores humanos – mesmo com sensores e LIDARS nos seus carros. Este toque realizado pelo robotaxi provavelmente seria um risco e “beijinho” de párachoques caso fosse um humano ali dentro – nem que seja pelo facto de que somos conhecidos por ignorar os alertas dos sensores e avançar “mais um bocadinho” (quem nunca?).
A tecnologia poderia melhorar? claro, e por isso aguardo por amanhã. Por alguma razão isto é um beta (mesmo que o Elon Musk venda a ideia quase como já versão final… mas isso é o papel dele – vender ideias). Quanta malta aqui não anda a jogar joguinhos no steam que são “Early access”? 😀
Nem sequer há 5 anos? Ja em 2016 a Tesla divulgou um vídeo em que se dizia que o autopilot conduziu o carro numa viagem longa e que a pessoa que ia sentada no lugar do condutor não ia a fazer nada e que só lá ia por razões legais. Só anos depois, porque o diretor de software da Tesla foi obrigado a depor em Tribunal, é que se soube que o video foi encenado – e que o sistema da Tesla da altura não tinha, por exemplo, capacidade para distinguir o sinal vermelho do verde.
Não confundas atacar a Tesla por se dizer as coisas como elas são, em vez de um se dizer que o FSD é sistema maduro e que o robotáxi em Austin teve o azar de dar um toque na roda de outro carro, mas que a Waymo também já teve problemas. Sabe-se lá quantos desastres o humano “safety monitor” que vai nos robotáxis já evitou. É obrigação de quem dá as noticias não ter preferências, nem pelo maduro nem pelo verde.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/diretor-da-tesla-confessa-que-video-sobre-conducao-autonoma-foi-encenado
Acho que ninguém está deitar a baixo, apenas se comenta.
É um facto é que isto trata-se de uma tecnologia que mexe com vidas e segurança no geral.
Um beta de um carro autonomo não o mesmo que um beta de um robot aspirador em casa, o tipo de danos que podem causar caso tenham falhas são completamente diferentes. Em cima disso, comparar isto com um jogo da steam, não tem sentido algum são temas complatamente diferentes. Se o jogo crashar quanto muito tens de fazer rebbot ao pc e pronto…. ou se houver um bug que te faz ver ou fazer coisas inesperadas se calahr até te divertes…. já se o sistema de um carro crashar ou tiver uma ação inesperada pode causar danos sérios…..
Podes agora dizer, “ah! mas isto ue reportam foi só um toquezinho”, certo mas pode indicar problemas mais graves. Para além de que mesmo sendo só um toque, podem vir agora sempre as questões de quem é culpa, do proprietário? da marca? dos developers? das pessoas na planta de construção? do ultimo tecnico que fez uma intervenção no carro?
Em tempos creio que foi um da Waymo nos inicios que atropelou uma pessoa com uma pessoa que deveria estar a monitorizar o carro e mesmo assim andavam à volta de quem seriam os culpados.
Como poderás ler mais acima, eu ando com tesla e já testei algumas das funcionalidades e sinceramente não me inspiram confiança… dizem que o sistema que está nestes carros (robotaxi) é diferente… mas não deixo de pensar que a base, os padrões de reconhecimento, a falta de sensores e os developers são os mesmos… portanto, o que é que difere então nos calculos de distancia, reconhecimento de pessoas, veiculos, etc bem como nas decisões de travar virar/desviar?
Convinha alguma informação adicional sobre este youtuber, DirtyTesla significa Tesla sujo, logo o tipo quer apanhar tudo o que e’ mau dos Tesla, e’ legitimo, mas convém falar nisso.
Não me interessa a Tesla, mas quero ver condução autónoma o mais rapidamente possível, e’ um avanço civilizacional.
Determo-nos nestes pormenores, a imagem ate’ nem e’ clara, não se via do lado oposto se o Tesla estava encurralado. Pensar que este sistema esta’ isento de erros e’ ter ma’ fé em relação ao processo.
Andou 50 vezes de robotáxi e em 47 (94%) não tem nada a apontar. O que acontece é que o pessoal se interessa mais pelas outras 3 vezes. Não vale a pena andar a procurar intenções pelo nome, é preferível ver o vídeo e ler os comentários.
https://www.youtube.com/watch?v=N2l2KcwBXZ8
Mais um software beta a ser testado na via pública.
O Musk tem paleio para enrolar os gov€rnant€s.