PplWare Mobile

Anthropic usou materiais com direitos autorais para treinar IA. Juiz decide que é uso justo

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rui Almeida says:

    Abriu-se este precedente e agora é que vão ser elas. Fazerem o que quiserem sem permissão dos direitos de autor ?? Agora é que vão ser elas.

  2. Torrão says:

    Hoje em dia não se respeita direitos de autor, propriedade intelectual e qualquer nem patentes, ou marcas. Bem a China já não respeita patentes.

  3. Zé Fonseca A. says:

    Acho muito bem, proibir AIs de serem treinadas por obras com direitos de autor é igual a impedir alguém de obter inspiração nessas mesmas obras

    • Mr. Y says:

      Não é a mesma coisa. Além disso está a falar-se de conteúdo pirata.

      • Asiim says:

        É basicamente a mesma coisa. Os direitos de autor protegem contra a distribuição de cópias das obras, não protege contra a leitura e análise que é o que, à partida, o treino faz. A questão que se poderia colocar é se os métodos usados permitem depois recriar cópias das obras originais (duma parte ou do todo).
        Quanto ao conteúdo pirata, isso é outro assunto separado do uso de obras para treinar IA. Não comprou cópias dos livros, o que obviamente está errado.

    • Mr. Y says:

      No entanto, por enquanto, a IA não conseguirá criar obras literárias com alguma qualidade

    • Realista says:

      Os Studio Ghibli discordam.
      As AIs não se limitam apenas a obter inspiração nessas obras. As AIs copiam fielmente o estilo das mesmas, com todos os prejuízos que daí resultam para os autores originais.

      • Asiim says:

        O conceito vago de estilo não é uma coisa protegida por direitos de autor, pelo menos não é de forma automática em países como os Estados Unidos.
        Se alguém quiser proteger algum estilo gráfico particular terá que submeter um pedido no gabinete de patentes, onde concretiza de forma objectiva o que quer proteger.
        A coisa, no entanto, pode ficar mais dúbia se alguém declara publicamente que consegue criar algo idêntico ao que um outro artista faz, e vende esse serviço.

  4. Profeta says:

    Da jeito a muita gente que a IA use e abuse de direitos autorais. E mais nao digo, que voces sabem o resto.

  5. #rterter says:

    Os direitos existem porque as pessoas precisam de sobreviver.
    Ha sites que se queixam que os agentes de IA dessa e de outras empresas roubam o conteudo dos sites e aumentam o trafego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.