EUA atacam centrais nucleares no Irão com bombardeiros B-2 e bombas de penetração
Numa das ações militares mais significativas dos últimos anos, os Estados Unidos lançaram, na madrugada de 22 de junho de 2025, um ataque cirúrgico contra instalações nucleares estratégicas no Irão. A operação contou com a participação de bombardeiros furtivos B‑2 Spirit e o lançamento de bombas de penetração profunda GBU‑57A/B, capazes de destruir estruturas fortificadas no subsolo.
Na madrugada de 22 de junho de 2025, os Estados Unidos, em coordenação com Israel, lançaram um ataque cirúrgico contra as principais instalações nucleares do Irão.
A operação visou três locais estratégicos: Fordow, Natanz e Isfahan, numa ação militar que promete ter profundas repercussões geopolíticas.
Alvos atingidos no Irão
As instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan foram os principais alvos do ataque:
- Fordow: foi alvo de seis bombardeiros B-2 Spirit que lançaram doze bombas GBU-57A/B Massive Ordnance Penetrator (MOP).
- Natanz: sofreu impacto de duas MOPs e diversos mísseis Tomahawk.
- Isfahan: atingida exclusivamente com cerca de trinta mísseis Tomahawk.
O ataque foi descrito pelo presidente Donald Trump como "um sucesso militar espetacular", referindo que os alvos foram "completamente obliterados".
B-2 Spirit: o bombardeiro invisível
O Northrop Grumman B-2 Spirit é um bombardeiro estratégico de longo alcance, projetado para penetrar defesas aéreas densas.
Tem um design de asa voadora com assinatura furtiva extremamente reduzida, sendo capaz de voar grandes distâncias sem ser detetado por radar.
- Tripulação: 2 pilotos.
- Alcance: cerca de 11.000 km, extensível com reabastecimento aéreo.
- Capacidade de carga: até 18 toneladas de armamento, incluindo 2 bombas MOP.
- Velocidade máxima: cerca de 1.010 km/h.
Os B-2 partiram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, e sobrevoaram o Atlântico e partes da Europa com reabastecimento aéreo antes de alcançarem o espaço aéreo iraniano.
Bombas GBU-57A/B MOP: destruição subterrânea
As bombas Massive Ordnance Penetrator (MOP) são o maior armamento convencional do arsenal americano, desenvolvidas para destruir alvos profundamente enterrados:
- Peso: 13.600 kg.
- Penetração: até 60 metros de solo ou 18 metros de betão armado com resistência de 5.000 psi.
- Explosivo: cerca de 2.700 kg de explosivo de alta potência.
Estas bombas foram especificamente concebidas para atingir instalações como Fordow, que estão fortemente protegidas e localizadas a grande profundidade.
Mísseis Tomahawk
Além das bombas MOP, os EUA lançaram cerca de 30 mísseis de cruzeiro BGM-109 Tomahawk a partir de submarinos no Golfo Pérsico. Estes mísseis atingiram alvos em Natanz e Isfahan, complementando os bombardeamentos aéreos.
- Alcance: mais de 1.500 km.
- Sistemas de navegação: GPS, radar e sistemas inerciais para elevada precisão.
- Capacidade: ogiva convencional com grande poder destrutivo.
Reações internacionais ao ataque no Irão
O Irão classificou o ataque como uma violação grave do direito internacional e prometeu retaliação. Poucas horas depois, lançou cerca de 40 mísseis contra alvos israelitas. Por seu lado, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que não foram detetadas emissões radioativas anómalas após os bombardeamentos.
A operação marca uma nova fase de escalada militar no Médio Oriente, demonstrando a capacidade dos EUA de conduzir ataques de precisão contra alvos altamente protegidos.
A utilização, pela primeira vez em combate, das bombas MOP representa um momento histórico no armamento militar moderno. As consequências diplomáticas e militares deste ataque ainda estão por definir, mas o impacto estratégico é inegável.

























USA!
Que lindo ver a malta a dizer que o Irao e mau….um pais desenvolvido com uma democracia e um governo laico cujo maior defeito for querer nacionalizar o seu proprio petroleo para interesse do seu pais. Resultado foi invadido por inglaterra e americanos que puseram um governo pro ocidente autocrata e uma ditadura….e depois dizem que sao a favor das democracias…europa e estados unidos estao se a marimbar para direitos humanos so querem dinheiro
Laico o Irão!?
Mega lol
Ele está a falar do golpe de estado de 1953, que, de facto, o Irão era um estado laico, em que havia a separação de religião e estado. Isto é, até ao golpe de estado patrocinado pelo Reino Unido e Estados Unidos que depôs o democraticamente eleito, Mosaddegh, e colocou o monarca Pahlavi no poder. Isto tudo por causa da ameaça de Mosaddegh nacionalizar o petroleo iraniano.
Governo laico?
Espero é que tudo isto fique por aqui… Já chega de guerras… o mundo tá assanhado e qualquer coisinha entram logo em conflito armado. Mas também ir para a diplomacia com o Irão é isso que eles querem… dar musica. Pois dizem uma coisa e fazem outra.
Já chega de guerras mas os EUA e Israel que é o seu cão de. Caça.
Estão em todas.
Onde há problemas há os EUA, eles são os próprios a por lá os bonecos de guerra.
Mais que confirmado que são eles que apoiam muitos grupos que depois dão o nome de terroristas..
Ou como acham que a guerra na Ucrânia começou também??
Já em 2008 que andavam a picar a cabeça aos russos.
Meteram lá um boneco que dançava na TV como presidente para ajudar a festa.
Agora olha… É o que temos.
Ou acham que os EUA vivem do que?? A nível mundial que produzem sem ser armamento e foguetes??
Desde os anos 50 que eles vivem disso, de guerras e foguetes.
Petróleo? Gás? Iphones?
Fora os 98000000 milhões, de dólares, provenientes de criptomoedas, obtidos em 2024.
Mas, há 3 coisas, onde Portugal está à frente deles: lucros da banca, seguradoras e telecomunicações.
Maioria das empresas, a operar em Portugal, conseguem 830% de lucro, acima do que conseguiriam nos EUA (e na maioria da Europa).
Tanto palavreado e nem uma palavrinha sobre o Irão e os terroristas que abertamente financia com todos a quererem apagar Israel do mapa e a quererem o genocídio do povo judeu.
Nem uma palavrinha sobre o desenvolvimento de armamento nuclear por parte do Irão com a promessa de com esse armamento apagarem Israel do mapa. Armamento que assusta até os restantes países da região inclusive aqueles que não gostam particularmente de Israel o que, por uma questão de medo, até os leva a ajudarem Israel.
O Ifm o que prefere são as palavras contra os EUA (a velha cassete cunhalenta de sempre) e, claro, contra Israel que luta pela sua sobrevivência não apenas enquanto país mas pela sobrevivência do seu povo.
Saberá o Ifm que Irão e Israel já viveram em paz? Paz que foi quebrada apenas quando os extremistas tomaram o poder no Irão. Mas isso já não interessa ao Ifm, o que lhe interessa é dizer mal dos EUA e de Israel e do Ocidente porque é isso que a sua cartilha manda.
Claro que a Rússia invadi-o e anexou dois países vizinhos mas a culpa é dos outros…
Desliga a TV e faz o mesmo que fazes com as crianças a morrer de fome em África.
Deixam de existir muitas coisas que te perturbam.
Veremos se foi um sucesso tão grande quanto aquele que Trump regozija.
Segundo, o Irão, foram destruídos 2 copos de água e meio barril de petróleo.
Só lamento pelos inocentes não fanáticos.
De resto que se dane o fanático financiador de terroristas.
Concordo, há pessoas em Carmel, Brookfield, New York, Lexington, Fishers, Appleton, que só querem viver em Paz sem lidar com os malucos que passam década após década na Casa Branca.
Esses não têm nada a temer, estão do lado forte da história.
Além disso se a guerra evoluir é por culpa do fanático aiatola.
lol anung a chorar lágrimas de corcodilo, tu nem para os de cá pensas no bem comum dai a aversão a pagar impostos quanto mais estrangeiros que veneram alá! ao menos assume o que és anung e sé coerente com o teu racismo!
O que é que impostos têm a ver racismo e fanáticos religiosos?
Estou descansado porque já contribuí mais para os pobres do que tu alguma vez vais contribuir.
És um parasita, o pior que pode existir num país que se preocupa com os que menos têm.
és obrigado a pagar impostos e resmungas não pagas porque queres dai a tua moral é zero, o teu altruísmo é superficial, é tipo psicopata.
O maior problema é pagar impostos para sustentar parasitas como tu e muitas vezes quem realmente precisa não tem ajudas.
Nunca vi maiores lágrimas de crocodilo do que as suas. São tantas e tão grandes que deturpam de tal modo a sua visão do mundo que até seria de ter pena se não fossem as doutrinas de extrema-esquerda as únicas a saírem dos seus comentários!
Não acertas nenhuma mas até compreendo a tua capacidade para a empatia está muito reduzida e dai vem a o tue viés cognitivo acerca das boas intenções dos outros, outros que têm a visão de ir além do patamar do animal que acumula e só pensa em si lixando os outros, ainda tens muito que aprender, talvez chegues lá com a idade!
Eu bem compreendo a sua visão… a visão do animal invejoso que só pensa em destruir e se indigna com o esforço dos outros em conseguirem algo para si e para os seus mas que não tem problemas em por eles ser sustentado. Pois fique-se com a sua inveja mas não nos tente lixar a nós que tentamos criar riqueza não só para nós e para os nossos como também e em consequência para o país.
Não tenho inveja, tem cuidado queres criar um mundo melhor com o egoismo, ainda te estoira na cara.
Falas de POTUS com certeza. Além de genocida, o regime israelita é terrorista.
Mais um apoiante dos terroristas do hamas a dar o ar da sua graça!
Então faz qualquer coisa em relação a isso. Acho que a escrever #freepalestine não vais conseguir nada.
Um primeiro passo seria Israel cumprir as resoluções das nações unidas, abandonar, os territórios ocupados da Palestina(Cisjordânia e Gaza), Líbano e Síria. Parar com o genocidio em curso, e permitir a criação do estado Palestino.
Mais um passo para a 3ª
o proximo passo é estudares um bocadinho do que se trata! e desligar a tv!
Então o Mohammed Mossadegh quis nacionalizar as petrolíferas da Pérsia e achava que não ia levar com uma dose de “liberdade” Anglo-Americana.
A partir daí, foi só a narrativa de Hollywood dos bons contra os maus.
Consequências ficar forte vs andar a nanar.
O Google Mapa já mudou o nome do IRÃO para FORAM.
Por muito que tenham arrasado agora com as instalações, tudo pode ser reconstruido, mesmo que leve anos. Melhor seria promover uma alteração de regime, para um que negociasse seriamente com o Ocidente, e não um aldrúbias que diz uma coisa, enquanto às ocultas, faz outra.
Dizem as más línguas que é mais provável que este regime se curve do que outro, tendo em conta a guerra Irão – Iraque e como terminou, por isso não querem ir por aí ainda
O grupo de cientistas iranianos, passaram 20-30 anos, a estudar, na Rússia, Europa e EUA. Além de 290000 milhões de dólares, usados para construir aquelas estruturas.
Algo que, até agora, não foi referido é saber como é que a Rússia andava a pagar os milhares de drones e milhões de rockets, que o Irão lhes vendeu. Será que alguns cientistas nucleares russos, foram ajudar, os colegas iranianos? É que, na parte dos mísseis, os últimos “lançamentos espaciais” falharam todos (9) . Algo que denota que não estariam a ter ajuda russa, como os russos diziam estar a ajudar.
Então não foi ele, (Trumpster) que disse que com ele a mandar não haveria mais guerras??!!… Então
MAGAS, e agora, o que teem dizer?!
Mas isto é alguma guerra? A única guerra em vigor é ucrania vs russia.
Cromo qie nem escrever sabe.
Mas “qie” é que não sabe escrever leitinho?
Não é guerra?? É o quê então?? Um ataque a um pais soberano, tendo ou não armas nucleares, é o quê senão uma declaração de guerra??
Por mais incrível que pareça, três centrais nucleares destruidas sem fugas radioactivas! Ganda trumpada, eh, eh, eh!
Não são centrais, são refinarias de urânio enriquecido, a maior dentro de uma montanha granítica a 80 metros de profundidade e reforçada com betão armado
O urânio enriquecido, liberta radiação reduzida. Só a união, com outros 4 gases é que produzem a detonação nuclear. Pelo que se sabe, o Irão só tinha 3 desses. Um deles seria o urânio a 96%.
Tens de estudar um bocadinho. Começa com gás raiodativo e pesado e fusão nuclear.
Todo o mundo devia apoiar esta escalada de conflito, o Irão já veio dizer que tinha retirado a maior parte do urânio enriquecido para outras instalações, se isso for verdade pode vir a ser necessário incursão terrestre e todos os países devem apoiar
E o melhor está para vir, o Brasil andou a fornecer o Irão com uranio semi-enriquecido.
60%? Se isso for verdade deviam atacar o Brasil também
Foi o uranio que desapareceu do brasil após o apagão de 2023.
Noticia da época, pois agora é só tretas a tentar desmentir.
https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/duplo-misterio-o-apagao-sem-causa-e-o-sumico-de-uranio-enriquecido/
O lítio devia ser proibido na tua freguesia, que bacorada…
Eu v8m a correr aos comentários. Não fiquei desiludido. É só iluminados!
Depois disto, ser-se atacado assim desta maneira, só vai dar maior força ao Irão para ter armas nucleares.
Só acho estranho tanta valentia contra o Irão e contra a Coreia Do Norte ninguém se mete com eles.
De qualquer maneira, continuo na minha, isto é apenas o início, vamos ver o que aí vêm.
Os Chineses não vão querer uma queda do regime, o que porá a China em maus lençóis.
Continuo convicto que os Chineses irão ajudar os Iranianos, para que tal não aconteça.
Aliás, já se fala em voos misteriosos da China para Teerão cheios de material secreto.
Devem ser sacos de farinha Amparo.
Não percam os próximos episódios porque nós tb não.
Eles não fazem nada contra a Correia do Norte porque estes têm realmente armas de destruição em massa.
Devem ser baterias anti B2…
freak, baterias anti b2? Isso existe?
Não é essa a tua esperança nas remessas de farinha amparo da China para o Irão?
freak, por acaso não estava a pensar nisso.
Até porque desconheço se existe alguma arma efectiva contra o B2.
Mas não me admirava nada que a China fornecesse ao Irão armas defensivas.
Acredito mais numa ajuda mais soft, do género fazer com que o actual regime se mantenha ao invés de cair e ir para lá um espantalho pró ocidental e decidir depois cortar o abastecimento de petróleo para a China.
E para mais, se isso acontecesse os EUA ficariam com mais poder na região, o que não interessa mesmo nada aos Chineses.
Mas tanta coisa pode acontecer…
E não há radiação , porque o Irão já tinha tirado de lá quase tudo ou tudo….
Mais outro que não entende nada de radiação. Ainda és daqueles que acredita que se pegar em uranio com as maos morres ao fim 5 minutos?
E aprenderes a escrever? Assim não convences ninguém.
Estes conflitos entre Israel e países muçulmanos não tem fim. Muitas vezes parece que as vidas humanas contam se forem de um determinado país e se não forem não interessa. Os milhares de palestinianos que tem morrido por causa das bombas, por causa de falta de auxílio e por causa da falta de bens alimentares. Parede que já não interessa. A esta hora o senhor Trump deve estar a festejar, mas não me parece que haja motivos para isso. Portugal deveria reconhecer o estado da palestina com os mesmos pressupostos de Espanha. Se são povos que não se podem ver então que façam uma espécie de muro de Berlim a definir as fronteiras dos 2 estados, assim ficam mesmo de costas voltadas.
“Os milhares de palestinianos que tem morrido por causa…”
Aposto que não te esqueceste de incluir por causa “do Hamas”, Foi de propósito não foi?
Estranhamente não aconselhaste o governo Israelita a ser mais como o Hamas: deixar de defender os seus cidadão com escudo anti missil, bunker em cada casa, alarmes de ataques. Pois segundo o que defendes o Hamas é o bom governo, gastar tudo em rocktes e tuneis para os combataentes.
e não esquecer do copyright do Hamas “há 20 anos a ser subsidio pelo Irão”
E não te esqueças que o Hamas também foi financiado por Israel.
E criado por Israel, que ainda é pior.
quando eram uns meninos, quem os alimentou foram os vizinhos muçulmanos todos, encabeçados pelo irão
@Zé Fonseca A.
Não, não foi apenas quando eram uns meninos. Durante esta mesma década e na anterior, durante o mandato de Netanyahu, Israel peticionou a Quatar para ajudar o Hamas, permitindo o envio de dinheiro para esta organização. Algo que o PLO criticou, sendo uma destas criticas, que o Hamas era um grupo extremista. Mas claro que Israel não quer saber, o que interessa é enfraquecer o PLO e criar um monstro para justificar o actual genocidio, mesmo que isto custe vida a israelitas.
Os EUA fizeram um ato de guerra. O Irão que tinha dificuldade em justificar o enriquecimento de urânio, possivelmente vai bloquear a AIEA, e acelerar a produção de uma arma nuclear. Estamos a um máximo de 1 ano de a terem.
Enfim, más decisões. A política interna leva a isto.
AIEA estava bloqueada desde 2015, antes disso estava limitada ao que era de domínio publico e a usar o dinheiro que recebia dos EUA para não desenvolver programa nuclear precisamente para o financiar devagarinho, entretanto começou a ter os bolsos cheios dos inimigos dos EUA para acelerar a produção e neste momento uma bomba nuclear é só uma questão de assemblagem, uma vez que têm urânio enriquecido suficiente para terem algumas ogivas
A AIEA queria ter acesso a todas as instalações militares iranianas, é evidente que não poderia ter. Todas as nações têm lugares altamente secretos. Já agora, a AIEA tem acesso a que parte do programa de ogivas nucleares de Israel?
Estamos à espera que a AIEA venha criticar os ataques a centrais nucleares, como o fez no passado, corretamente.
Os especialistas afirmam que Irão não tem o urânio necessário para a ogiva. Devo a acreditar neles ou si?
não precisas de acreditar em ninguém, é deixar andar
Os E.U.A. são uns santinhos! Só que não!
É mais uma desculpa para imprimir ainda mais dinheiro.
FIAT desce e Bitcoin sobe!
O Saddam, aquele demónio que tinha armas de destruição galácticas e mandou gasear aldeias inteiras de curdos iraquianos tb foi bem alimentado pelos EUA durante a guerra contra o Irão.
Nessa altura era um ditador dos bons.
É que isto de ser-se ditador há o ditador bom e há o ditador mau.
Não é para qualquer um.
Eu só espero é que tanto a China como a Rússia não façam do Irão uma outra Ucrânia, só que ao contrário.
Ou seja, desta vez seriam os Russos e Chineses a fazerem uma guerra proxy contra os EUA, utilizando para isso o Irão.
Karma is a bitch…
E agora sem terras raras para fazerem armas a coisa complica…
Vamos ver.
Uma coisa é certa, se eu fosse o Putin ou o Xi, era isto que fazia, só que dizendo que não entrego nada mas na realidade mandava tudo o que pudesse.
Vou já ligar ao Xi para saber o que ele vai decidir.