Triângulo de sinalização deixa de ser obrigatório em Espanha
Se costuma viajar de carro entre Portugal e Espanha, fique atento: a partir de 1 de janeiro de 2026, os triângulos de sinalização deixarão de ser obrigatórios em Espanha. Mas calma, há um equipamento que os substitui.
Triângulo de sinalização substituído por um Help Flash
No seu lugar, passará a ser exigido o dispositivo luminoso V-16, como o Help Flash, que permite sinalizar avarias ou acidentes de forma segura e eficiente sem precisar de sair do veículo. Mas o que isto significa para os condutores portugueses que viajam para Espanha? E para os espanhóis que vêm para Portugal? A Help Flash esclarece.
Atualmente, tanto em Portugal como em Espanha, todos os condutores são obrigados a ter e a usar triângulos de pré-sinalização em caso de imobilização do veículo na estrada. No entanto, já a partir do próximo ano, Espanha será o primeiro país europeu a substituir os clássicos triângulos pelo dispositivo V-16 luminoso e conectado como o Help Flash.
Este equipamento inovador e que ajuda a salvar vidas é colocado no tejadilho do carro ou na moto e emite uma luz intermitente visível a 360º e a grande distância (até 1 km), tornando a sinalização mais rápida, segura e eficaz.
Segundo a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, que regula a circulação internacional de veículos, os países visitados devem aceitar os dispositivos obrigatórios nos veículos matriculados noutros estados. Ou seja:
- Condutores espanhóis que viajem para Portugal: podem utilizar apenas o dispositivo V-16.
- Os condutores portugueses que viajem para Espanha: poderão cumprir a lei levando o triângulo.
Mas, em ambos os casos, a Help Flash aconselha que, até para facilitar o diálogo com as autoridades locais que podem não estar devidamente familiarizadas com as regras internacionais, os condutores espanhóis continuem a trazer consigo o triângulo nas viagens a Portugal e que os portugueses levem o seu Help Flash nas deslocações ao país vizinho.
Por que razão o Help Flash (V-16) vai substituir oficialmente o triângulo em Espanha?
A mudança tem um motivo simples: mais segurança. Atualmente, colocar os triângulos na estrada obriga o condutor a sair do carro e caminhar dezenas de metros pela berma ou pela própria via, o que representa um risco muito elevado, especialmente em autoestradas e vias de grande tráfego.
O Help Flash V-16 pode ser ativado de dentro do carro e colocado no tejadilho sem que o condutor saia para a estrada, reduzindo significativamente o perigo de atropelamento.
Além disso, os modelos "conectados" permitem que o veículo avariado ou acidentado envie a sua localização automaticamente às autoridades, melhorando a rapidez das respostas dos serviços de emergência.
Como funciona quando o carro está numa curva? E como se garante que o bateria está em condições? Acho que é mais uma inovação que só vem complicar o que é simples.
Imagina teres de sair do carro numa curva para colocar o triângulo? Acha seguro também? Pior a emenda que o soneto…
Imagina ficar dentro de um carro acidentado, especialmente numa curva sujeito a levar uma traseirada de um carro/Camião a alta velocidade. Isso vai ser bem melhor…
Se querem ter isto, mais vale ligar os 4 piscas e está feito.
Não sei se sabes mas não há coisas perfeitas…olha não tenhas acidentes em curvas e está resolvido:)
A bateria é para ser mantida, pelo condutor.
A versão, 59,99€, que está, na foto (é vendida pelo ACP, espanhol, e pelo ACP português, sem colete) usa uma de 9V, que dizem dar para 500 a 900 horas, assim como 3 anos, sem precisar de comprar pilha nova.
Há outras versões, validadas, que usam pilhas, pilhas recarregáveis ou baterias, de lítio, com carregamento pelo isqueiro ou porta usb.
Dentro da mala no verão a levar com mais 40 graus de calor? A pilha alcalina de 9V vai rebentar e vai verter o eléctrodo corrosivo e oxidar aquilo tudo lá dentro.
Concordo, não me faz muito sentido. Numa auto estrada, ou para pessoas com dificuldades locumutoras, faz sentido. Mas se estas numa curva e ficar dentro do carro, ya… É brincar com a morte. Se saires do carro pela porta do pendura e puseres o triangulo, diria que é mais seguro.
Mais uma inovação dizem eles para algum amigo de um ministro encher os bolsos…
A pilha 9V é pior que se deve utilizar, deviam ser AA ou AAA… para ser mais fácil a sua obtenção em qualquer lugar.
Há 8 versões, validadas, pela DGT, espanhola, Não precisa de comprar a versão 59,99€, que é vendida pela associação de condutores espanhóis… Cá em Portugal vendem, a mesma versão, no ACP, por 39,99€, sem o colete reflector.
As outras, há uma que é uma bateria USB para 300 horas (deve ser carregada, a cada 90 dias, mesmo não sendo usada), outras são pilhas recarregáveis (incluindo o cabo, para ligar ao isqueiro ou porta usb) ou pilhas normais.
A versão de 199 euros, permite ligação bluetooth ou usar E-SIM, para, quando for activada, enviar alarme, para a seguradora e para o 112, localizando o acidente.
Estou mesmo a ver, o pessoal guarda isso e as pilhas dentro do carro, as pilhas rebentam ou descarregam e quando precisa de usar, não há pilhas. E convenhamos que uma avaria no meio de uma estrada, no meio do nada, não é possível ir ali comprar pilhas…
Se é este drama todo por causa de um dispositivo que leva uma pilha e parece que é o fim do mundo e que vos atrapalha a vida toda, nem imagino a vossa vida profissional e pessoal.
acho que ligar os quatro piscas resulta melhor que isso
Pelo sim pelo não mantenho os dois dispositivosno carro.