Portugal: produção de energias renováveis bate novo recorde
As energias renováveis são fontes de energia sustentáveis que utilizam recursos naturais que se renovam continuamente, como o sol, o vento, a água e a biomassa. Portugal tem apostado muito neste tipo de energias e bateu recentemente um novo recorde. Saiba do que falamos.
Produção de energia renovável atinge os 10.845 MW
A produção de energia renovável atingiu um novo máximo histórico em Portugal. No passado dia 27 de janeiro, às 19h15, atingiu os 10.845 MW, numa altura em que o sistema elétrico português estava exportador em cerca de 2890 MW. O máximo anterior datava de 8 de março de 2024, às 20h00, com a produção de 10.434 MW.
Até ao dia 27 de janeiro, o consumo nacional de eletricidade foi abastecido com 72% de energia renovável, em linha com o registado no ano de 2024 (cerca de 71%). Nos primeiros 27 dias deste ano, o consumo de eletricidade foi abastecido em 34% por energia eólica, 28% por energia hídrica, 5% por energia solar e 5% por biomassa. A produção a gás natural representou 14% do consumo e o saldo importador também 14%.
Estes registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, enquanto mantém os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço no Sistema Energético Nacional.
As energias renováveis são essenciais para a transição energética e para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas.
Eu gostava era de ver recordes de armazenamento de energia renovável gerada, para consumo em alturas em que a produção não existe. Isso sim era noticia, o resto… os cães ladram e a caravana passa…
Está a falar de baterias?
A Alemanha produz mais energia solar que portugal. lol
Pena que a França esteja a impedir a exportação/importação de energia da Península Ibérica para o resto da Europa.
Mais pena ainda é que as operadoras em Portugal, embora estejam a produzir mais energia a partir de fontes “baratas” (solar e eólica), em vez de diminuírem o preço, pelo contrário o aumentem.
Pior ainda é o governo de Portugal deixar que eles façam isso.
Claro que deixa… quanto maior for o preço, maior é o imposto!
Eheheh
Pode usar um tarifário indexado e obter esses benefícios dos preços mais baixos. Contudo fica sujeito ao comportamento do mercado, ora é baixo, ora é alto.
As comercializadoras fazem isso por nós. O preço que nos cobram é o resultado final do mercado mais uma margem de lucro e uma coeficiente de média para compensar períodos de menor ou maior lucro.
Graças aos quilômetros e quilômetros de parques de painéis…
Coisa mais linda, olhar para a paisagem e ver tudo pintado de cinzento metalizado
A cor QuickSilver é o novo hype.
Só uma nota:
– quanto maior a penetração de energia renovável, principalmente a distribuída, em casa, empresas, etc maior a complexidade de gestão dos fluxos de energia da rede.
– quanto maior a complexidade de gestão maiores as taxas da ERSE.
Apenas num caso ideal de gestão da rede, de renováveis abundantes, constantes e estáveis, é que o preço para o utilizador pode baixar.
Apesar de tudo, Portugal e Espanha dada a sua localização ótima e estarem minimamente interligados com França, conseguem bons preços de mercado, abaixo da média europeia.
Recordes de energia produzida…………………………………………………………….. e um gajo a pagar cada vez mais
Deve ser o saldo importador que está caro.
Agora já ninguém quer saber do impacto ambiental que estes milhares de painéis…
Daqui a 10 ou 20 anos o zé povinho paga a fatura.