Os oceanos estão a aquecer demasiado depressa e isso é problemático
Os cientistas têm alertado para uma série de fenómenos relacionados com o aquecimento global e a elevada temperatura dos oceanos é um deles. Um novo estudo, que analisou registos de dados de satélite desde 1985, concluiu que a água está a aquecer demasiado depressa.
A investigação da Universidade de Reading, no Reino Unido, revela que as superfícies dos oceanos estão a aquecer mais de quatro vezes mais depressa do que no final da década de 1980.
Ao longo do tempo, foram sugeridas várias teorias para explicar o excesso de calor, além do El Niño e das taxas conhecidas de aumento de CO2. De entre elas:
- Um aumento do vapor de água que retém o calor devido à erupção da Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, em 2022;
- Uma diminuição dos gases que arrefecem a superfície devido a alterações na regulamentação do transporte marítimo, em 2020;
- Um pico de atividade no atual ciclo solar que envia mais calor na nossa direção.
Contudo, mesmo combinados, estes fatores não poderiam explicar totalmente as temperaturas observadas.
Assim sendo, a equipa da Universidade de Reading utilizou registos de dados de satélite desde 1985, com o objetivo de calcular a alteração da taxa de aquecimento da superfície do mar.
Sea surface temperatures were the highest on record (again) for the month of December across the northern half of the Atlantic Ocean.
Data available from NOAA ERSSTv5: www.ncei.noaa.gov/products/ext... 🌊
— Zack Labe (@zacklabe.com) January 27, 2025 at 12:48 PM
As conclusões do artigo, publicado no Environmental Research Letters, indicam que a taxa de aquecimento subjacente era de cerca de 0,06 °C nos anos 80, mas é, agora, de 0,27 °C por década. Segundo a equipa, não se trata de um aumento linear, mas de um aumento acelerado.
Embora parte do excesso de calor tenha sido, efetivamente, provocado pelo recente El Niño, os investigadores calculam que cerca de 44% se deveu ao facto de os oceanos terem absorvido calor muito mais rapidamente do que o previsto na última década.
Se os oceanos fossem uma banheira de água, então, na década de 1980, a torneira quente corria lentamente, aquecendo a água apenas uma fração de grau em cada década. Mas agora a torneira quente está a correr muito mais depressa e o aquecimento acelerou.
Exemplificou Christopher Merchant, meteorologista e autor do estudo, num comunicado.
Conforme alertado pela equipa, se esta tendência se mantiver, só nos próximos 20 anos ultrapassaremos o aumento da temperatura da superfície do mar registado nos últimos 40 anos.
Os decisores políticos e a sociedade em geral devem estar cientes de que a taxa de aquecimento global nas últimas décadas é um mau guia para a mudança mais rápida que é provável nas próximas décadas, sublinhando a urgência de reduções profundas na queima de combustíveis fósseis.
Avisaram os investigadores.
Leia também:
Globalmente acredito que sim, na praia da Figueirinha em Setúbal, claramente não.
O aquecimento global mede-se em termos médios, e aí não há dúvidas: é sempre a subir. Se a Figueirinha não sobe há outras praias nas Áfricas, Arábias e Oceanias que começam a escaldar.
Como? Que médias são essas que são, sem dúvidas, sempre a subir?
1,5 graus acima dos níveis pré-industriais http://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limite-critico-de-1-5-c
Vou já abrir e ler isso lol. Só queria perceber esses “termos médios” de que falas e cujas médias só sobem.
há praias no norte com água mais quente que na figueirinha
A praia que transforma qq homem abonado numa criança.
Vamos ver se é este ano que apanho esse aquecimento. Nas férias passadas foi uma desgraça 🙁
Anung vai é de férias para aqui que eles aproveitam o teu cérebro para alguma coisa! https://www.youtube.com/watch?v=VNIsBndJPFk
Férias é para quem trabalha. Não te metas em assuntos que não te dizem nada.
Ès um negacionista das alterações climáticas tens muito TPC para fazer nem devias de ter férias! estuda.
Por acaso nunca fui negacionista das alterações climáticas.
Gosto é pouco que me tentem roubar o dinheiro do meu trabalho.
Culpa dos homens, que ficam fazendo fogueiras nos fundos dos oceanos, aquecendo-os.
O DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL, em maiores atividades, é o responsável direto por todo esse superaquecimento.
LOL maluco até morrer.
Ao menos chegaste à conclusão básica, o sol. Menos mal.
Disseste bem: chegastes à conclusão básica. Tu Hugo, só não dissestes que fui pioneiro, também nessa descoberta.
Não tem problema nenhum! O Elon Musk está a construir um foguetão para se pôr a andar daqui para fora e que com alguma sorte acaba nas Ilhas Turcas e Caicos…
Já sabemos disso há décadas.
As correntes marítimas vão abrandar, o clima vai aquecer antes de arrefecer para uma nova Idade do Gelo. São ciclos naturais.
Ao querido e estimado Portugal, informei verdades sobre as terríveis alterações climáticas. Não fui levado a sério. O delicioso Azeite Português em muitos países, apenas o cheiro…