Tesla revela resultados dececionantes no trimestre e quebra nas entregas de automóveis
Os resultados financeiros da Tesla geram sempre muito interesse, por esta ser o padrão do que se espera de uma fabricante automóvel da nova geração. Os seus números têm sido impressionantes nos últimos anos, mas com um abrandamento generalizado. Agora, a marca revelou resultados dececionantes no trimestre e uma quebra geral nas entregas de automóveis.
A Tesla divulgou nesta quarta-feira os lucros para o quarto trimestre de 2024, coroando um ano pouco positivo para as vendas da empresa, mas excelente para o preço das suas ações. A fabricante automóvel registou 25,71 mil milhões de dólares em receitas, um pouco abaixo das previsões dos analistas de que a receita seria de 27,22 mil milhões de dólares.
A fabricante de automóveis elétricos de Elon Musk tem lutado nos últimos anos para competir com alternativas mais baratas aos seus veículos elétricos de concorrentes como a chinesa BYD. Esta fabricante ultrapassou a Tesla no último trimestre de 2023 para se tornar o maior fabricante mundial de veículos elétricos. A Tesla recuperou o primeiro lugar nos primeiros três trimestres de 2024, graças a cortes de preços.
No seu relatório financeiro divulgado, a Tesla reportou 495.570 entregas no quarto trimestre e 1,8 milhões no ano completo. Este é o primeiro declínio anual da empresa, que se segue a um ano em que não conseguiu cumprir repetidamente as metas trimestrais de entrega em 2024.
Os subsídios europeus aos automóveis elétricos diminuíram, prejudicando a Tesla neste mercado, onde os registos de carros da Tesla em outubro caíram 24%. Alguns analistas de Wall Street esperam que a procura por Teslas aumente após a Reserva Federal dos EUA ter cortado as taxas de juro.
Os números de entregas dececionantes da Tesla apontam para o fracasso das suas ofertas em atrair novos clientes no ano passado. A Cybertruck, lançada em novembro de 2023 após longos atrasos e custando cerca de 80.000 dólares, produziu números de vendas que não compensaram o declínio da procura pelos modelos mais antigos da Tesla.
No entanto, o preço das ações da Tesla subiu mais de 100% no ano passado, subindo 75% apenas nos últimos seis meses. A proximidade de Musk com Donald Trump aumentou a confiança dos investidores na capacidade do bilionário de garantir um ambiente regulatório e comercial amigável para a Tesla. O presidente, por sua vez, ameaçou impor tarifas sobre uma vasta gama de produtos, incluindo automóveis da China, o que poderá favorecer fortemente a Tesla.
Fonte: Tesla
Neste artigo: Automoveis, elétricos, financeiros, resultados, Tesla
O ano passado a BYD apareceu para dominar os elétricos, este ano irá dominar os híbridos. Já que a Tesla não possui nenhum. As vendas vão cair mais. Os chineses são mais baratos.
a moda era os elétticos, dominou os elétricos, este ano a moda é os irá dominar os híbridos. A tesla não tem híbridos.
A moda continua a ser os a combustão, já que são os que mais se vendem.
De lucro não parece mal, faz o mesmo dinheiro a vender 1.8 milhões de veículos que a Toyota a vender 11.23 milhões de veículos.
Portanto os eléctricos dão 5x mais lucro, ao contrário do que alguns dizem, só falta começaren a vender mais barato.
+1
Como assim? O lucro bruto da Toyota em 2024 foi de 34500 milhões de dólares vs os 17450 milhões de dólares da Tesla.
Esquece e não percas tempo. Vais perder o argumento com o JL… No que diz respeito aos elétricos, ele é dono e senhor da verdade…
Eu não, os jornalistas.
Ainda não se sabe o lucro da Toyota em 2024, neste caso usei números de 2023.
https://observador.pt/2024/02/06/lucro-da-toyota-duplicou-entre-abril-e-dezembro-para-25-mil-milhoes-de-euros/
“Ainda não se sabe o lucro da Toyota em 2024”
Errado
https://global.toyota/pages/global_toyota/ir/financial-results/2024_4q_presentation_en.pdf
No entanto, conforme a fonte que colocaste, a Toyota teve um lucro liquido de 24700 milhões de euros, ou seja, na altura 26530 milhões de dólares. Ora esse valor é mais de 50% superior ao da Tesla, longe de ser o mesmo dinheiro. No entanto, é preciso ter em conta que no caso da Toyota, o valor apresentado é o do lucro liquido, não de lucro bruto, valor apresentado pela Tesla. E, como deves saber, o lucro liquido é inferior ao lucro bruto.
A sério que em Maio de 2024 já sabiam o lucro total do ano ?
Mesmo que seja superior, produziram quantos carros a mais?
Daí eu ter comparado o que se podia comparar, não disse qual teve mais lucro.
Lucro líquido ainda não apresentou, vai apresentar entretanto, talvez agora no início de Fevereiro, como já é costume.
Oh nuno isso ]e um relatório de maio de 2024 em maio já sabiam os lucros do ano ? gandas campeoes
Há um “pequeno problema”. Quase 12000 milhões de dólares, da Tesla, são provenientes de uma categoria, diferente das vendas de unidades automóveis. É a parte dos serviços e trocas de financiamento.
O Elon espera fazer 80000 milhões de dólares, em 2025, só a vender software, que permite a qualquer Tesla, usar a Starlink on the fly (para receber updates e ter 1gb de dados mensais, gratuitos). Pagando 7200 dólares (ou subscrevendo o “Auto drive support” por 598 dólares mensais) anuais, passam a poder usar a starlink, em qualquer carro, produzido, depois de Julho de 2022.
Sempre que falam mal da Tesla eu compro uma ação da tesla. E realmente tem funcionado. Obrigado.
Tenho de começar a fazer o mesmo.
Já chegou aos 850 triliões de dólares? Fico fora. Ainda há 50000000% para subir, vou esperar.