PplWare Mobile

Taxas do ISP por litro do gasóleo e gasolina vão subir! Saiba quanto…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. O-das-CAldas says:

    Resumindo, o Governo:
    – aumenta a taxa de ISP (Portaria 355-B/2024/1, de 27 de dezembro) porque a UE mandou, por a UE considerar que não podia continuar uma redução feita na altura da grande subida dos preços a seguir à invasão da Ucrânia pela Rússia
    – e diminui a taxa de carbono (Portaria 355-A/2024/1, da mesma data) , que faz parte do mesmo imposto (ISP) mas é apurada em separado.
    Diz o Governo que a descida de uma compensa a subida da outra para assegurar que “não tenha impacto sobre o preço dos combustíveis, de modo a proteger os rendimentos das famílias e a competitividade das empresas”. Isto será verdade a 01/01/2025 – mas no futuro não voltará a subir a taxa de carbono?

    • JL says:

      Taxa de carbono não é ISP.

      • Grunho says:

        Taxa de carbono é uma das parcelas do ISP, que totaliza actualmente 0,63 euros/ litro na gasolina e 0,504 / litro no gasóleo. O ISP total ainda está sujeito a 23% de IVA.

      • O-das-CAldas says:

        É. Artigo 88º do Código dos Impostos Especiais de Consumo
        “5 – O imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos compreende os seguintes montantes:
        a) As taxas unitárias do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos, nos termos do artigo 92.º, que integram o montante consignado ao serviço rodoviário em território continental, nos termos definidos na legislação especial aplicável; e
        b) O montante cobrado a título de adicionamento sobre as emissões de CO2, nos termos do artigo 92.º-A.”

      • JL says:

        Foi isso que eu disse, ISP não é taxa de carbono, taxa de carbono é um dos componentes que compõem os impostos sobre produtos petrolíferos, tubo bem, não fui claro o suficiente.

        • O-das-CAldas says:

          Não.
          Valor do imposto ISP = taxa unitária do ISP sobre produtos petrolíferos (incluindo a contribuição do serviço rodoviário) + taxa de carbono
          ISP é o nome do imposto, que tem três componentes, incluindo a taxa de carbono.
          Não é os “impostos sobre os produtos petrolíferos”, sendo o ISP um imposto e a taxa de carbono outro.
          Nem transcrevendo a lei é suficiente!

          • JL says:

            Claro que não é, porque imposto é uma coisa e taxa é outra.

          • O-das-CAldas says:

            Não, melga. “Taxa de carbono” é o nome que se costuma dar ao “adicionamento sobre as emissões de CO2″, que faz parte do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos” (ISP).
            Nada tem a ver com a questão de uma “taxa” dever ser o pagamento pela contraprestação de um serviço (como a taxa de saneamento que vem na fatura da água).

        • Grunho says:

          Então a expressão exacta é “ISP não é só taxa de carbono”.

  2. troca says:

    Mas o Montenegro disse que nenhum imposto iria aumentar em 2025…

  3. Ze says:

    Que baixe é os impostos sobre os alimentos e bem essenciais. Povo fraco que so se manifesta pela mer** do futebol.

  4. Raquel says:

    Para os meninos mais cegos a favor da eletrificação dos carros, não se deixem enganar…. Isto não está relacionado com os carros que conduzimos.

    Ou seja, por outras palavras, o custo de vida vai aumentar. Os preços dos alimentos (pão, leite, batatas, tomate, fruta, peixe, carne, etc.) vai tudo aumentar.

    • JL says:

      Está relacionado com todos, porque não se deixe enganar, devem ser sim electrificados para que esses preços não aumentem e não façam o custo de vida aumentar.

      E sim, existem veículos eléctricos em distribuição de bens.

    • Sérgio V. says:

      Tento terreno livre para cultivar batatas tomates fruta mas é mais fácil ir ao supermercado e depois vir chorar

    • Grunho says:

      O preço dos alimentos vai aumentar em qualquer dos casos. A agricultura está totalmente dependente do clima e o clima está totalmente desregulado pela queima de combustíveis fósseis.

  5. Lima says:

    Estes bandidos não param de sacrificar quem trabalha e sobrevive já com dificuldade externa, vamos lutar contra esta corja de governantes infelizes que nos desgraça com impostos, é uma bandidagem.,

  6. raul says:

    CO2 a grande mentira o que esperar de politicos que se vendem a mentiras são capazes de sacrificar o seu proprio povo para sustentar mentiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.