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gov.pt: chegou a nova app do Governo para os seus cartões

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno says:

    Sem querer denegrir o desenvolvedor e restante equipa…
    Mas em pleno 2024 como é que uma app governamental tem este tipo de design antigo e funções super básicas?

    Não entendo…

    • OutroChegano says:

      se não entende é porque não percebe a utilidade da ferramenta … além disso, que tal indicar algumas sugestões de melhoria ao invés de estar a criticar 😉

      • Nuno says:

        Entendo a utilidade da ferramenta, e eu mesmo trabalho na área.

        A sugestão seria o refazer de toda a interface de ui, pois já não nos encontra-mos em 2015.

        Fora isso, de notar que não utilizam ultimas tecnologias para estes projetos, e os problemas entre versões de mobile são vastos.

        Sugestões:
        – Contratar equipas modernas e com capacidade de desenvolvimento
        – Despedimento de inúteis
        – Design Modernos.. no Dribbble tem lá exemplos feitos por indianos que metem este projeto num bolso.

        • OutroChegano says:

          “Despedimentos de inúteis” : na máquina do estado, como é possível definir que é inútil ?
          entendo as sugestões, mas dada a finalidade da app, a interface é mesmo assim tão importante ?

          • Nuno says:

            A visão do “se é importante ou não” depende de muita coisa.
            – Sendo uma app do estado achas que os custos que meteram para fazer isto foram baixos?
            – Que updates significativos vamos ver nesta “nova” versão? Tendo em conta as anteriores do governo eu diria que um update por ano que realmente traga valor a app é o esperado…

            Eu sou realmente apologista que este tipo de negócios deveria a ata publica e a melhor empresa com o melhor design e execução deveriam ganhar o projeto.

          • Nuno says:

            Concursos públicos*

        • Americo says:

          Sou reformado, vou fazer 86 anos em Janeiro. Não tenho cartão de cidadão. Só tenho Bilhete de identidade. Onde posso colocar o respetivo documento. Espero k me digam. Email :americomagalhaes8@gmail.com. Obrigado. Cumprimentos

        • Manuel da Rocha says:

          Refere-se a pagar 6500 milhões de dólares, a uma empresa, para poder usar o copyright de um botão, 6000 biliões de cores, mínimo de 10gb de Ram e 5.9mpbs de ligação?
          É que isso é moderno, o problema é custar 6500 milhões de dólares e precisar de 650000 milhões para cibersegurança.

      • Franco says:

        Um Critica muito válida, é que estas aplicações não teem segurança nenhuma.

        Em primeiro Lugar, sendo que esta APP representa uma ferramenta do estado, teria que utilizar certificados Portugueses com tecnologia Portuguesa.

        Depois a Cartão do cidadão e a forma como é usado pelas aplicações do estado é completamente errada, e nota-se perfeitamente que quem fez estas aplicações não entente porra nehuma de como os certificados digitais funcionam.

        Para terem uma ideia, sempre que fazem autenticação com Chave móvel digital, em qualquer site que utilize o método…teem que introduzir sempre o vosso código pessoal de acesso a chave móvel digital….isso é uma falha de segurança brutal!!!

        Deveriam sim introduzir a chave aleatória gerada na app da chave móvel digital, mas não!! pede o código da chave móvel digital…que horror!!

    • Pastor says:

      Os “programadores” tugolandeses são bons é a fazer copy/paste, mas mesmo assim saem estas pérolas. Este tipo de apps só é imútil porque a ideia em si ainda consegue ser mais inútil.

  2. David Guerreiro says:

    E nem funciona. Saíram 2 atualizações, e a app fica parada no splash screen. Cada dia pior.

  3. Tozé Grilo says:

    Alguém sabe se já é possível ter os documentos dos filhos?

    • jorge says:

      Isso dava imenso jeito…

    • João says:

      Não testei, mas a opção para isso pelo menos existe.

      • Tozé Grilo says:

        Pois, mas para isso a outra pessoa tem que ter chave móvel digital. As minhas filhas são menores e não têm telemóvel, por isso tenho que andar com os CC delas sempre atrás.

        • Oi to the world says:

          Na app quando fui digitalizar um novo documento apareceu a opção “documentos de outra pessoa”, deduzo que seja util no seu caso

          • Nuno Magalhães says:

            Sim, é possível.
            Dá imenso jeito e todos os documentos são partilháveis, até o mais recente carta verde do seguro automóvel.

            E existe duas vias para a partilha, uma temporal via QR Code ou com CMD já sem validade na partilha.

    • Ricardo says:

      Sim dá, desde que os seus filhos tenham também a app em outro equipamento, depois onde está instalado a identificação do seu filho(a), vai ao documento que quer partilhar e seleciona partilhar documento e seleciona o tempo máximo 6 meses. Gera um qrcode e na sua app vai a parte das partilhas e scaneia o qrcode e pronto já tem a identificação do seu filho, eu costumo fazer isso. Ao fim de 6 meses tem de repetir o processo.

      • Nuno Magalhães says:

        É possível partilhar via CMD, e sem validade na partilha.

        No caso dos menores, mesmo sem número móvel/smartphone, basta os pais criarem uma conta com um número móvel secundário, uma vez que por CMD só é aceite um numero móvel.

  4. Aragão says:

    Como tudo feito pelos desenvolvedores do governo, não funciona. Fica preso em diversas telas além de dar inúmeros erros. Não vou usar.

  5. joaobarroso says:

    Questão de design é discutível, eu prefiro que funcione corretamente, o que não é o caso. Bloqueia muitas vezes no splash, é necessário fechar e voltar a abrir, dá imensos erros a atualizar os documentos. Documentos adicionados a 24.12.2024 em 25.12.2024 aparecem como desatualizados.
    Estes sim, são os problemas que se devem preocupar a resolver, depois podem tratar do design.

    • B says:

      +1
      E os erros que ocorrem ao tentar adicionar os DUA e os seguros, já tentei 2 vezes mas sem sucesso.

    • Manuel da Rocha says:

      Lembre-se que o servidor central tem de gerir uns milhões de pessoas, a tentar aceder a dados, ao mesmo tempo que 70000 milhões de tentativas de invasão, por segundo.
      Ao longo dos dias, deve ficar melhor e facilitar as operações. Só aqui é que as pessoas pensam “pago 120 euros por uma ligação de 1gbps e um telemóvel com 400gb, de dados a 3gbps, devo ter acesso a 5000 sistemas solares, de dados, em 1 milisegundo”.

      • joaobarroso says:

        Então que não definam a validade dos documentos de 24h, porque atualizei ontem à tarde e hoje já dá como desatualizado. Se assim o fizerem, certamente o número de acessos e tokens que os servidores terão que lidar serão muito menos.
        É tudo uma questão de planeamento, parece que algo está a falhar.

    • AlexS says:

      O design pode influenciar o funcionamento de uma app.

  6. natebul says:

    Mas quantas apps é que já saíram? Estão sempre a mudar.

  7. Wat3rMan says:

    Não atualiza os documentos desde que saiu

  8. Nuno says:

    Aqui tudo OK em termos de “erros” que impossibilitem acesso/funcionamento.
    Apenas diz que os documentos estão desatualizados, mas aparecem-me todos, com todos os dados e fotos portanto até ver, não está mau…

  9. Tretada says:

    Foi um erro tirarem o «id» do nome. Com o «id» pelo menos sabíamos logo para que servia… daqui a uns tempos, só com o «gov» e sem o «id», há sempre a possibilidade de nos esquecermos para que serve aquela app que temos que é identificada apenas como «gov.pt»… qualquer coisa relacionada com o governo, pensa-se.
    Eu sei que à frente do «gov.pt» aparece «(id.gov)»… mas fica escondido, não aparece por baixo do ícone da app.

    De qualquer maneira, a app também me é inútil por duas razões:
    . não funciona no meu telemóvel que já tem alguns anos, por sorte o tablet que tenho é mais recente e aí já funciona mas obviamente não vou andar com o tablet às costas só para isto.
    . e no meu caso há um DUA que nunca consegui adicionar nem mesmo recorrendo ao código QR.

  10. Aziado says:

    Ou esta aplicação vai servir para mais coisas para alguém dos documentos de identificação, ou é, só ridiculo, não se chamar “Identificação Gov”, tal como existe a “Autenticação Gov”. Colocarem o nome do dominio “gov.pt”, no nome da aplicação, dá aspeto de uma aplicação projetada, por maçaricos.
    Deviam ter colocado o nome da aplicação como “Gov”, ou “Gov Pt”.
    Já o Booking, também têm esse vicio.

    • Manuel da Rocha says:

      Podiam ter-lhe chamado: “Documentos de identificação online, com acesso digital, utilizando a chave móvel digital, podendo adicionar 650000 documentos, neste telemóvel.” Assim ninguém se enganava e ocupava 6 páginas do menu de cada telemóvel. Já que 95%, dos portugueses, tem 72000 apps, instaladas, em cada telemóvel, sempre ajudava. Só os italianos tem mais apps que nós. Até temos 60000, a mais, que os alemães.

    • Nuno Magalhães says:

      A app “Autenticação.Gov” foi descontinuada com a implementação da função na app Gov.pt.

      Achei curioso e depois de tanto burburinho com as identidades gráficas governamentais ninguém comentar a perda da identidade deste logo, as 5 quinas, ainda para mais apresentado um logo que se assemelha a uma qualquer app “Messenger”.

      E mais, só Gov.pt é de facto um nome muito redutor.

  11. jose says:

    Resolvi instalar um telemóvel novo hoje . Estava tudo a correr bem até instalar a APP da AMA. Não conseguia instalar os neus documentos e, para verificar, voltei ao telemóvel antigo e também não consigo atualizar. Pelo comportamente instável dos ” Time Out” eram percetíveis os problemas…
    Contatei a Linha do Cidadão (300003900) e a resposta foi simpática e clara ” A aplicação é nova , tem problemas! Possivelmente, amanhã…”
    Se visitarem o site, é evidente a “urgência” de arrancar, porque nem uma versão Beta parece!
    Infelizmente, ainda há em muitas insttuições muito caminho a percorrer até se atingir a maturidade de outras áreas da engenharia! Mas já não havia necessidade…
    PS: Numa mudança desta monta, teria valido a pena algum investimento no UI/UX… Digo eu!

  12. Nuno Rompante says:

    Está tudo muito bem, mas acho que anda ali uma confusão com o nome da app

  13. JMRuas says:

    Com a nova app surge um erro inultrapassável nos 4 documentos: “Documento desactualizado” quando estão todos bem actualizados.

  14. JMRuas says:

    Actualização: depois de tocar em “actualizar”, à frente de “carteira…”, 2 ficaram actualizados e 2 continuaram desactualizados. Removi os dois e inseri-os novamente. Um foi adicionado e o outro deu erro.

  15. César Couto says:

    As atualizações deixaram de funcionar com os cartões que já tinha introduzido, a atualização falha em ambos os cartões, uma APP à Portuguesa.

  16. Carlos Correia says:

    Se querem realmente ter críticas construtivas para ajudar as pessoas simplesmente colocavam o problema + modelo tlm/sistema operativo.. e já começamos a ver quais são as melhores máquina (funcionarem quando é preciso) e não prk tem x mp ou y ram….. se calhar alguns de vocês começavam a abrir os olhos.. em vez de reclamar de tudo e todos quando mts vezes o problema está nas vossas escolhas/decisões… neste caso chegariam a polícia sem documentos porque a App não funciona e vão disparar para todo lado..

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