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Força Aérea: a que horas passam amanhã os F-16M na sua zona?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Katrina says:

    É sempre bom “por o carro em movimento “. Provavelmente em 2025 vamos usá-los intensamente. Há que deixá-los afinados!

  2. Tretada says:

    Perdoem-me os F16 mas digno, digno de se ver… seria ver um tipo vestido de vermelho a ser puxado numa carroça por um monte de renas a levantar voo dos nossos telhados!

  3. Antonio says:

    Nice !! vou estar atento

  4. Algarvio de Passagem says:

    “algumas regiões de Portugal” e quase todas a norte.
    Finalmente o Algarve não faz parte de Portugal.
    É agora que mudo de vez.

    • Fernando Trindade says:

      Nem Algarve nem Lisboa!

      • Tretada says:

        Por mim, óptimo! Já me bastam os fogos de artifício que não deixam ninguém dormir!

      • Ferreira says:

        Não fazem falta.
        Quanto vai custar esse passeio ao erário público?

        • XicoFanico says:

          “Não fazem falta”,
          Há muita coisa em Portugal que não faz falta e temos de a gramar… Os militares não só precisos um dia em em quase 900 anos de existencia para andar a passear em Lisboa com cravos nas G3 e a cantar as musicas do Zeca Anfonso e Paulo de Carvalho algures em Abril de 74…

          Quanto a custos , arrisco a dizer que custa o mesmo que nos outros 364 dias do ano.
          Todos os fias os F-16 descolam para patrulhamento dos espaço aéreo Português, missões de treino/prontidão da frota e pilotos.
          A unica diferença é que neste caso vão fazer uma rota que é anumciada e publicitada.

        • Mário says:

          Xico esperto, sabes que eles têm que fazer horas de voo para treino não sabes? Juntam o útil ao agradável.

        • Leonel matos says:

          Não faz falta e se algum dia fizer por ti nem estariam operacionais nem isso pilotos com prática. Defender o país ou estar minimamente preparado para o fazer não faz falta para certas pessoas.

      • André R. says:

        De Setúbal a Santarém é capaz de passar por Lisboa… só se forem pela ponte Vasco da Gama e aí já fica muito fora …

    • Ifm says:

      O Algarve é só mesmo para ir de férias, mas não é os tugas é mesmo os estrangeiros.

      Mas ainda bem, que andar a passear material obsoleto que gasta um pipa de massa em combustível só por que sim, mais vale ser só 2h.

      É não melhor não passar para o sul, porque se não ainda cobram taxa turística +30%.
      Deixem o Algarve inflacionado só mesmo no verão já chega

    • David Guerreiro says:

      Já passaram no Algarve anteriormente, pelo menos durante a pandemia recordo-me. Quiseram deixar o Algarve de fora desta vez e passar noutras regiões mais a norte.

    • PAULO SILVA says:

      Não tenho pena nenhuma!!!
      Uuma vez que nos últimos dois anos o Festival Aéreo da Força Aérea tem sido em Beja, e eu aqui do norte não tenho condições de ir e vir no mesmo dia, e fazer perto de 1200 kms, fora o esforço de levantar cedo, andar o dia todo em beja a derreter e ter ainda quase 6 horas de condução.
      Por isso aproveitem que tem o festival aéreo aí ao lado e vão ver. Eu trocava de bom gosto o festival por uma passagem aérea dos F-16…

      • Rui says:

        6 horas de condução para 1.200 km?!?!
        Ahhh valente!!

        • PAULO SILVA says:

          não, e para ir e vir, demoro 6h para ir e 6h para vir, e como vou +/- dentro do limite de velocidade com os meus filhos não dá. e muito tempo na estrada para um dia só, e depois do dia teria de vir as tais 6h casado para casa, o que não é de todo muito bom.
          Se lesse bem, eu expliquei que teria de ir (6h) passar o dia ao sol e depois de cansado, ainda tinha 6h de estrada até voltar a casa. Bastante para um dia só

        • Não apago, não mandas em mim says:

          Hahaha mesmo.. o que me ri! Feliz Natal malta

  5. J. Sameiro says:

    Vi a lista de cidades por onde vão passar os F16. Falaram em Portugal Continental??? Mas verifico que o ponto mais a sul é Evora, será que o Baixo Alentejo e Algarve já pertencem Marrocos, não tinha dado por isso !!! Poupem-me um bocadinho com essa demagogia do Portugal Continental….

    • David Guerreiro says:

      Também não se perde nada, porque fazem uma barulheira dos diabos e acordam as crianças. Os pais que têm bebés que precisam dormir durante o dia, agradecem à Força Aérea.

  6. Luís Simões says:

    Évora para baixo já não é Portugal?

  7. Pedro says:

    Eu acho que Portugal faz bem em adiquirir os super Tucano, dão para missões de treino, e para patrulha.
    Eu não ou contra os F16, só acho que Portugal faz escolhas pouco coerentes com as necessidades economicas e estratégicas do País.
    Alguns f16 ok, muitos não, isso é algo obsoleto, e extremamente caro, perdem-se com enorme facilidade…

    A Guerra na Ucrânia mostra que Sistemas de defesa aerea, misseis, e drones, quer seja de aquisição de alvos, quer seja patrulha/observação são as coisas mais necessárias…quase como pão para a boca.

    Os drones de patrulha/Observação, servem para coordenar em casos de mergencia/Indêncios, informação militar.
    Drones de patrulha/aquisição de alvos, aí é mesmo para guerra.

    Estes sistemas são milhares ou mesmo milhões de vezes mais baratos que Aviões de combate, e são extremamente eficazes.

    Os Sistemas de defesa aerea, mostram que são milhares de vezes mais baratos que Aviões de Combate, e são extremamente eficazes contra misseis e aviões.

    Misseis é outra opção, e teremos que os contruir cá, é o que a guerra da Ucrânia mostra…um País sem misseis próprios, está á partida numa posição quase que completamente comprometida.
    Aqui acho que podemos incorporar misseis extrangeiros com boa relação preço/qualidade e baixo custo.E ao mesmo tempo, ter uma opção B, com misseis próprios.

    Em suma, super tucanos, alguns f16, bastante defesas aereas, misseis locais, drones de todo o tipo e feitio, com grande enfase nos mais baratos, que são precisos na ordem dos milhões.
    Um avião que seria talvez uma boa opção seria os Gripen suecos, mas teem quase tudo estrangeiro…é o problema deles, no entanto são mais eficientes que os f16.

    • XicoFanico says:

      Gostaria de ver mais desenvolvias as considerações em realação aos nosso F-16…
      “Algus F-16 ok, muitos não”, qual é a quantidade ideal de F-16 para manter 2 esquadras com missões distintas (ataque ao solo e superiodade aérea), de modo a manter a proeficieêcia de pilotos, equipas de terra, rotativiade de manutenção de quipamamento, e compromissos com NATO?
      “… isso é algo obsoleto…”, os F-a6 da FAP têm todos os programa MLU cumprido (pelo menos é o que é publico), que os coloca a par da maior parte dos F-16 de outros paises do mundo, de facto sem esse upgrade, não poeriam estar em missão no policimento aéro dos paise Balticos da NATO.
      Os EUA continuam a fabricar a versão mais recente F-16V bloco 70/72, para paises do golfo persico onde o dinheiro abunda e podem escolher que quiserem, em Taiwan onde a probablidade de confronto com os mais recentes aviões chineses é uma realidade… entre outros….
      Obsoleto? Depende do como poderá ser empregue.
      Mas sem duvida que o Minsiterio da Defesa e o Estado Maior da FAP devem ter intersse em opinões técnicas e estratégicas que benificiem o pais…

      A guerra na Ucrânia não provou absolutamente nada porque os ucranianos são forçados constantmente a lutar com uma mão atrás das costas em que embora saibam de onde vêm a maiorai dos ataques da Russia têm de pedir autorização aos aliados se podem ou não ataacar preventivamente ou em reataliação, normalmente é tarde demais quando a autorização chega.
      Além do facto de pela primeira vez na história de um conflito, se anunciar publicamente pacotes de aramamento, espcificações e quantidades para o inimigo saber com o que contar… ridiculo no minimo.

      Israel tem uma area muito menor para cobrir, e é dos paises um dos mais avançados, senão o mais avançado, sistema integrado de defesa aérea, sabe a que horas os iranianos vão lançar um ataque, quanto missieis / drones e que tipo são e que direção vêm… e mesmo assim alguns passam pelo buraco da agulha… que dimensão teria te ter a defea aérea na ucrania para ter resultados semelhantes?
      Mais, que dimensção teria de ter uma rede integrada a nivél europeu para proteger a maior parte das areas mais populadas e alvos estratégicos?
      Infelizmente num conflito alaragado convensional de larga escala é impossivél salvar toda a gente e muita gente iria morrer por fsimples alta de cobertura básica aérea, nunca vanos ouvir esse tipo de discusrso ou comentário por parte dos politicos e vamos sempre ouvir barbaridades que um novo sustema faz milagres porque senão seria lançar o caos e panico de modo generalizado sem necessidade.

      O que a europa deveria fazer (opinão pessoal) era no seio da NATO/UE criar as condiçõers para uma industria europeia conjunta de armamento e desenvolvimento de novas armas, dividir o investimento pelos paises membros da NATO /UE para não ser uns poucos a arcar com o investimento e os outros pagar balurdios por armas e munições.
      Um sistema que facilitasse o fabrico descentralizado de armas e munições, criar o maximo de standardização e interface entre arrmas sistemas integrados e munições… mas isso num mundo onde o fabrico de armas é visto estritamente como um negócio e não no ambito de estratégia conjunta para o bem comum é uma utupia.

      O Tucano vem para missão de treino avançado de combate e cobrir uma lacuna deixada em aberto pela retrirada do Alfajet.
      A conjunto de sistemas extras e o facto de ser mais moderno permite ter uns extras em relação ao Alfajet.
      O facto de poder ser equipado com um pod electo optico / IR sensor e designador de alvos, se tiver compatibiliade por exemplo com o link-16 (datalink) do F-16 pode ser uma mais valia e fazer umas coisas engraçadas ao jeito do “A-10 dos pobres” em modo CAS!
      Mas não sou estratega da FAP nem estou por dentro do negócio feito para ter accesso qual o pacote adquirido, logo tudo o que disse tem de ser visto mais uma vez do ponto de vista de opiião pessoal de um leigo que aprecia o mundo da aviação militar.
      Mas nunca na vida o Tucano vai substiuir um F-a6 seja no que for, quanto muito poderá ser uma mais valia em cenários bem definidos onde um par extra de olhos (sensores) e umas GBUs ou uns rockets possam fazer falta.

      Em relação ao Grippen, embora pareça ser uma plataforma interssante a preço de saldo, quando comparado com o material Americano, falta-lhe provas dadas em combate.
      No armamento militar a idade é um posto, um avião de combate não pode ser comparado a um telemovel onde o que é bom hoje daqui a 6 meses já não presta. Uma plataforma de armas com 20/30 ano, desde que bem mantida e actualizada pode muito bem rivalizar com sistemas de ultima geração numa grande parte dos posssiveis cenários de utilização.

  8. Aurelio says:

    As Ilhas não estão incluidas na passagem destes f16, porquê! Não é território português?

  9. António Francisco da Fonseca says:

    O Algarve é mesmo esquecido durante 11 meses, mas paga impostos nesses 11 meses.
    Ridículo, triste é a Democracia em Portugal Saloio.

  10. Isaura says:

    Top Gun em acção Natalícia feliz Natal á Força Aérea Portuguesa

  11. Orgulho Português says:

    Os comentários a este post ou é a reclamar por não passar na porta de cada um, ou, por sequer estarem a fazer este tipo de “gasto” dos dinheiros do estado.

    Só mostra o quão FRACOS são os VALORES atuais do povo Português.

    Um País apenas precisa que o seu povo valorize a sua identidade, que recordo: Família, Pátria e Deus.

    Aposto que todos depois de ler isto, pensa logo em FASCISTAS, DITADORES….algo que os nossos governantes cada vez mais tentam qualificar e reiterar.

    A Família é a base do RESPEITO e RESPONSABILIDADE SOCIAL. Hoje ninguém se importa com o próximo, apenas com o próprio bolso, graças ao esquema de saque do governo com altos impostos e baixas reformas.
    Pátria, é o reflexo deste post, já não existe. As nossas forças armadas são e devem ser o orgulho do nosso povo. E sobre as recentes notícias ridículas sobre rusgas policiais, só vos digo…quem não deve, não teme! Orgulho e respeito por quem põe a sua vida em risco para que haja proteção nas ruas e nas fronteiras de criminosos e delinquentes.
    Deus, não pela devoção, mas pela fé em cada um e compaixão pelo próximo.

    Este Natal… desliguem a TV e quando estiverem com as vossas famílias lembrem-se que Portugal já foi feliz e seguro com muito pouco, basta que cada um seja Genuíno e Respeitador do próximo.
    Feliz Natal a todos!

  12. Pedro Silva says:

    Só se lembram do Algarve no verão….!!!!
    VãoO)/&%(%/&!!!!!

    • Luis says:

      Como o Algarve não faz parte d3 Portugal a não ser durante o mês de agosto os F16 não voam por cá. Assim poupam combustível por o jetfuel também está caro

  13. António Santos says:

    Tenho pena q não sobrevoe Abrantes…

  14. Manuel says:

    O Algarve não tem direito… Não é Portugal

  15. Aragão says:

    Aqui onde estou não cumpriram o horário, estão atrasados.

  16. Vitor Pereira says:

    Acabaram de passar por mim. Felicitações aos pilotos, à Força Aérea Portuguesa e aos Vigilantes da Nação. Bom Natal

  17. Luis says:

    Cartaxo nada ainda

  18. Nilton says:

    Lisboa não passou será que não pertence Portugal kkkkkk

  19. Não apago, não mandas em mim says:

    E pá calma pff! aqui no Algarve nem se consegue conversar com tanto barulho.

  20. Leonel matos says:

    Acho que os f16 tiveram medo que os custos do voo ficassem iguais ao custo de vida de Algarve e Lisboa e passaram por não passar por aí

  21. Nuno says:

    Não pasaam no Algarve porque ainda se paga a A22.

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