Senhas de acesso ao Portal das Finanças têm novas regras
Depois da deteção de várias ameaças, as senhas de acesso ao Portal das Finanças têm novas regras. O principal objetivo é reforçar a segurança no acesso aos serviços e aos dados pessoais disponíveis no Portal das Finanças.
Portal das Finanças: Ainda sem MFA, mas com mudanças na complexidade das senhas
O acesso ao Portal das Finanças ainda se mantém, infelizmente, apenas com a necessidade de introduzir um utilizador e uma senha (password). Apesar de existirem mecanismos que reforçam a segurança, como, por exemplo, autenticação multi-fator, o portal da AT ainda não os implementou.
Recentemente foram anunciadas novas regras para as senhas de acesso ao Portal. As alterações são as seguintes:
- Emissão de senhas por carta Após a receção da carta, a Senha de Acesso Internet deve ser alterada obrigatoriamente no primeiro acesso ao Portal das Finanças.
- Critérios mínimos de complexidade das senhas de acesso A nova senha, com um mínimo de 8 carateres, deve ser constituída por algarismos, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.
Estas regras só se aplicam aos novos registos no Portal das Finanças, e a quem fizer a recuperação ou alteração de senha. As atuais senhas dos contribuintes registados no Portal das Finanças continuam válidas.
Mais informação sobre as senhas disponível no folheto “Acesso ao Portal das Finanças – Autenticação e Senhas".
Para aqueles ja têm conta, a AT devia colocar um alerta a recomendar a colocar uma nova password, mais segura que siga a novas regras.
Porque se não o problema continuará. 😉
e paga um gajjo impostos para pagar ordenados chorudos a estes gajos que pouco fazem. isto já devia estar implementado há séculos. não há desculpas!
Aproveitando a deixa, a AT em conjunto com a Ordem dos Contabilistas devia pugnar para que os contabilistas tivessem métodos de proteção mais criteriosos para guardarem as passwords.
Já passei por vários, em que a regra é guardar tudo e de todos num mero excel acessível a qualquer pessoa da rede e até com a password do PC colada no ecrã.
E acabar de vez com o acesso aos perfis pessoais dos clientes com uma senha única.
Se sou cliente recorrente de um TOC ou vou lá só fazer o IRS, devia haver forma de dar acesso ao TOC sem ser com os meus dados de acesso, algo que acontece para as empresas.
mas isso já existe, procura pela gestão de utilizadores e defines quais acessos a conceder
E não é que já conhecia, por causa do software de faturação e não percebi que era possível usar dessa forma. Obrigado pela dica.
Vou explorar melhor.
Não deixa de ser curioso que questionei a AT em 7/2023 sobre isto, e disseram-me que só havia essa opção de tivesse um contabilista certificado e contabilidade organizada.