Google vai mudar permissões das aplicações Android para aumentar segurança
Manter a segurança máxima no Android tem sido uma das ideias base da Google ao longo dos anos. Nem sempre tem conseguido manter este seu compromisso, mas os esforços têm aumentado nos últimos anos. Agora trouxe uma nova ideia neste campo e quer mudar as permissões das aplicações para garantir a privacidade e a proteção dos utilizadores nos smartphones Android.
Google vai mudar permissões Android
A Google introduziu novas regras para impedir que as aplicações acedam desnecessariamente a fotografias e vídeos dos utilizadores nos dispositivos Android. Agora, permissões sensíveis, como aplicações que pedem acesso a toda a nossa galeria até para definir uma simples fotografia de perfil, serão revogadas.
Com a ferramenta de seleção de fotografias introduzida no Android 13, a Google garante que as aplicações apenas podem aceder a fotografias e vídeos selecionados pelos utilizadores. Isto significa que se uma aplicação quiser aceder a uma imagem ou vídeo específico, não será necessário navegar por toda a galeria.
A Google leva esta situação de forma séria e por isso quer uma mudança. Agora as aplicações terão de fornecer um motivo real para utilizar permissões como READ_MEDIA_IMAGES e READ_MEDIA_VIDEO. Se as aplicações Android quiserem obter estas permissões, precisarão de aprovação específica da Google.
Aplicações vão passar a ter mais segurança
Caso contrário, não poderão utilizar essas permissões. A data prevista para a implementação completa desta nova política da Google foi definida para janeiro de 2025. Isto significa que os programadores de aplicações têm algum tempo para cumprir estas novas regras. Quando esse tempo terminar, as aprovações de atualizações tornar-se-ão mais difíceis para aplicações em execução no sistema antigo.
Em particular, as novas regras visam aplicações que apenas permitem que a aplicação aceda à galeria para definir uma fotografia de perfil. Em seguida, continua a utilizar essa permissão permanentemente. Estas aplicações serão regulamentadas de forma mais estrita de acordo com as novas regras do Android.
Se os programadores não colocarem as suas aplicações em conformidade com estas regras, não poderão atualizar as suas aplicações na Google Play Store. Esta é uma mudança que terá impacto nas aplicações, mas que, ao mesmo tempo, irá aumentar a segurança dos utilizadores e dos seus dados nos smartphones.
boa. cheira bem!
Boa! Vai mudar das aplicações mas manterá as suas, onde nos ouve a falar.
E isto não é troll. Já aconteceu nunca ter pesquisado, nunca ter aberto nenhum link, nunca ter interesse em algo similar e aparecer publicidade com o que falei com uma pessoa no café.
E sei que vai vir uma pessoa qualquer dizer o seguinte: “Ah, mas isso deve ser porque estavas no café com um amigo que tens adicionado que se calhar segue esse tal página na qual te é apresentada”
Façam o teste, diversas vezes. Falem de marcas como Ração, Cosmética, Telemóveis, Lojas, Roupa tipo “Gant” e afins que logo verão que aparece, por vezes nem aparece no próprio dia.
É necessário tentar dizer 2x ou 3x ao dia só para testar, se ao fim de 1 semana não aparecer nada, é bom sinal. Geralmente aparecem no dia a seguir ou até mesmo no próprio dia seja em anúncios ou em redes sociais como posts patrocinados.
Fujam do Google e quem tiver curiosidade ou um telemóvel que não use tanto e apenas como secundário, façam de-google! Há alguns tutoriais que podem ajudar, aconselho o uso destes sistemas operativos e sim é possível instalar aplicações como Instagram e afins
https://grapheneos.org/ (quem tem google pixel isto é fácil de instalar, não é preciso muito know-how)
https://calyxos.org/
Isto já não é um sistema operativo como os de cima
https://e.foundation/
Os sistema operativos aqui publicados continuam a poder usar todas as funcionalidades mas não permitem a recolha de dados gigantesca que a Google faz, podem fazer chamadas e instalar aplicações como redes sociais e afins.
Confirmo que a Google ouve em segundo plano e fiz um simples teste para confirmar: enquanto conversava casualmente com um colega sobre a quantidade de anúncios que interrompem os vídeos no YouTube disse, propositadamente, que preferia ver um anúncio de 30 segundos no início do vídeo e ver um vídeo de 5 minutos sem mais interrupções… Bem, no dia seguinte passei a ver anúncios de 30 segundos no início dos vídeos que não excedem 5 minutos… E voilá, bem vindos ao maravilhoso mundo novo…
Atenção que unicamente App do telefone tem acesso ao microfone e não tenho redes sociais.
Eu já disse nomes de marcas em conversas casuais e nunca me apareceu nada.
Portanto ou o meu micro não está em condições ou então não sei se a Google está realmente à escuta. Mas fico contente com a situação