4000 euros para apoio à compra de carro elétrico! Há mais novidades…
O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito e há agora novas informações, pois os avisos já foram publicados em Diário da República.
Apoio para a compra de elétricos começa desde 1 de janeiro de 2024
O Governo vai dar um apoio para a compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros cujo o valor total não seja superior a 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.
Segundo os avisos publicados em Diário de República, o novo incentivo para elétricos vai abranger os veículos comprados desde 1 de janeiro. Por outro lado, o pedido pode ser submetido ao Fundo Ambiental até final do ano.
“Assim que estejam reunidas as condições” para o pagamento do apoio, este será feito por transferência bancária. Quem compra o veículo tem de o ter em posse durante um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição. Fica também proibido de o exportar, isto porque o objetivo é que Portugal tenha cada vez mais veículos "amigos" do ambiente.
Está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.
Relativamente aos ligeiros de passageiros, estão previstos 1050 incentivos de 4000 euros por veículo que custe até 38 500 euros. No que diz respeito à tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1000 euros.
Segundo a Lusa, na modalidade de mercadorias, está prevista uma despesa total de 1,5 milhões de euros em 2024 (1,2 milhões para ligeiros de mercadorias elétricos e 300.000 para bicicletas elétricas de carga), e de dois milhões de euros em 2025.
No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.
Yamahia, já pode enviar o cangalho velho para a sucata e comprar algo que desdenha há muito. Loool
38.5k? Ate um simples Tesla 3 custa 40k …portanto sera interessante ver que carros VE irao encaixar neste requisito. Só se for um Zoe ou um Leaf …
Ou MG4, BYD dolphin, Megane e tech 40, R5, Citroën e c3, opel corsa e, peugeot 208/2008, Dacia spring, e mais alguns…
O valor de 38.5k foi mesmo para evitar a maioria dos carros decentes.
Os preços têm vindo a baixar e tem aparecido mais oferta
Pessoalmente creio ser um valor justo.
Se obrigassem as Entidades Bancárias a taxar um máximo até 4% de juro com isenções de selo e afins no crédito automóvel exclusivamente a esses veículos elétricos o Tuga pelintra comum até sonhava conseguir comprar ou trocar o chasso.
Automoveis elétricos que no fim de a maioria o pagar custou metade da habitação onde vivem… ou quem pode custa 1/3 da sua habitação.
Dár cheques a quem já pode comprar…
Palhaçada.
Enfim….
Depois obrigavam a pagar 500 euros mensais, pela manutenção da conta bancária, a todos os clientes. Era uma festa eficaz. 900000 milhões de euros, emprestados para 7 milhões de carros eléctricos de 65000 euros para cima, e o pessoal todo a pagar 500 euros mensais para ter conta bancária.
Diga-me em que planeta se paga 500 euros mensais de manutenção de uma conta ?
Não é 900000 milhões, são 9000000000000 triliões.
Enfim, não acerta uma.
E a Classe-Média Portuguesa no desemprego, na pobreza, e na miséria, a pagar todo este chulanço e não há ninguém que meta mão nisto.
Desemprego está em mínimos históricos
isso é igual a formação de desempregados em máximos históricos 🙂
claro que há quem meta a mão (nas nossas carteiras), são é sempre os mesmo 🙁
Quando conseguires fazer dinheiro sozinho sem teres um país nem infrastruturas nem estradas etc ai sim ninguem te vai pedir para pagares impostos, podes ficar com o dinheiro e come-lo!
Cada vez vejo mais patrões a queixarem-se que não conseguem pessoas para trabalhar, portanto ou não há pessoas para trabalhar, ou não querem trabalhar…
Agora não ha desculpa, quem não usa eletrico paga mais ou nem entra nos centros das cidades. Aqui na rua e logo risco duma ponta a outra
Fraquinho, muito fraquinho.
Só abrange 1050 veículos e 216 postos de carregamento.
A este ritmo só lá para 2050 é que teremos a maioria do parque automóvel nacional com EV’s. 🙂 🙂
Gastaram mais em estádios de futebol, alguns deles para estarem às moscas.
Na Europa as vendas de carros eléctricos novos estão a despenhar em 64%, comparadas com 2023. E as empresas dizem que as encomendas, para os próximos 36 meses, mostram que ainda vai descer mais.
Isso é mentira, caiu 43.9% em Agosto, relativo ao mesmo mês do ano passado, no entanto não foi apenas nos eléctricos, a maior queda e devia ter dito foi de 68 % na Alemanha, na maioria dos paises continua a aumentar, tal como em Portugal.
https://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/
E é essa a ideia.
Sim, é verdade.
é só apoio para carros? nao existe para motos?
Parecem ser adeptos do partido comunista chino! Nem que fosse o dobro queria uma torradeira com extensão elétrica