4000 euros para apoio à compra de carro elétrico! Há mais novidades…
O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito e há agora novas informações, pois os avisos já foram publicados em Diário da República.
Apoio para a compra de elétricos começa desde 1 de janeiro de 2024
O Governo vai dar um apoio para a compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros cujo o valor total não seja superior a 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.
Segundo os avisos publicados em Diário da República, o novo incentivo para elétricos vai abranger os veículos comprados desde 1 de janeiro. Por outro lado, o pedido pode ser submetido ao Fundo Ambiental até final do ano.
“Assim que estejam reunidas as condições” para o pagamento do apoio, este será feito por transferência bancária. Quem compra o veículo tem de o ter em posse durante um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição. Fica também proibido de o exportar, isto porque o objetivo é que Portugal tenha cada vez mais veículos "amigos" do ambiente.
Está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.
Relativamente aos ligeiros de passageiros, estão previstos 1050 incentivos de 4000 euros por veículo que custe até 38 500 euros. No que diz respeito à tipologia de carregadores para veículos, estão contemplados 216 incentivos de 80% do preço de venda (IVA incluído) do posto de carregamento, até 800 euros, mais 80% do preço da instalação elétrica, até 1000 euros.
Segundo a Lusa, na modalidade de mercadorias, está prevista uma despesa total de 1,5 milhões de euros em 2024 (1,2 milhões para ligeiros de mercadorias elétricos e 300.000 para bicicletas elétricas de carga), e de dois milhões de euros em 2025.
No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.
Yamahia, já pode enviar o cangalho velho para a sucata e comprar algo que desdenha há muito. Loool
Se 4mil€ são um fator decisivo na compra de um carro de quase 40mil talvez seja hora de repensarem as vossas prioridades.
Não é para carros de quase 40 mil euros, é sim até….
Aprende com as dicas aqui do PPLWare:
– Compra o carro com 1 ano, assim em vez de pagares €40.000 só pagas €20.000.
Agora o problema é encontrar esses carros a esses preços, mas de certeza que não faltam pelo que estão constantemente a dizer que desvalorizam.
Ou melhor ainda, segundo o secalharya com 3 anos e apenas 8 mil euros.
Sobre a bateria ainda tem 5 anos de garantia.
Looool
€20.000??? Na Alemanha estão a €1.000.
Em certas zonas estão tantos ao abandono que pagam-te para ficares com 1.
Não dá para carros usados. Dá?
Por isso mesmo…
Assim já compra um Dacia Spring por €8.500 passado 1 ano.
E ficava por 4500 euros com incentivo, era a loucura total e gente a puxar pelos cabelos.
o meu amigo há umas semanas vendeu o Tesla model S P75 por 20 e poucos mil… com perto de 250k km’s. Achei pouco e o carro estava estimado. Comprou o 3º Tesla entretanto.
Se nao tirares rendimento do carro que te permita cobrir a despesa, é sempre um gssto, por isso quanto mais barato o carro, melhor.
O resto é conversacdd pseudo ambientalistas subsidiodependestes ou importadores de sucatas eletricas usadas
Então qual teve e vendeu ?
Neste caso é para enviar sucatas eléctricas que consomem combustível para a sucata.
“Neste caso é para enviar sucatas eléctricas…”
Olha, fugiu-lhe a boca para a verdade.
Não, eu disse bem, já que eléctricos são todos, uns consumem combustível e outros não…..
Os elektros não consomem combustível? Desde quando?
Não.
Eu não o fazia se tivesse um orçamento apertado.
1º tens de te atravessar com o guito;
2º Tratar da papelada toda no sucateiro do abate do carro com mais de 10anos;
3º Submeter essa papelada ao estado
4º Entrar para uma lista de espera onde já estão os que se candidataram aos apoios dos anos anteriores
5º Esperar para que eventualmente o estado se digne a pagar o que pode passar mais que um ano dada a lista de espera.
6º O apoio para viaturas tipo motociclos, quadriciclos e bicicletas é uma piada de mau gosto (até 500paus)
Em Espanha os concessionários atravessam-se pelos clientes e refletem logo o desconto na viatura EV que adquirires. Aqui os apoios é para quem esteja remediado ou tenha quem lhe trate da papelada (empresas).
Ena, que trabalheira.
As bicicletas custam menos, tal como os motociclos.
@freakonaleash
Um casal amigo meteu 3 aparelhos de ar condicionado no ano passado ao abrigo dos apoios do Estado, o processo foi aprovado e passado mais de 1 ano ainda não receberam nenhum guito. Assim tb eu prometia subsídios.
E preenchia os requisitos? Não me parece que a compra de 3 aparelhos se encaixe nos requisitos desse programa….
“…bicicletas é uma piada de mau gosto (até 500paus)”
Já dá para uma pedaleira minimamente decente.
38.5k? Ate um simples Tesla 3 custa 40k …portanto sera interessante ver que carros VE irao encaixar neste requisito. Só se for um Zoe ou um Leaf …
Ou MG4, BYD dolphin, Megane e tech 40, R5, Citroën e c3, opel corsa e, peugeot 208/2008, Dacia spring, e mais alguns…
O valor de 38.5k foi mesmo para evitar a maioria dos carros decentes.
Os preços têm vindo a baixar e tem aparecido mais oferta
Pessoalmente creio ser um valor justo.
Mas então como é?
Andam aqui os fanáticos das chaleiras elétricas a dizer que já existem modelos de jeito a 25k e afinal não são chaleiras decentes? Só valem a pena acima de 40k? Em que ficamos, afinal? 🙂 🙂
Andam por aqui os fanáticos das chaleiras a combustão a dizer que não existem modelos de jeito a 25k e afinal são chaleiras decentes, depende do uso que lhe dão.
Ninguem está proibido de comprar carros acima desses valor, até se pode comprar carros de 1milhao €€.
Isto é para apoiar pessoal que compra gama baixa.
Quem está de olho em carros de 50k nao o mesmo pessoal vai comprar um Corsa.
Quem compra Corsas não é garantidamente o publico alvos dos electricos just saying
Depois de ter tido um corsa B comprei o meu primeiro eléctrico.
Então? Qual é o publico alvo dos elétricos? Quem tem porsches?!!!
Se obrigassem as Entidades Bancárias a taxar um máximo até 4% de juro com isenções de selo e afins no crédito automóvel exclusivamente a esses veículos elétricos o Tuga pelintra comum até sonhava conseguir comprar ou trocar o chasso.
Automoveis elétricos que no fim de a maioria o pagar custou metade da habitação onde vivem… ou quem pode custa 1/3 da sua habitação.
Dár cheques a quem já pode comprar…
Palhaçada.
Enfim….
Depois obrigavam a pagar 500 euros mensais, pela manutenção da conta bancária, a todos os clientes. Era uma festa eficaz. 900000 milhões de euros, emprestados para 7 milhões de carros eléctricos de 65000 euros para cima, e o pessoal todo a pagar 500 euros mensais para ter conta bancária.
Diga-me em que planeta se paga 500 euros mensais de manutenção de uma conta ?
Não é 900000 milhões, são 9000000000000 triliões.
Enfim, não acerta uma.
@JL, desculpa perguntar, mas ouvi um comentário de um dono de Tesla a dizer que tinha de pagar uma mensalidade de 100€ para ter o sistema sempre ativo de segurança do Tesla, penso que é as câmaras sempre a filmar, sabes se é verdade ou mais uma desinformação/ mito popular.
PS Desculpa estar constantemente a perguntar-te coisas, mas daqui a dias vou voltar à carga por causa dos paneis solares 🙂 🙂 🙂 mas primeiro vou de ferias.
Então ouviu mal ou ele explicou mal, são 9.9 euros para aqueles que não têm conectividade premium associada ao carro.
Isso é o valor das comunicações internet do carro.
Faz as perguntas que quiseres, respondo a todas as que souber.
https://www.tesla.com/pt_pt/support/connectivity
E a Classe-Média Portuguesa no desemprego, na pobreza, e na miséria, a pagar todo este chulanço e não há ninguém que meta mão nisto.
Desemprego está em mínimos históricos
isso é igual a formação de desempregados em máximos históricos 🙂
+1
claro que há quem meta a mão (nas nossas carteiras), são é sempre os mesmo 🙁
Quando conseguires fazer dinheiro sozinho sem teres um país nem infrastruturas nem estradas etc ai sim ninguem te vai pedir para pagares impostos, podes ficar com o dinheiro e come-lo!
Mesmo. Era meter estes tacanhos todos numa ilha e era vê-los a comerem-se uns aos outros.
Cada vez vejo mais patrões a queixarem-se que não conseguem pessoas para trabalhar, portanto ou não há pessoas para trabalhar, ou não querem trabalhar…
Ou são mal pagas.
Ou esses patrões oferecem condições “precárias”… e eu pessoalmente nem me posso queixar, mas tenho visto cada coisa. Digo isto por pessoas que conheço que são próximas e por experiência de algumas entrevistas que aceito fazer…
Geralmente esses patrões o que querem é escravos não quem trabalhe e receba um ordenado decente
Não tenho razão de queixa, até hoje nunca nenhum patrão me pagou menos que aquilo que eu pedi, pode pensar que peço pouco, nos últimos anos nunca pedi menos do mínimo, mas por semana….
E também acontece o contrário, alguns até recebem demais.
Por acaso tenho vários amigos e familiares que dizem o mesmo, mão de obra especializada é pouca ou nenhuma, inclusive pagam acima da média para não perder os funcionários que têm.
Eu quero só recordar que o ordenado mínimo é como o próprio nome indica, é o mínimo que um trabalhador pode receber, por outras palavras os patrões podem pagar mais do que isso,, não podem é pagar abaixo disso.
Em Espanha o ordenado mínimo geralmente é pago a quem trabalha em par time os empresário em Espanha pensam de maneira diferente dos tugas.
Nem mais.
O primeiro que acha que recebe de mais que se acuse
Eu já ajudei muitos patrões a queixar-se disso. Pensam que sao os maiores e o pessoal vai fazer a vida para outro lado, e tenho levado uns colegas comigo 😀
Agora não ha desculpa, quem não usa eletrico paga mais ou nem entra nos centros das cidades. Aqui na rua e logo risco duma ponta a outra
Agora queres mandar no dinheiro dos outros, não???
Quem te encomendou a autoridade??? És das forças de segurança???
Viver na tua rua seria fixe: quando menos esperasses, tinhas um morteiro nos dentes… deves pensar que és o maior, não???
Cresce, rapazinho… tu não mandas na propriedade dos outros, por muito que discordes delas…
… um risco comias tu no nariz, só pela mania!!!
Fraquinho, muito fraquinho.
Só abrange 1050 veículos e 216 postos de carregamento.
A este ritmo só lá para 2050 é que teremos a maioria do parque automóvel nacional com EV’s. 🙂 🙂
Gastaram mais em estádios de futebol, alguns deles para estarem às moscas.
Na Europa as vendas de carros eléctricos novos estão a despenhar em 64%, comparadas com 2023. E as empresas dizem que as encomendas, para os próximos 36 meses, mostram que ainda vai descer mais.
Isso é mentira, caiu 43.9% em Agosto, relativo ao mesmo mês do ano passado, no entanto não foi apenas nos eléctricos, a maior queda e devia ter dito foi de 68 % na Alemanha, na maioria dos paises continua a aumentar, tal como em Portugal.
https://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/
Se o carro elektro se quiser impor, tem q rapidamente começar a vender mais q a soma de todas as restantes soluções… isso está longe de ser conseguido e cd vez está pior para o lado elektro.
Com tanto subsídio e isenção já deviam lá ter chegado e se não chegaram é porque não prestam.
Já acontece noutros países.
Tal como chegaram os a combustão?
O problema não é a falta de subsídios , é a falta de rede de carga.
Tantos ou tão poucos ?
Se não prestassem você não estava preocupado.
Quais países? Na NO, o condado dos excomungados da UE?
Noruega, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo,Suécia, Irlanda e China.
Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.
Os diesel deixaram de ter subsídios e isenções e estão pela hora da morte.
Se não prestassem você e outros não estavam preocupados.
@JL, Irlanda???!!!
Em que mundo é que vc vive looolooolool
Adiante
Nenhum dos países mencionados vende mais BEV’s q combustão.
Pior, nenhum desses países faz parte dos 4 grandes mercados da UE.
Já que foi buscar a CN, apenas 25% dos veículos novos vendidos na China eram 100% elétricos (BEVs) de JAN a AGO de 2024.
Não se trate que não é preciso.
Qt aos Diesel, tb não sei pq os foi buscar, venderam mais de JAN a AGO de 2024 que os elektros. E não estou a contar com os PHEV’s
Incha…
Eu disse:
“Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”
4 dos mencionados vendem mais ve que a combustão, e não tem híbridos incluídos, pode ver separadamente na Acea.
Exato, eu disse:
“Alguns destes já vendem mais, outros têm a maior cota.”
Vá, enfie a viola no saco.
Talvez tivessem vendido mais em alguns países, mas não no total.
Não há, tenha paciência.
Há, tanto que está lá na acea, é só consultar por país.
Exacto. E salvo os excomungados da UE mais nenhum atinge a cota de 50,01% de vendas elektras.
E mais uma vez, nos 4grandes mercados da UE, os elektros vão de mal a pior.
China por exemplo, são 55%.
Se quer falar dos piores, é ver os diesel, e também os plugin.
É isso, só os alemães é que andam de carro.
CN é outro campeonato e outros interesses. De qq forma, vendas de BEV na China andam nos 25%.
Esses 55% q vc fala incluem híbridos.
Alemanha, Itália, Espanha e França são os grandes mercados da UE. Feudos como o Luxemburgo nem sequer deviam ser considerados.
Portanto não interessa os mercados que vendem muito, interessa é os que vendem pouco .
Looooool
E é essa a ideia.
Sim, é verdade.
+1
é só apoio para carros? nao existe para motos?
O icone das motos elektras acabou de fechar portas.
A UMM, a Rover, a Saab entre muitas outras também eram ícones e fecharam.
Havia ícones muito maiores! A recente falência da Energica, que era o grande ícone das motas elektras, é um exemplo perfeito dos riscos de ser um early adopter. Esta marca foi uma das pioneiras no segmento de motas elétricas de alta performance, mas acabou por se lixar quando as crises no mercado elétrico e a falta de guito bateram à porta. Quem comprou uma destas máquinas está agora com as calças na mão, sem garantias de que vai ter assistência técnica. Basicamente, ser um early adopter sai caro.
Estes problemas são facilmente correlacionáveis com o mercado de carros elektros. Tal como nas motas, quem compra um elektro corre riscos sérios e pode perder imenso dinheiro. Por exemplo, quem comprou um Taycan em 2021 ainda com subscrições válidas, agora já não consegue vendê-lo por mais de 33.000€ — e isso na melhor das hipóteses, visto que as ofertas andam pelos 30 mil ou menos. Resumindo, 90.000€ para o lixo. É isso que acontece.
Entretanto, as pessoas começaram a perceber que a opção elektra acaba por não compensar. No fim das contas, sai muito mais caro do que um carro (ou mota) tradicional a combustão, tanto em manutenção como em desvalorização.
Não, não foi pioneira, já houve outras.
Quem compra um carro a combustão já sabe que perde muito dinheiro
Onde está ele a 33 mil, por esse dinheiro vendo Tesla e compro esse ? Bora, venha ele !
Mas as pessoas perceberam é que compensa, daí venderem cada vez mais.
Esse preço não é para vc. Esse preço é para o desgraçado que o quer vender às plataformas de compra de usados. Comprou o carro por 120000£ em 2021 e agora, apesar de estar actualizado, não consegue despacha-lo por mais de 33mil.
Se quiser confirmar o facto na 1ª pessoa, gravo-lhe o testemunho.
Ah afinal não existem, bem me parecia.
Ok, grave, mas do dono, e não do não dono.
Há sim apoio para motos.
https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros-2024.aspx
Parecem ser adeptos do partido comunista chino! Nem que fosse o dobro queria uma torradeira com extensão elétrica
As torradeiras só têm extensão eléctrica quando é para carregar a bateria de 12v.
Não trates tu de tomar conta da tua “extensão” e desembolsas o que gasto eu em 5 anos de manutenção no meu 😀
Não tenho extensões, nem devem ser usadas.
Estou muito bem, o obrigado.
Lá estás tu a fazer-te de tapadinho. Sabes muito bem do que falo.
Então quanto gastou na sua “extensão” ?
O meu carro não tem “extensão”, nem é isso que está em causa.
O meu também não.
Volta dois comentários acima e diverte-te nesse loop LOLOL
O Hugo é que voltou, não eu.
Porque nos VE há aqui sempre um sabe tudo?
E curioso!
Só um ? Eu vejo tantos.
Eu acho que devia falar de VE seria só engenheiros electotecnicos, ou melhor com um mestrado, e mais nada. Eu sou tão inteligente.
O governo devia investir o dinheiro dos contribuintes em coisas sérias e não nesta fantochada dos carros elétricos, ajuda ou “incentivo” para comprar um carro de 40 mil balas é para rir.
Fantochada ? Então quando deram para carros a gasolina e ainda dão para diesel também é fantochada ?
Concordo em parte, assim como o IRS jovem pessoal com força de trabalho vão ficar isentos de pagar e depois vamos todos os outros pagar por eles, não valia mais baixarem o IVA, assim era mais justo.
Outra das medidas é a baixa do IRC, as grandes empresas estão com lucros históricos e ainda vão baixar os impostos, mais uma vez pergunto, não era melhor baixar o IVA, ganhávamos todos empresas e contribuintes.
Para baixares o IVA tens de falar com a comissão europeia, o IRS ou IRC penso que não. Além de que qualquer medida de que falaste nunca será justa para um grupo, o IVA baixas os ricos também beneficiam, o IRC baixas já estás aí com a cantiga das grandes empresas (temos imensas não hajam dúvidas), o IRS já estás aí com balelas, os velhotes não andam a beneficiar de aumentos extraordinários nas suas reformas faz anos? E quem paga isso? Não são eles de certeza.
Exato os velhotes como tu lhe chamas já não conseguem contribuir, já os jovens em plena força de trabalho são dispensados, e ao baixares o IRC quem é que vai beneficiar mais, as pequenas e médias empresas ao as grandes empresas.
Então espera, eu jovem já sou chulado a torto e a direito para garantir regalias a quem nunca se interessou a descontar (sim porque os velhos que estão na reforma maioria preferiu receber por baixo) devo descontar ainda mais porque aqueles que não o quiseram fazer nessa altura tenham ainda mais regalias é isso? Quem é que vai querer ficar neste país? Volto a dizer, o nosso país é fortemente constituído por MICRO EMPRESAS, quem vai beneficiar disso é óbvio que serão as micro, e com esse teu pensamento é que o investimento estrangeiro aqui é migalhas e estamos todos contentes porque já não vêm para cá aqueles mauzinhos capitalistas grandes empresas, pois não, vão para os países do leste que nos estão a ultrapassar
Os ricos não podem pagar menos IVA e assim beneficiávamos todos . mas os acionistas da Galp e afins já podem por mais €€ ao bolço porque vão pagar menos IRC como tal vão poder distribuir mais dividendos.
Ok estamos entendidos.
Foste logo dar o exemplo da Galp em que o estado seria um desses que ganharia dividendos.. mas as grandes empresas já não pagam pelos lucros? E esses dividendos já não tem 28%? Quantas mais vezes queres taxar o mesmo dinheiro? Cada melro que aparece
Só andarei com “carrinhos de pilhas” quando Estado os DER GRATUITAMENTE, em boa maneira Comunista (e espero que seja NUNCA). E vou andar nele somente para o levar a um comerciante para o vender.
Enquanto eu tiver de pagar quero um carro de combustão interna, nem que tenha de o comprar do Japão, Coreia ou EUA.
Então vai ter o carro de combustão interna, porque a “pilhas” nem sequer se vendem cá, quanto mais darem.
No entanto nos EUA ficam quase de borla, cerca de 25 % o custo deles em novo.
E que tal investir em ferrovia a serio? Tanto vicio para comprar carro… enfim.
O que? Compraram casa na suburbia? Nao comprassem!
E vão fazer uma ferrovia para cada localidade ?
“será necessário que faça o abate do atual.”
Acrescento que tem q ter mais de 10 anos.
Nice
“ter em posse durante um período não inferior a 24 meses”
Nice x2
“Fica também proibido de o exportar,”
Nice x3
Agora é q se vai ver a verdadeira motivação por detrás da compra de elektros em PT.
Falta aplicar as mesmas medidas a empresas para q tenham acesso às ambicionadas deduções.
Exato, essas condições sempre existiram, e viu a motivação anterior ? Pois é, quem compra é para ficar com eles.
Quem compra acaba por se arrepender. É melhor desfazer-se deles e trocar por um bom e fiel a combustão. Mesmo que seja usado, porque gastou o que tinha e o que não tinha no elétrico. É sempre preferível e faz um serviço muito melhor.
Cada vez mais uma realidade, infelizmente para quem caiu no logro.
Então quem se arrependeu ?
Eu não.
Então porquê ?
Gastei ? Então quando custou ?
Melhor como ?
Quem caiu ?
Só não consigo perceber este requisito: então quem tem um carro para abate, que será à partida quem não teve oportunidade de o trocar e por isso se sujeitou a “aturá-lo” até ao fim de vida, é que vai investir num VE?… Não faz grande sentido, mesmo considerando que há algumas opções no limiar dos 38.5k…
Por acaso há opções a menos de metade desse valor.
Não são opções muito credíveis, ou pelo menos equiparáveis ao que se conseguiria comprar com o mesmo valor no mundo de combustão, diria, e não devem ser muitas.
Mas o meu ponto principal é mesmo o da quantidade de malta que estará na disposição de se atravessar tanto por um parco benefício de 4k€. Se eu tivesse um carro em fim de vida, seria certamente por não ter possibilidades de comprar outro, por isso ou enveredaria por um crédito automóvel para chegar ao VE e assim obter o benefício, ou continuaria a comprar usado e a combustão. O crédito provavelmente custaria mais do que o benefício!
Todas são equiparadas aos a combustão na mesma gama, simplesmente paga mais para ter algo melhor e mais economicamente rentável.
A situação é a mesma quando houve o mesmo incentivo para os a combustão, davam um valor pelo carro a abater na compra de um novo, foi tão famoso que muitos defendem que esse incentivo deva voltar.
Não obrigatoriamente, há quem tenha carros com 20 anos porque foi caro na altura e nunca deram grandes problemas ao longo da vida, mas não quer dizer que não possam comprar um carro novo.
Especialmente a população mais velha é habitual, tinha um vizinho que trocou um ford fiesta com 35 anos por um ford ka novo em folha, tenho um conhecido que anda num mercedes de 97 e a mulher num Renault de 99 mas ofereceu a cada filho um BMW serie 3 novo como prenda de casamento, pura e simplesmente está a borrifar para o carro e o mercedes que tem satisfaz as necessidades…
Já agora tens também malta com 2 carros em casa, trocam de carro a cada 10 anos sendo sempre o mais velho substituído e o menos velho fica para carro secundário…
Falam em subsídios, os EVs que o mercado não quer, mas que a toda a força querem que comprem… O que me riu disto tudo. Vá comprem os telemóveis que usados ninguém os vai querer. Vão ficar com os monos nas vossas mãos. Força nisso.
+1
Jamais compraria um telemóvel usado!
Se não quer porque se vendem e estão a aumentar ?
Claro que querem que comprem, nenhum fabricante produz para não vender.
E compram telemóveis usados, comprei um que durou 4 anos até trocar por outro, porque partiu.
Sim, com muita força.