Stock do iPhone 16 muito abaixo do costume… E pode piorar nos próximos meses
Se não garantiu o seu iPhone 16 no dia em que começaram as pré-encomendas, é possível que já tenha sofrido grandes atrasos na tentativa de o adquirir. O lançamento dos mais recentes smartphones da Apple tem sido marcado por uma disponibilidade invulgarmente limitada, uma situação que não se via há algum tempo com produtos tão procurados.
Qual a razão para esta escassez?
As encomendas online através do site da Apple apresentam atrasos de semanas no envio, um problema que está a ser relatado em toda a Europa e que afeta todas as cores e configurações da linha iPhone 16.
Ainda não é claro se a Apple lançou um número muito restrito de unidades ou se o lançamento foi um sucesso esmagador. Nos últimos anos, a disponibilidade normalmente estabiliza pouco depois do lançamento, mas desta vez, mesmo mais de uma semana depois, a oferta é extremamente reduzida.
De facto, há bastantes utilizadores a queixarem-se de que não encontram os smartphones "em lado nenhum". A maioria dos modelos está completamente indisponível, com apenas algumas das opções de armazenamento mais elevadas (1 TB) ainda em stock.
Se não tiver feito uma encomenda antecipada, obter um iPhone 16 neste momento com levantamento imediato é praticamente impossível.
Agravamento na entrega dos iPhones 16
Embora a causa exata da escassez seja desconhecida, a situação pode estar prestes a piorar. Recentemente, a 28 de setembro, deflagrou um incêndio numa fábrica indiana responsável pelo fornecimento de peças cruciais para o iPhone 16. Felizmente, não houve feridos graves e o incêndio chegou apenas a uma parte das instalações. No entanto, é incerto se a produção será retomada como habitualmente antes do final do mês.
Embora seja demasiado cedo para associar diretamente os atuais problemas de stock a este incidente, é possível que a Apple já tenha ajustado a sua estratégia de vendas em antecipação de problemas de abastecimento mais graves nas próximas semanas. Ao limitar a disponibilidade em vários países, a Apple pode estar a preparar-se para uma escassez prolongada.
A disponibilidade de iPhones está cada vez mais ligada à Índia, um país com os seus próprios desafios. Embora a Índia esteja a tornar-se rapidamente um centro de produção global, não dispõe de algumas das medidas de segurança estabelecidas e dos processos simplificados da China, que há muito é uma potência tecnológica.
O forte investimento da Apple na Índia pode expor a empresa a situações mais imprevisíveis, como o recente incêndio.
Leia também:
– Post de há seis dias: “o iPhone 16 é o smartphone menos popular da Apple em 5 anos. O prazo médio de entrega da série iPhone 16 é de 14 dias, o tempo de espera mais curto dos últimos cinco anos.”
– Neste post: “Stock do iPhone 16 muito abaixo do costume… E pode piorar nos próximos meses”
Em que ficamos?
Aves a Apple como muitas outras empresas vivem a base do marketing e da exclusividade.
Devido a ” suposta fraca procura”, isto é uma jogada de génio.
Tornar o produto mais difícil de arranjar, o que vai levar a toda gente o querer, eleva o patamar.
Olha o boom dos relógios da Rolex, AP, Patel.
São explosivos, não é que não existam a venda e disponíveis na loja, simplesmente não te vendem porque tens de ser cliente VIP.
Olha o exemplo dos Ferrero, que é só na “Natal” inverno, também é uma jogada de génio, o produto é bom, mas é um exclusivo, vendem aos montes no Natal, porque é exclusivo.
A treta de ser no natal por causa da qualidade é tanga.
Eles sabem que se existe constantemente os 12 meses do ano, a longo prazo vão perder dinheiro, porque as vendas vão cair,
Isto do iPhone é de génio, publicidade gratuita, toda gente fala, e agora é ” difícil de obter”, não dão explicações do porquê… E torna se mais um ícone e vai tudo a correr fazer a encomenda online, para o ter e poder mostrar ao amigos…. Consegui!!! Eu tenho um dos novos.
Encomendei o meu em pré-venda e está em distribuição desde o dia 24/09…. Virá direto da India???
Igual aqui. Já começo a ter vergonha de ir ao café .
AHAHAHAHHAHA
Leva uma mascara, pode ser que minimize a vergonha.
Droid se me vires na rua não me dirijas a palavra. Só a vergonha de me verem ao teu lado…. 😛
Da China ou da Índia. O 16 também pode vir a ser fabricado no Brasil, na fábrica da Foxconn, em Judiaí, São Paulo.
Estimativas de entrega: 14/10 – 21/10
Mas as vendas nao estão fracas pq o pessoal está a comprar menos?
Ja vi 2 ou 3 vídeos de youtubers onde criticam o equipamento pela falta de novidade em relação ao modelo anterior. Afinal o pessoal nao compra porque nao há?
Como em tudo ha ciclos, e além disso os preços são muito altos. Isso so por si tem bastante influência.
O histórico da marca nao é brilhante no que diz respeito ao escalonamento exagerado de preços em relação as capacidades maiores de memória.
O 16 não tem nada de relevante que valha a pena substituir o 15 e isso não ajuda as vendas certamente, 90% fui tudo tretas da AI mas o pessoal não é parvo e sabe que isso é maioritariamente software que roda no 15.
Mas os principais destinatários do 16 são os que têm o 15?
(A AI que roda no 16 não roda no 15 e no 15 Plus, que têm SoC de 2022. Roda, com menos recursos, no 15 Pro e no 15 Pro Max, com SoC de 2023)
E na prática usual isso traduz-se em?
Se calhar o pessoal começa a aperceber-se que comprar um smartphone novo todos os anos é uma parvoíce e o planeta até agradece, com menos lixo electrónico e uso de matérias primas raras…
+1
Eu comprei o 16 Pro porque ainda ando com o XS Max. Já estou a ressacar! Nunca mais chega…
Tão cedo não troco meu iPhone 15. Acho que só no 17 ou 18.
O Stock está em baixo porque a Apple reduziu a produção do Iphone em 3 milhões de unidades, pois está a ter pouca procura, baixa popularidade e falta de inovação, quem o diz não sou eu, é a empresa Barclays.
Barclays says that its “sell-through checks” suggest a 15% decline year-over-year for the iPhone 16 launch.
https://9to5mac.com/2024/10/01/apple-cuts-iphone-16-orders-at-key-supplier-barclays-claims/
Cortou na produção, porque está a ter pouca procura …
Mas se cortou a produção em 3 milhões e a procura também caía os 3 milhões, em que é que isso reduzia o stock? Só se a procura diminuiu menos, não?
Isso justificar o stock estar em baixo és tu que dizes.
Estão todos a tentar adivinhar se a procura do iPhone 16 é forte ou fraca.
Puro marketing…. Uma empresa desse tamanho nao ia ter stock de um produto novo e com tanta procura todos os anos? Blá Blá Blá……
Já comprei iPhones na data em que começam as encomendas e foi sempre preciso esperar bastante. E o que sabe é que o fabrico do novo modelo começa em junho, e que a Apple aluga autênticas frotas de aviões para o transporte. Não é marketing, é a venda e entrega de muitos milhões de iPhones no último trimestre do ano.