App navegante alvo de ciberataque! Problemas continuam…
O "Passe Navegante" é um passe de transporte público da região metropolitana de Lisboa. Permite viagens ilimitadas nos transportes públicos, como autocarros, metro, comboios e elétricos. O serviço foi alvo de um ciberataque.
Segundo informações do site oficial, a App navegante esteve durante o dia de ontem sob um ataque informático massivo. A equipa de resposta a incidentes está a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível.
O cartão Navegante pode ser carregado em todos os locais físicos onde já se podia fazê-lo antes da possibilidade dada este ano pela aplicação móvel.
É habitual uma grande afluência nesta altura aos locais para a renovação do acesso à gratuitidade do passe que todos os anos tem de ser feita pelos estudantes. Este ano foi prolongado até final de outubro, mas é normal a afluência sobretudo nesta altura, por isso a aplicação era uma forma de evitar filas.
Explicou a fonte oficial, lembrando a existência de uma linha para ativar a gratuitidade no caso dos jovens estudantes (218 206 050).
Os utilizadores podem ainda carregar o cartão no multibanco, nas bilheteiras dos operadores de transporte e nas máquinas de venda automática da CP - Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo, da Transtejo/Soflusa e da Fertagus, além da rede de agentes Navegante Payshop.
Se utilizaessm o serviço de cyber security da NOS, tal como a promovem …isto nunca teria acontecido, pois a NOS anuncia que conseguem evitar ataques….Não sei como isto seria possível LOL
depende do ataque, um DDoS depende sempre da escala, basta que a quantidade de trafego seja maior do que a que consegues gerir, até googles e microsofts ficam fora de combate durante um tempo
muita gente com tempo livre pra fazer isto.
Se tivessem uma protecção de Layer 7 da DiamWall, em um data center do género datapacket com uma boa protecção na Layer 4, talvez tal não tivesse acontecido.