PplWare Mobile

Como vai ficar a IA no iPhone? Apple pode estar a recuar no seu investimento na OpenAI

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Aves says:

    Pois, isto do treino da IA tem custos astronómicos. Publica o NY Times que: “a OpenAI arrecadou USD 300 milhões em receita em agosto e espera fazer USD 3,7 mil em vendas até o final do ano. Mas as despesas, como salários, alugueres e custos operacionais, farão com que a empresa perca USD 5 mil milhões este ano.”
    Daí a ronda para investidores, de USD 6,5mil milhões, para cobrir o défice financeiro.
    Está previsto que a Microsoft invista mais mil milhões de dólares (a somar aos 13 mil milhões que já investiu), o Thrive Capital, outro grande investidor, também mil milhões, e outros, como a Nvidia, o restante.
    Por que é que a Apple não participa, há quem diga que é porque: “Os órgãos reguladores nos EUA e na UE estão a monitorar de perto a concentração de poder no desenvolvimento de IA, particularmente o domínio da Nvidia em chips de IA e os laços profundos da Microsoft com a OpenAI. A decisão da Apple de renunciar a essa ronda de financiamento pode ser um movimento estratégico para evitar um possível escrutínio regulatório.”
    Quanto à parceria das duas empresas para a integração do ChatGPT o que se tem escrito é que nenhuma paga nada à outra. A OpenAI passa a ter acesso privilegiado a uma plataforma que, no caso do iPhone, atinge 1,5 mil milhões (30% dos smartphones) e em que uma parte dos utilizadores fará o upgrade para uma versão paga. A cerca de 20 dólares mensais (diz-se que a OpenAI quer passar para 44 dólares em 5 anos) pode dar uma receita anual astronómica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.