Como vai ficar a IA no iPhone? Apple pode estar a recuar no seu investimento na OpenAI
Ainda que esteja no topo dos desenvolvimentos da IA, a Open AI ainda necessita de parceiros para os seus novos investimentos. Estes vão suportar a criação de novos modelos e são essenciais para a empresa e para os seus parceiros. A Apple parece que está a mudar a sua posição e terá abandonado a próxima ronda de investimentos que a OpenAI está a recolher.
A Apple, como é sabido, tem lutado para se estabelecer no setor da IA devido a esforços insuficientes e mudou o seu foco para a colaboração com os líderes existentes na área. De acordo com um novo relatório, a Apple decidiu contra o investimento anteriormente planeado em OpenAI e não vai avançar com o investimento.
A OpenAI está a organizar uma ronda de financiamento e espera a participação de várias empresas. A Apple manteve inicialmente discussões sobre um investimento em OpenAI no mês passado, e sabia-se que também tinham havido discussões sobre o Apple Intelligence.
Embora o montante exato dos potenciais investimentos da Apple seja desconhecido, o novo relatório indica que a Apple já não está envolvida em negociações para participar na ronda de financiamento. Isso parece significar que a empresa não tem planos para aderir a esta ronda de investimentos.
Enquanto a OpenAI se prepara para uma ronda de financiamento de 6,5 mil milhões de dólares com potenciais investimentos da Microsoft e da Nvidia, a decisão da Apple de não participar gerou discussões e mudanças na empresa. O antigo responsável de design da Apple, Jony Ive, anunciou que está a trabalhar com a OpenAI para conceber um produto de IA.
A Apple já não está em discussões para participar na ronda de financiamento da OpenAI que deverá arrecadar 6,5 mil milhões de dólares. Isto marcará uma rara retirada de investimento noutra grande empresa de Silicon Valley. De acordo com uma fonte bem informada, a Apple retirou-se recentemente das discussões para fazer parte da ronda que está prevista terminar na próxima semana.
Segundo os relatórios anteriores, a gigante tecnológica não fez nenhum pagamento à OpenAI e continua a trabalhar na integração do ChatGPT no iOS 18. Acredita-se que a razão para não efetuar o pagamento é porque a integração neste sistema é considerada de igual valor ou superior do que o pagamento.
Pois, isto do treino da IA tem custos astronómicos. Publica o NY Times que: “a OpenAI arrecadou USD 300 milhões em receita em agosto e espera fazer USD 3,7 mil em vendas até o final do ano. Mas as despesas, como salários, alugueres e custos operacionais, farão com que a empresa perca USD 5 mil milhões este ano.”
Daí a ronda para investidores, de USD 6,5mil milhões, para cobrir o défice financeiro.
Está previsto que a Microsoft invista mais mil milhões de dólares (a somar aos 13 mil milhões que já investiu), o Thrive Capital, outro grande investidor, também mil milhões, e outros, como a Nvidia, o restante.
Por que é que a Apple não participa, há quem diga que é porque: “Os órgãos reguladores nos EUA e na UE estão a monitorar de perto a concentração de poder no desenvolvimento de IA, particularmente o domínio da Nvidia em chips de IA e os laços profundos da Microsoft com a OpenAI. A decisão da Apple de renunciar a essa ronda de financiamento pode ser um movimento estratégico para evitar um possível escrutínio regulatório.”
Quanto à parceria das duas empresas para a integração do ChatGPT o que se tem escrito é que nenhuma paga nada à outra. A OpenAI passa a ter acesso privilegiado a uma plataforma que, no caso do iPhone, atinge 1,5 mil milhões (30% dos smartphones) e em que uma parte dos utilizadores fará o upgrade para uma versão paga. A cerca de 20 dólares mensais (diz-se que a OpenAI quer passar para 44 dólares em 5 anos) pode dar uma receita anual astronómica.