[Atualizado] Explosões de pagers fazem 9 mortos e mais de 2.800 feridos no Líbano
[Atualização (15:00 18/09/2024)] Existem indícios de intervenção da Mossad nesta ação. Podem ter sido colocados explosivos nos pagers.
Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 2.800 ficaram feridas, cerca de 200 delas em estado grave, por causa da explosão em cadeia desta terça-feira, 17, de vários pagers que estavam na posse de membros do grupo xiita libanês Hezbollah em diferentes pontos do Líbano.
O Hezbollah confirmou em comunicado a explosão de “uma série de dispositivos de mensagens conhecidos como ‘pagers’ que estavam na posse de vários trabalhadores em diferentes unidades e instituições” do grupo armado.
Os pagers explodiram enquanto estavam a ser usados pelos libaneses, o que aumentou os danos nos rostos e nas mãos. Os equipamentos dispararam sinais sonoros antes de explodirem, o que fez com que muitas pessoas pegassem nos aparelhos e olhassem para eles mesmo na altura em que os artigos foram detonados.
It is reported that at least ten Hezbollah militants were injured as a result of the sudden explosion of their radios/pagers in the Beirut district of Dahieh. pic.twitter.com/o1dyNifbdt
— Yigal Levin (@YigalLevin) September 17, 2024
Ainda não é claro como as explosões foram detonadas. Começaram por volta das 15h30 na hora local e as ocorrências prolongaram-se cerca de uma hora. Um membro do Hezbollah revelou que os aparelhos utilizados pelo grupo aqueceram antes de explodir ou se incendiar.
Uma das explicações para a explosão é que houve um ataque ao servidor que envia mensagens aos pagers. Os dispositivos terão então recebido uma mensagem com um script de programação que pode ter gerado uma sobrecarga de processamento, que levou ao sobreaquecimento e explosão da bateria.
As baterias dos pagers aqueceram e algumas pessoas “sentiram (o aumento da) temperatura do aparelho e deitaram-no fora” antes de explodir. "Talvez tenha sido ativado remotamente, mas não sabemos como". Os pagers que explodiram faziam parte de um novo lote que chegou recentemente ao país.
O Hezbollah disse que os novos modelos de pagers, adquiridos recentemente, tinham baterias de lítio, que podem deitar fumo, derreter ou incendiar-se se forem sobreaquecidas. Ainda é cedo para haver conclusões sobre esta situação, mas em breve deverão vir a público as verdadeiras causas desta situação anormal.
[Atualização (15:00 18/09/2024)]
Em comentários ao Wall Street Journal, um membro do Hezbollah afirmou que os aparelhos que explodiram provavelmente faziam parte do mesmo carregamento recebido pelo grupo nos últimos dias. E que, pouco antes das explosões, os equipamentos aqueceram rapidamente, e que algumas pessoas conseguiram atirá-los para longe.
Informações obtidas mais tarde revelam que esta teria terá sido uma ação da agência de Inteligência de Israel, a Mossad, que colocou explosivos nos compartimentos de baterias dos aparelhos utilizados pelo grupo xiita libanês Hezbollah. A informação foi reiterada pelo jornal New York Times, com base em relatos de responsáveis norte-americanos familiarizados com o assunto. Segundo o jornal norte-americano, Israel plantou os explosivos num lote de pagers, fabricados em Taiwan, importados pelo Hezbollah.
A hipótese dos explosivos foi também levantada por um antigo especialista em munições do Exército britânico à BBC. A fonte, que pediu para não ser identificada, disse que os aparelhos continham provavelmente entre 10 e 20 gramas cada de explosivo de nível militar, "escondidos dentro de um componente eletrónico falso". Assim, ativados por um sinal (como uma mensagem de texto alfanumérica simultânea), seriam acionados e explodiriam quase ao mesmo tempo.
Já agora, não querem fazer um adendo a este artigo da semana passada de quem ainda usa um pager? Parece-me que faltou um grande grupo de usuários que foram injustamente esquecidos.
https://pplware.sapo.pt/informacao/nao-o-pager-nao-morreu-ainda-existem-milhoes-em-utilizacao/
H
E
Z
B
O
L
L
A
H
A lei do karma é lixada!
Ihihih… É mesmo. Não se perdeu nada. Quando são eles a fazer explodir coisas e ataques indiscriminados, são os coitadinhos, quando sofrem na pele o mesmo, ai tadinhos e tal… Não tenho pena nenhuma, pena é não ter sido mais uns quantos com os cães.
CIA+Mossad+explosivos plásticos e está feito.
Já existe videos vi um dele a explodir num mercado e a pessoa ficou logo deitada no chão incapacitada.
Nos telefones e smartphones já tinham usado esta técnica mas era alvos específicos, assim tantos ao mesmo tempo é obra.
Ou então mais uma mostra de incompetência deste grupo terrorista, que até os seus faz explodir indiscriminadamente, em lugares públicos, como se de um ataque terrorista se tratasse…
Foram os próprios que proibiram o uso de telemóveis (estariam sobre escuta) e distribuíram os pagers… Quando explodiram, os membros pareciam gatos escondidos com a cauda de fora…
De lamentar são os civis e inocentes afetados por mais um ato vil dos seus supostos líderes; Para terroristas vale tudo… como o hospital em gaza…
Agora é só usar a mesma tecnologia nos EVs
A tecnologia é Americana, eles podem fazer estes ataques terorristas em qualquer parte do mundo..
Porquê?Porque a maior parte do mundo deixou-os dominar o mercado das telecomunicações..
Está feature está presente em qualquer dispositivo de comunicações Americano, os modems são todos deles, os pcs também, telemoveis, routers,etc … o que esperavamos??
Sim claro os EVs são um perigo, a tecnologia já está toda lá…não é preciso adicionar mais nada, e com uma bateria daquele tamanho..basta inserir o codigo correcto e …kabum.
Se quiseres adicionar um pouco mais de “emoção”…cola um explosivo tipo plasticina, na bateria e está feito, não é preciso mecanismo remoto nem nada… os carros já os trazem e são obrigatórios…por lei, para saber onde o carro se encontra, eles dizem que é para o 112…mas na prática é para seguir pessoas e saber o que eles dizem no carro, mas claro pode ser usado para este fim.
Já o Presidente Iraniano se estima que tenha sido morto desta forma. Um código enviado para o equipamento dele.
Esta tecnologia já existe ha muito tempo, não é nada novo.
A unica coisa que se torna, agora, publica é que Israel possui acesso aos códigos..mas já se esperava porque os Judeus controlam os EUA,e teem acessos a tudo.
Os alemães sabiam o que faziam…mas os Russos, socialistas da treta, achavam que era desumano..enfim o mundo corre um grande perigo.
Não havia humm…nesheshidade ezze, o artista humm…é sempre ezze um bom artista ezze!
Mais uma razão para não comprar Apple. Electrónica só a dos chineses ou nada.
*da-se. O que escreves não é para comentar … mas ó meu, vai lá comprar gasolina a Espanha no triciclo 😉
Os Judeus estão desesperados para criar um grande conflito armado no Médio-Oriente.
Para tua informação foram esses grupos que começaram. Se Israel não existisse, esses grupos faziam o mesmo entre eles…
O dr. rc está a mentir e fá-lo por ignorância ou então é mal-intencionado, os Judeus não são Israelitas nem descendentes das Doze Tribos de Israel, este é o primeiro ponto.
Segundo ponto, o “Estado” de “Israel” foi criado pelo regime da Inglaterra e é um projecto colonial para assegurar os interesses dos Ingleses naquela região para que possam saquear e explorá-la à vontade.
«…Se Israel não existisse, esses grupos faziam o mesmo entre eles…»
E o que é que você tem a ver com aquilo que os outros Povos fazem nos seus respectivos Países e Continentes?
Figueredo é só mais uum Marxista que nem percebe que é Marxista. O axioma é se é rico mau e não tem razão se é pobre é bom e tem razão independente dos factos.
Se não existisse Israel não existiram Palestinianos. Ponto. Seriam Jordanos e Egipcios e o Figueredo como todos os defensores do Hamas hoje , outra monstruosidade qualquer amanhã se estaria-se nas tintas.
Porque o conflito politicamente existe no Ocidente para impedir o Ocidente de combater e se defender.
Como se estão nas tintas para Coptas, Curdos e outros povos e religiões do Médio Oriente como os Baha’i e Zororastras que só podem ter templos em Israel porque o Islão oprime tudo.
Para detectarmos o que é o Figueredo basta só dizer que a Jordânia foi criada pelos Ingleses para ser entregue à Tribo Hachemita da Arábia derrotada pela tribo de Saud na guerra civil na peninsula Arábica. Por isso é que se chama Arábia Saudita e não Arábia Hachemita. A maior parte da população da Jordânia são os chamados palestinianos que quando se revoltaram deu o Setembro Negro. Quando o falangista autor do massacre de Sabra e Chatila – que o fez por a noiva ter sido massacrada pelos Palestinianos no massacre de Damour foi colocado pelos Sírios como ministro Libanês dos refugiados nenhum dos “defensores dos palestinanos” abriu o bico. Não abriram o bico porque a discussão não tem nada que ver com os Palestinianos.
Mais um (figueiredo) anti-racista a comentar.
Ohh Figueiredo, só dizes asneiras. Espero que um destes teus amigos te faça uma visita. Já agora vai para a palestina viver e regurgitar essas idiotices
Uno Reverse Card!
mesmo!
Em termos de placa de circuito e firmware esta façanha é impossível, ou quase impossível. Mesmo que a bateria tivesse entrado em curto ou em sobrecarga, a maior parte das explosões não teriam sido catastróficas. A explicação mais simples é a mais obvia: Os pagers foram ” manipulados ” meses antes. A ideia foi implementada, alguém “pescou” acabaram por ser adquiridos sob pretexto que são impossíveis de localizar ( e são), bastou um sinal massivo pré-programado na frequências usadas pelo pager para tocar e acionar uma pequena carga explosiva plástica muito bem disfarçada agarrada á bateria e ai sim explode e bem. A existir na zona estações de rastreio de sinais de rádio -frequência é bem possível que este sinal até tenha sido registado. provavelmente em VHF, onde funcionam a maior parte dos pagers. A Anacom tem no pais algumas destas estações de monitorização do espectro ( abrangente).
Também já tinha pensado nisso, que seria demasiada potência para “meras” baterias.
Segundo algumas notícias (vale o que vale mas uma é da CNN), os pagers terão sido feitos por encomenda para o hezbollah e já vinham com os explosivos. Não será difícil de provar. Há-de haver um ou outro desligado que não explodiu.
Não tenho qualquer simpatia pelo hezbollah, mas a ser provado que foi planeado, é assustadora a capacidade de preparação e paciência de quem quer que desenhou este ataque.
+1
Os «pagers» foram feito em Budapeste pela empresa «BAC», o que indica que a Hungria está infiltrada pelo O Instituto de Inteligência e Operações Especiais («MOSSAD»).
Finalmente uma explicação para o que poderá ter acontecido!
Hollywood failed.
Congrats Mossad.
Holy wood nunca falha!
Não fosse o Hezbollah um grupo criado que instigou a revolução Iraniana, no seguimento do golpe de estado engendrado anos antes pelos USA e UK por causa da nacionalização da Anglo-Iranian Oil Company.
O imperialismos não justifica tudo, mas de alguma forma ou de outra explica muita coisa.
Essa é a perspectiva marxista com contornos raciais como se tudo o que acontece fosse consequência das acções do Ocidente. Essa visão do “Outro” é como se fossem um mero conjunto de acções como reflexo do Ocidente.
Ora isso é completamente desmontado pela forma como as sociedades do outros são construídas num conflito entre ideologia/cultura/politica religiosa e modernidade – entenda que modernidade aqui vai a todo o espectro do Ocidente: do marxismo ao nazismo passando pelo socialismo e liberalismo, capitalismo de mercado livre ou aproximado.
Milhões de Iranianos apoiaram o Shah assim como milhões de Iranianos estavam contra o Shah especialmente pela modernidade social e não por ser um ditador.
Todos os países – que o Ocidente chama erroneamente Árabes – quando viram que as ditaduras nacional socialistas – ou seja cultura ocidental anti – apoiado por Moscovo falharam retornaram ao Islão e ou ao Ditador sem ideologia que garantia um módico de estabilidade, podemos olhar desde a Argèlia ao Egipto. O Irão Persa está dentro do mesmo caldo. Quando o Carter tirou o tapete ao Shah, os professores modernos, as senhoras que iam ao cinema, os mercantes não pegaram em armas para defender o que tinham. Os outros pegaram. Esse é um dos problemas do “civilizados” não percebem a importância da violência que foi feita para terem o que têm.
Ignorar isto, é fabricar que os outros não têm interesses, vontades, são menos humanos e não exploram o Ocidente para as suas guerras internas.
A modernidade social disruptiva do Shah atacou muito mais pessoas no Irão que qualquer coisa que ver com petróleo. É isso que não percebem os ocidentais obsecados com o ocidente, nunca dão oportunidade ao outro de existir.
E não dão porque para a maioria o único objectivo é apenas a guerra politica no ocidente. Se deixar de existir Israel os Palestinianos deixam de existir. Deixam de ser uteis.
Há uns dias estive a ler documentos do T821 recentemente colocados online- uma grande series de documentos militares da Itália Fascista . Entre eles como retirar os civis das cidades perto de áreas industrias para os proteger do bombardeamentos aliados. Os supostos defensores do Palestinianos são muito piores que os Fascistas.
Acho que o Pplware está por detrás disto, se bem se lembram ainda há dias foi noticia aqui os pagers e agora boom os pagers tornam-se em bombas, coincidência a mais. 🙂 🙂 🙂 🙂
PS, espero que compreendam que estou a brincar com a situação e o planeta já tem terroristas a mais não se perdeu nada.
hahahaha mesmo mesmo , Foi o Vitor ou o Pedro 🙂
😀 😀 😀
Pensei nesses mesmos dois “terroristas”!! 😀 😀
Isso é certo. Já ninguém se lembrava dos pagers, só o pplware… muito estrenho…
!!
Foram mortas crianças, medicos e enfermeiros. Para ti não se perdeu nada porque se calhar não vales mesmo nada.
A minha sogra já diz isso é décadas. Também já ouvi falar que morreram engenheiros e astronautas. Tudo gente de bem. Os ataques em Israel, são uma boçalidade. Nunca morre ninguém. O Guterres foi visto a atirar o seu pager pela janela , não fosse o diabo estar á porta. Free free Palestine
Já cá faltava a táctica da pureza. Se esta operação permitir descobrir os apoiantes do Heezbolhah por terem ido aos hospitais e isso permitir eliminá-los com muito mais precisão?
Já agora fico á espera sentado pelo dia em que condenes o Heezbollah por colocar os seus próprios civis em risco pela forma como combate e elogies Israel por proteger os seus.
Proteger os seus? Os seus quê? Os seus governantes queres tu dizer, proteger o bibi para não ir já preso ou proteger o bibi quando o tribunal internacional emitir o mandato de captura? Essa propaganda já foi desmontada à muito, mas como a história já nos ensinou, um burro nunca será um cavalo nem que lhe metam um espelho à frente, se o Hitler nos últimos momentos do bunker e ainda assim ainda tinha milhões de seguidores (maioritariamente putos porque os outros já estavam mais que mortos), portanto não me admira que quando nasce um nazi, só a morte o limpa
se morreram terroristas, boa viagem … quanto à explosão ser provocada somente pelo aquecimento da bateria, tenho sérias dúvidas, a meu ver, os equipamentos quando foram adquiridos traziam explosivos dissimulados no seu interior
Publica o “JN”:
O “New York Times” noticiou que cerca de três mil pagers foram encomendados à Gold Apollo, principalmente o seu modelo AR924. “Para que Israel incorporasse um explosivo no novo lote de pagers, provavelmente necessitaria de acesso à cadeia de fornecimento destes dispositivos”, disse à AFP o analista militar e de segurança Elijah Magnier, sediado em Bruxelas.
“A inteligência israelita infiltrou-se no processo de produção, acrescentando um componente explosivo e um mecanismo de disparo remoto aos pagers sem levantar suspeitas”, disse, levantando a possibilidade de que o terceiro que vendeu os dispositivos pudesse ter sido uma “frente de inteligência ” criada por Israel para o efeito.
A Gold Appolo, uma empresa de Taiwan, “explicou, esta quarta-feira, que o modelo de pager que foi alvo de um ciberataque foi fabricado pela BAC Consulting KFT, sediada em Budapeste.”
A ser verdade, o que impede de fazerem o mesmo com telemoveis????
Andamos todos com bombas no bolso??
Quero acreditar que tenha havido sabotagem no fabrico dos equipamentos, o que tambem é deveras assustador…
«…O que Israel acaba de fazer é, por qualquer método, imprudente. Explodiram inúmeras pessoas a conduzir (ou seja, carros fora de controle), a fazerem compras (os seus filhos estão no carrinho de bebé atrás na fila da caixa registadora), etc. Indistinguível do terrorismo …» – Edward Snowden
Fonte: https://x.com/Snowden/status/1836066911722799338
Distingue-se bem do terrorismo porque foi perpetrado por israel (e só para quem não atinge, poderá haver ironia no meu comentário).
Sim, a judiaria genocida de Israel mata sempre “na melhor das intenções”. Basta ser planeado por eles.
Não é indistinguivel do terrorismo, é terrorismo não há aqui meia mas. O problema está na definição do terrorismo pelos imperialistas, é assim, imagina que estás em casa e aparecem uns soldados enviados pelo estado que te dizem que tens de sair de casa, se obedeceres o unico problema é teu que vais ter que arranjar outro local para morar, se resistes eles matam a tua familia toda e és julgado por terrorismo. É assim que funciona na Palestina e se não os pararem vai ser assim em muitos mais lugares, é assim que funciona o imperialismo.
E temos discurso Marxista. Os Imperialistas são sempre Ocidentais.
Que tal olhar para a Constituição da Republica islamica do Irão. Isso já não lêem pois não. Ou os discursos dos principais dirigentes Heezbollah, Hamas e até mesmo da Fatah. É precioso ir aos canais Árabes porque isso é censurado por cá, só o que passa pela peneiras das Reuters/AP/AFP aparece por cá. Podemos ainda incluir o Erdogan…
O meu discurso é Marxista mas o teu é nazi. Esses grupos que falas andam a bombardear, ocupar, expulsar pessoas das suas próprias casas e bombardear cidades inteiras do outro lado do mundo? Por causa de gente como tu é que temos um genocídio a acontecer neste preciso momento e tu a desvalorizar, pode ser que os teus filhos um dia aparecem em casa todos desfigurados, desmembrados e traumatizados pela guerra e eu depois mando-te ler a constituição de Israel. E ainda falas da filtragem de informação quando todos sabemos que estamos constantemente a receber propaganda americana e sionista, és uma piada trágica
“Os dispositivos terão então recebido uma mensagem com um script de programação que pode ter gerado uma sobrecarga de processamento, que levou ao sobreaquecimento e explosão da bateria.”
Não acredito que tenha sido algo tão simples! Eles teriam se apercebido do aquecimento gradual e tirado os equipamentos do corpo, aquilo houve um sinal sonoro e teve uma explosão quase imediata.
isso mesmo
Hoje foram uma bandada de rádios “Walkie Talkie”. Isto começa a ter contornos maquiavélicos. Planear, esperar e executar um plano destes é obra.
Chama-se a isso desespero, os Judeus, os Anglo-Sionistas, estão em pânico e pretendem criar uma guerra de grande escala.
Na Europa falhou graças à Operação Militar Especial (OME) levada a cabo pela Federação da Rússia (FR) na Ucrânia, agora querem criar uma grande guerra no Médio-Oriente.
O objectivo é desviar a atenção das pessoas dos problemas internos dos países do “Ocidente”/união europeia e da grande crise económica que já começou e não é possível continuar a esconder ou empurrar com a barriga.
Mas na Ucrânia não eram nazis, segundo o filho de um putin? Agora estás a dizer que eram judeus e nazis ao mesmo tempo? Estou confuso
O Zé deixa este que a batata fermentou demais
O PCP deveria ser proibido de colocar comentários racistas
E viva o PCP, e é por isso que vocês representam menos de 4% dos Portugueses.
Ainda deviam ser menos. Bando de ressabiados sem ideias com menos de 80 anos.
Também armadilharam os Walkie Talks.
https://expresso.pt/internacional/medio-oriente/2024-09-18-walkie-talkies-do-hezbollah-explodem-apos-sabotagem-de-pagers-ha-pelo-menos-nove-mortos-e-300-feridos-bde71e1a
Eu não sei o que o mundo está a espera…
Genocidio/ocupação da palestina, genocidio perseguição religioza/linguistica/cultural na Ucrânia, terrorismo na Russia( em grande escala), assasinato de presidentes, tentativas de assasinato de presidentes( e candidatos ), perseguição de jornalistas, assasinato de jormalistas, carros a bomba, bombas em estatuetas, milhões de mortos(e o numero não dá sinais de parar de crescer a uma velocidade vertiginosa) e muito muito mais …
80% ou mais ainda não sabemos..
Eu acho que está na hora de o povo começar a por na rua a comandita de gandulos, que sabe-se lá como, acabou no poder e sequestrou a nossa democracia.
Quando passares com a G3 a caminho do para lamento toca-me à campainha faz favor!
Agora é que vai ser bonito para levar equipamentos eletrônicos para o avião.