Dica: Android não o alertou para o terramoto? Veja se tem as opções certas ativadas
Apesar de ter assustado muita gente, o sismo de ontem serviu para mostrar várias situações. Uma delas é que o sistema de alerta de terramotos da Google funciona no Android. Como recebemos algumas queixas de leitores que não receberam o alerta, hoje mostramos como podem confirmar que este sistema está ativo nos smartphones Android.
Com o sistema de alertas de terramoto do Android a Google quer dar aos utilizadores deste sistema operativo uma ajuda preciosa. Pode notificar para um sismo e dar uma ajuda essencial para saber como se proteger e reagir perante uma situação destas.
Ficou provado ontem que este sistema funciona bem em Portugal, ainda que alguns utilizadores se tenham queixado de não ter recebido o alerta. Este depende de estar ativo este serviço e ter uma ligação à Internet ativa, quer seja via Wi-Fi ou pelos operadores de telecomunicações.
Ajuda da Google nestes momentos complicados
Esta opção está presente nas versões mais recentes do Android e é simples de ativar ou, no limite, de confirmar que está pronta a ser usada. Deve começar por abrir as Definições e depois procurar a opção Segurança e emergência.
Aqui dentro, e no meio das várias opções presentes, encontrará a que procura, chamada Alertas de terramoto. Esta deverá estar ativa, podendo o utilizador ter de imediato a certeza de que no futuro poderá ser ajudado e receberá esse alerta. De recordar que é uma informação que vem de entidades certificadas e usa a localização do smartphone Android.
Simular alerta de terramoto no smartphone
É também possível encontrar presente nesta área uma explicação da forma como este sistema funcionará com o Android e qual a fonte dos dados. Há ainda uma opção útil que permite simular um alerta, para o utilizador ter acesso ao que irá acontecer em caso de alerta de terramoto, bem como uma ajuda sobre o que fazer nesse momento.
Não sendo das opções mais visíveis, esta é sem qualquer dúvida uma das mais importantes para os momentos de necessidade de socorro. Alguns segundos ou minutos de antecipação podem fazer toda a diferença no caso de um terramoto e a Google, pelo Android, procurará dar-lhe essa ajuda para se proteger.
tive de desativar essa opção por causa da trepidação constante lá em casa… é que há quase todos os dias sexo estrondoso lá em casa. Quase à segunda, quase à terça, quase à…
Tens de expulsar o vizinho da tua casa.
Por isso é que vivo numa moradia, para não ter vizinhos a espancar a escala de richter
Resta referir que têm de ter também os dados móveis ligados ou wifi
Claro querias que fosse por magia negra
Podia ser a própria rede
Isso não está nem próximo de ser rápido o suficiente muito menos para o país inteiro é inconcebível para essa tecnologia ia haver pessoas que recebiam 1 hora depois o aviso, através da Internet recebeu-se 10 segundos antes que já não é nada mau em 1755 alguns nem se chegaram a aperceber do que aconteceu, 10 segundos já dá para te protegeres minimamente
Impossível não é, mas essa tecnologia não existe nem vai existir cá em Portugal por causa de “fundos”. Chama-se CellBroadcast, e no Japão é sim mais rápido do que desastres a acontecer.
A quantidade de modulos GSM necessários para isso é grande que são caros quando na realidade já temos a internet que é mais rápida, secalhar pode fazer algum sentido no japão que têm um sismo todos os dias cá não há necessidade agora é muito bonito daqui a 6 meses já estava tudo aos gritos com o dinheiro que se gasta num sistema destes quando o android faz isto de graça
Como assim a quantidade de módulos GSM era absurda??
O CB funciona com as próprias operadoras, não é necessário nada adicional.
Apenas vontade das operadoras e do Estado para impor isso, não as SMS que custam milhares e milhares mensalmente.
Peço desculpa, já vi que já está escrito no texto acima essa mesma informação “Este depende de estar ativo este serviço e ter uma ligação à Internet ativa, quer seja via Wi-Fi ou pelos operadores de telecomunicações.”
Tenho tudo activo e bem configurado e não funcionou, e claramente o problema não é no smartphone mas sim na rede a mandar os avisos, claramente falharam e tem de se mentalizar disso…
A localização tem de estar ativada, se não, não funciona apesar de estar “ativa”.
Tantos “claramente” quando há várias razão do lado do utilizador para que nao tenha funcionado…
Que rede?? A rede não envia nada, quem envia é a própria Google. CellBroadcast Portugal nunca irá ter. Vamos ter as SMS passados 4 dias úteis…
Aqui no Android, essa definição está em:
Definições > Localização > Avançadas > Alertas de terramoto.
Idem. Por isso o grafismo apresentado no texto do Pplware não é transversal a todos os telemóveis com Android
Atenção que o sistema de alerta no Android nada tem a ver com a proteção civil.
Inclusivamente, quem tiver IOS não recebe qualquer alerta.
O facto do sistema de alertas no Android não ter nada haver com a proteção civil é uma mais-valia.
Onde é que anda o Soares?
É que no iOS, chapéu…
App Lastquake pode ser uma boa ajuda. Pelo menos tem mapas e outros detalhes na hora
O sismo – de grau 5,3 – foi moderado (entre 5,0-5,9)
O sistema de aviso da proteção civil só dá o alerta acima de 6,1 (ou seja, a partir de sismos fortes, entre 6,0-6,9). Conviria fazer um teste de como funciona – depois de um aviso prévio para não assustar desnecessariamente ninguém.
Claro que não conta apenas a magnitude do sismo, mas também onde se localiza, duração e magnitude das réplicas.
O que eu não estou a ver é que receber um aviso 1 ou 2 segundos antes de chegar a onda sísmica faça muita diferença, sobretudo para quem estiver a dormir.
De facto sismos às 5h30 da manhã não faz muito sentido…
A questão é que antes de se conseguir ler o aviso … já passou o sismo.
Pode fazer a diferença instintivamente na reacção.
Sentires um sismo e teres a confirmação no momento, segundos antes, ou segundos depois, é sempre uma confirmação e um alerta. Faz todo o sentido para reagires de forma mais consciente.
Eu desligo os dados e localização à noite. Quando acordei e como foi calmo, a minha reação foi ligar a net e ver reações. Confirmou-se o sismo.
Se tivesse recebido a tal notificação, num caso grave, a reação teria de ser outra e teria de ser mais rápida. Faz sentido e diferença.
Bem bisto abes, ca adianta receber um aviso de ataque nuclear se em 2 minutos levamos com calhau em cima ? Não dá nem para iniciar a reza.
Realmente a dormir a diferença vai ser pouca mas mais vale 10 antes do que 10 depois, durante o dia receberes um aviso 10 segundos antes dá tempo para descer o prédio a correr ou pelo menos ir agarrar nas crianças e meter debaixo de uma mesa porque se só tivermos reacção ao sismo é para esquecer ninguém vai ter tempo para se proteger é muito giro de dizer mas na realidade não estamos preparados para isso agora fala-se disto mas daqui a 1 ano já ninguém se lembra eu queria ver quantas pessoas é que com um aviso de 10 segundos antes se protegiam efectivamente
O alerta da PC chega com 4 dias úteis depois…
Por aqui com tudo activo, não funcionou.
Não sei se a região definida influencia alguma coisa.
deve ter a ver com a região.
O meu alerta funcionou, mas tinha o tlm no silêncio e não tocou. Não é estranho ? De manhã tinha apenas a notificação, fiz a demo e aquilo toca alto para caraças impossível de ter tocado e eu não ter ouvido!!
Se tiveres o telemóvel no silencio não toca o que não faz muito sentido devia ultrapassar isso
Eu estava a dormir e assim fiquei, só soube pelas noticias.
Não fui notificado pela Google, mas deve ser da distância – não acredito que o país inteiro receba a notificação.
De resto, ser avisado no momento ou uns segundos não não dá dá tempo para o que quer que seja e só alarma a pessoa.
Ponham os cérebros a investigar a sério na previsão dos sismos e outros assuntos importantes e não percam tempo em tentar saber as origens do Universo.
Dizem que foi o maior sismo na região Lisboa-Setúbal em 50 anos.
Também não dei por nada. Mas no dia seguinte foi curtida a troca de mensagens: “Assustaste-te?”
Quem tenha acordado com o alarme do Android não conheci, mas conheci quem tenha acordado por si – deve ter o sono leve 🙂
Não, não há previsões de sismos, apenas – depois de se ter verificado o sismo -, a possibilidade de fazer correr a notícia mais rápido que a respetiva onda sísmica. A diferença é sempre muito pequena em tempo.
Já agora, notícias das “bichezas” que dizem que são bons a avisar sobre sismos – durante o sismo, um cão que foi à porta, sinal de que se passava alguma coisa, e um gato que levantou a cabeça e continuou a dormir 🙂
O gato deve ter percebido que não era nada de perigoso e não valia a pena o trabalho.
Cá em casa foram 2 os telemóveis a dar o alerta da minha mulher e do meu filho acordaram a casa toda com o barulho, cerca de 8 segundos depois lá estava ele. Varias pessoas acordaram com o telemóvel basicamente todas que tinham o telemóvel com som porque com aquele barulho é impossível não acordar ahah
É por isso que desligo sempre estas opções, desenhadas para criar o medo. É verdade, já levaram o 19º booster do cubide este ano?