PplWare Mobile

Dica: Android não o alertou para o terramoto? Veja se tem as opções certas ativadas

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Damnupa Kot says:

    tive de desativar essa opção por causa da trepidação constante lá em casa… é que há quase todos os dias sexo estrondoso lá em casa. Quase à segunda, quase à terça, quase à…

  2. Lumia says:

    Resta referir que têm de ter também os dados móveis ligados ou wifi

    • Rui says:

      Claro querias que fosse por magia negra

      • Lumia says:

        Podia ser a própria rede

        • Rui says:

          Isso não está nem próximo de ser rápido o suficiente muito menos para o país inteiro é inconcebível para essa tecnologia ia haver pessoas que recebiam 1 hora depois o aviso, através da Internet recebeu-se 10 segundos antes que já não é nada mau em 1755 alguns nem se chegaram a aperceber do que aconteceu, 10 segundos já dá para te protegeres minimamente

          • Bruno says:

            Impossível não é, mas essa tecnologia não existe nem vai existir cá em Portugal por causa de “fundos”. Chama-se CellBroadcast, e no Japão é sim mais rápido do que desastres a acontecer.

          • Rui says:

            A quantidade de modulos GSM necessários para isso é grande que são caros quando na realidade já temos a internet que é mais rápida, secalhar pode fazer algum sentido no japão que têm um sismo todos os dias cá não há necessidade agora é muito bonito daqui a 6 meses já estava tudo aos gritos com o dinheiro que se gasta num sistema destes quando o android faz isto de graça

      • Bruno says:

        Como assim a quantidade de módulos GSM era absurda??
        O CB funciona com as próprias operadoras, não é necessário nada adicional.
        Apenas vontade das operadoras e do Estado para impor isso, não as SMS que custam milhares e milhares mensalmente.

    • Lumia says:

      Peço desculpa, já vi que já está escrito no texto acima essa mesma informação “Este depende de estar ativo este serviço e ter uma ligação à Internet ativa, quer seja via Wi-Fi ou pelos operadores de telecomunicações.”

  3. Augusto says:

    Tenho tudo activo e bem configurado e não funcionou, e claramente o problema não é no smartphone mas sim na rede a mandar os avisos, claramente falharam e tem de se mentalizar disso…

  4. Joao Ptt says:

    Aqui no Android, essa definição está em:
    Definições > Localização > Avançadas > Alertas de terramoto.

  5. João Silva says:

    Atenção que o sistema de alerta no Android nada tem a ver com a proteção civil.
    Inclusivamente, quem tiver IOS não recebe qualquer alerta.

  6. TogasPacho says:

    Onde é que anda o Soares?
    É que no iOS, chapéu…

  7. SergioA says:

    App Lastquake pode ser uma boa ajuda. Pelo menos tem mapas e outros detalhes na hora

  8. Aves says:

    O sismo – de grau 5,3 – foi moderado (entre 5,0-5,9)
    O sistema de aviso da proteção civil só dá o alerta acima de 6,1 (ou seja, a partir de sismos fortes, entre 6,0-6,9). Conviria fazer um teste de como funciona – depois de um aviso prévio para não assustar desnecessariamente ninguém.
    Claro que não conta apenas a magnitude do sismo, mas também onde se localiza, duração e magnitude das réplicas.
    O que eu não estou a ver é que receber um aviso 1 ou 2 segundos antes de chegar a onda sísmica faça muita diferença, sobretudo para quem estiver a dormir.

    • Vilna says:

      De facto sismos às 5h30 da manhã não faz muito sentido…

      • , Aves says:

        A questão é que antes de se conseguir ler o aviso … já passou o sismo.

        • TogasPacho says:

          Pode fazer a diferença instintivamente na reacção.

        • Vilna says:

          Sentires um sismo e teres a confirmação no momento, segundos antes, ou segundos depois, é sempre uma confirmação e um alerta. Faz todo o sentido para reagires de forma mais consciente.

          Eu desligo os dados e localização à noite. Quando acordei e como foi calmo, a minha reação foi ligar a net e ver reações. Confirmou-se o sismo.

          Se tivesse recebido a tal notificação, num caso grave, a reação teria de ser outra e teria de ser mais rápida. Faz sentido e diferença.

    • MataPorcosDoPonjab says:

      Bem bisto abes, ca adianta receber um aviso de ataque nuclear se em 2 minutos levamos com calhau em cima ? Não dá nem para iniciar a reza.

    • Rui says:

      Realmente a dormir a diferença vai ser pouca mas mais vale 10 antes do que 10 depois, durante o dia receberes um aviso 10 segundos antes dá tempo para descer o prédio a correr ou pelo menos ir agarrar nas crianças e meter debaixo de uma mesa porque se só tivermos reacção ao sismo é para esquecer ninguém vai ter tempo para se proteger é muito giro de dizer mas na realidade não estamos preparados para isso agora fala-se disto mas daqui a 1 ano já ninguém se lembra eu queria ver quantas pessoas é que com um aviso de 10 segundos antes se protegiam efectivamente

    • Bruno says:

      O alerta da PC chega com 4 dias úteis depois…

  9. Rui Pedro says:

    Por aqui com tudo activo, não funcionou.
    Não sei se a região definida influencia alguma coisa.

  10. João Rodrigues says:

    O meu alerta funcionou, mas tinha o tlm no silêncio e não tocou. Não é estranho ? De manhã tinha apenas a notificação, fiz a demo e aquilo toca alto para caraças impossível de ter tocado e eu não ter ouvido!!

  11. Eu aqui na praia says:

    Eu estava a dormir e assim fiquei, só soube pelas noticias.
    Não fui notificado pela Google, mas deve ser da distância – não acredito que o país inteiro receba a notificação.
    De resto, ser avisado no momento ou uns segundos não não dá dá tempo para o que quer que seja e só alarma a pessoa.
    Ponham os cérebros a investigar a sério na previsão dos sismos e outros assuntos importantes e não percam tempo em tentar saber as origens do Universo.

    • , Aves says:

      Dizem que foi o maior sismo na região Lisboa-Setúbal em 50 anos.
      Também não dei por nada. Mas no dia seguinte foi curtida a troca de mensagens: “Assustaste-te?”
      Quem tenha acordado com o alarme do Android não conheci, mas conheci quem tenha acordado por si – deve ter o sono leve 🙂
      Não, não há previsões de sismos, apenas – depois de se ter verificado o sismo -, a possibilidade de fazer correr a notícia mais rápido que a respetiva onda sísmica. A diferença é sempre muito pequena em tempo.

      • Aves says:

        Já agora, notícias das “bichezas” que dizem que são bons a avisar sobre sismos – durante o sismo, um cão que foi à porta, sinal de que se passava alguma coisa, e um gato que levantou a cabeça e continuou a dormir 🙂

      • Rui says:

        Cá em casa foram 2 os telemóveis a dar o alerta da minha mulher e do meu filho acordaram a casa toda com o barulho, cerca de 8 segundos depois lá estava ele. Varias pessoas acordaram com o telemóvel basicamente todas que tinham o telemóvel com som porque com aquele barulho é impossível não acordar ahah

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.