Quantcast

Já há calendário escolar! E está definido para 4 anos…

6 Comentários

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação pôs em consulta pública uma proposta de calendário escolar para os anos letivos de 2024/2025 a 2027/2028. A consulta pública decorreu durante 10 dias úteis. Conheça quais as datas definidas.

A proposta de calendário escolar abrangia os anos letivos de 2024/2025, 2025/2026, 2026/2027 e 2027/2028, fixa antecipadamente o início, o termo e os períodos de interrupção das atividades educativas e letivas.

De acordo com o calendário escolar aprovado pelo Conselho de Ministros, o próximo ano letivo começará oficialmente entre 12 e 16 de setembro de 2024. O calendário foi publicado no Diário da República, não tendo havido qualquer tipo de alterações às propostas.

O segundo período letivo vai iniciar-se a 6 de janeiro de 2025. O terceiro período começará a 22 de abril de 2025, sendo que o final das aulas está definido de acordo com o nível de ensino:
  • 9.º, 11.º e 12.º anos:  6 de junho de 2025.
  • 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos: 13 de junho de 2025.
  • Pré-escolar e do 1.º ciclo: 27 de junho de 2025

Segundo é referido, o objetivo de definir o calendário escolar para 4 anos é dar previsibilidade e permitir às escolas e às famílias organizar-se antecipadamente.

Comentários

6
  1. DA
    Dark

    E para os que estão em semestres em vez de 3 períodos?

    1. KA
      KaPutnixZ

      Certamente que nesses casos serão os Agrupamentos a adaptar o calendário em função do que está estipulado em períodos como já o têm feito nos últimos anos.

    2. NE
      Nevaco

      é precisamente essa a minha dúvida

  2. VI
    Vitor

    Quase três meses de férias… de facto os professores trabalham que se fartam….

    1. OL
      Olly

      Antes que venha para aí algum “troll” insultá-lo por desconhecimento da sua parte:
      Apesar de os alunos estarem em casa de férias, não quer dizer que os professores também o façam.

      Terminadas as aulas estes têm relatórios a preencher e entregar, reuniões de final de ano, notas para dar e (estupidamente) entregar relatórios a justificar as notas que deram a cada aluno.

      Da mesma forma, antes do início das aulas, voltam a ter reuniões para preparar o ano lectivo que se inicia (e tudo o que isso envolve: horários escolares, qual a matéria e como vai ser leccionada, etc.).

  3. ZÉ
    Zé

    Como professor, tenho a dizer que é uma das classes de Portugal com menos classe!!!
    Egoistas, pouco profissionais, “umbiguistas” e… no geral, não merecem metade do que recebem.
    Há excepções, mas são isso mesmo – excepções.

Deixe um comentário