GIMP 2.8 com interface de janela única… finalmente!!!
O GIMP é umas daquelas aplicações que provoca no utilizador um sentimento de amor e ao mesmo tempo de ódio. De amor porque de forma gratuita podemos ter todo o poder de edição de imagem somente conseguido recorrendo à mais poderosa ferramenta proprietária, o Adobe Photoshop. Os custos são de tal ordem incomportáveis que a utilização gratuita do GIMP atira por terra a necessidade do utilizador básico e médio de adquirir o Photoshop. Em relação ao sentimento de ódio, todos sabemos porquê!
A grande problemática que tem afastado muitos utilizadores desta ferramenta é a forma como as ferramentas se espalham pelo ambiente de trabalho. Não havendo uma única janela que agregue todas as ferramentas, deixam algum desconforto ao utilizador.
Mas há boas notícias para os que gostam de ter uma única janela com o programa. A versão 2.8 trará a possibilidade de unificar todas as janelas num single window mode. Conforme pode reparar nestas imagens de exemplo, o GIMP aproximou o sua interface à do Photoshop, oferencendo uma maior sensação de familiaridade ao utilizador. Não falta muito para que possam instalar o GIMP já com esta funcionalidade, será o passo que falta para o GIMP se assumir como a melhor ferramenta de edição de imagem do mercado?
Os programadores do GIMP estão também a estudar o melhor caminho para a ferramenta lidar melhor com a edição de múltiplas imagens. Não esperem no entanto que sejam incluídas já nesta versão os separadores, conforme podem ter no Photoshop CS4. Segundo escreve Peter Sikking no seu blog, existem 3 razões para a não inclusão das tabs. Em vez disso, será colocada uma nova opção: em cima haverá uma barra com as imagens abertas em miniatura. Desta forma o utilizador poderá alternar entre imagens.
Mas haverá mais novidades. Outras ideia é colocar sobre a janela principal, pequenas janelas, apelidadas de polaroids que servem de exemplo de edição. Estas imagens podem ser movimentadas permitindo maior visibilidade sem comprometer esses exemplos visíveis e permanentemente presentes.
Nada como esperar para ver. O GIMP está de facto a dar o salto que se exigia e mesmo com estas modificações, não deixará de permitir aos utilizadores a optimização das janelas. Sempre foi um trunfo desta ferramenta, onde cada um de nós pode por as ferramentas onde melhor lhe der jeito. Downloadsquad
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente… Mas agora que já estava habituado ao Caos, vêm eles e mudam tudo.. lol
Eles não vão mudar tudo… quem quiser continuar a utilizar o modo de multi-janela, poderá continuar a fazê-lo. Existirá um opção que permitirá activar/desactivar facilmente esta funcionalidade, para que o salto para quem utiliza o Gimp à anos não seja tão grande…
Caramba, levou anos… excelente notícias, há anos que tenho o GIMP (maior poder) e o Paint.NET (mais rapidez de execução às turras a competir nos PCs por espaço. Cá fico à espera desta versão. =)
Aleluia
Finalmente mesmo!
Se havia um factor que não me fazia utilizar muito o GIMP era as várias janelas abertas..achava caótico por vezes.
Fico aguardar esta versão. =)
não me atrapalhava nada as janelas abrir assim.
concordo plenamente.
nunca suportei trabalhar com o gimp devido ao maldito sistema de tantas janelas,coisa mesmo impraticavel.
graças a Deus entao,se o sistema se aproximou do photoshop,que é sem duvida o must dos musts da ediçao fotografica.
Isto suporta ficheiros .psd (photoshop) ?
Sim, acho que suporta.
Sim, suporte ficheiros .psd sem grandes problemas, pelo menos eu consigo abrir e editar os ficheiros que os nossos designers nos mandam.
Agora se calhar mudo.
Agora senti firmeza! Antes tarde do que nunca…Pessoal eh cabeça dura mas teve que ouvir os milhoes de apelos!
De facto foram muitas solicitações… No entanto parece que isto não avançou antes porque a comunidade estava dividida entre aquelas que queriam unificar o interface, e os que queriam manter o sistema de janelas. De facto, parece que a coisa estava 50-50; por isto é que eles vão manter estes dois modos de funcionamento…
O modo multi-janela é extremamente útil para quem utiliza dois monitores (como eu) com a possibilidade de separar as ferramentas da imagem, aumentando a área de trabalho e potenciando a velocidade com que se efectua uma ou várias operações…
O sistema utilizado pelo gimp foi feito a pensar exactamente, em quem tem vários monitores ou utiliza X com a possibilidade dos desktops virtuais para arrumar a casa, e aí, o sistema multi janelas, para mim pessoalmente, é superior a tudo numa janela.
Já agora irrita-me a mania do é melhor porque quem tem mais utilizadores é assim. é a mesma história nos sistemas operativos:
-Ah e tal que o Mac OS X é que é intuitivo.
– Não o windows é que é intuitivo.
O tanas é que são intuitivos. Intuitivo é aquilo em que estamos habituados a trabalhar. Ou funções básicas tipo respirar, etc. Nem o andar é intuitivo senão não precisamos de tantas quedas para aprender a andar.
Finalmente!!! Só havia 3 razões pelas quais eu sempre preferi o Photoshop CS: tudo estava numa só janela (sem confusão nenhuma), sempre que aplicava qualquer filtro podia pré-visualizar e havia os separadores (mas parece que aqui querem introduzir algo melhor…)!
Vamos lá ver – eu cá fico à espera dessa versão!
Existe já à bastante tempo um programa que deriva do Gimp chamado Gimpshop que unifica todas as janelas do Gimp, no entanto não é a mesma coisa que esta nova versão…
Finalmente mesmo
Puxa finalmete heim, eu cheguei a usar algumas vezes o gimp, mas abandonei porque não me adaptei com sua interface gráfica, continuo usando o Corel Photo-paint X4, mas pretendo testar esta versão nova do Gimp.
Boa noticia…
Uma boa decisão.. esta resolvido o pior problema do gimp!!!
Parabens a quem tomou a iniciativa e desenvlolveu está funcionalidade!!!
Falta ver a pratica…
Uma óptima “inovação” já não era sem tempo.
Cumps
Eu gostei.
Só que as multi-janelas eram a marca registrada do Gimp.
Mas se for para melhorar, que mude. Antes tarde do que nunca.
como ja disseram algures ai em cima, continua a ter as multijanelas. e vendo bem, para varios monitores da jeito, agora so numa kaneça, pode-se tornar complicado. mas é habito. calhando se isto fosse o photoshop e o gimp com aquela interface toda marada, ninguem reclamava
Uhmm.. esta informação talvez faça com que mude…
Alguém pode fornecer um link onde sacar?
Abraço
Finalmente ouve luz.
Confesso que não o utilizo mais porque não gosto do formato do GIMP. Quando sair esta versão, provavelmente será definitivamente o meu editor de imagem principal.
Fixe!
Não sei se está escrito em algum lado… Mas para quando a nova versão?
A previsão é que saia até ao final do ano…
agora já parece um programa de desenho, antes era mesmo um nojo com aquelas janelas espalhadas.
alguem me poderá indicar a forma de adquirir este programa, obrigado
É só ir ao google e pesquisar por “gimp”.
Acerca da notícia, mas é que é mesmo finalmente!
E já agora, para vectorial que temos para combater o Illustrator da Adobe?
O InkScape é sem dúvida uma das soluções mais bem cotadas… É o que pessoalmente recomendo…
Engraçado.
Tanta gente a dizer que finalmente podem começar a experimentar o Gimp deixar o Photoshop (pelo menos dar uma hipotese ao Gimp).
Então eu não percebo. Pagaram tanto para a ter licença de Photoshop e agora querem deixar aquilo de lado para usar Gimp??? (para os que usam mas não sabem, na fnac a última vez que vi andava a volta de 990€)
Pessoalmente utilizei sempre Gimp porque é mais que suficiente e nunca pagaria 900€ por Photoshop.
Ah e sobre o facto do Gimp utilizar várias janelas… é muito bom, especialmente quando se tem várias imagens abertas, quando se trabalha em vários desktops virtuais. Vamos la ver como vai ser com este novo sistema, se vai mesmo resultar ou não (sei que da para mudar para a versão antiga)
E para Windows ainda não há nada?