PplWare Mobile

BitLocker To Go – PenUSB protegida!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. gotamaluko says:

    Nunca liguei ao BitLocker mas agora que escreveste este artigo vou seguir os passos que especificaste. Pode ser que acho que seja útil e assim passo a usar mais um sistema de segurança!. Obrigado!

  2. André says:

    Eu tenho o Vista, mas onde tenho essa opção?

    obrigado..

  3. Eu precisaria ter o bitlocker instalado em qualquer PC sem ser o meu? Não entendi direito isso…

    • Vítor M. says:

      Não. Se utilizares o Windows 7 ou o Vista, tens o Bitlocker que poderás encriptar os teus discos rígidos (locais). No Windows 7 além do BitLocker tens o BitLocker To Go, que permite encriptar as flash drives USB.

      Ao criar a encriptação nas flashs drives UBS o Windows 7 coloca automaticamente dentro dessa flash drive USB ou penUSB, tanto faz, um leitor BitLocker.

      Portanto, somente o Windows 7 tem o BitLocker To Go.

      BitLocker = Encripta discos rígidos
      BitLocker To Go = Encripta discos/drives USB
      Leitor BitLocker = Lê as drives UBS encriptadas em qualquer sistema operativo Windows.

      Fiz-me compreender agora?

      Abraço.

  4. dc says:

    Pois, o problema é inserir a PenUSB noutros Sistemas Operativos e não só, ainda ontem fui imprimir fotografias e esqueci-me que tinha a porcaria da Pen encriptada, e depois a maquina não leu –‘

    Tive que ir a casa desinstalar o programa e voltar lá com a Pen para o Qiosque ler as fotos e poder imprimir.

    Mas venha de lá o guia da partição, por acaso estou com preguiça para ligar o portatil e ir experimentar, vou ficar á espera do guia enquanto este está a ser cozinhado e depois então experimento.

    • Gonçalo says:

      Tanta coisa para proteger os dados e levaste a pen de peito aberto ao quiosque.. que podia ter instalado um software – que já aqui foi falado – que copia automaticamente todo o conteudo de qualquer pen que seja inserida para o disco.

      Eu não entendo como é que não existe, no windows, opções para bloquear uma pasta à escolha com password. É assim tão complicado desenvolver isso?

      E não estou a falar de dar permissões a utilizadores.. mas sim “right click\lock”.. isso é que era!

  5. NT says:

    Pois,

    Segurança acima de tudo, porém não se esqueçam de ter backups (CÓPIAS DE SEGURANÇA) em outro suporte não encriptado. Já não é a primeira PEN ou disco Rígido que não se consegue “recuperar” ficheiros pois a mania da segurança protege bem os ficheiros.
    De qualquer forma para dados sensíveis (por exemplo dados de homebaking) devem estar gravados num pen encriptada enfiada dentro de uma caixa de metal que se guarda dentro de uma caixa de madeira que está dentro de um cofre…
    Porém só recomendo para suportes que têm que ser transportados e pode existir a possibilidade de “fuga de informação”. Não recomendo mesmo nada encriptar cópias de segurança, pois se o suporte fica “semi” danificado os dados encriptados tornam impossível a recuperação de qualquer fragmento de informação.

  6. Jorge Franco says:

    Ora boas Segurança é sempre bom mas em situaçoes vale a pena fazer partiçoes numa pen encriptar uma parte e ter uma pequena parte para ser utilizada em qualquer pc como o que aconteceu ao DC bastaria no seu pc passar da parte encriptada pa partiçoa e levar ao quiosque onde la iria so aceder a essa area

  7. A friend says:

    Muito bom…!!!

    É pena não haver (que eu tenha conhecimento) um modo de encriptação de dados mas multi-sistema (Win,OSx,Linux), para onde quer que ligassemos a Pen, era só digitar a pass e voi-la…

  8. sergio says:

    ja alguem testou formatar uma pen protegida pelo bitlocker?

    é que dá.. e dps se usarmos 1 prog de recuperacao de dados nao recuperará o que tinha la dentro???

    • Ricardo says:

      Uma cifra não é mais do que uma troca de bits que é feita baseada numa credencial. Ao cifrares os bits são dispostos de tal forma que ao olhares como um todo não fazem qualquer sentido.

      Respondendo à tua pergunta, não! Mesmo que formates a pen e tentes recuperar o conteúdo, os bits vão continuar dispostos da mesma forma, de modo a tornar a informação ininteligivel.

  9. AM says:

    Eu tenho uma pergunta: é possível, seja com o bitlocker ou com outro programa semelhante, efectuar um desbloqueio APENAS de leitura? Pelo que percebi, se a pen for inserida num PC com o XP ou Vista, só é desbloqueada a leitura, mas nunca a escrita, mas se for inserida num PC com o W7, o desbloqueio é sempre total.

    O que eu queria era ter a possibilidade de escolher se quero desbloquear apenas a leitura ou também a escrita, nem que tivesse passwords diferentes para cada um dos 2 casos. Isso é possível com o bitlocker?

    • Vítor M. says:

      Pois, pelo que sei do BitLocker To Go, apenas temos leitura e copia a partir da pen, somente com o Windows 7 é que teremos total acesso à pen encriptada.

      Vou pesquisar sobre esse método… mas aquela questão de ter a pen particionada era quase a solução… só testando.

  10. Yuy says:

    Encriptar dados no próprio HARDWARE (Data: AES Cipher-Block Chained mode; Encryption Keys: 128-bit Hardware DRNG; PKI: 2048-bit RSA; Hashing: 256-bit SHA;FIPS Validations: 140-2 Level 2, 186-2, 197)? Numa PEN multi-sistemas (Windows 2000 SP4, Windows XP SP2+, Vista, Macintosh OS X 10.4+, Linux 2.6+)? Poder escolher entre vários tamanhos (1GB, 2GB, 4GB, ou 8GB)? À prova de água (MIL-STD-810F)?

    Meus amigos IronKey é a solução: https://www.ironkey.com

    Como vê “A friend” existe solução. Não é barata? Mas existe! E garantidamente que é bem mais segura que o BitLocker, TrueCrypt e outros no sentido em que é mais fácil de utilizar e realmente é muito mais difícil de ser atacada.

    • dc says:

      OK, isso engraçado tirando o preço, mas vai haver sempre situações onde essa Pen não vai funcionar, e isso são aquelas aplicações que apenas tiram partido de leituras nativas, neste caso os Quiosques de fotografia, que embora estejam a trabalhar em cima de um Windows XP ou CE, a verdade é que a aplicação lá das Kodak e Fugi, não me vai papar os ficheiros, ou seja, não me vai saltar o tal pop-up para desencriptar durante a leitura das fotos.

      Mas realmente é uma boa peça de hardware.
      Estou a ver é que é melhor andar sempre com duas pens, uma para o avacalhanço e a outra com informação top secret fechada a sete chaves até ao 7º circuito lol.

      Bien, e foi mais um dia…

      • Yuy says:

        Tem toda a razão. Eu nem me lembrei de que quando falava de quiosque se referia aqueles aparelhos da Kodak onde mete a pen e aquilo imprime as fotos… nesse caso uma pen encriptada, mesmo a Ironkey não serve porque apesar de aquilo instalar supostamente os drivers e correr tudo automaticamente sem ter de se instalar programas (aparentemente) terá de mesmo assim introduzir a senha… mesmo que seja pequena e nesses quiosques não tem como o fazer… terá mesmo de ser com uma pen não protegida, nesse caso nada a fazer.

    • A friend says:

      Boa! outra grande ferramenta! é disto é que é preciso no pplware, pessoal sempre a partilhar bons conhecimentos!

      Pelo que vejo a encriptação usada por este é bastante elevada, que acaba por ajudar um pouco a responder a minha questão antes 😉

  11. IceCube says:

    Mais uma feature para todos mudarmos do Xp para o 7 … pelo menos é o que a Microsoft pensa!

    • Yuy says:

      Pode não mudar, mas garantidamente eles vão vender mesmo que fosse uma grande porcaria (que não é, e falo com conhecimento de causa porque já o tenho vindo a testar e funciona até bastante bem e sem ter tido crashes nem nada disso… claro que haverá sempre os problemas de compatibilidades de programa, mas pode sempre virtualizar… mas já tive foi de fazer o contrário uma pen da SanDisk U3 de 8GB deixo de abrir o programa dele no XP e tive de abrir no Windows 7 porque lá funciona bem mas no Windows XP Pro não… embora aparentemente também abra bem no Vista. Por tanto o Windows 7 tem coisas boas e nem tudo deixa de funcionar lá) porque suporta todo um conjunto de novas funcionalidades e corrigem muitos problemas antigos… alguns problemas de segurança que existem actualmente no XP não existem no Vista e outros são mitigados se a pessoa usar os controlos de segurança que estão activos por pré-definição… e no Windows 7 é a mesma coisa.

  12. Emannxx says:

    Gostei bastante do artigo mas a imagem ta espectacular loool

  13. cartoon says:

    Boa Vitor! Acho que esta é uma pequena resposta para quem diz que o pplware não apresenta soluções…

    • Vítor M. says:

      Não apresenta soluções? Bem, assim a esta hora da manhã, meio remeloso, tive de ler este comentário umas 5 vezes hehehe, então com 11 mil artigos, entre os quais perto de 4 mil são guias práticos/ajudas… como podem dizer isso aqui desta malta incansável? 😀

      Ai é? é? Acabou, vou para a praia!

      • JPedrosa says:

        hahaha, vai lá para banhos 🙂

        li este comentário das “soluções” lá para as 3 da matina e na altura até interpretei como elogio 🙂

        mas na altura eu estava como o Marco Fortes … precisava de caminha .. 😀

      • cartoon says:

        Vitor, o meu comentário foi um pequeno elogio e referia-se a este publicado há dias por um visitante:

        “Mas diga-me só isto: quantos programas ou tutorials existem que
        mostrem como nos protegermos deste tipo de programas? Se existe
        ainda não os vi por aqui. Não estou a condenar o pplware por…”

        Podes ver aqui completo:

        https://pplware.sapo.pt/2009/07/21/wireshark-121/#comments

        🙂

  14. SuperTux says:

    Há uma valente contradição no texto do artigo.

    A dado passo o autor diz:

    “Esta ferramenta permite encriptar todo o conteúdo do seu disco rígido.”

    Mais abaixo o mesmo autor diz:

    “Logo que ligue a penUSB protegida e tente abrir, por exemplo no Windows XP, o leitor BitLocker disparará a tal janela para inserir a password. Este leitor, está na pen e é instalado pelo Windows 7 automaticamente, por isso não terá qualquer problema em ter acesso aos dados nesses sistemas operativos.”

    Portanto o conteúdo do disco rígido não é todo encriptado. Há pelo menos uma aplicação (ainda por cima gráfica…) que não está encriptada (pelo que se percebe o tal BitLocker Reader).

    Resta saber se estamos perante duas partições ou uma só (neste último caso a falha seria ainda mais grave).

    Para bom entededor, é pois fácil concluir que este BitLocker não passa de banha da cobra.

    • Vítor M. says:

      Se pensas assim, faz o seguinte: Executas o processo como o descrevo, onde os dados são encriptados. Agora e visto que o teu nick deixa antever um utilizador fervoroso do sistema operativo do pinguim, recupera os dados da pen.

      😀 se conseguires e vou também por isso em execução, voltamos aqui para discutir de que tipo de banha se está a falar. Ok?

      Obs: não vá aquilo afinal resultar mesmo e com o teu comentário, as pessoas como eu que utilizam esse sistema, começarem a ter um sentimento de insegurança 😛 só por levantares um falso testemunho 🙂

  15. PCdudePT says:

    @Vitor M.,

    Na tua opinião, qual é a melhor opção de segurança para utilizar em Pen’s USB?
    – BitLocker To Go
    – True Crypt
    – Rohos Mini Drive

    Talvez fosse interessante o Pplware publicar um comparativo, com os prós e contras de cada uma das soluções.

    Cumprimentos.

  16. André says:

    no Windows 7 encontro essa opção.. mas no vista não encontro..! podes-me ajudar Vitor sff..!

    obrigado.

  17. Não descurando o bitlocker, mas pessoalmente gosto bastante do truecrypt que permite uma encryptação muito forte (se necessário) ou apenas uma emcryptação normal.

  18. Pedro A. says:

    Parece porreiro, um pouco aquilo que tenho procurado à algum tempo, excepto numa coisa: no XP e no Vista não dá para alterar nem adicionar dados novos, por isso para quem usa sistemas operativos diferentes e neles precisa de efectuar alterações a esses dados, como eu, tá lixado… Não serve…

  19. zemanel says:

    Cá pelas minhas navegações, descobri isto… Quanto mais não seja, só pela curiosidade, acho que vale a pena ver.

    http://store.worldstart.com/product.php?productid=5226

    E até dá para qualquer sistema…

  20. Almeno Rocha says:

    “Atenção, não guarde esta chave na drive que está a encriptar!”
    LOL
    Estou mesmo a ver montes de gente a esquecer-se deste pormenor, antes de ler isto já estava a pensar no problema.
    🙂

  21. domper says:

    boa noite,

    acho que deveria apostar no que o “PCdudePT” pede, um comparativo entre as várias soluções disponíveis no mercado, acho elucidava muita gente.

    pelo volume de comentários deste post, parece ser um ponto bastante preocupante para a maioria dos utilizadores, acho também que a grande parte das soluções que aqui falam (exceptuando a do BitLocker) são complicadas para um utilizador comum.

    existirá solução fácil de colocar em prática e que possa ser lida em qualquer lado, solicitando apenas uma password?

    como é óbvio, acho que todos andaríamos mais descansados transportando a nossa informação encriptada 😀

    cumprimentos,

    domper

  22. rip_heart says:

    será que funciona tambem no meu mp4? ou irá bloquear o software nativo do leitor (leitor de videos no ecra, e-boks,musica)?

  23. Justin says:

    Eu queria saber c tem comu desinstalar issu de um pem drive, pq eu criptografei u meu pendrive i naum gostei

  24. Marcos Albani says:

    Testei aki e naum deu certo, pois no vista aparece a mensagem que o disco não pode ser acessado e no xp avisou que o pendrive não estava formatado e se eu desejava formata-lo !!!!!!!!
    Assim perderia todos os dados. 🙁

    Porém no Seven acessou normal, me dando a impressão que é incompatível com outros sistemas.

    Estou errado ???

  25. Marcos Albani says:

    Problema Resolvido !!

    Sempre formato em NTFS as pendrives para evitar infecção de vírus autorun (CONFICKER).
    Foi só passar o formato das pendrives para FAT32 que o Bitlocker funcionou perfeitamente em todos os sistemas.

    Obrigado e fica a dica para todos !!!

  26. Madwolf says:

    Sim, para ser compativel com outros sistemas a pen tem de estar formatada em FAT(32)

  27. Ineziya20 says:

    Como puedo desinstalarlo???

  28. JOÃO says:

    comprei uma pen kingston 16g (data traveler elite 3.0)estes os dados da mesma
    como queria ter os dados da pen guardados me foi colocado BITLOCKER , TENHO WINDONS 7.
    Guardei dados e imagens e varias vezes acedi aos mesmos mas agora com a palavra pass que tinha nao consigo o que devo fazer para poder ter acesso aos ficheiros da pen pois pede-me a pass e não dá com a que tinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.