Dropbox 0.6.507
Esta semana pretendo falar e explicar algumas técnicas de sincronização remota. Para iniciar as hostilidades falo-vos de novo no Dropbox, agora num formato mais abrangente.
Quando vos falei aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda era eu um utilizador recente. Hoje com alguns meses de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola.
O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.
Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.
Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.
Mas onde ficam guardados os meus ficheiros? Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço "Amazon's Simple Storage Service (S3)" num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon... um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.
Mas vamos a um exemplo prático e real: Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.
Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.
Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.
Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.
Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta "Peopleware" partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.
Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.
O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.
Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.
Actualização:
Recentemente os responsáveis pelo Dropbox fizeram saber aos seus utilizadores que estava a ficar insustentável o volume de histórico criado com o sistema actual do serviço. Iriam impor limitações do histórico já a partir de 1 de Agosto (30 dias) para que se melhore o serviço rentabilizando o histórico infinito somente para o serviço pago.
Outra novidade é a inclusão no cliente Dropbox do LAN Sync. Uma opção que permite a sincronização via rede. Por fim, deixaram também a novidade app para iPhone. Desta forma haverá mais um serviço associado às múltiplas plataformas compatíveis.
Alternativas:
- Syncplicity: Uma alternativa ao Dropbox
- Live Mesh - A rede de nós segundo a Microsoft
- Windows Live Sync
- Windows Live Skydrive
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: Dropbox 0.6.507 [14.03MB] Download [linux]: Dropbox 0.6.507 Download [mac]: Dropbox 0.6.507 [28.05MB] Homepage Get Dropbox
Este artigo tem mais de um ano
Tinha lido o primeiro tópico sobre este programa, e secalhar ao ler na diagonal, não fiquei com a ideia correcta dele.
Mas agora vou experimentar, ainda para mais que tenho, XP e Ubuntu, na mesma máquina, e tenho um macbook, a dada altura o trabalho que faço num lado, depois preciso de continuar noutro… estar sempre a transferir por pen’s é de certa forma chato.
Obrigado.
Instalas no windows um programa que leia ext3 ou 4 e assim tens acesso à partição do linux e usas só a a pasta home para guardares as coisas. Apesar do NTFS ser fácil de ler em linux o contraŕio é sempre mais seguro pois o formata ext é aberto.
Já agora conheces algum programa desses? Estava mesmo a precisar!!
Aqui vai ele:
http://www.fs-driver.org
Sim para mim tambem é imprescindivel , partilho entre vários sistemas operativos , fantastico 🙂
actualmente uso o livemesh, e embora nunca tenha experimentado o dropbox, o livemesh parece ter vantagens sobre este. por exemplo:
– 5gb de espaço
– pode se escolhar varias pastas para ele actualizar, em vez de ter uma (como no dropbox) e ter que arrastar as coisas la para dentro
Concordo com o daniel, é ruim ter só essa pasta dropbox, mas para mim, o Livemesh também não serve, porque uma das máquinas que uso (no trabalho) é Windows 2000, e o Live só instala a partir do XP.
Estou usando atualmente o serviço:
http://www.sugarsync.com
Estou muito satisfeito com ele, apesar da versão grátis também ser de 2 Gb.
Bom Dia..
Utilizo o dropbox há bastante tempo também, é indispensável. Até tenho duas contas. Isto devido a uma limitação (na minha opinião) que o projecto tem.
Acho que devia ser possível seleccionar que pastas da conta online pretendemos sincronizar com o computador em causa na aplicação. Assim, não seria necessário ter ficheiros pessoais no computador do trabalho. E vice-versa.
Shote, acho que você poderia testar o sugarsync, eu uso e estou muito satisfeito.
O video do livemesh está fabuloso
http://konteudos.info/?p=1755
Já existe um serviço que tem 25GB e que funciona em qualquer sistema operativo, chama-se Skydrive da Microsoft. E útimamente até só tenho usado em Linux 😀
O Skydrive da Microsoft não funciona no Windows 2000, da própria Microsoft, será que funciona em Linux?
Skydrive é muito bom, exceto que manipular arquivos no mesmo é horrível. A M$ deveria fazer uma super aplicação de navegação, muito próximo ao explorer.
Estive aqui a ver se instalava o Live Mesh, pois parece-me mais funcional que o Dropbox, mas não consegui fazer login no 2º computador. Parece que é um bug bastante conhecido. Alguém conseguiu instalar em mais que 1 computador?
Alô Filipe,
Eu utilizo o Live Mesh em 3 computadores diferentes.
As vezes eu tenho notado que mesmo tendo feito “teoricamente” o login do computador, ele não aparece como “On line” 🙁
Mas eu acho que o problema é com os servidores da Microsoft porque também tenho problemas em fazer o login através do browser… Tem vezes que só reinicializando o computador…
Outra coisa: eu acho o Remote Desktop “meia boca”… não consegui abrir o explorer da máquina remota e os ícones do desk top as vezes somem da posição real na tela e aparecem “rastros” deles em outra posição (normalmente no canto inferior direito).
O Remote Desktop que vem no Windows XP trabalha melhor.
Pois o meu problema é mesmo não conseguir fazer signin no 2º PC. 🙁
Quanto ao remote desktop, aqui em casa na WLAN uso o do windows que é maravilha, mas quando estou fora uso o TeamViewer que tem melhorado imenso.
O Live Mesh parece-me um serviço que saiu para fase pública de beta-testing muito cedo. Aquilo ainda está com imensos problemas. Quando o Gmail foi lançado os bugs mal se notavam.
Fixe adica do skydrive 🙂
e o zumo drive conhecem ? para Mac
http://konteudos.info/?p=472
Por acaso não conhecia, está muito porreiro e já tem app para o iphone e tudo.
Obrigado.
Boas!
Mas o skydrive da MS, não dá para sincronizar entre pcs ou dá?
Tens sempre que fazer o upload a unha, certo?
Pena este serviço ser só de 2Gb e a versão paga ser demasiado cara.
Penso que o Dropbox tem a maior vantagem de todas que é o facto de poderes sincronizar pcs com windows e linux.
Se enviares convites aos amigos e eles instalarem a aplicação, podes ganhar até 3GB extra, ou seja, passas a ficar com 5GB o que já é relativamente bom.
PS: Penso que há aqui bastante pessoal que está a confundir as funcionalidades do dropbox com serviços básicos de alojamento.
A maior vantagem do Dropbox que destrona qualquer outro serviço do género será mesmo o suporte multi-plataforma. Penso que até será dos poucos (ou mesmo o único de momento) que sincroniza entre Windows, Linux e Mac (e também acho que é por causa deste aspecto que o Dropbox não permite a selecção de várias pastas para sincronização).
O serviço SkiDrive da Microsoft, é uma boa pedida. Esta a evoluir, pois ainda é novo e tem limitações, entre elas upload de arquivos de 50mb. Atuamente existem vários serviços muito bons dentre eles o SugarSync, que recomendo a todos.
Um abraço a todos,
http://infoworking.wordpress.com
Sou utilizador do Dropbox já á algum tempo e realmente já não passo sem ele. É o ideal para trocar ficheiros entre máquinas facilmente.
Exactamente o meu caso!
E foi aqui no PPLWARE que tive conhecimento deste serviço. Experimentei e gostei. A facilidade de funcionar em Windows, Linux e MacOS é essencial para mim.
Sempre funciona bem com 100% de uptime, pelo que me apercebo.
Utilizo o SugarSync, porque alem de ter uma interface mais apelativa, penso que reúna o melhor de ambos os mundos do livemesh e dropbox. Por um lado também se pode ir ganhando espaço mediante o convite de amigos, por outro podes-se ter as pastas que se quiser nos sítios que se quiser, faz um copia que guarda no servidor a qual pode ser recuperada. Nunca me deixou ficar mal. A integração tal como no dropbox também é independente do SO.
Cumps 😛
Dropbox e Skydrive distinguem-se essencialmente pelo upload automático. E também porque o DropBox tem um programa “cliente” de acesso, muito simples e bom por ser multi-plataforma.
Quanto ao tamanho de 2 Gb, pode ser expandido gratuitamente (penso que até 5gb) através de referals, ou seja, se vocês convidarem outras pessoas e elas seguirem o vosso link e se registarem, ganham mais 250 Mb por cada pessoa.
Fica a dica, e já agora se alguém quiser usar, fica também o “meu” link para o DropBox com o meu referal, agradeço a quem usar!
https://www.getdropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk
Já uso a algum tempo, e falta dizer que daqui a uns tempos vai haver app para o iphone também. Vai ser a cereja em cima do bolo.
Há uma versão “portable” , na parte do post a cinzento onde diz “Download
Windows only” (mas vai pedir o login através da conta Dropbox)
http://forums.getdropbox.com/topic.php?id=7729&replies=124
gostaria de saber se é possível ter no mesmo computador duas contas do dropbox? em utilizadores diferentes, claro.
Eu uso uma Pen. LOL