Netbooks Android com dual boot já em Agosto?
A multinacional tecnológica Acer, irá lançar novos modelos de Netbooks com um dual boot composto por Android e Windows XP. Apesar da Google pretender apostar neste mercado de mini portáteis com a introdução do Chrome OS, a empresa de Taiwan pretende apostar no Android e ir um pouco mais longe.
Será como já referimos anteriormente, uma dupla aposta da Acer num sistema operativo baseado em Linux, visto que o gigante de Taiwan é apontado como um dos grandes parceiros do Chrome OS por parte da Google.
Segundo a fonte desta notícia, o lançamento de uma nova linha de netbooks com o Android no mercado irá ocorrrer já a partir de Agosto deste ano. A decisão de optar por um dual boot com o sistema operativo de Redmond, será ao que tudo indica uma forma da Acer aferir o potencial do Android no mercado de computadores de pequenas dimensões.
A instalação do Windows será também um esforço da empresa de Taiwan em disponibilizar uma alternativa aos seus clientes caso não se ajustem ao sistema operativo móvel criado pela Google.
Caso a notícia se confirme, salientamos o esforço da Acer em disponibilizar recursos e meios adicionais para suportar o Android, quando o mais fácil seria oferecer suporte único para o sistema operativo proprietário que todos nós já estamos habituados.
Relembramos que a Asus e a MSI estão também no processo de desenvolvimento de versões personalizadas do Android, não estando contudo confirmado que lancem netbooks android ainda no ano de 2010. Digitimes
Este artigo tem mais de um ano
Que nice
Sem querer estar ser dogmático acho que o Windows7 vai acabar com esta conversa do linux nos netbooks…
ya lol
Acaba se os fabricantes colocarem 2GB de ram. Com apenas 1GB torna-se apertado…
Apertado? Eu tenho o Windows 7 numa máquina virtual com 512MB numa máquina com processador DualCore c/ 1GB e Windows Vista com Aero ligado e olha está bem decente!
Apertado Ana? Desta vez tenho de discursar. Para o uso que os netbooks foram feitos o sistema não deve de chegar aos 700MB na RAM (internet, office e msn). Eu mesmo no meu acer aspire one raramente passo os 750MB e tenho Kaspersky Internet Security, Opera com tudo ligado (download, uploads, etc…) e uns quantos separadores abertos, WLM ligado, Office 2010 e estou neste momento com 750MB sendo que apenas uma vez passei este valor a fazer streaming de um vídeo (por culpa do ie).
Ana como é que podes dizer apertado quando o sistema no arranque apenas pede (com o antivirus que disse) 550MB (oscilando ate aos 580MB)?
O que te podes queixar é do processadores ATOM mas la esta para aquilo que disse acima serve muito bem.
discordar*
Eu tenho um Eee PC 1000he e sei o que estou a dizer, pois sou uma utilizadora muito multi-task, e gosto de ter todos os meus programas abertos, alguns comedores de bastante RAM.
Sim, é verdade, o Atom a 1,66Ghz limita bastante o processamento e a alternância entre as várias aplicações. Mas o meu upgrade para 2GB permitiu-me poder correr o Windows 7 sem me aproximar do limite da memória física, recorrendo ao swap file no disco.
Atenção, estou a falar da versão “Ultimate”.
Eu corro o Windows7 numa Virtual Machine com 512MB e corre bastante decentemente.
Ana eu tenho esse mesmo modelo, e corro o Win7 fluidamente, não tenho 2Gb de Ram e não me queixo, e eu sou muito esquesito nisso, alem de que aumenta o rendimento da bateria, consegui mais uma horita e pico. Só mais uma coisa, reparem que estão a usar a versão ultimate a mais pesada, quando sairem as outras… ai é que vai ser.
Eu corro o 7 num desktop com 512Mb de RAM e arrasta-se. Funciona, mas tá sempre a thrashar.
É natural que raramente passes os 750 Mb de RAM. Mas não notas a mínima diferença de performance quer estejas a usar 500, 600, ou 750 Mb de RAM. Não é isso que conta. Porque esse mesmo sistema corre só com 512Mb. E obviamente assim não tens 750Mb utilizados. O que se nota na performance é a quantidade de swapping necessário (trocas entre memória física e virtual), que se torna mais óbvio ao fazer Alt+Tab.
Não diria melhor.
Creio que não acabará, uma vez que os netbooks que trazem o linux tendem a ser mais baratos por não portarem uma licença de windows.
Tende a ser mais barato, com as licenças a serem vendidas a 3 dolares? Ui, é cá uma poupança!
3 dollars para quem? para o fabricante? a diferença mínima é $50
Estão a ser vendidas a 15 dollars (10 euros). O fabricante como quer lucro faz cobrar 50 dollars (a volta de 35 euros)
a ver vamos
nunca concordei com essas afirmações, mas nunca se sabe.
quanto a mim, que testei windows7 e linux em máquinas muito fracas, o linux ainda continua superior, mas nunca se sabe!
a ideia de que o windows 7 vai “enterrar” o linux é apenas uma questão marketing. mas estamos cá para ver 😉
por mim… que windows domine e linux prospere 😀
Pois… entao quando sair o Google Chrome OS, então é que vai acabar a conversa do Windows nos NetBooks… :S
Concordo!
Mas porque é que haveria de acabar? Seja nos netbooks ou no que for. Gostava que experimentasses um ArchLinux ou Slackware para verem o que é rapidez. Ainda por cima quando há tantos projectos para esta pequenas máquinas, o Linux nos netbooks não vai morrer por muito que desejem.
Slackware?
claro que alguém tem que o instalar … para o End User.
sejamos honestos, slack não é propriamente simples de instalar.
é a minha distro favorita, ou por outra, é a distro do coraçao lolololol, porque foi a primeira e onde aprendi, mas daí a mandar essa distro para a boca do lobo, falta um bom bocado.
é uma distro para elitistas/puristas, para quem sabe onde mexe, e quem sabe o que quer da máquina, apenas isso.
Só dei uns exemplos 😀 Debian também se encaixa no perfil de rapidez. E depois há aquelas Distros próprias para netbooks específicos.
Se nem o XP nem o Vista “enterraram” Linux, porque é que o 7 o iria fazer? Sinceramente acho que estão a formar um hype demasiado grande em volta do Windows 7.
hype gigante em torno do Windows Seven… aliás, devem esquecer-se que daqui a um ano já está ai o sistema operativo do Google totalmente gratuito e baseado em Linux.
Viva,
concordo que existe uma hype demasiado grande em torno do 7, mas tem razões para isso.
não pelo proprio seven, mas pelos factores circundantes.
Repara o XP está de facto a ficar ultrapassado, tem um peso descomunal em cima dos ombros, é uma bitola dificil de igualar lá para a quinta do bill, o mundo estava de olhos postos no Vista e ficou “cego”. é natural que qualquer porra que saia depois do vista seja um mega sucesso. e neste caso é mesmo melhor.
quanto a matar o linux, claro que não, nem o seven nem nada que venha daqueles lados. em primeiro lugar porque o linux se posiciona muito bem no mundo dos servidores, e em segundo porque a qualidade está lá. é uma questão de tempo, gradualmente, muito gradualmente o linux lá vai sustentando a sua quota, não diria que até conquistar o mundo, mas vai subindo, devagarinho.
tudo tem o seu espaço, aliás tudo, menos guerras fundamentalistas como as que se vêm aqui constantemente.
Sim tens toda a razão o windows rula, e eu axo que tu vais ser Presidente da republica tens todo o Perfil
Será que o Android vai concorrer directamente com o iPhone? É que agora o iPhone conseguem ler objectos através da câmara.
Independentemente de ter este ou aquele SO, acho que deveria ser obrigatório podermos escolher o SO que vem com o computador. Sei que não comprei vários portáteis/netbooks porque não pude pedi-los com linux ou simplesmente sem SO.
Isso ai tens razão eu também acho que o sistema operativo devia ser sempre comprado á parte. Os fabricantes podiam ter o mesmo modelo só com Sistema Operativo e sem Sistema Operativo.
Concordo plenamente!!
Nem mais, e em vez da UE andar a perseguir a Microsoft por vir ou não com o IE já incluído no Windows (que acho uma estupidez mas eles lá sabem), bem que podia já ter “apertado” com essa medida. Ou então obrigarem todas as lojas/fabricantes a devolverem o dinheiro correspondente à licença do Windows caso não a aceitemos, também já ajudava.
Meu caro, isso são aplicações, não são funções nativas do telefone, logo, claro que os programadores de Android podem codificar uma coisa desse género.
Mas lançando uma lenha à fogueira, o iPhone faz isto http://glympse.com/( também é uma app e pode ser lá aplicada com a devida conversão )
e mais… realidade aumentada existiu uma app que ganhou o primeiro concurso da google, mas n foi mostrada ao publico, que pensa-se que vai sair em 2010.
Dá uma vista de olhos: http://www.gadgetell.com/tech/comment/augmented-reality-android-app-wikitude/
A ideia genial de Bill Gates era vender um sistema operativo á ibm e ser pago em cada computador á microsoft. A ibm riu-se mas lá aceitou a ideia.
Será que quem ri por último (daqui a 1 ano) ri melhor.
Melhor era os utilizadores poderem escolher um cd na loja de instalação que sistema queriamos nas nossas máquinas.
Detesto estas políticas, patentes , protagonizadas pela aplle e a microsoft. É muito injusto para os demais programadores.
A Europa tem que ser mais dura…é uma vergonha quando não se pode comprar o pc (portátil que se quer sem sistema operativo)
Capitalistas, Monopolistas …
Só uma coisa, as patentes são muito importantes, agora depende como são concedidas, há coisas mesmo estupidas, há algumas que atrazam a tecnologia, há outras que promovem a inovação seguida de recompensa.
(Gente, eu tenho a patente de escrever no teclado tenho esquema e tudo, por isso vejam lá o que fazem senão faço exercer pela força os meus direitos 😛 )
Boas
Isso dos Sistemas Operativos é relativo neste momento.
Eu penso que se dermos aos utilizadores do Windows, num PC com Linux, ou até mesmo num Mac, os mesmos programas que estão habituados a utilizar, a questão do Sistema Operativo era desvalorizada.
Para base desta minha opinião tenho uma situação que aconteceu no meu último aniversário:
Convidei os meus amigos que trouxeram os filhos (as idades variam entre 5 e 11 anos), como eu não tenho filhos não tinham com o que se entreterem, então pediram-me para lhes ligar o meu PC. Nesse PC tinha dual-boot com o XP e o Ubuntu, liguei o PC e deixei-os no meu escritório para se entreterem (nem me lembrei que o PC no Dual-Boot liga-se por defeito com o Ubuntu).
Passado cerca de uma hora fui ver se ainda não me tinham virado o escritório de pernas para o ar e qual a minha surpresa quando verifico que estavam a jogar jogos online no Ubuntu, onde nem sequer há o IE.
Perguntei-lhes se estava tudo em ordem e se não estavam com dificuldades em trabalhar com o computador, disseram que sim, que nem se tinham apercebido que não era o Windows apesar de acharem um pouco diferente, mas como tinha o que precisavam (um browser, neste caso o Firefox que um deles já conhecia do PC do pai), estava tudo bem.
Como podem ver, estas crianças tinham o que precisavam no Ubuntu e apesar de nunca o terem utilizado, apenas tinham utilizado o Windows, não tiveram problemas em utiliza-lo.
O mesmo acontece com qualquer pessoa que tenha num sistema operativo o mesmo programa que tenha no seu sistema operativo habitual.
A guerra de que o meu OS é melhor que o teu não tem qualquer sentido, já dizer que o meu OS tem mais programas que o teu poderá ter.
Fiquem bem
Concordo… apesar de haver SO’s melhores que outros sem duvida 😛
Meter windows 7 em netbooks ? porque nao…. se tiverem 2Gbytes de Ram e 16Gbytes de disco… não ha problema algum….
Agora se os fabricantes poderem utilizar um sistema operativo alternativo, que nao precisem de pagar por ele, e que nao precise de tantos recursos… claro que lhes fica mais barato a eles, fica mais barato a nós, e eles têm mais vendas… porque para eles o que interessa é so isso, ter vendas… o resto é historia..
Não se esqueçam que o windows é pago, e se compram um PC com windows ja instalado estão a paga-lo… se comprarem com um sistema operativo livre o mesmo PC pode ficar umas centenas de euros mais barato…. não se esqueçam que as empresas de grande prestigio nao vos podem instalar o windows pirata….
Que historia tão comovente (já estou a chorar e tudo…)
Como é óbvio para o básico qualquer coisa serve, tal passasse e muito bem nos telemóveis. Qualquer um telefona mas apenas alguns tem SO de jeito (symbian, WM, etc…) que te permitem ir muito alem de jogos java por exemplo.
Se quiseres uma historia também desse tipo posso contar qual a facilidade de um puto de 8 anos teve para se habituar ao W7 que nem o Windows Vista tinha em casa portanto…
windows 7 ultimate rodando num proview 91001, com hd de 60gb, e 512mb ddr400…rodando a mil maravilhas achou tudo, e tudo perfeitinho.
wireless, net, e leitor de cartão.
Agora vejo porquê..
http://tinyurl.com/ms39cv
XP e Android ?
porque não XP e OSX Leopard ?
aqui o meu ACER ONe
http://konteudos.info/?p=26
e para ficar ainda mais catita pode-se meter o Chameleon boot loader (nao esta instalado num netbook, mas dá para ficar com uma ideia)
http://konteudos.info/?p=740
não tem nenhuma alteração , tal como veio da loja em termos de hardware.
😉
Até pode ser uma boa opção, só que Acer é hardware que não me convence,nem compro. se fosse um equipamento robusto, e se a assistencia tecnica fosse boa.
Mas pelo conhecimento do passado, é marca que nao faço tensões de comprar.