Mozilla Firefox 3.5 Final
A fundação Mozilla, lança finalmente a versão final do seu browser. Há muita aguardada, eis que chega às mãos dos utilizadores o Firefox 3.5 Final.
É uma versão aguardada com ansiedade, tendo em conta os vários pontos de inovação, referidos ao longo das várias builds. Mais rapidez, menos consumo são os pontos mais aclamados e mais desejados pelos utilizadores para esta nova versão.
Novidades estruturais embora estejam prometidas, não há nenhuma de grande monta. No entanto, esta versão tenta colher a ideia de evolução sustentada nos seguintes pontos:
Segurança:
- Informação do site com um clique: Esta opção permite que ao clicar no favicon do site, na barra de localização, possa verificar a quem pertence o site e se está protegido contra falhas se segurança. Se este utilizar certificados SSL verá o favicon do site verde e aparecerá o nome da empresa por trás do site.
- Protecção contra Malware: A protecção malware avisa o utilizador que chegou a um site onde foi reportado malware (viroses, spyware, trojans entre outro malware).
- Nova página de protecção nos sites perigosos: Se o conteúdo das páginas estiver suspenso por razões de segurança impostas pelo seu browser, será apresentada uma página de aviso agora remodelada.
- Nova página de erro SSL: Nova face de um aviso de erro quando o Firefox encontra certificados SSL inválidos.
- Verificação das versões dos Add-ons e Plugin: Firefox verifica de forma automática cada versão dos add-on e plugin, podendo desactivar as versões antigas potenciais focos de instabilidade e insegurança para o browser.
- Actualizações seguras de add-on: Para melhorar a segurança das actualizações dos add-ons este novo browser irá apenas permitir que sejam actualizados segundo o método definido pela Mozilla, digamos que será um repositório certificado.
- Integração de Anti-vírus: Firefox irá informar o software residente de antivírus sobre todo o material executável que o Internet Downloader do Firefox estiver a descarregar.
- Controlo Parental do Vista/Win7: O Firefox respeita agora o sistema de controlo parental (opções programadas) quando este desliga o download via browser..
- Restrição efectiva (eTLD): Quando um domínio tiver restrições de cookies e outros conteúdos restringidos e marcados, serão efectivamente tidos em conta pelo browser que os irá bloquear.
- Melhor protecção contra cross-site JSON.
Facilidade de utilização:
- Acessível gestor de passwords: Uma nova barra de informação substituiu a caixa de diálogo antiga, assim pode facilmente guardar uma password após fazer um login com sucesso.
- Instalação de add-on simplificada: As "white lists" de add-ons foram removidas, tornando possível a instalação de add-ons em conformidade mas a partir de sites de terceiros, respeitando as clausulas de segurança referidas em cima.
- Novo gestor de Download Manager: Esta melhoria numa importantíssima ferramenta para o utilizador, foi melhorada podendo agora puxar mais links e com informações dos locais onde estão guardados, entre outras importante informação. Na barra de status poderá acompanhar a evolução do mesmo sem que tenha de ter uma janela aberta.
- Resumo de downloads: Esta opção fazia muita falta, o utilizador pode parar e depois voltar a resumir um download após haver (por várias razões) uma interrupção do descarregamento.
- Zoom total na página: A partir do menu Ver ou pelos atalhos do teclado, o utilizador pode fazer zooming à totalidade da página escalonando o próprio template para que este não se desmanche e descaracterize a página. Após este zoom e se quiser voltar à posição normal, o browser lembrar-se-á do tamanho original.
- Os Podcasts e Videocasts podem ser associados a ferramentas de reprodução multimédia.
- Tab scrolling e quickmenu: Os separadores são agora mais fáceis de encontrar com esta nova versão.
- Guardar acções presentes: O Firefox melhorou a opção de lembrar ao utilizador de gravar as páginas abertas no momento que encerra o browser.
- Optimização de abertura de separadores: Ao abrir uma pasta de favoritos agora aparecerão por ordem de frequência de visita.
- Personalização do tamanho da caixa de pesquisa e localização: Para adaptar esta ferramenta aos novos tamanhos dos ecrãs, lembro a massificação de utilização de netbooks, o novo browser permite que redimensione esta caixa.
- Melhorias na selecção de texto: Múltiplas selecções de texto podem agora ser feitas com a combinação de teclas Ctrl/Cmd; selecção por arrasto com duplo clique seleccionado o modo palavra-a-palavra; selecção de parágrafos com triplo clique.
- Nova função para a Barra de procura (find toolbar): A barra de procura tem agora um novo comportamento, aparecendo automaticamente em diversas situações.
- Gestor de Plugin: Os utilizadores podem agora desligar individualmente plugins na área de gestão de Add-ons.
- Integração com o Windows: Firefox implementou novos ícones do Windows. Além disso implementou também widgets e formulários web, usados nativamente pelo Windows.
- Integração com o Mac: O novo tema do Firefox altera a barra de ferramentas, ícones e outros objectos gráficos aproximando-os do aspecto nativo do OS X. Também suporta widget e notificações.
- Integração com Linux: Os ícones originais do Firefox, assim como os botões usam agora o estilo nativo do tema GTK.
- Botão estrela: Método rápido de adicionar um favorito utilizando a estrela que se situa na barra de localização
- Tags: Possibilidade de associar termos e palavras aos favoritos, podendo ser catalogados por tópicos.
- Barra de localização inteligente: Escreva em qualquer lugar da barra de título uma palavras ou um endereço e é apresentada uma lista de possibilidades, baseada no histórico e nos favoritos. Os resultados são apresentados com base na frequência de vistas, entre outros aspectos considerados.
Performance:
- Melhorias na velocidade do motor JavaScript assim como na contínua melhoria de velocidade do próprio interface. Comparando com o Firefox 2, as aplicações baseadas na web, como o Google Mail e Zoho Office, correm duas vezes mais rápido no Firefox 3 e o popular teste de velocidade da Apple, o SunSpider, mostra melhorias claras em relação a versões anteriores do Firefox.
- Utilização da Memória: Várias novas tecnologias combinam esforços para reduzir os consumos de memória, problema que aflige desde há muito as versões do Firefox. Os ciclos de memória são partidos e renovados de forma automática por um colector cíclico fazendo que a nova forma de alocar memória reduza a fragmentação da mesma. Centenas de falhas foram corrigidas potenciado um melhor aproveitamento da utilização da RAM.
- Reabilitação: Os favoritos, histórico, cookies, e preferências do utilizador, são agora guardados numa base de dados com um formato transaccional evitando que perca informação em caso de crashes do sistema.
Estas são as linhas mestras do novo Firefox 3.5. Outras pequenas melhorias serão vistas, em resultado dum pacote extenso de adaptações. Este resumo serve para dar conta que não será somente o aspecto visual mas sim o pormenor, o detalhe de cada peça que foi tido em observação e que foi melhorado.
Não são melhorias ou implementações radicais, são pequenos passos visando a estabilidade de um browser que ao longo dos últimos anos se tem aflorado como o melhor browser, o mais completo e o mais seguro. Resta-nos testar e verificar se será de facto assim no dia-a-dia.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Mozilla Firefox 3.5 Final pt-pt | pt-br| en-us [7.75MB] Download [mac]: Mozilla Firefox 3.5 Final pt-pt | pt-br | en-us [17.53MB] Download [linux]: Mozilla Firefox 3.5 Final pt-pt | pt-br| en-us [9.39MB] Homepage: Firefox - MozillaWiki-Shiretoko
Este artigo tem mais de um ano
No Acid Test 3 já chega aos 93%.
o melhor browser, claramente!!
http://www.tagravado.com
Safari 4 chega aos 100%
e Opera tb.
e o que é que o acid3 faz?
É apneas um conjunto de testes especificos, nao quer dizer com isso que deixe de ser melhor que esses.
rofl
o pessoal e o acid3..
@Rodrigo
Acid não é que define o melhor browser.. mas define a eficacia do mesmo na Internet, nas diferentes paginas e programações existentes…. Quanto menor forem os valores, mais depressa vamos visualizar uma pagina da forma errada, ou até mesmo não visualiza-la.. mas como referi, o acid não é tudo, mas é um factor muito importante, dai ser muito levado em conta pelos programadores dos browsers 😉
@Rodrigo:
O Acid Test 3 não é um teste qualquer. É sim um teste criado pelo W3C com o objectivo de verificar a implementação e compatibilidade dos standards por eles defenidos.
Um browser que atinja os 100% será então um browser que permite visualizar páginas web que oferecem ao utilizador recursos mais poderosos (lembro-me agora do HTML5 e do CSS3) e uma navegação mais sem duvida mais agradável.
Isto além de permitir a criação de sites muito mais acessíveis a um vasto leque de pessoas incapacitadas, que de outra forma estariam impossibilitadas de usufruir das tecnologias web.
Visto isto, acho mais que justo admitir que um browser com uma boa pontuação no Acid Test é, sem duvida, um melhor browser.
mas pode apostar que se caso o firefox fosse o único a passar no acid 3, este teste seria muito importante. firetards!
@A friend e Rodrigo
Para além do firefox, de vez em quando uso o opera em versão portable. No caso concreto do site de fotografia olhares, o opera não me apresenta o resultado das votações, nem dos comentários que tento inserir. Não faço ideia do problema.
Ainda assim, acho o opera muito interessante, com uma interface muito limpa.
“Finalmente” não tem significado suficiente para esta situação. Mas mesmo assim: finalmente!
estive a usar desde o beta e acho que o javascript está muito aquém do google chrome, mas que melhorou, melhorou…
Inovou à uns anos, agora, na minha opinião, foi ultrapassado.
Ultrapassado? Porque que Browser? Opera? Safari? O Opera é bom de facto, mas claramente que é sempre bom ouvir outras opiniões que talvez possam pesar nas decisões finais!
Já agora, os addons do antigo firefox dão neste?
A maior parte dos addons já foi actualizada mas há sempre aqueles que gostam de se fazer esperar :).
Durante a instalação, o Firefox faz um teste de compatibilidade e desactiva aqueles que não são compatíveis, para evitar problemas.
deixo um guia que fiz num comentario de um artigo antigo.
Instalar addons identificados como incompatíveis no FF 3.5:
Atenção: dependendo dos addons instalados, isto pode causar erros ou comportamentos esquisitos! Caso aconteça, desactivem os addons e reactivem um a um.
1º passo -> abrir um novo separador e escrever na barra de endereço “about:config” (sem aspas);
2º passo -> após confirmar o aviso, clicar com o butao direito na janela, escolher a opção “Novo” –> “Booleano”. Escrever na caixa de texto “extensions.checkCompatibility” (sem aspas claro) e meter o valor a “falso”;
– Aqui sugiro reiniciar
3º passo -> Usar outro browser (Chrome, Opera, IE) para fazer download dos addons do FF para o ambiente de trabalho ou uma pasta.
4º passo -> Abrir o gestor de extensões (Menu “Ferramentas” –> “Extras” ) e arrastar os ficheiros (addons) descarregados com o outro browser para dentro da janela.
5º passo –> Reiniciar e verificar se está tudo bem.
6º passo –> have fun 😉
95% dos addons da versão anterior (3.0x) funcionam nesta versão sem problemas, o problema é que os autores nunca os testaram e nunca os especificaram como compativel com 3.5.
Fica o aviso: Não sobrecarreguem o FF com extensões desnecessárias ou redundantes! Queixem-se depois que fica lento!
é ainda mais fácil e descomplicado se usarem a extensão nightly tester tools.
A minha opinião cola-se um pouco à do Miguel… não sei porque mas estas hipotéticas inovações, cheiram a recesso… digo eu que não percebo muito disto!!!
Seja como for e tendo em conta o cenário actual dos browsers em geral, o Firefox 3.5 é um “limar” de situações já elas penalizadores. Digamos que o consumo de recursos e as funções mais básicas estão agora asseguradas… mas deixem-me dizer-vos que o segura esta browser são indubitavelmente os add-ons, porque de funções inovadoras só mesmo as promessas para a versão 3.6… a ver vamos!!!
Eu pessoalmente gosto mais do Chrome ou então do Safari. Compreendo que muitos “velhos” utilizadores do Firefox sejam defensores do mesmo mas acho que se deixarem o “orgulho” de parte vão ver o Firefox já não é o que era e que até já foi ultrapassado por outros browsers.
Não me afecta minimamente o facto de nem todos usarem o Firefox, apesar de já o usar desde a versão 1.5; eu próprio costumo aconselhar o Opera aos mais novatos.
Não considero, portanto, que seja uma questão de orgulho quando te pergunto em que é que os outros browsers ultrapassaram o Firefox.
Será na velocidade de processamento de javascript? Neste momento o Firefox fica em segundo lugar nos meus testes.
Será no Acid Test?
Atinge 93%, logo entre os três primeiros e muito perto da perfeição.
Será o consumo de Ram?
Ainda estes dias li aqui um artigo onde se comprova que o Firefox é faz a melhor gestão de recursos.
Portanto resta-me perguntar:
Que é que qualquer um de vocês consegue fazer com um browser que eu não consiga com o Firefox?
Em que é que o Firefox foi ultrapassado pela concorrência?
Cada um que use o browser que melhor lhe servir; digo mais, se a única coisa que pretendem é aceder a sites e não interagir de nenhuma forma com eles, não necessitam do Firefox para nada e até com o IE ficam bem servidos…
Eu não digo que o Firefox é um mau browser ou coisa do género. Só acho que o Firefox já teve o seu tempo de glória. Tempo esse em que batia qualquer outro browser. Agora já há browsers capazes de serem melhor do que o Firefox dependendo do gosto de cada um.
Que é que qualquer um de vocês consegue fazer com um browser que eu não consiga com o Firefox?
Abri-lo em menos de 3 segundos.
mas vendo bem é que se adequa melhor a mim. Falando num sistema Windows, confesso que o Opera é sem duvida muito bom, mas não me consigo habituar ao método de gestão das abas. O Safari para Windows até passa no Acid, mas utiliza uma quantidade de recursos absurda (CPU, uso do HD), o Chrome assemelha-se muito ao Firefox mas sem plugins e uma gestão inteligente de abas, mas tem sem duvida um melhor desempenho com Javascript.
Pura e simplesmente a minha opinião.
Desculpem-me a pergunta, mas se esta é a versão final, porque é que na página que é aberta após a instalação, está indicado que é a RC3?
Acontece-me o mesmo a mim também.
Me too
hááá pegadinha do malandro!!!! faz glu glu!
Porque ainda não é oficial o pplware tem a mania de se adiantar 😛 têm sempre bons informadores hehe (isto acontece por causa da distribuição pelos mirrors)
Uh… O Firefox 3.5 só vai ser lançado amanhã, a partir das 19h50…
Andam um pouco adiantados! 😛
quando faço scroll com a roda do rato e passa um vídeo como o de cima, o scroll deixa de funcionar.
isto está corrigido nesta?
ou é problema só meu (não tenho agora a certeza mas acho que já vi isto noutros pcs, mas agora não posso provar)
isso é porque o video é um swf. no firefox vai te continuar a acontecer. noutro qualquer, se carregares em algum botão num swf e depois tentares fazer scroll ja nao consegues.
está mal. deviam corrigir
tambem acho que em certas ocasiões torna-se chato, mas sem isso várias coisas que usam flash não iam funcionar bem (jogos por exemplo), mas o scroll acho que não apresentaria problemas a esse nível.
Não estás a perceber. Nos outros acontece o mesmo.
Tenta o seguinte:
abre esta página com outro browser qualquer, clica no vídeo que aqui se encontra e verás que deixas de conseguir fazer scrool.
Isto acontece porque o vídeo é um objecto flash, ou seja, uma aplicação independente da página.
O Evento do rato está associado à página web logo, se o colocares por cima de um objecto em flash, este passa a estar associado a esse objecto e não consegues fazer scrool na página (se bem que nos outros browsers isto só acontece após clicares no objecto).
Na prática é como se tivesses duas janelas do Windows sobrepostas: enquanto fizeres scrool numa, não consegues fazer na outra.
ah. alguém que explica como deve ser.
Obrigado. Agora já percebi.
Então são os senhores do flash que têm de rever a coisa 😛
agora abre esta pagina no chrome e faz scroll por cima do objecto. o scroll no chrome não interfere a nao ser que carregues no objecto e no firefox basta teres o ponteiro em cima do objecto que já não consegues fazer scroll.
já agora, isto do rato só me está a acontecer com vídeos do youtube.
O Ramiro deu uma resposta mesmo à profissional.. 🙂
@daniel:
Mas foi exactamente isso que eu disse…
Nos outros browsers tem de haver uma interacção com o objecto flash para o scrool deixar de funcionar.
De qualquer forma, nem sei em quem pôr as culpas disto.
Aparentemente (ainda não tive oportunidade de testar código para esta situação) é possível criar projectos em flash que não interferem com o scrool do rato: se fores ao site de vídeos da Sapo, ou ao Veoh verás que, apesar de usarem um player em flash, não existe esta interferência.
Isto acontece com o player do Youtube e pouco mais, o que me leva a pensar que eles ignoraram este factor quando criaram o player 🙁 .
O que isto tem, que o Internet Explorer 8, não tem?
montanhas de addons, personalização ao mais alto nível, Open Source, java mais rápido, melhor gestão de memoria…
queres mais??
Ultimamente tenho vindo a aperceber-me da minha incapacidade para identificar comentários sarcásticos, portanto tenho de perguntar:
Estás a ser sarcástico?
A pergunta melhor seria..
O que é que o Internet Explorer 8 não tem que os outros browsers têem 😉
…addons…estabilidade..velocidade…segurança…etc…etc…etc…
Internet Explorer 8, tem addons disponíveis no site da microsoft, basta saber procurar, é estável e rápido também e pesa menos que o Mozilla, aumentaram também a segurança, testado e aprovado, fico na mesma. O que o Mozilla tem, que o Internet Explorer 8, não tem?
ya e a utilidade dos mesmos?
Segurança do IE nem se fala, sempre foi uma treta, continua a não respeitar os standarts por omissão (e quando metes no modo que supostamente os respeita, dá problemas).
Qualquer coisinha de adware, spyware, barras de ferramentas e de adware, instalam-se no IE como um piscar de olhos.
O chrome, FF, Opera são open source, tem melhor desempanho, maior personalizacao (principalmente o FF), maior segurança (a porcaria que vejo a entrar pelo IE continua a impressionar nos dias de hj), actualizações constantes (IE6 demora meses a corrigir falhas, os restantes demoram semanas senao dias), e não estao limitados apenas a Windows.
ps: espero que não acredites na propaganda (inclusive o novo comparativo) no site do IE8 da M$, porque já não deves ter idade para acreditar em historias da carochinha 😉
Não tenho nada de acreditar, no que os outro dizem, principalmente a Microsoft, eu testo as coisas, e comento.
Não tenho favoritos, apenas não quero instalar software desnessário.
Não tenho nada contra o Mozilla, eu gosto do Mozilla.
Download : Windows (Inglês)
http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/products/download.html?product=firefox-3.5&os=win&lang=en-US
Download : Windows (Português)
http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/products/download.html?product=firefox-3.5&os=win&lang=pt-PT
Trabalho com isso, e tenho que lhes afirmar que o firefox esta anos a frente do internet explorer, tanto em estabilidade, desempenho, segurança e compatibilidade com os sites…
Nao tem nem comparação.
Interessante este plugin do wp pra moderar usuarios, qual que é?
C00l!
Quando é que aparece no update automático do firefox?
Aqui esta o site: ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.5/win32/
Sim é a versão que apresentamos, é sem dúvida a tão prometida versão final.
Estive na pasta do FTP e o exe que lá está é de 24 de Junho, faz amanhã uma semana, por isso não deverá ser a versão final… Acho!
http://www.mozilla.com/en-US/firefox/comingsoon/
Vitor: é preciso dar a indicação do dicionário de português pois o actual é incompatível:
http://maracuja.homeip.net/software/dict
ou download de
mo3x-pt-PT.xpi – http://maracuja.homeip.net/files/software/mo3x-pt-PT.xpi
Fica aqui uma lista de alguns plugins que são incompatíveis (há mais!)
Cooliris
ColofulTabs
Dicionário de Espanhol
Dicionário de Português
Dicionário de Francês
Diigo Bookmarks
Converter
GoogleGeard
MeasureIt
Microsoft.Net framework Assistant
PCSync
Resizable text Area
Translator
View Dependencies
Who is this person?
Não do dicionário não concordo. Depois esta última versão já é compatível com os meus add-ons todos (mas não tenho nenhum dessa listas 😀 )
Cump.
estes aqui tambem dao:
Adblock Plus
DonwnThemAll!
Hide Menubar
Personas
Smart Stop/Reload
Speed Dial
Xmarks
(não dispensava nenhum :))
@paulo ferreira, ve o comentário que deixei mais acima com um guia para instalares os addons incompatíveis
@JGomes
Eu não quero estar a instalar o que já tenho instalado pois perdia configurações e mesmo que nas as perdesse não acho que seja a via correcta.
Neste momento estão desactivados por serem incompatíveis.
No futuro logo verei se os mantenho a todos (alguns estão desactivados por não serem sempre necessários)
@ Vítor M: O dicionário a mim foi desactivado. e como é fundamental tive de o instalar de novo a partir do site que indiquei.
Correcção: na lista de plugins não era GoogleGeard mas sim GoogleGears !!
caro Paulo Pereira
Sem ter a certeza, julgo que o facto de instalar novamente um plugin não remove as suas configurações, de qualquer modo recomendo o addon FEBE que pode usar para guardar as definições e/ou plugins.
engraçado, o build# é o mesmo do RC3. será que decidiram lançá-la como versão estável?
E lá está o botãozinho do mais… :'(
Em princípio só actualizo quando vier nas actualizações automáticas, não tenho muita pressa, afinal posso navegar na web à mesma ^^
E as novidades que traz podem ser algumas, mas não me cativaram muito, tirando o ponto da performance.
Tirando o ponto da performance!!! Mas essa é a única que me estava entalada na garganta, esta arrastadeira tinha mesmo que melhorar o resto são peanuts meu caro… o Importante é ser rápido no que faz e consumir menos recursos, só por isso vale bem o update 😀
abraço.
Na verdade, das poucas novidades que gostei no Firefox, inclui-se a performance.
Vamos lá ver se será mais rápido do que o actual, ainda só instalei a RC1 numa VM, e gostei.
Se usares o TabMixPlus é oferecida uma opção para remover o “botãozinho do mais”. 😉
Se preferires podes remover modificando o ficheiro userchrome.css:
.tabs-newbutton-box
{
display: none !important;
}
Eu acho que já tenho extensões a mais, pelo que vou tentar esse hack de css.
Excelente dica 😀
A que mais te referes?
O “mais” referido acima é o que aparece na aba (separador) nova, ao clicar nesse mais, abre-se uma nova guia.
Mas eu queria também fazer sumir esse mais, como se faz para alterar o userchrome.css?
(Não desejo colocar um TabMixPlus só para isso).
No Windows XP/2000:
“C:\Documents and Settings\[User Name]\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles\”
No Windows Vista:
“C:\users\[User Name]\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\”
Se possuíres vários perfis escolhe a pasta respectiva, senão será a pasta “default”.
Dentro desta pasta encontrarás outra chamada “chrome” e nela encontrarás um (ou mais) ficheiro de texto chamado “userChrome-example.css”.
Abre esse ficheiro com o bloco de notas e, no final do que já lá se encontra, escreve as seguintes linhas de css:
.tabs-newbutton-box
{
display: none !important;
}
Guarda o ficheiro tendo o cuidado de renomear para “userChrome.css” (se não renomeares não irá funcionar!).
Reinicia o browser e, se tudo correu bem, o botão foi-se.
Completamente NAO impressionado com a velocidade contra o Chrome.
Eu uso um portátil HP com 512mb de ram, centrino 1.6ghz no trabalho, disco de 40Gb. Nada de especial mesmo, para trabalho chega perfeitamente.
Neste mesmo portátil, carrego no icon do firefox primeiro e de seguida no do chrome para os abrir.
Consigo abrir 2 janelas do chrome, escrever um endereço e até abrir 1 site por completo antes de uma unica janela do firefox sequer aparecer no ecra.
Francamente, neste ponto da performance até me pareceu pior, mas se calhar também já é impressão minha. Melhor, não está.
Kayn: tens um problema no browser firefox. Sugiro que o desinstales completamente, reinicia a máquina e depois o instales de novo. Alguns optimizadores de sistema conseguem corrigir esse problema mas desinstalar é o melhor. Acontece! Depois sim podes comparar e já fica lado a lado.
Eu gosto do Internet Explorer 8. Nunca me deixou mal. É rápido, universal e nunca me bloqueia. Enfim..um sonho. Porquê mudar?
Eu por muito que goste do Firefox (muito por causa dos add-ons e do GM), simplesmente não consigo largar o Chrome. É “smooth” seja qual for a utilização que lhe deiam, rapidíssimo, e não pesa duas toneladas.
acho que este ai, não é a versão final.
http://www.mozilla.com/firefox/comingsoon
Trancaram o download da versao windows
Não tá a dar mesmo =/
Dá erro de permissão ao tentar aceder versao Pt
deve ser um problema temporário deles…. de facto está trancado!!!
Vamos acompanhar, podem estar a alterar o local de download.
http://pt-pt.www.mozilla.com/pt-PT/
Alguém sabe se quando eu instalar o FF 3.5 irei perder os dados do meu perfil antigo?
É só mandar instalar que ele irá instalar em cima da versão 3.0.11
ou instalará e permitirá utilizar as duas?
Como normalmente não gosto de sobrepor versões resolvi desinstalar a versão antiga.
Durante a desinstalação é dada a opção de manteres as tuas definições actuais (bookmarks, histórico, passwords) caso pretendas instalar uma nova versão ou fazer uma reinstalação.
Depois disso instalei esta versão e tudo correu sem problemas.
Instala por cima e mantém tudo igual como estava.
Olá vi a notícia pelo twitter e vim abaixar a versão pt-br mas o link está quebrado!!!! Não entendi!
Aguado resposta! Parabéns mais um vez por este maravilhoso site.
De facto estão a negar o acesso ao download. parte da Mozilla, deve ser temporário. Vamos acompanhar.
http://pt-pt.www.mozilla.com/pt-PT/ <– ja está publicado como oficial
Onde se o favicon? Para ver os proprietários do siet?
O que eu queria perguntar era onde se vê o favicon da página, em que local se encontra essa opção.
AE AGORA LIBEROU! o///
http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/
Boas pplwarianos!!
PT-PT s.f.f.
Abraço a bons naveganços!!
http://www.mozilla.com/en-US/products/download.html?product=firefox-3.5&os=win&lang=pt-PT
Já cá canta!!
http://www.mozilla.com/
Também gostava de saber a resposta à pergunta do trique traque…
Comigo no “Sobre o Mozilla Firefox” aparece a dizer versão 3.5, mas o ano diz ser o de 2008.
Convosco acontece o mesmo?
Nope. Versão EN-US aqui, e diz 1998-2009.
@cheat2win
1998-2008 – Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.0; pt-PT; rv:1.9.1) Gecko/20090624 Firefox/3.5 (.NET CLR 3.5.30729)
Imaginem se fosse a Microsoft a fazer isto o que não se diria já por aí!
sim tb acontece
agora esta versao está bem maia rápida que a anterior. aliás estava muito desgostado com a anterior versão, tinha mudado para o opera, que continuo a achar um excelente browser…
Em relação ao add-on speeddial e fastdial, qual é o melhor na vossa opinião? Já vi que o speeddial é o recomendado. Actualmente uso o fastdial, mas este não me permite ter um numero de “janelas” independentes. O speeddial permite personalizar o número de “janelas”?
Tem algumas opções interessantes.
No peacekeeper aumentou o rendimento de 800 para 1200… mas o safari continua imbativel com quase 3000
Alguém sabe como actualizar no ubuntu? Será necessário adicionar os repositórios?
Espero que actualize por ele.
Por norma a canonical é mt rápida e actualizar nunca mais que um dia.
No meu ainda não apareceu nada nas actualizações automáticas..
Fico à espera
Nem vai aparecer. Só na próxima dist 9.10
Para a 9.04 ou outras anteriores sigam este tutorial:
http://webupd8.blogspot.com/2009/06/firefox-35-rc-1-ubuntu-repository-deb.html
Ah e não se preocupem com o novo nome do vosso firefox 🙂
tambem existe isto:
http://getswiftfox.com/
e ainda melhor para GNU/Linux é sem dúvida o Swiftweasel com optimização PGO na compilação, é sem dúvida o melhor firefox para GNU/Linux.
http://swiftweasel.tuxfamily.org/
para quem se preocupa com essas coisas, como eu, o swiftfox tem problemas de licenciamento, não é verdadeiramente livre.
Acabei agora de fazer o update!
Mesmo assim ainda tenho 4 ou 5 sites que visito que no Firefox as TextBox e alguns Players continuam encavalitados e dispersos pelo site… Enquanto no IE8 esse problema já não existe, salvo se activar-mos o “modo de compatibilidade”.
O engraçado é que os sites foram todos bem programados, revistos várias e várias vezes… mas desde o Firefox 2.0 e o IE6 que a coisa não corre bem.
Estas novas tecnologias invés de se preocuparem em dar compatibilidade 100% com o passado, obrigam as pessoas a apostar no futuro. Ce la vie…
se calhar obrigam os programadores a usarem Web Standards em vez de Microsoft Standards -.-
Olha que tento usar web standarts desde sempre e mesmo assim tenho alguns sites com problemas. principalmente qd se fala em CSS standarts a coisa não é nada linear.
Então agora com a moda do tableless torna-se tudo muito mais dificil de organizar sem ter de ter os sites condicionais ao browser.
Eu fiz o “check for updates”, no menu help, e actualizei a partir daí!
Finalmente! 😀
ja vao mais de milhão de downloads até ao momento…
eheheh..
http://downloadstats.mozilla.com/
Já vai em 1 milhão e 419 mil!
desafio pplware:
comecar a usar
nao apareceu.
DESAFIO PPLWARE
COMECAR A USAR 😛
porra que merda
comecar a usar “”
Já sacaram 2,092,496. Não confio muito mas pronto, fica sempre a aumentar, parece o da gmail, que aumentam o espaço a cada segundo, mas não vejo nada de diferente.
OFF TOPIC
saiu o Service pack 2 do Win Vista de 89MB via win update, demora p\ instalar em partes, mas ao terminar da uma boa faxina no HD
Já Tá 😉
Vou voltar para o RC2, desde o RC3 meu Google Reader trava por alguns segundos quando aperto a letra “J” para avançar os feeds.
Google Chrome VS Firefox 3.5 -Memory Usage-
Sam Allen tested the Memory Usage of Google Chrome 3.0 Dev, Firefox 3.5 RC, Safari 4.0 for Windows, and Opera 10b web browsers on a Windows Vista Premium operating system, while visiting the top 150 web sites from Alexa.
To do so, each browser was configured to open new URLs from the command line into new tabs, with each previous page being kept accessible from the tabbed interface. After 30 URLs were tested in all four browsers, the software prompted the author to close all tabs in the browsers except one tab. Every three seconds the memory watcher program recorded the memory usage.
The results showed:
*
that Firefox (327.65 MB) had the smallest peak memory usage followed by Safari (517.00 MB), then Opera (554.11 MB) and then Chrome (1216.16 MB) with the largest peak memory usage
*
that Firefox (166.82 MB) had the smallest average memory usage followed by Safari (319.44 MB), then Opera (347.45 MB) and then Chrome (543.83 MB) with the largest average memory usage
*
that Firefox (106.66 MB) had the smallest final memory usage (=memory after all tabs are closed followed by Chrome (109.49 MB) , then Safari (349.62 MB) and then Opera (441.49 MB) with the largest final memory usage
From the results it can be concluded that Firefox 3.5 is the best in memory usage. Firefox 3.5 showed the best memory efficiency in the average, maximum and final measurements.
http://dotnetperls.com/chrome-memory
foi só a mim que aumentou a memoria usada?
no 3.0 usava 40/50mb, no 3.5 está a utilizar 100mb com alguns picos de 20% no processador.
com exactamente os mesmos addons.
digo o mesmo… aqui a ventoinha da cpu aumenta a velocidade de tempos em tempos, denunciando o seu uso excessivo em picos. até a RC2 não acontecia isso comigo.
noto que isso acontece quando estou navegando no google reader, quando troco de abas ou faço scroll com o mouse
Estou muito desiludido com o novo firefox. Está constantemente a crashar!!!! Em 5 minutos, já foi abaixo 2 ou 3 vezes.
Desilusão……
a mim esta constantemente a dar erros de script de memoria baixa
e os varios incones da barra de ferramentas “desaparecem”
pois eu sempre adorei o firefox mas ultimamente tem-me dado um problema estranho. Já verifiquei tudo mas os cookies nunca são guradados. Por exemplo, fecho o firefox e quando o abro o igoogle já não esta na minha conta nem nada, é chato… tive que mudar pro google chrome.
cumps
Verifica se tens os cookies activos
Verifica se o culpado não é nenhum dos teus addons (desactiva-os todos).
Reinstala o firefox (não perdes definições e addons).
Se continuar igual desinstala o Firefox, apaga a pasta do mesmo na pasta dos Programas , e corre uma ferramenta de limpeza como o NCleaner, antes de o voltar a instalar (aqui ja perdes tudo).
Cumprimentos