Ubuntu, instale facilmente um novo kernel
O kernel é considerado o coração de qualquer sistema operativo. O Windows tem kernel, o Mac OS X também e claro o Linux não foge à regra. Porém certos bugs neste módulo importante, podem pôr em causa a experiência de qualquer utilizador, num sistema operativo.
E como compilar um novo kernel, é uma tarefa demorada, a equipa responsável por este componente no Ubuntu, anunciou recentemente, a disponibilização de várias versões de kernels "vanila", em formato .deb. É sem dúvida, um passo importante, na ajuda ao processo de testes, para disponibilização de versões finais de correcções de bugs. Isto porque nem todas os utilizadores têm conhecimentos para construir um kernel. Por essa razão instalar um kernel em versão .deb, é tão simples como fazer um duplo clique. Os utilizadores menos experientes, podem agora ajudar e estarem mais envolvidos, no processo de testes, para verificarem se os bugs que os afectam, estão presentes em versões futuras de kernels.
É também interessante, para os mais inconformados, que por vezes estão à espera daquele driver para um determinado hardware, que apenas está disponível, em versões recentes de um kernel, que ainda não exista para Ubuntu. Este cenário foi-me comum, relativamente a um driver para uma placa wireless da Atheros do meu netbook, que apenas estava disponível em versões futuras do kernel.
Faço apenas notar que um kernel vanilla, é como que seja um kernel "crú". Utilizando uma analogia simples, é o equivalente a uma matéria prima, que entra numa fábrica e ainda não foi totalmente trabalhada. Isto significa que, apesar de ser compilado com as optimizações e os mesmos critérios de qualidade, que qualquer outro kernel estável do Ubuntu, estas versões podem não conter alguns drivers, que apenas são distribuídos nesta distribuição de Linux.
Não é particularmente grave dado que, caso haja um kernel destes que não funcione é fácil de reverter para um stock kernel, que já tenhamos instalado. Portanto, os utilizadores com algum à vontade em Linux, não terão problemas em brincar com estas versões e testar as novas funcionalidades.
Atenção: Não me responsabilizo se estes kernels danificarem as vossas máquinas (o que é altamente improvável que isso aconteça).
Link: Wiki Ubuntu Link: mainline kernels
Este artigo tem mais de um ano
Grandioso post Rui! Como referiste isto vai dar muito muito jeito para o pessoal dos portáteis, que normalmente é onde encontramos mais problemas.
Eu tenho um problema em todas as distros linux que usei, que é não detectar a placa wireless. Que é uma atheros como referiste.
Eu queria usar somente linux no portátil mas devido a esse problema é para esquecer.
Qual é a resolução para o meu problema?
cumps
Mas o Kernel no Ubuntu está sempre actualizavel nos repositorios e nunca foi complicado instalar… pelo menos no Ubuntu…
Ola, Nuno Paulo, os drives para linux das placas Atheros estao disponiveis aqui:
http://madwifi.org/
Caso tenha alguma duvida de como instalar, esteja a vontade.
http://www.crkportugal.net
@Nuno Paulo
tenta fazer download dos ficheiros do kernel mais recente no link anterior, copia-los para o teu portatil e instala-los. Depois testa para ver se a tua placa wireless já é detectada
@A Friend
As versoes presentes neste link a são maioritáriamente versões mais recentes de kernels que não existem nos repositórios
Bem, infelizmente tenho um problema com o driver da atheros também. Detectar e ligar a uma rede no ubuntu 8.10 é mais demorado que no ubuntu 8.04. É daqueles casos em que a actualização do kernel não melhorou o funcionamento =/
Uma pergunta: Os drivers da placa gráfica (no meu caso ATI) também são actualizados a partir de actualizações do kernel ou são actualizações externas?
A mim acontece-me o oposto.. tenho de me aguentar com um Kernel mais antigo pois os novos não são todos compativeis com a minha webcam Syntek… Fossem todos os males esses 🙂
Muito boa a iniciativa!!!
@CientistaMaluco
são actualizações externas os drivers das placas graficas pelo menos a ATI e a NVIDIA
@Rui Oliveira
Instalei o novo kernel e continua na mesma sem detectar a placa wireless.
Podes explicar melhor como resolver este problema?
O Rui é o maior 🙂
@Nuno Paulo
segue os passos aqui.
https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/Atheros
Logo no 1º passo diz “Hit “alt+f2″ to run a command and type”
Eu quando carrego alt+f2 não faz nada. :S
Nuno Paulo
tenta reverter para o kernel stock que vinha no ubuntu, primeiro de tudo (podes no synaptic desinstalar esse kernel que instalaste).
depois de reiniciares e entrares no kernel anterior, segue o que o tutorial que te mandei diz para fazeres primeiro, lança o synaptic e instala o pacote :
linux-backports-modules-intrepid
(atenção no synaptic no menu configuraçao > repositorios > aba “Actualizaçoes”, deves ter a opção “actualizações não suportadas”, activa, antes de tentares instalar o pacote anterior)
Pois compilações de Kernel não sei porquê nunca me apeteceu fazer, por isso nunca experimentei o tuxonice. Por acaso era um bom post por o tuxonice no ubuntu.
Seria interessante ter um próximo post sobre actualização das drivers gráficas, relembro que a ATI já tem o Catalyst 9.2 pronto para Linux 🙂
A nVidea também deve ter algo..
Continuação de bom trabalho!
continuando esta conversa…
A versão actual do kernel já traz suporte para Atheros…
Drivers nvidia para windows e linux
http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us
Drivers ATI para windows e linux
http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx
Drivers wireless Atheros para linux
http://madwifi.org/Downloads/
Drivers wireless Atheros(hal) para linux
http://www.4shared.com/network/search.jsp?searchmode=2&searchName=madwifi+hal
http://www.crkportugal.net