Firefox inspira-se na Apple
Uma das particularidades desta nova versão do Firefox é a capacidade de multitoque, característica reforçada e aperfeiçoada nesta última versão Firefox 3.1 Beta 2.
Segundo parece, esta tecnologia é inspirada na engenharia reversa do Mac OS X, podendo assim reconhecer gestos, funcionalidade bastante promissora como já mostramos, por exemplo, aqui.
Segundo relatos do TG Daily, a empresa que produz o browser Firefox foi obrigada a desmontar a estrutura multitoque do Mac OS X para poder encaixar a mesma na estrutura do Firefox.
O facto:
Claro que só tem relevância esta noticia, porque a Apple ainda não distribuiu aos seus parceiros as ferramentas necessárias para desenvolverem o multitouch para aplicações não Apple.
Especulam-se por isso alguns cenários, entre eles a falta de capacidade da Apple para desenvolver com sucesso ferramentas suportadas nesta tecnologia.
Outra hipótese avançada é a da marca querer manter o mais "secreta" possível esta tecnologia, no entanto com esta acção da Mozilla cai por terra o efeito surpresa.
Mas porque não divulga, a Mozilla, abertamente a tecnologia existente no Firefox 3.1?
Será que existe receio de infracção de patente, será que haveria um convénio com a Apple ultrapassando mesmo os parceiros da marca da maçã?
Este artigo tem mais de um ano
realmente o futuro já passado mas atual!
_____________________________
http://www.myspace.com/fernandoreznor
uh…
Penso que este artigo está a induzir as pessoas em erro…
Se não estou enganado, o que realmente aconteceu foi que os engenheiros da mozilla decidiram decompilar algum código do sistema operativo da Apple para melhorar o suporte multitoque do browser nessa plataforma e não incorporá-la no Firefox.
Além disso só tomaram essa iniciativa porque, aparentemente, a Apple se recusa até agora a disponibilizar uma API para os programadores.
Enquanto isso continuam a melhorar o suporte a multitoque nas suas próprias aplicações (Safari, Iphoto,…) o que muitos consideram injusto.
Da forma que o artigo está escrito dá a impressão que a Mozilla agiu em proveito próprio quando realmente está, na minha opinião, a beneficiar os utilizadores dos sistemas da Apple.
Umm… isto a ser verdade e sem o consentimento da Apple é ilegal. Acho estranho que o tenham feito dessa forma. É que descompilar partes ou o todo de qq software proprietário é ilegal. Normalmente é considerado mais grave ainda do que piratear o proprio software. É que está em causa a propriedade intelectual também.
@J.C:
Esta atitude da mozilla não é o primeiro nem será o último caso deste tipo…
De facto verificam-se cada vez mais casos de companhias que decidem decompilar trechos de código dos sistemas operativos porque estes, pura e simplesmente, pouca ou nenhuma documentação oferecem aos programadores.
Um caso de que me recordo é da Google que decidiu decompilar secções do windows para conseguir pôr em prática uma funcionalidade do Chrome.
Normalmente as empresas fornecedoras do sistema operativo não tomam me didas porque acabam por beneficiar com todo o processo.
Tanto quanto sei, nem a Mozilla nem a Google utilizaram em proveito próprio código destes sistemas operativos, apenas o decompilaram para resolverem os seus problemas da melhor forma possível.
Do meu ponto de vista seria muito pior se saíssem por aí a gritar que tanto os sistemas Apple como o windows são uma treta para os quais nem sequer se consegue trabalhar…
Na altura a Microsoft nem sequer comentou o sucedido e tenho praticamente a certeza que a Apple também não irá reagir.
No fundo trata-se de deixar trabalhar quem quer trabalhar…
Isto é prática corrente. E acontece todos os dias entre empresas, todas o fazem (incluindo a Apple). Agora porque a Apple é alvo de um culto já é um crime gravíssimo?
Se isso tornou o firefox melhor, quem ganha somos nós.
A dúvida é: tanto alvoroço quanto ao multitoque no FF vai servir de que no desktop atual [base instalada]? Não percebi.