PplWare Mobile

Efeitos das drogas… instrua-se!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. José Gonçalves says:

    Já conhecia este site. Recomendo vivamente darem uma vista de olhos. Um óptimo artigo Ana. 😉

    Cumprimentos

  2. gatunix says:

    estranhamente esse artigo esta com poucos comentarios… porque sera?

  3. Posso alegrar-me de dizer que não sou, nem nunca fui, consumidor de nenhum dos produtos visados e que tenho a certeza que nunca serei.
    Outra das certezas que tenho é de que isto não fará com que nenhuma das pessoas que consome, seja qual destes produtos for, o deixe de fazer. Infelizmente muitos nem tendo a vida em risco deixam de consumir o que consomem.
    Aposto que mais comentário menos comentário alguém vai dizer que a marijuana até que nem faz muito mal e que também pode ser usada para fins medicinais. Duvido que a maior parte dos que a fuma necessite das suas faculdades terapêuticas e qualquer coisa que seja tomada em excesso faz mal, até açúcar, quanto mais marijuana.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    • FundaMental says:

      Marijuana… Um bom tema…

      Ora vejamos, quantas das drogas referenciadas vêm de uma planta natural SEM adição de químicos? nenhuma, pois ate o tabaco leva nicotina. Marijuana contem o cannaboide que pode vir a CURAR o cancro, tem uso medicinal, e uma droga leve, não causa dependência física basta uma pessoa ter consciência e um bocado de inteligência ate podem fumar 40 paivas num dia durante todos os dias que não ressacam. Álcool e tabaco fazem danos psicologicos e fisicos MUITO SUPERIORES a Marijuana. Eu consumo marijuana e digovos a todos que ontem fumei bastante hoje ainda nao fumei nem vou fumar e tou-me a sentir lindamente, tambem fumo tabaco e ai esta vou fumar um cigarrito porque “tá-me a apetecer”.

      Acordem pa vida

      Dont defy it, legalize it

      • André says:

        Melhor comentário desta página.

      • MariJoana says:

        Concordo plenamente FundaMental. Infelizmente neste país muita gente se mata ou matam outros graças ao álcool.

      • legalizemj says:

        Concordo plenamente FundaMental. Quanta gente neste país já se matou ou matou outros graças ao álcool. Ninguém pensa nisso?
        Fumar droga não causa qualquer dependência, apenas causa uma boa sensação de calma e liberdade 🙂 Acredito que se toda a gente fumasse um charrito por dia, este mundo seria um sítio bem melhor :)))

        Peace!

      • Emanuel says:

        Nem mais bro, tiraste-me quase todas as palavras da boca.
        Somos apreciadores de uma beleza natural que pelo menos a mim só me deixa contente e quero continuar a fumar sempre possivel, quanto a voçês epá não bebam alcool isso só faz mal tanto á pessoa que bebe como aos que tão á roda, acaba com o relacionamento familiar, gera brigas etc. A Mary jane é quase so peace and love por isso não comparem please.
        Legalize it and stop hatin x)

      • Ricardo Rosário says:

        Temos um longo caminho até à legalização, enquanto houver gente ignorante (muitos deles de propósito) vai ser sempre condenável. E esses folhetos metem todas as drogas no mesmo saco e não é bem assim. Felizmente vivo rodeado de pessoas que têm o minimo de inteligência e que são liberais. Aliás dá-me um gozo enorme fumar uns com os meus cotas.

        Basta ter a cabeça no lugar e responsabilidade. Acho o alcool bem mais nocivo, mesmo em termos sociais, ninguém gosta de aturar bêbados já um “charrado” não é preciso aturar, ele atura-se sozinho 😛

        Fui recentemente à Holanda e vi pessoas a sair do trabalho, ir fumar o seu, relaxar, e ir tranquilo para casa. Pessoas todas engravatadinhas, etc. E quem não os fuma acima de tudo não julgava essas pessoas.

        Estamos a anos-luz dessa mentalidade!

        • Mónica Graça says:

          Olá Ricardo. Desculpa a minha ignorância, mas queria fazer-te as seguintes perguntas? Eu não fumo nem bebo, mas o meu namorado fuma 1 a 3 charros por dia, acho que é assim que se chama.É uma coisa castanha, que parece uma mini tablete de chocolate que ele queima e junta ao tabaco de enrolar. Ele diz que não faz mas nenhum porque o ajuda a relaxar.Ele diz que os antidepressicos que tomo, fazem pior do que fumar esses charros. Queria saber se isso é verdade? Não é minha intenção fumar nada disso, mas custa-me ouvir que as pessoas que fumam haxixe são drogados! Estou a ser seguida nas consultas de saúde mental, e dizem que as pessoas que fumam isso é porque se sentem fustradas com a vida e que isso prejudica muito a saúde. A terapeuta perguntou-me o seguinte: “Um dia quando tiverem filhos, que educação e exemplo vamos dar aos nossos filhos? Eles vão ser como o pai? Um drogado?E que fumar isso também prejudica os espermatozóides. A minha cabeça está muito confusa. Achas que eu devo me preocupar com o assunto, ou que devo insistir com ele para deixar de fumar isso? Quando te referes à Holanda, o meu namorado também diz que isso é verdade, que não fazem juizo de valor e que é perfeitamente normal. Gostava muito que me respondesses.
          Obrigada desde já.

          • ZeSafa says:

            Sou engenheiro com um bom trabalho e um salário bastante acima da média e fumo cerca de 5~6 por dia e continuarei, logo não percebo esse “médico” 🙂
            Sim os charros fazem menos mal que os anti-depressivos, mas tal não quer dizer que não faça mal, porque o faz, principalmente porque em Portugal fuma-se muito mais haxixe (esse chocolate castanho que falas) que podes não saber muito bem o que tem dentro, além de que normalmente tens de o misturar com tabaco o que ainda faz pior. O ideal seria mesmo puros de erva só :DD

    • Kappa says:

      Ora ai esta alguém que não sabe o que diz!
      Sr Alexandre so uma questão,ou duas. O sr. é milionario? Adivinhou a chave vencedora do Euromilhões? Talvez sim,,mas provavelmente NÃO… Ja se tivesse uma bola de cristal,para prever o futuro ,poderia ter adivinhado a chave,ficar milionario,e dizer com certeza de que nunca irá consumir nenhuma destas drogas….
      Eu sou toxicodependente em recuperacao. Ou seja,uma vez .toxicodependente,sera toxicodependente ate morrer. .. mas pode ser como eu e muitos. E alegremente digo.que. a 7anos que nao consumo …e para além de nao querer nunca mais voltar a consumir,infelizmente não poderei dizer desta agua nao beberei..
      Quanto a dizer que muitos nem com risco de vida deixam de consumir,infelizmente,para muitos a realidade é essa… mas garanto que muitos continuam,porque não têm mais nada…porque há pessoas muito pequenas e quadradas ,que se acham donos da razão,e do mundo….
      Quanto a cannabis, meu amigo Alexandre,pesquise,e pense antes de falar,esse seu discurso é do tempo do do sr António conhece?! O sr Salazar… 2 tipos distintos cannabis sativa, e indica. Uma usada em tratamentos pscologicos,e outra para o fisico… inumeros ex combatentes,que viram seus membros amputados,mataram e viram matar,para que pessoas como vc Alexandre tenha liberdade de comentar barbaridades como vc fez… muitos desses soldados viram se obrigados a mudar de país,alguns ate de continente,por pessoas como vc pensarem tão pequeno. Não tenho mais tempo, vou trabalhar.

  4. Vasco says:

    Bom artigo, acho que é o mesmo site onde o Keith Richards vai recolher informação! (estava a brincar)

  5. to says:

    Alexandre, toda a gente tem os seus vicios…
    A marijuana nao mata, eu nunca vi ninguem morrer de overdose de marijuana, até porque isso nao é possivel, e, assim como aposto que tu, ao fim de semana gostas de ir ao café beber uma cerveja, se calhar duas, outras pessoas nao gostam ou nao querem alcool, cada um tem a sua opiniao.
    Nao estou a defender o consumo, tou a dizer apenas que a marijuana nao é um bixo de 7 cabeças.
    Quando a heroinas, cocainas, isso sim, é outra história. completamente diferente.

    • yara says:

      para mim tudo que tem haver com droga nao é bom muito menos saudavel para a saude humana, ixo nao é vida para ninguem, tudo começa do piqueno para chegar ao grande. por isso nao digas isso. droga NAO

      • Maza says:

        yara, tu bebes café? Sabes que o café foi proibido em 1511 em Mecca e em 1532 no Cairo devido aos seus efeitos? Que durante o século 17, na Rússia, cortavam as orelhas a quem consumisse café? E que quando o café chegou à Europa no século 18 os padres católicos diziam que era a bebida do Diabo? (pensavam que vinha para substituir o vinho…que na sua opinião, era santificado por Cristo…) Algum dia, a Marijuana VAI ser legalizada e só espero poder ver esse dia, para poder fumar um valente BOB em frente à esquadra 😀

      • Ricardo Rosário says:

        Fumo há 11 anos… Tenho 27 anos, saí de casa dos maus país aos 21 para viver com a minha namorada numa localidade que fica a 500km. Entretanto acabei os estudos, comecei a trabalhar, casei e vou ser pai em breve.

        Fumo todos os dias ao fim do dia e ainda não senti nem tive necessidade de espetar uma agulha no braço nem nada do género… E conheço uns quantos como eu…

        Sendo assim és contra o tabaco, o alcool, todo o tipo de medicamento, café, etc. etc.. São drogas tão ou mais nocivas à saúde!

  6. Miguel says:

    @ gatunix
    Porque foi postado há hora do jantar, mas espera mais meia hora … 😛

  7. Ana Narciso says:

    @Alexandre Kulcinskaia

    Eu tenho a certeza que este tipo de artigos aposta mais na prevenção do que na cura 🙂
    É essa que deve ser a principal preocupação 🙂

    Posso dizer que, de todas as drogas, apenas ingeri o álcool que, muita ATENÇÃO, está provadíssimo cientificamente que em pequenas quantidades, regularmente, traz imensos benefícios para o organismo.

    Fiquem limpos 🙂

  8. golfinho26 says:

    excelente artigo também posso afirmar que nao fumei drogas e nem me meti em drogas

  9. joystick says:

    Os comentários viraram confissões… Não há nada como a experiência própria, bom tinto é dos melhores prazeres da vida e uns charritos de vez em quando tb não fazem mal a ninguém…até ajuda a perceber alguns dos comportamentos dos mais jovens… Licenciei-me a fumar charros e nunca fui prejudicado por isso. Atenção, não incentivo ninguém a fazê-lo, pelo contrário, sempre que posso alerto sempre para os perigos dos excessos. E pronto, tb me confessei…

  10. 63hd says:

    eu fumo cannabis de vez em quando e nao vejo nenhum mal nisso, a minha mente tornou-se mais aberta e passei da ignorancia a algo que posso debater com outras pessoas, afinal sei os seus efeitos e muitas vezes não são o que as pessoas pintam

  11. Katsuraki says:

    A marijuana é a droga dos deuses 😀

  12. Orite says:

    Bom artigo. É pena não existir tradução em Português no site.
    Quanto ao meu comentário sobre as Drogas, a regra que eu sempre segui na minha vida sobre este assunto e transmito as minhas filhas é: Nunca experimentar. Porque se eu experimentasse e tenho a certeza que nunca sairia. E como não quero ficar preso a um vício que nos detroi por dentro e por fora, a minha opção foi e sempre será NUNCA EXPERIMENTAR.

    Fiquem fora.

  13. Nuno says:

    Muito bom ! 😀

    Interactivo, que é o mais importante.

    Era bom que muitos vissem isto. 🙂

  14. lolwut says:

    sinceramente, mete-me imensa confusão pessoas que se recusam a experimentar qualquer tipo de drogas, experimentar qualquer tipo de consciência alterada, nem que seja uma vez na vida.

    não é uma atitude minimamente humana…

  15. drogas says:

    @Orite

    Discordo totalmente da tua opinião.

    Acho que experimentando é que nos reflectimos e vimos os efeitos secundários dessas drogas , e vimos o quanto fazem mal.

    E ai deixamo-las, não pelo que os outros dizem, mas pela nossa propria experiencia.

    Estou a falar de drogas tipo haxixe ou marijuana, drogas que não viciam.

    Muito bom o site e bastante didáctico.

    Abraços

  16. Yudabau! says:

    Fumo uma e leio este blog! experimentem!

  17. Joaquim Almeida says:

    @63hd
    A tua mente ficou mais aberta? Consegues explicar melhor? É que eu gostava de perceber melhor isso…. E não me venhas dizer para experimentar, pois toda a gente sabe quais são os seus efeitos…

    @drogas, lolwut
    Pois é no experimentar que está o erro: se há gente com bom senso que depois de experimentar diz “esta treta pode dar cabe de mim e não ganho nada com isto” há outros que pelos mais variados motivos (estupidez, querer armar-se, para passar um bom bocado, ou para esquecer os problemas) gosta da experiência.
    A questão de experimentar umas drogas e não outras é exactamente respondida com os mesmo argumentos.
    Mais, o experimentar simplesmente “porque não é minimamente humano” é outro erro pois se é comummente sabido que a droga não traz nenhuma vantagem então porque raio é que eu tenho de experimentar? Só para dar (OU NÃO) razão aquilo que se sabe e ainda por cima é completamente explicado pelos diversos meios científicos? São só desculpas.

    • Emanuel says:

      Todas as pessoas são livres de experimentar agora só a cabeça delas as fara continuar ou não, porque a droga para mim e para muitos é um remédio santo ”sem ser em excesso” claro. 1 por dia é o suficiente amigos :p

  18. Vitor Machado says:

    está provado cientifica ou não cientificamente que um charro, uma linha de coca, uma pastilha, um speed o que seja, que se experimente uma vez vai trazer maleficios ao organismo?
    os meus pais sempre me disseram para poder comerer de tudo, tens de provar primeiro, so assim sabes se gostas ou não. A meu ver é um conselho para a vida em tudo, se os meus principios ou desejos assim o indicam não vejo porque não … mas tambem acho muito bem prevenir!
    Li um artigo de uma tese de mestrado de um aluno da faculdade de ciencias do porto, e o titulo era “A dance muisc e as suas drogas” onde ele fez um estudo sobre a associação das drogas aos estilos de musica, onde a meu ver consegui justficar muito bem o seu ponto de vista, mas o mais forte de tudo foi na sua conclusao onde retiro a frase ” se não conheceres as drogas elas gozam-te, se as conheceres podes gozar o efeito delas” e isto não se aplica apenas neste caso é como tudo, um QB de senso comum não faz mal a ninguem.

  19. o meu vicio são capuccinos e não estão na lista 😀

  20. Ana Narciso says:

    @ Paulo Ribeiro

    Capuccinos… siiiim. Não sou grande adepta de cafés, mas de capuccinos…. yuuuuum. =)

  21. drogas says:

    @Joaquim Almeida

    “Mais, o experimentar simplesmente “porque não é minimamente humano” é outro erro pois se é comummente sabido que a droga não traz nenhuma vantagem então porque raio é que eu tenho de experimentar?”

    É sabido que a droga não traz nenhuma vantagem?
    Quem disse isso?
    Quem já consumiu drogas não foi de certeza, pois mesmo sabendo os problemas que as drogas podem vir a gerar, nunca iria admitir que não traz vantagens.

    Quem não consumiu também não pode afirmar isso, pois não sabendo as experiencias nem os efeitos da droga, não pode dar tal tipo de opinião.

    Por isso…Onde é que foste buscar isso?

    Abraços

  22. Navyseal says:

    @to
    [quote]Alexandre, toda a gente tem os seus vicios…

    O que não significa que caiba ao estado pagar pelos erros alheios.

    [quote]
    A marijuana nao mata, eu nunca vi ninguem morrer de overdose de marijuana, até porque isso nao é possivel[/quote]

    Mata sim, ha casos reportados de overdose de haxixe, tudo depende da forma e quantidade que é consumido.
    Por outro lado há um registo crescente de jovens em consultas junto de psicólogos que procuram fazer desintoxicação dessa droga. Não existem drogas duras ou leves, apenas drogas, umas com piores efeitos que outras, mas tudo leva ao mesmo. Os toxicodependentes não começaram logo a meter para a veia, seguiram um percurso bem conhecido… Não quero dizer que todos os que se metam no haxixe acabem nisto, mas seguramente não se vão livrar dele com tanta facilidade e eu conheço bem esses casos.

    @Ana Narciso

    Meio copo de vinho tinto, no caso das mulheres, faz bem ao coração pois contém flavonoides. 🙂

    @Vitor Machado

    A curto, médio ou longo prazo, tem grandes probabilidades que ocorrer algum problema, até porque as drogas levam químicos que são proibidos na Europa, conhecidos por serem potenciadores de cancros e outras doenças. Por outro lado o organismo varia de pessoa para pessoa, nem toda a gente terá a mesma resistência ou resposta, só porque os amigos dizem que não faz mal.

    Por fim, antes de consumirem deveriam pensar que estão a sujar-se com sangue, as drogas são o maior patrocinador das actividades terroristas em todo o mundo, da miséria e da morte.
    Os bimbos do ocidente vivem as suas vidas locas à dos miseráveis da africa, america do sul e médio oriente, shame on you!

    • Ezio Jose says:

      Quem diz que haxixe e marijuana não mata é porque não aprofunda em conhecimentos sobre os relacionamentos sociais de que faz uso desses entorpecentes. A marijuana e o haxixe mata sim; e como mata! Não quite suas dívidas com as “bocas” só pra ver o que lhe acontece! Não comece furtando em casa os pequenos objetos de valores insignificativos e depois ampliando para os estabelecimentos comerciais para ver o que acontece!
      O meio social de quem parte para esse mundo cobra caro e muitas vezes o preço vale a própria vida e de outrens.

      • Daniel says:

        Mata? Mostra-me uma noticia?

        Marijuana mais precisamente THC provoca problemas mentais em caso de consumo excessivo e a longo prazo. Problemas mentais relacionados por exemplo com o tempo de processamente do cerebro. Não há e sublinho NÃO HÁ qualquer morte registado por consumo de Marijuana. Há mortes registadas em pessoas que fumam apenas isso e chama-se cancro do pulmão. Igual ao fumar tabaco. Mas para vos dar uma lição Marijuana é composta por Canabinoides o nosso corpo gera Endo-canabinoides que são agentes reguladores de muitas funções vitais do nosso corpo dai estar cada vez mais a ser usado plantas de marijuana para fins medicinais porque vejam bem O NOSSO CORPO TEM RECEPTORES DE THC.. O que me leva a pensar porque? Estamos a falar de receptores específicos para a substancia que nos da a “moca”. O que mata num charro é o fumo dele e NUNCA qualquer substancia que a erva contenha e nesse aspecto o tabaco mata devido as substancias químicas que contem..

        Agora se me falarem do crime que gera o contrabando. OK. Se me falarem do facto de muita gente passar disso para outros tipos de droga altamente viciantes (A Marijuana não tem propriedades viciantes o tabaco tem a nicotina <—-)como Coca ou mesmo heroína.

        Legalizem a erva conseguem controlar a qualidade do que cá entra e baixam a criminalidade e o Contra-Bando.. Acho engraçado falarem tanto de que mata mas vemos países extremamente mais cívicos e organizados que o nosso e com menos consumo por percentagem e no entanto têm varias drogas legais.

        Efeitos da Marijuana em excesso:
        – Quebra de tensão
        – Vais dormir

        Esta provado que para haver overdose de haxixe seria preciso de 20 000 a 40 000 mil charros em 15 minutos.

        Informam-se das coisas o Alcool mata mais que a marijuana, o tabaco mata mais que a marijuana. E ao menos quem fuma marijuana não anda pai a fazer m*rda.

      • ZéTone says:

        Tanta ignorância junta num só comentário :s

  23. Navyseal says:

    Um reparo:

    Os bimbos do ocidente vivem as suas vidas locas à custa dos miseráveis da África, América do sul e médio oriente, shame on you!

  24. Noia (Noiatt) says:

    Primeiro e antes de tudo: as pessoas é que têm o livre arbítrio de experimentar ou não, dizer que sim ou que não. Os efeitos da droga variam de pessoa para pessoa, tendo como base igual mas desenvolvimento do efeito diferente. Alguem que nunca experimentou nunca poderá dizer os verdadeiros efeitos que trás a uma pessoa(sim os principais toda a gente sabe, mas como eu disse varia de pessoa para pessoa). Consumo cannabis, já experimentei MDs e LSD(raramente), e expresso a opinião que experimentar ou consumir DE VEZ EM QUANDO, não faz mal. As drogas e a dependencia das drogas varia de pessoa para pessoa; experimentar não significa ficar agarrado para o resto da vida e cair na heroina -.-‘

    @Orite

    Se dizes que se alguma vez consumisses uma droga ficavas agarrado então é porque tens fraca personalidade e pouco desenvolvimento cerebral para distinguir “Experimentar” de “Viciar”

    @Joaquim Almeida
    Entao porque raio experimentar as drogas? Porque sim, para ter uma sensação nova e diferente da merda de realidade que toda a gente vive; sim para dizer talvez aos mais novos uma opinião formada, não cientifica, mas de vivencia pessoal, de experiencia, e de sensações.
    Aos que nunca experimentaram interessa-lhes muito a ciencia, as razões cientificas e “verdadeiras” para poder abrir os olhos á humanidade…se pelo menos um dia o país inteiro estivesse PADRADO penso que toda a gente iria achar algo positivo á merda que nos rodeia a todos.

    Ps: Acho triste haver opiniões retrogadas que levam a afirmar ainda mais o aumento da taxa de envelhecimento em Portugal. Ah e eu nao gosto de reggae nem de tretas do género, não me baseio na “paz” mas sim baseio-me na realidade.

    Bom artigo!

  25. Gotamaluko says:

    @Noia (Noiatt)

    Idem (menos aquela parte de consumir… lol)

  26. Nelson N says:

    @Navyseal
    Estou perfeitamente de acordo com a primeira parte do comentário.
    @Noia
    Entao continua … és um heroi! Mas não te esqueças que os herois já morreram todos!
    Não preciso de cientista nenhum para saber que a continuação tráz adicção.
    Não há drogas leves nem duras. Assim como não há bebidas alcoolicas fortes ou fracas.

  27. d0rsan says:

    Navyseal
    Mata sim, ha casos reportados de overdose de haxixe, tudo depende da forma e quantidade que é consumido

    ate gostava de saber onde viste isso… enfim.. se nunca experimentou como pode criticar =S se estivesse no cafezinho a beber uma cervejinha já não é o drogado, é uma pessoa normal lol mesmo estando mais do que provado que o alcohol tem MT mais malefícios do que a marijuana! os problemas com a marijuana começaram no dia em que ela foi proibida nos EUA sobe falsos estudos e vendida pelos eua ao resto do mundo..

    nao falem do que nao sabem pf!

    ps. FreeTheWeed

  28. atençao, nao esquecer que agua tambem pode ser “venenosa” e matar.
    bebam agua a mais e dps vêm, ou respirem-na.
    tudo tem que ter uso apropriado e bom senso. a mente humana tanto pratica o bem como o mal. ha drogas como as metanfetaminas que segundo vi num documentario basta experimentar uma vez para ficar agarrado

  29. Drogas says:

    @Paulo Ribeiro

    Isso é impossível porque para viciar numa droga é preciso consumi-la várias vezes para “habituar” o organismo a essa droga, fazendo-o depois não conseguir funcionar sem ela.

    Não existe nenhuma droga que seja tão forte e brutal que apenas consumida uma vez transforme de tal maneira o organismo que faça este ficar agarrado á mesma.

    Por isso cuidado com o que lêem, pois muitas coisas são especulações e “filmes” para fazer com que o pessoal não fique agarrado.

    Abraços

  30. Rui Silva says:

    @lolwut

    Deves ser antropólogo ou coisa assim parecida…

    @drogas

    “Estou a falar de drogas tipo haxixe ou marijuana, drogas que não viciam.”

    LOLOL

    @Navyseal

    O filme “a cidade dos homens” vai bem de acordo ao que disseste acerca de miseria e fome… e olhem que esse retrata fielmente a realidade

    @Yudabau!

    “Fumo uma e leio este blog! experimentem!”

    Queres então dizer que mesmo depois de fumar, ainda consegues manter a capcidade de ler?!?

    @Drogados que não se viciam

    Se querem alguma coisa experimentem alcool, mas comprem garrafas, não vão agora beber shots manhosos, de vodka do lidl, feito num qualquer canto esquecido da russia, onde so metem porcarias…
    Se olhassem bem e vissem como são feitas as drogas, mesmo as de substâncias “naturais” heroina e cocaina levam lexivia, petroleo etc..

  31. Rui Silva says:

    Se falar das drogas quimicas feitas em laboratório isso então é mesmo para esquecer… levam todos aqueles produtos que fazem detergentes, colas, vernizes etc… os quais justificam que estes tenham caveiras nos rotulos… e vocês
    metem isso dentro do corpo.
    Já para não falar que chegaram até vós dentro da cavidade anal de um qualquer tipo, e foi amnuseado por individuos como uma higiene bastante questionável.
    Mas as tantas nem pensam nisso. Mas no entanto criticam a senhora da pastelaria que não usou luvas enquanto vos preparou uma sandes…

    Aconselho licor beirão, a primeira bebida da noite, depois moscatel, favaios um porto uns whiskies… e não esquecer o bom tinto português…
    Se se embebedarem pelo menos sabem de onde veio e que a origem é de confiança. Não é como acidos, que nunca dão ressaca mas de um dia para o outro esqueceram-se do vosso nome, e que ao contrario da ressaca demora muito tempo a passar… se passar…

  32. O problema da maior parte do pessoal que agora é agarrado é exactamente o mesmo de muitos que aqui debitaram opiniões do tipo:
    “Se experimentas e ficas agarrado é porque não tens personalidade”
    “Se não experimentas nunca saberás se é bom”
    ” Haxixe e Marijuana não fazem mal à saúde e não viciam.”
    Invariavelmente, quem hoje em dia é toxicodependente, começou pelas drogas chamadas de leves. Como houve uma habituação e aquilo já não batia bem decidiram passar para algo mais forte.
    Quanto à personalidade. Eu acho que demonstra mais personalidade alguém que sabe dizer não do que aquele que experimenta para ser mais um que fica a saber qual é a sensação.
    Há coisas que nunca experimentei e não me sinto mais ignorante por não o ter feito. Não quero saber qual a sensação de fumar um charro, não quero saber qual a sensação de me espetar de carro contra uma parede, não me apetece saber qual a sensação de participar num jogo como a roleta russa.
    Quem quiser experimentar só para saber se é bom que aproveite e seja sodomizado à bruta por um Senegalês. Nunca sabem se vão gostar, têm de experimentar já que acham que só saberão se é bom ou não experimentando.
    Sei que é argumento parolo mas depois de tanta parolice que aqui li achei necessário dizer algo do mesmo nível.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  33. aver says:

    Tenho por mim que é muito fina a porta para o outro lado”, o do desespero.

    Na verdade penso que basta(m) uma(s) semana(s) a pensar no mesmo – acordar, passar o dia, adormecer e sonhar sempre com a mesma ideia obsessiva. Não é preciso que a ideia surja de uma grande tragédia, basta que se altere o ritmo normal – de manhã uma pessoa chatear-se com uma coisa (levantar-se para ir para a escola ou passear o cão), durante o dia chatear-se com outra coisa (porcaria das aulas ou dos chefes) e à noite chatear-se com, isto ou aquilo. Desde que o “stress” vá mudando ao longo do dia e aqui ou ali haja motivo para rir a coisa vai bem.

    A questão é quando deixa de ir bem e se experimenta o álcool, a “passa” e as drogas duras (estas não são mesmo para experimentar). Penso que quando as coisas não vão bem, vão até bastante mal, é preciso recorrer a profissionais (psiquiatras) e eventualmente a tratamentos de choque a comprimidos por um período limitado (os comprimidos também criam dependência).

    É preciso também perceber que as pessoas não reagem fisicamente da mesma maneira à mesma quantidade de produto. Há quem, com um copito, atinja um ponto da satisfação e há quem não o atinja a cair de bêbado (que é a situação normal nos que sofrem de alcoolismo, uma doença muito grave).

    Só uma frase, para acabar, que li outro dia num jornal. Não tenham medo de ser simpáticos (ou exageradamente simpáticos) com qualquer pessoa desconhecida. Pode ser mais uma mão que a segura e impede que passe para “o outro lado”.

  34. drogas says:

    @Rui Silva

    [Quote]

    @drogas

    “Estou a falar de drogas tipo haxixe ou marijuana, drogas que não viciam.”

    LOLOL

    [/Quote]

    Sim drogas que não viciam.

    Ou entºao em vez de pores LOLOL podias por uma opinião mais expressiva.

  35. @Aver
    Concordo.
    Essas alterações do nosso dia a dia acontecem mesmo a toda a gente, a mim ja me aconteceu andar 3 dias irritado com 2 situações que me aconteceram no mesmo dia por causa do meu cão, tenho um labrador e alguns ignorantes chegaram ao ridiculo de me insultar na rua por o meu “labrador nao usar açaime por ser um animal perigoso” entre outras coisas do género que obviamente nao chateiam tanto pela atitude mas sim por saberes que aquele tipo de ignorancia existe e tem muito peso em tudo no nosso país inclusive na media da inteligencia e desenvolvimento nacional e no acto do voto.
    Obviamente não me drogo por isso mas dependendo de cada um as atitudes perante frustrações atiram as pessoas para esses problemas. E a familia afasta-se deles no inicio, na pior altura, que é quando deviam actuar em vez de ignorar

  36. Navyseal says:

    Não é preciso experimentar, para saber como é ou quais os efeitos a que leva… se formos a seguir esse pensamento, então vamos começar a matar-nos uns aos outros pois também há quem diga “não mais maior prazer do que matar e f*der”.
    As drogas são actualmente a fuga dos jovens à realidade, conheço quem as usa para os mais diversos fins: quando estão tristes, para festejar, quando estão aborrecidos, quando estão com os amigos e claro nunca são drogados, só não passam é sem um ou dois charros diários (noutros casos até fazem deles como se fossem cigarros e fumam mt mais do que um ou dois). Engraçado que em muitos casos a frequência da fumaça é maior que a frequência das relações sexuais, a isto é que eu acho verdadeiramente piada.

    Até agora os países têm apostado na politica errada de combater o traficante ao invés de lançarem campanhas preventivas, sancionar consumidores, ajudar dependentes etc. Mas também é certo que não há nada melhor que comandar um bando de carneirinhos…:x

    Um ultimo facto, as drogas e mesmo sementes provenientes de países terceiros vêem alteradas com químicos carcinogénicos, tretagénicos e teratogénicos. Em África, América do Sul e Médio Oriente, são usados pesticidas, herbicidas e adubos, ilegais na UE, que acarretam sérias ameaças à saúde, bem como a água utilizada possui grande quantidade de metais pesados. Quanto aos comprimidos, são feitos também com químicos ilegais, em países da Europa de leste.
    A canabis produzida em muitas casas por privados, está normalmente exposta a luz artificial, esta que por sua vez aumenta drasticamente as quantidades de THC, logo os efeitos mais nefastos da mesma quando consumida.

    Tudo o que se fume trará obviamente problemas respiratórios mais cedo ou mais tarde, mas surge sempre a questão: Porque raio têm que ser os contribuintes a pagar pelas fraquezas alheias?
    É tudo muito bonito até ao dia em que se cai numa cama dum hospital…

  37. Rui Silva says:

    @drogas

    Engraçado falar em drogas que não viciam… Podem falar em taxas de dependência, ou de vicio… Mas todas as drogas viciam, inclusivamente o café provoca vicio, e não chega a ser droga.
    Obviamente marijuana e haxixe viciam em maior escala que um café mas em muito menor escala que heroina ou cocaina.
    A ausência de drogas “leves”, podem causar desconforto, mal estar impaciência, irratibilidade etc… Obviamente e ao contrario de drogas pesadas, não criam espasmos, agressividade, etc…
    Existe também o facto da dependencia fisica e psicológia.

    O vicio é medido na proporção dos efeitos que a ausência dessas drogas causam. Se alguem fuma 1 ganza por dia pode ser dificil ou não, convenceres essa pessoa a não fumar, dependendo do caracter da propria pessoa.
    Se uma pessoa todos os dias fuma meia duzia ou uma duzia de ganzas vais ter serios problemas para a impedires de fumar.

    E se me disseres que és daqueles tipos que fuma 20 ganzas por dia, mas é só porque queres e se amanhã não quiseres não fumas nada, então és mesmo viciado e só te tentas enganar.
    Já fiz essa experiência com algumas pessoas, propondo-lhes que não fumassem durante um dia, dizem logo que sim, claro, sem dúvida… A meio do dia, já vêm com a história de que não têm nada que provar a ninguem, sabem que conseguem e pronto, mas hoje não vão provar nada… No entanto eles dizem “Só vicia os fracos, que não sabem ter controle e que não têm conta nem medida”

  38. Away says:

    Queria vos contar de uma experiencia q tive a 2 dias atrás, fumei uma droga, q sinceramente nem sei o q era, pois como confiava na pessoa q ma deu, e independetemente do q fosse, eu fumava. E então aquilo, devido a forma q fumei, deu-me só efeitos secundários.. Coração a mil a hora, ataques d pânico, paranóias.. Alucinações.. Andei 4 horas assim. E, nestas noites, não à nada que me consiga por a dormir.. Pois o meu coração de vez em quando acelerasse por razão nenhuma, e só não entro em paranóias porque me tenho controlado. Sinceramente não sei se deva esperar mais uns dias, pa ver se isto passa, ou se ei d ir a um psiquiatra ou assim. Pode ser q me receite alguns calmantes ou anti depressivos..

    Ah, e eu fumei haxixe e marijuana a 3 anos atrás durante 1 ano i meio +/-. Dps passei só a fumar 1x por ano e dps tive 1 ano limpo. E este ano foi só esta vez.. Mas tbm foi a ultima. Nunca queiram passar pelo q passei!

  39. Eduardo Sousa says:

    Para Away:

    Pa o teu problema nao foi de todo com drogas mas sim com falta de experiencia:

    1º Quando te passam algo para a mao, convem saberes o que é, e melhor ainda saberes se é de boa qualidade ou nao, e nao pelo que te dizem, mas sim olhares pa cena e veres tu proprio, cheirares etc etc

    2º A grande maior parte das drogas fumaveis sao relaxantes, erva, ganza, opio etc etc, ou seja, se tens ataques de panico dps de fumares um relaxante, entao os ataques de panico ja estavam dentro de ti somente a espera de uma “desculpa” para sairem ca para fora. Muitas pessoas que sofrem de esquizofrenia e outras doenças do genero, quando estao sujeitas a substancias que alterem a percepção do meio, entram em estados de panico.

    Para Rui Silva:

    pa, axo que tas mal informado, e sobretudo tens pouca experiencia sobre o que falas

    “A ausência de drogas “leves”, podem causar desconforto, mal estar impaciência, irratibilidade etc…”

    pa peço-te desculpa, se me dizes que ficas impaciente quando nao bebes uma cerveja entao acredito nisso, doutra forma nao entendo.
    eu fumo ganzas ha mais de 10 anos. fumo quando nao tenho mais nada que fazer, o que significa que posso fumar 20 ganzas num dia e nas semanas seguintes nao fumar nenhuma pq tenho de trabalhar, ou estou pa fora etc etc, e tenho exactamente os mesmos efeitos secundários que quando nao bebo uma cerveja, ou seja , nenhums.

  40. Away says:

    @ Eduardo Sousa

    Eu já tinha fumado haxixe e marijuana durante mais d 1 ano todos os dias.. Alguns dias até 3/4 vezes. Pois era muito amigo do ppl q “coisa” estas cenas por aqui, até q comecei a plantar essas cenas em casa.

    Eu ach q tive os ataques porque tive 1 ano e meio sem fumar nada.
    Ach q se fosse na altura n tinha havido qualquer problema.
    Ou então se calhar foi mesmo isso q disses.te, já q a minha vida tem dado com cada vira volta!

  41. Rui Silva says:

    @Eduardo Sousa

    Olha que não deves ter lido bem aquilo que escrevi, eu falei em habituação e todos os dias, não falei em esporadicamente. Os sintomas de habituação são visiveis em fumadores de tabaco, sem tabaco ficam apreensivos e desconfortáveis….

    Tu vens me falar que fumas um dia muito e no mês seguinte ou 2 ou 3 meses seguintes não fumas isso não é habituação…
    Quanto hà cerveja… Eu posso beber 40 ou 50 cervejas num dia e estou 3 dias a ressacar e com a lingua seca, e so volto a beber na semana seguinte… No entanto o bebado crónico, aquele que é dependente do alcool bebe somente 10 por dia, mas todos os dias. E todos os dias anda bebado….
    Isto acontece porque o figado não absorve o alcool e o cerebro fica influênciado mesmo por pequenas quantidades.

    Nas drogas quanto mais tomares, maior é a quantidade necessária para os mesmos efeitos, até à overdose. No alcool igual quanto mais bebes, mais quantidade precisas para te embebedar na proxima vez… Até que o teu figado fica destruido e uma pequena quantidade deixa-te bebado.

    É claro que se mantiveres um certo controlo, não passas o ponto critico, nas drogas por serem mais viciantes esse controlo é mais difícil

  42. joao says:

    Boa Noite.

    Não me quero estar aqui a gabar nem a armar me em isto e aquilo. Já experimentei varias drogas e ainda aqui estou. Não sou agarrado nem coisa parecida. Apenas tenho consciência,

    Sou crente da politica ver para querer, ou seja tive que experimentar para poder saber o que é e o que faz. Não vou aqui defender o consumo de drogas porque sei que consequências trás não só a nível da pessoa que consome mas também a nível sócio-cultural.
    Acho que o conceito de droga hoje esta muito globalizado. Qualquer coisa serve para chamar droga e eu não concordo com isso. Considero que as pessoas actualmente vivem num mundo tão complexo e fechado que não têm tempo para reparar em nada, ouvir o que quer que seja e então qualquer informação que não entre naquela rotina é automaticamente dispensada.
    Podem estar a perguntar o que é que este assunto tem a ver com drogas?? E eu respondo. Tem tudo a ver. Ter uma mente mais aberta não implica ao consumo de drogas mas estas podem ajudar. Só por curiosidade o cientista que descobriu o ADN estava sobre o efeito de LSD e entre outras. Outro exemplo é que algum tipo de drogas Naturais são potencialmente medicinais. Na zona do peru os anciãos das tribos locais fazem sessões de Ayahuasca para libertar o espírito da pessoa em causa de males.

    A conclusão que quero que tirem daqui é que algum tipo de drogas libertam-nos dos dias stressantes, leva-nos a dar importância a outras coisas, meios diferentes de pensar e estas consequências por mais pequenas que sejam (que não são) podem fazer a diferença.

    Como é óbvio não quero que andemos todos os dias com uma “jarda” enorme. À tempo e espaço para fazer-mos tudo o que quiser-mos.

    Peace!

  43. Yeah! says:

    Joaquim Almeida

    Quando experimentares LSD vais perceber o que é realmente expansão da mente.

  44. joystick says:

    Basta ler estes comentários para perceber que quem nunca experimentou uma drogazita, está, na maioria das opiniões, desfazado da realidade…
    Quem não quer não experimenta, respeito isso, mas faz-me alguma confusão ler aqui opiniões completamente absurdas de quem pensa que sabe e nada sabe sobre este assunto. Eu fumo à 20 anos, consigo estar um ano sem fumar quando quero e depois fumo meia dúzia de anos seguidos, todos os dias, e olhem que já não sou novo. Como alguém disse por aí, tudo depende do organismo de cada um, importante é conhecer-mo-nos bem a nós próprios e saber os nossos limites… e olhem que até tenho filhos saudáveis.

  45. Away says:

    Já q vcs percebem mto do assunto, alguma sugestão pa eu adormecer melhor?

    • sonash says:

      7:30 am pequeno almoço
      8:00 am corrida 5km,
      10:00 am corrida 5km,
      12:00 am almoço
      14:00 am siesta
      16:00 corrida 5km,
      20:00 jantar
      depois diz se resultou.

  46. nao_convem_por_o_meu_nome says:

    @Away

    Isso é que é falar. Um charro de polén, ou outra ganza qualquer, mas fraquinho, 15 minutos antes de deitar. É bom que seja cedo, senão de manhã pode ser chato para acordar. Não dá ressaca e vicia menos (se é que vicia de todo) do que Xanax e outros parecidos.

  47. Miguel Guerra says:

    “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original” – Albert Einstein

    • fernanda cristyna says:

      droga ñ presta é bestera quem esperimenta e bobo
      é quem ñ e esperto
      temos que ficar consientes de tudo que dazemos desde as coisas boas ate as coisas ruins qye fazemos por isso dexo um avozo para todos que estão ha ver fique atento e seja burro ciga o camonho certo
      bejoss e ciga meu concenho que de zrur para vcs nandinha 6 gfr fernanda
      xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  48. Maria Martins says:

    Senhor joystick realmente nunca provei drogas nem quero provar, a única experiência que tenho é a de um genro que deu cabo de tudo o que tinha, deixou a minha filha com dois filhos bebés, cheia de dívidas, que tem que pagar, apenas por ter um salário estável, não dá pensão de alimentos, anda de recuperação em recuperação, enfim o sonho el dorado de qualquer um. Por tabela nós também apanhamos e andamos a pagar dívidas e sustentar netos que não queremos ver na desgraça. Se o senhor tem essa estabilidade toda, parabéns,mas não aconselhe ninguém a esticar a sua corda para saber quanto estica a de cada um.
    Também moro perto de uma instituição que distribui metadona a toxico-dependentes em recuperação. É outro espectáculo digno de se ver. Pelas nove e trinta da manhã é ver centenas de pessoas a afluír até á instituição para serem os primeiros a tomar a dose quando a distribuíção começar ás dez horas. Não fazem mais nada e o aspecto físico deles é de assustar.

  49. dryelle says:

    se sabem q faz mal,pq usam drogas??????????

  50. Brk says:

    Na minha opinião um charro, uma moca, um momento de tranquilidade nao prejudica uma pessoa, muito pelo contrário. Acho mal as drogas tipo marijuana, bolota, polen nao serem legais e faz-me imensa confusao porque na minha maneira de ver sao drogas leves, em relaçao a cocaina o caso muda de figura. Dryelle, nao é uma questão de saber que faz mal, a maioria das pessoas sao suficientemente incultas ao ponto de dizerem que um simples charro vai atrofiar o organismo. é um comentario de pessoa ignorante e sem qualquer fundamento. Ganhem mas é juizo, olhem para a vida com outros olhos, gozem , desfrutem enquanto cá estao. Experimentem as coisas boas da vida. Deixei a minha dica.

    As PALAVRAS são, é claro, a mais poderosa droga utilizada pelo humanidade.

  51. Csb says:

    @brk:
    “Na minha opinião um charro, uma moca, um momento de tranquilidade nao prejudica uma pessoa, muito pelo contrário. Acho mal as drogas tipo marijuana, bolota, polen nao serem legais e faz-me imensa confusao porque na minha maneira de ver sao drogas leves, em relaçao a cocaina o caso muda de figura”

    Falam falam falam, de vicios e que de ficarem agarradas! eu proprio fumo as chamadas drogas leves por ter experimentado com amigos meus e nao o considero “falta de personalidade” toda a gente tem as suas fases da vida e nao vamos apontar o dedo aquele e ao outro por experimentarem dessas substancias, nao me considero viciado, sim concordo em que nos causa efeitos diferentes (so quem fuma sabe que efeitos sao esses, e depende de pessoa para pessoa) agora uma coisa é ter consciencia do que ta a fumar e quais os seus limites! Penso que nao é por fumar todos os dias uns charritos que nos vai prender e que nos vai tornar más pessoas para a sociedade! Aliás ate acho que faz muito melhor do que muitos fumadores que chegam a fumar mais que um maço de tabaco por dia! Como eu costumo dizer, pulmoes temos dois, neuronios temos milhoes! agora cabe a cada um respeitar, saber entender e nao falar de boca cheia (para os que nunca experimentaram, pois sao completamente ignorantes sobre os efeitos destas droguinhas leves).

    Enquanto ás outras drogas mais pesadas, respeito quem as consome, eu…nunca irei cair nessa tentação.

    Abraço a todos! Free the weed

  52. Csb says:

    “Para que os olhos verdes, se posso tê-los vermelhos E se o vermelho dos meus olhos, Vem do verde da natureza” Bob Marley

    • silva says:

      Falam porque nunca conviveram com a fúria de uma pessoa que consome habitualmente e não tem paciencia para alguem que o chama a razão. Se é disso ou não, não sei, mas que é agressivo, violento inclusive, isso eu sei.
      Se não há ganzas precisa de alcool, e não é pouco. E quando esta com a ganza quer curtir a moka dele, sem ninguem o chatear. Uma forma de ultrapassar os stresses da vida no comodismo. E já experimentei, detest ei aquela sensação de vazio de sentimentos. E acreditem, conhecço outras pessoas assim, que a custa da ganza, não respeitam sentimentos de ninguem. e eles estão sempre certos, os outros e que erram, os outros é que os provocam.
      Tenho pena, que haja pessoas que vêm nos seus vicios uma fuga à realidade. Porque depois humilham as pessoas que estão perto. Como já disse, se é da ganza ou não, não sei, mas se falarem com namoradas e com esposas de quem consome alcool em excesso, perguntem lá se elas não se queixam da alteração de personalidade, das agressões psicologicas. Mas a culpa é sempre do alcool.
      Talvez nestes casos a culpa seja da ganza, e não dos outros, mas da forma como isto altera a mente das pessoas. Claro que cada caso é um caso, ou talvez seja a falta da ganza que provoca esse efeito. Tal como um individuo de manha sem cafe.

      • Ricardo Rosário says:

        As pessoas são o que são… não é a “moka” que lhe muda a personalidade.

        Além disso, ninguém disse que fazia bem a toda a gente, claro que quando se é muito fraco de cabeça qualquer coisa é vício e qualquer vício é droga.

  53. Biatriz says:

    Recomendo este site a muitas outras pessoas 🙂

  54. luis says:

    Caríssimos… Bom dia a todos. É a primeira vez que escrevo um comentário num site de internet e escolhi este tema para o fazer porque considero que tenho uma opinião fundamentada sobre o tema em questão.
    Sou consumadidor de haxixe(polen) há cerca de 14 anos.
    Sou formado em Economia, exerço um cargo de muita responsabilidade, tenho um filho e sou casado. Comecei a consumir haxixe por curiosidade, não fui influenciado ou obrigado a fazê-lo. Fi-lo apenas e só porque quis. Sempre levei uma vida onde o divertimento foi parte integrante da mesma. Saía muito à noite,bebia uns copos, dançava, tinha umas namoradas, tudo isto enquanto estudava. Nunca fui um aluno exemplar, no entanto sempre tive sucesso quer nos estudos, quer na minha vida pessoal ou profissional. E digo isto apenas porque, pelos vistos ainda há muito boa gente que alia o consumo de drogas leves ao insucesso e aos comportamentos problemáticos…. Enfim… Nessa medida, espero que o presente texto desmistifique algumas questões aqueles que nunca consumiram…
    Meus caros… Em primeiro lugar deixem-me referir o seguinte… Não aconselho nem nunca aconselhei ninguem a fumar um charro, mas para alguns de vocês que entendem que os problemas que os vossos filhos,amigos ou conhecidos, se devem ao consumo de haxixe ou algo parecido, tenho uma sugestão… Experimentem!!!
    Desde os primórdios das sociedades que sempre existiram substâncias que alteravam o comportamento do ser humano. Fosse o alcool, a cidra, o ópio, enfim ,o que quiserem..Acontece que de há uns tempos a esta parte, face à divulgação de estudos (alguns deles nada credíveis),a sociedade entendeu que deveria vetar ou criticar o consumo de substâncias como o haxixe. Actualmente vivemos numa sociedade de crítica fácil,onde a susceptibilidade de saber que este ou aquele consome drogas origina os mais variados comportamentos discriminatórios. Isto é algo que dificilmente irá mudar, faz parte da nossa natureza.
    Coloquem estas questões a vocês próprios… Porque bebo um copo de vinho à refeição? Porque compro um maço de tabaco todos os dias? Porque vou ao futebol ao fim de semana? Caríssimos…Ao nascermos sou presenteados com um corpo, corpo este que com o passar do anos se vai deteriorando… Seja de forma natural,seja pelo consumo de substâncias tóxicas,seja pelo consumo de alcool, tabaco, medicamentos, que diabo, clubites â parte, até o meu Benfica me dá cabo do coração… Onde quero chegar? A verdade é que existem milhares de formas de prejudicarmos o nosso organismo,não apenas pelo consumo de drogas. Mas aquilo que é pouco lícito do ponto de vista social, por influência política na grande maioria das vezes, é também um forte aliado quando queremos depositar culpas ou arranjar saídas para justificarmos actos ou comportamentos menos bons. Quando vivemos num país em que pagamos impostos elevadíssimos nos combustíveis, nos alcool, no tabaco,enfim pagamos impostos por tudo e mais alguma coisa,é facílimo da parte do Estado e seus contribuintes condenar (do ponto de vista social) o uso de drogas. Da parte do Estado, isso acontece porque não conseguem ainda controlar a produção e taxá-la. Apenas isso! Da parte da sociedade porque nos habituamos a crescer num meio onde somos orientados para condenar o uso de drogas como o haxixe… Bonito é ver ilustres conhecidos e outros menos conhecidos a criticar os consumidores quando eles próprios levam vidas onde o consumo de alcool, tabaco, prostituição, de gorduras em excesso, de medicação sem prescrição, enfim,de uma série de coisas prejudiciais ao organismo. Onde quero chegar? Simples… Só sabemos condenar os outros e não olhamos para dentro! Mais de metade das pessoas que governam o nosso país consomem ou já consumiram drogas, seguramente uma grande percentagem dos artistas que admiramos e nos servem como modelos consomem drogas, e imagine-se, até o nosso Fernando Pessoa era um consumidor… E depois os seus livros são lidos nas escolas,sabendo que a grande maioria dos textos foram escritos sobre o efeito de drogas. Até dá vontade de rir… Nomes como Jim Morrisson, Kurt Cobain, John Lennon, Fernando Pessoa, enfim, estava aqui um dia inteiro, são verdadeiros ícones das mais variadas indústrias de nível cultural…Eram venerados por consumirem drogas?Claro que não! Eram venerados porque o seu trabalho tinha qualidade. ´Difícil é admitir que a grande maioria do seu trabalho pode ter sido feito sobre o efeito de drogas. O que não é vergonha nenhuma. Para quem consome ou já consumiu haxixe, sabe perfeitamente que nos altera a imaginação ou a criatividade. E isso tem de ser necessariamente mau? Claro que existem efeitos negativos, altera-nos a memória, queima neurónios, mas pelo amor à Santa,se eu fumar um charro não decido assaltar um supermercado ou atiro-me de uma janela. Altera a condução? Talvez, mas também o alcool, o telemovel,a musica alta, o olhar demasiadas vezes para o espelho, enfim,diariamente temos comportamentos que directa ou directamente podem por em perigo a nossa vida e a dos outros. Senão reparem: Se eu for ao volante e olhar para uma miuda gira que vai a descer a rua, e tiver o azar de bater com o carro, aculpa será seguramente porque havia consumido haxixe… se um tipo acordou mal disposto, bateu no filho,chegou atrasado ao emprego, esqueceu-se de entregar aquele projecto importante, insultou um condutor no transito,etc, de quem é a culpa? Do charro que fumou no fim de semana passado está claro! è mais mais fácil colocar culpas num charro do que olharmos para dentro e vermos que diariamente fazemos coisas e temos comportamentos condenáveis porque faz parte da nossa natureza. Se gostava que o meu fiilho viesse a consumir haxixe? Claro que não! Algum dia o incentivarei? Nunca!! Mas poderei compreender melhor o porquê e quais as suas angustias? Naturalmente.
    Drogas como o haxixe são como o alcool,o açucar,os fritos,o tabaco… Sabemos que fazem mal… Mas dão-nos prazer…Matam? Dificilmente se formos discplinados no seu consumo…
    Sejam felizes,estraguem-se com cuidado…

    • Vítor M. says:

      Li com atenção este testemunho. Conheço alguns casos semelhantes e muitos desses com um fim trágico.

      Como nunca consumi nem mesmo uma charro experimentei (nunca fumei sequer tabaco) não posso falar na primeira pessoa.

      Posso sim basear-me na experiência do que vi, do que li e em muitos casos que nos acompanham pela via fora.

      Já agora Luís, a sua esposa como encara esse consumo?

      O consumo é controlado ou tem alturas que consome mais do que outras?

      À medida que o corpo se vai habituando à substancia psicotrópica e com isso vai desfasando o efeito por habituação, não sente necessidade de consumir algo mais “forte”?

      Como essas substancia actua ao nível do sistema nervoso central, considera~se uma pessoa controlada e responsável nas suas acções?

      Conduzir com o efeito de alucinogénos será o mesmo que ouvir música alta, olhar ao espelho, estar de mau humor ou outras situações terceiras ligadas à atenção de um condutor?

      Porque não larga o haxixe? A dependência não será uma causa só por si angustiante?

      Cito:

      Onde quero chegar? Simples… Só sabemos condenar os outros e não olhamos para dentro! Mais de metade das pessoas que governam o nosso país consomem ou já consumiram drogas, seguramente uma grande percentagem dos artistas que admiramos e nos servem como modelos consomem drogas, e imagine-se, até o nosso Fernando Pessoa era um consumidor… E depois os seus livros são lidos nas escolas,sabendo que a grande maioria dos textos foram escritos sobre o efeito de drogas. Até dá vontade de rir… Nomes como Jim Morrisson, Kurt Cobain, John Lennon, Fernando Pessoa, enfim, estava aqui um dia inteiro, são verdadeiros ícones das mais variadas indústrias de nível cultural…

      Não acredito na explicação sustentada, do tipo “eu consumo mas não estou só”. para mim isso não passa de uma falácia. Quando aos nomes que citou, eles não são ícones, aí é que se engana, o trabalho que deixaram sim é um trabalho reconhecido, mas esses como pessoas são péssimos exemplos, aliás quando servem de ícones e modelos para alguém resultam em casos como em 1999 em Columbine, onde dois adolescentes que tinham como ícones alguns dos que o Luís citou, mataram 12 colegas e um professor.

      Mas há pelo menos nos últimos 10 anos mais de 50 casos destes em todo o mundo e quase todos tinham ícones desse calibre.

      Não vou fazer qualquer juízo de valor à opção que o Luís tomou, mas condeno veemente o consumo de qualquer substancia que retire o juízo da pessoa da realidade onde se insere.

      Seja álcool, seja droga, não deveria ninguém estar dependente dessa dose diária para conseguir viver.

      Penso que o Luís não quererá para o seu filho nada disso, penso que não terá a mesma atitude que tem consigo, perante o consumo, pois os exemplos de sucesso não são garantidos.

      Sejamos felizes sem drogas que deturpem a realidade.

      • luis says:

        Exmo. Sr. Vítor M.

        Foi com agrado que li a sua resposta ao meu mail e nessa medida esclarecerei questão a questão da melhor forma possível.O intuito do meu post é exactamente promover o debate e desmistificar algumas coisas.

        1- A minha relação com a minha esposa já nasceu enquanto eu consumia. Nunca foi entrave,nunca despoletou problemas,foi debatida aquando do nascimento do meu filho e naturalmente alterei um pouco os meus hábitos. Mas sem dramas. Dependo de tabaco infelizmente, mas não dependo do haxixe. A minha relação com esta droga é de prazer nao de dependência.

        2- Se estiver com um grupo de amigos que também consumam, poderei eventualmente consumir um pouco mais,mas só consumo o que quero.

        3- Este sim,é um tema pertinente. Nunca senti nem necessidade, nem curiosidade de experimentar algo mais forte.è mesmo assim, consumo o que gosto porque gosto. Se gosto do efeito e do sabor de um copo de vinho,não tenho necessariamente de partir para um vinho com mais graduação alcoolica. Espero fazer-me entender. ao longo da minha vida já podia ter consumido de tudo e não o fiz. Por receio,respeito e falta de curiosidade. Nunca me ouvirão dizer que as drogas não fazem mal,eu sei que fazem,estou a cingir-me apenas ao haxixe. Faz mal,mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Entre um ou dois charros por dia e um maço de tabaco diário,escolho o charro,não tenha a minima duvida.

        4- Raramente conduzo sobre o efeito directo do haxixe,mas garanto-lhe que com alcool no organismo, a condução é bem mais perigosa.

        5- Deixarei o haxixe quando quiser,já o fiz,por vezes tenho de o fazer;claro que me pode perguntar porque não deixo de vez…Respondo-lhe que não quero.Gosto do efeito,e não me prejudica na minha vida pessoal e profissional.É uma forma de relaxar depois de um dia de trabalho,de rir um pouco mais com uma piada,enfim,quem fuma sabe do que estou a falar.

        6- O haxixe não provoca alucinações,ninguem fuma um charro e vai protagonizar um assassínio em massa. Quanto ao efeito desta droga em pessoas com problemas mentais,aí sim,poder-lhe-ei dar razão.Mas acredite que fumar um charro não lhe dá pensamentos suicidas ou homicidas.

        7- Permita-me que discorde de V. Exa. num ponto. Os ícones de que falei não são exemplos como pessoas,é um facto. Talvez o exemplo que dei não tenha sido o melhor,até porque o que eles consumiam não eram charros,eram drogas bem piores. No entanto deixo-lhe esta pequena ressalva… Como disse anteriormente,sou uma pessoa respeitada quer no meu trabalho,quer pelas pessoas que me conhecem. Gosto de escrever uns textos (não saem da gaveta),gosto de ler um bom livro,de ver um bom filme…Sobre o efeito de um charro,a minha vida é igual…Mas permite-me olhá-la de outras perspectivas.. Damos atenção a coisas que em condições normais não daria. Por mais fútil que seja o exemplo que lhe vou dar, acho que de certa forma ajuda a perceber porque consumo.:Se ler um livro como muitas descrições de ambientes,pessoas,locais,etc., torna-se mais fácil para mim visualisar,alarga-me um pouco a imaginação..
        Espero ter sido claro e ao mesmo tempo contribuido para o debate.Estarei no entanto ao seu dispor para esclarecer alguma situação que lhe suscite curiosidade.
        Bem hajam!.

        P.S.
        Não recomendo drogas nem o consumoi das mesmas a ninguém.Entendo que cada pessoa reage de formas diferentes,só posso falar da minha experiência. Sou feliz,não seria nem mais nem menos se não consumisse.

        • Vítor M. says:

          Luís, quero apenas voltar a frisar: eu não faço qualquer juízo de valor quanto ao que o Luís falou sobre si e sobre a sua vida, quem sou eu para o fazer.. ok?

          Agradeço é esta salutar troca de informação.

          As questões que levantei não são uma critica são simplesmente algumas curiosidades que surgem nestes debates e porque tive durante anos um familiar “agarrado” aquele estado humano que… enfim, não era viver e tudo porque na brincadeira, na década de 80, fumou uns charros.

          Obrigado pela argumentação Luís, foi sem dúvida útil principalmente porque é contado na primeira pessoa.

          • luis says:

            Caro Vítor M.

            Não entendi as suas questões como juízos de valor,aliás se assim fosse não responderia. Agradeço-lhe em todo o caso a humildade que teve ao colocar as questões que colocou.Espero que as respostas tenham sido úteis e esclarecedoras.A grande maioria dos chamados “agarrados” começaram pelos charros,é um facto inegável. E até concordo que tenham passado para as mais pesadas por “precisarem” de algo mais forte. Mas felizmente não somos todos iguais. Talvez por não vir de uma família disforme, talvez por ter tido a felicidade de ter pais próximos que me souberam abrir os olhos em relação a muita coisa,talvez por sempre ter querido saber mais do que o que sabia,ganhando assim a capacidade de respeitar as drogas. Sei bem quais os riscos que corro,mas felizmente sei também como criar condições para não os correr. Deixo no entanto uma mensagem: Aos que fumam,respeitem sempre as drogas e no pasa nada…Aos que não consomem, continuem assim mas respeitem o próximo…E informem-se antes de julgar… Prefiro fumar mil charros num dia,a morrer ignorante.
            Fiquem bem,um abraço.

    • incognito says:

      O melhor testemunho sem duvida alguma , no qual nao so me incluo como assino cada ponto.

  55. MARTA says:

    A SERIO ? a serio que vcs acreditam msmo que as drogas fazm bem para a mente e n sei que … “aiii pq relaxaa”, “pqq ficamos normaisss”, “é medicinal… ”
    -.-
    sim , marijuana é utilizada para usos medicinais , EM ALGUNS SITIOS, por MÉDICOS , ESPECIALIZADOS !
    aii relaxa.. sabem o que é que relaxa? camomila :O tbm é uma planta,pois … É LEGAL e nao estraga o cérebro -.- banho de agua quente.. nao ? fogoo.. essa gente n tem CRIATIVIDADE, siim… nao +e preciso drogas para se ter criatividade .. para para pensar um pouco na vida ,
    simm, alcool e cigarro , viciam tambem , sao drogas ? sim.. sao legais ? sim….

    e?

    “ahhh , como eu n bebo nem fumo , vou me drogar ! ” -.-
    eu tnho 15 anos , tenho amigos que fumam essas cenas , e n é por isso q tbm vou fumar, pq EU SEI que VICIA , faz MAL AO CEREBRO , os efeitos podem nao surgir agora mas iram surgir depois,(…) existem mil razoes ..

    “ahhh , eu ja fumo a 20 anos , ” espera mais um pouco e verás

    existem mil razoes para se drogar … existem 10 mil para nao!
    dá prazer ? musica , por exemplo , tbm dá . existem imensas coisass que dao prazer e nao viciam , PORQUE É QUE NAO APROVEITAM ?

    PEACEEE !! that’s the real peace !

  56. Ex viciado says:

    Boa noite, fui consumidor muito frequente de o denominado “polen” durante muito tempo e ainda nao o deixei de ser pois sé estou há 3 dias sem consumir. Quem fuma pelas primeiras vezes ou de vez enquando dá uma sensacao muito boa de avontade de relaxe mas quando fumado em demasia perde-se a noção das coisas, a intensidade da vida, tudo.. Apesar de ser uma droga leve causa dependencia e acreditem que a cura é tao ou mais dificil que uma droga pesada, falo por mim. Já experimentei todos os tipos de droga mas quando se torna uma rotina é mau pra voces e para as pessoas de quem gostam.
    tentem entender que as pessoas querem somente a legalização ppor uma questão financeira, nada mais. Caiem na realidade por favor! quando nao se consegue ser feliz sem consumir drogas? meus amigos isso sim é um grande problema.

  57. Xana says:

    Marta:

    O teu comentario estraga-me mais o cérebro do que uns possíveis 1000 canhoes de seguida! Sem ofensas…

    “the real place is where people understand eachother” – PEACE!

    Só mesmo para te transmitir que não fumo e que o facto de não o fazer não me dá o direito de esfregar na cara dos outros o que devem ou não fazer, o que é correcto ou o suposto correcto… Cada um tem o seu estilo de vida, tem livre arbitrio, opção de escolha!

    Gostava de saber se quando estas num bar ou numa discoteca a beber com os teus amigos sentes-te alcoolatra… sim pq se quem fuma um charro de vez em quando é drogado, quem bebe ocasionalmente também se pode considerar alcoolatra!

    É muito fácil rotular as pessoas e ainda mais critica-las… Para tudo há limites, não é por existir milhoes de viciados em jogo que por essa razao eu vou deixar de ir ao casino jogar 20 euros quando me apetecer! Cada um tem de se saber avaliar e identificar até onde é que pode/deve ir!

    Ve lá não apanhes nenhuma doença, tens consciencia que para te livrares dela vais ter de te drogar! LOOL

    Aproveitem a vida sem deixar que a vida vos estrague! é so mesmo essa a mensagem que quero passar 🙂

  58. Rui says:

    Há uma mitificação em torno da cannabis que me parece sobretudo irracional em pleno século XXI.

    • Rui says:

      Já convivi com futuros médicos, advogados, engenheiros, jornalistas e todos fumam o seu charro de cannabis (fora das aulas, é claro) e nunca lhes prejudicou de alguma maneira e continuam a ter um excelente rendimento. Como podem criticar alguém que fuma charros e não um alcoólico?
      É sobretudo ignorância. É claro que a cannabis tem os seus inconvenientes e malefícios , como também o álcool e o tabaco. é uma questão de discernimento . Usa quem quer .

  59. ArizeB says:

    Na mesma linha e um dos primeiros com este conteúdo:

    http://www.erowid.org

    Aconselho vivamente (;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.