PplWare Mobile

Vem aí o e-Universidades

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. NeoGazz says:

    Porque é que o nome da iniciativa é E-Universidades, e na imagem do ecrã aparece “U-Universidades” ?

    • Kelly says:

      Bem, ao ver essa campanha da E-Universidades na escola fiquei entusiasmada de poder ter outro computador a um preço bastante acessivel como os da E-Escola.
      Cheguei a casa dirigi me logo ao site para ver as condiçoes.
      Fiz as contas e o computador fica a 610 euros. Aqui esta o problema!

      Para os miudos do pré escolar e da primaria que so usam o computador para a bonecada e jogar tal como faz o meu irmao de 10 anos, o cumputador fica te entre os 150 euros e os 300 euros dependendo do escalao do aluno.

      Para os universitarios, que necessitam do computador diariamente para pesquisas, elaborar trblhos, fazer apresentaçoes etc, o comuptador fica a 610 euros!
      O estado nao deve estar a ver o quanto ja se gasta em propinas, alojamentos, etc.
      Vejo por muitas alunas da minhas faculdade, as dificuldades economicas que os pais apresentam, e que se veem a rasca para ter as filhas na faculdade.

      Acho que os responsaveis por esta campanha deveriam dar novamente uma vista de olhos e fazer o peso de quem mais precisa de computadores a um preço acessivel.

      De resto a ideia é boa!

  2. Nuno A. says:

    Cheira-me que este tópico será muito comentado! 😉

  3. Luís Artur says:

    Intel Dual Core T3200 para universitários? Gostava de ver um Visual Studio 2008 a correr nisso 😀
    Claro que não são todos os universitários que precisam disso mas os que precisam… Que comprem um portátil melhor!

  4. Luís Artur says:

    Aquela exclamação tinha “tags” de ironia mas parece que desapareceram lol

  5. Nastase says:

    Uma grande bomba sem dúvida. Falta apenas dizer na notícia que este só serve para cursos de ciências sociais e humanas. Cursos um pouco mais técnicos e…. pronto, como diz o Luis, mais vale fazer um empréstimo e comprar um portátil melhor. 🙁
    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  6. Voyager says:

    50+(25 EUR * 24)=650 EUR.

    Enfim…

    De qualquer forma, é uma campanha mais interessante e mais útil do que distribuir portáteis a crianças da 1ªclasse.

  7. Weasel says:

    Mais uma E-Treta

  8. Starkiller says:

    T3200 é que 2.0Ghz 2MB cache? A gráfica e o cpu podiam ser melhores mas já não esta mau. Este portátil chega e sobra para correr as aplicações autodesk. Parece ser uma oferta bastante razoável só tenho pena de ter comprado portátil à relativamente pouco tempo… Portanto fazendo as contas o portátil fica em 675€?

  9. PR says:

    e o e-universidade para 3ª idade nao? 😛

    http://takea-break.blogspot.com

  10. Anti-Cromos says:

    Não digam que não da para correr o Vs2008 .Se calhar e nessecario um Webfarm para correr o VS2008 . Não falem daquilo que não sabem, isso pode enganar as pessoas.Não e uma grande bomba mas ja da os gastos, e para correr o vs2008. Cromos!!!!!!!

  11. Starkiller says:

    um e-lar-de-idosos? ahaha

  12. Luís Artur says:

    @Starkiller
    Concordo quando dizes que o CPU podia ser melhor mas na parte da gráfica já não… Isto são PCs pra trabalhar (supostamente). Podiam era adicionar o MacBook à oferta pra quem precisa de trabalhar com imagem

  13. Miguel Pedruco says:

    Ora bem, ter um AutoCad a correr neste computador cheira-me que vai ser pior que um caracol 🙁

    Ou então correr o VS 2008 e ter o SQL Server a trabalhar ao mesmo tempo e ligado à net com o browser… Ups..

    Se for só para processamento de texto acho que chega lol

  14. F. Oliveira says:

    Mas inclui o compromisso de aderir a mensalidades pela internet como fazem com a kanguru ou TMN?

  15. Starkiller says:

    Não vos percebo por 700 aerios a pagar em 2 anos querem o que? um portátil equivalente a esses que andam ai de entre 1000-1200€?!

  16. Manuel says:

    Se o Governo não fizesse nada era porque não fazia…!
    Se faz… é porque faz mal ou porque não serve…!

    O ideal era que fossemos um país de assalariados do Estado, sem obrigação de fazer o que quer que fosse, todo o dia de papo para o ar, a beber uns copos e a mastigar uns petiscos, apenas com a obrigação de comentar as agruras da malandrice…
    Isso é que era um país!

    É triste, mas esta é a nossa cultura. Nós os portugueses somos, em geral, uns tontos.
    E se este país está como está, se calhar a culpa não deve ser só dos governos, mas do desgoverno, da maledicência e da improdutividade dos seus cidadãos.

    Mereciam todos era um estágio num regime como o do senhor de Santa Comba, a comer côdeas ao almoço …e a roer baixinho, para que o vizinho PIDE não vos “enfiasse” no Tarrafal…

    Cambada de palermas mimados, preconceituosos e de cabeça-feita pelos banalidades que vão ouvindo por aí!

    Quando se ultrapassar isto, então sim, seremos um país, mesmo sem bandeiras nas janelas!

  17. Primax says:

    A meu ver esta história do e-escolas sempre foi ridícula, com faculdades que nem pc’s têm para fazer uma apresentação em powerpoint!!!

    Esta iniciativa devia ter começado logo com as universidades.

  18. António says:

    Mais uma vez se vê como o povo português é “pobre e mal agradecido”. Em vez de saudarem a iniciativa, não, criticam, ironizando. Se não querem aproveitar, custa-vos perceber que há quem não tenha possibilidades de comprar um computador portátil melhor, mais caro?

    @Miguel Pedruco

    Com 2Ghz já se faz muita coisa… 😉

  19. Ana says:

    @António

    “pobre e mal agradecido”? LOL! Saudar a iniciativa de mais uma e-treta que as operadoras agradecem e aplaudem, Só mesmo neste canto mal frequentado e mal apoiado. A saudar seria sim, net a preços reduzidos, para todos os estudantes desde o básico/secundário ao universitário e obviamente juros bonificados para quem necessitasse mesmo dum PC.
    Agora, isto é propaganda de treta. Não tarda haverá mais e-coisos para por exe.: e-donas de casa desesperadas; e-prisões e e-igrejas!!! LOL!

  20. Antonio says:

    Ya a iniciativa é bastante boa para quem não tem computador portátil, assim como o equipamento, acredito que dê para correr o VS2008 e mais o SQLServer08 assim como outros softwares da autodesk. 3GB de RAM chega e sobra, é claro que para aqueles que não sabem aproveitar aquilo que têm, se não para jogos e merdices que enchem os olhos, para esse nunca é suficiente e também não sabem fazer outra coisa se não criticar.

    Para mim só têm um se não… porque o Windows Vista? não sei se sou eu que ainda não me habituei ao SO ou ainda não perdi tempo a explorar-lo e configura-lo ou se realmente o SO não trás grandes vantagens perante o XP…Deixo a questão no ar…

  21. Kamelian says:

    Pois eu aplaudo a iniciativa. Finalmente pensaram nos alunos do ensino superior. é claro que falta saber muitos pormenores, mas reparem que o computador já se apresenta com software que irá ser muito útil numa vida profissional futura.

    Pela primeira vez digo, parabéns ao governo pela ideia

  22. Antonio says:

    Daqui a 6 meses tempo de vida do WindowsXP a Microsoft vai ter tempo para fazer outra framework ou nem por isso?

  23. Nazgulled says:

    Como já disseram ai, falem apenas daquilo que sabem. Está máquian não é nada de outro mundo mas conseugue correr o VS2008 sem qualquer problemas. O Vs2008 está bastante bem optimizado, aliás, funciona muito melhor (a todos os níveis) em comparação com o VS2005 que esse sim, era lento como um caracol.

    O meu portátil tem 3 anos, é Pentium M 2.0, ou seja, não é dual-core, e apenas tem 2GB de ram e corre bem o Windows Vista + VS 2008, e esse portátil certamente que correrá melhor.

  24. Antonio says:

    @Ana

    Eu voto em ti!!!

  25. Não é nada mau, podia ser muito melhor, aplaudo, mas não muito alto, só o suficiente para me ouvirem 😉

  26. Hélio Moreira says:

    Alguns fazem contas 50 + (25€ x 24), e no fim somam tudo, o curioso é que se esquecem que os 25€ ou quanto for, é por um serviço que estão a utilizar, a internet móvel, logo não pode contar como se fosse uma prestação. É por causa deste tipo de situações e velhos do restelo que PORTUGAL está infelizmente muito atrás de outros países. Deixem de criticar só por criticar, sejam construtivos. Um portátil por aquele valor? 5 estrelas. Há muito boa gente que não tem dinheiro para comprar um computador melhor. Por isso, aos velhos do restelo…Limitem-se à vossa ignorância.

  27. joao says:

    Pessoal vem ai o e-3ªidade 😉
    Um Spectrum 128k + 3 com o jogo AUTORUN e o PARADISE CAFÉ
    À venda na feira da ladra 🙂

  28. Roberto says:

    Uma boa iniciativa do governo…Os alunos do ensino superior, bem como os de ensino secundário sim,merecem ter estas oportunidades a sua disposição…Acho uma boa iniciativa, o que não acho uma boa iniciativa é o e-escolinhas, não faz qualquer sentido…Quando era puto preferia jogar a bola em frente a minha casa, atirar pedras aos vidros do vizinho,pois não gostava dele, andar de bicicleta, sair com os amigos,etc…Agora não,desde pequenos que as crianças são habituadas a mexer num computador, a deixarem de fazer o que uma criança deve fazer, para o seu desenvolvimento cognitivo e a nivel de relação com os outros ser melhor e mais produtivo para elas em momentos futuros, para mim esta ideia do e-escolinhas é uma treta só para dar a perceber lá fora que aqui em Portugal se aposta no ensino e nas novas tecnologias…Sem mais a dizer…Acho muito boa a ideia de disponibilizarem portáteis para o ensino superior,pois estes sim,precisam e muito de um computador,pois nos dias de hoje todos os trabalhos e apresentações são feitas através desta maravilhosa caixinha….

    Cumprimentos.

    Nuno Roberto Mendonça

  29. viperbruno says:

    E que tal um e-imigrantes_porque_se_ganha_mal_em_Portugal

    Aqui (na Holanda) podia pagar um desses a pronto enquanto que em Portugal ia ter de pagar em 6 prestacoes (ou mais). E sempre a mesma m****.

  30. mario says:

    Lamento informar que no meu caso e no caso de mtos bons estudantes, esta campanha de nada servirá… inventor, Maia, etc…Maia a correr nesse PC?..hummm….nao vai dar….

    Para processar textos, fazer trabalhos e relatorios..pouco mais…
    Os cursos com forte componente tecnolóciga ficaram esquecidos…

  31. Gil says:

    ooohhh… o paradise café??? vou dizer ao meu avô para se candidatar a isso… LOLOL fantastico!!!!!!!!!!!

  32. rui marques says:

    para as grandes lojas, tipo worten, vobis, fnac, etc… passo a publicidade, isto é péssimo as vendas deles já baixaram com o e-escola, então agora…

    ihihihihih

  33. Manuel says:

    Ah, esqueci-me de dizer que quem não gostar dos programas do Governo para aquisição de computadores, pode sempre ir comprá-los à loja da esquina ou à grande-superfície do lado…
    E quem não gostar do emprego que tem, pode sempre tentar estabelecer-se sózinho!
    E quem não gostar do país, também pode mudar. Ainda mais agora que a União Europeia trata toda a gente como europeus.

  34. mario says:

    …ou melhor…dar dá sempre…o PC até nao é nada mau… mas, se eu precisar de comprar uma boa maquina que corra realmente bem os programas pretendidos para o meu curso, certamente nao vou comprar esse. prefiro poupar umas croas, pagar a propinas mais tarde (lol), e ficar bem servido… e…não preciso de pagar dois carros, nem de duas casas, nem de dois PCs…nem de duas mulheres..se é que me faço entender..prefiro ter o mais util de cada caso.

  35. Bruno says:

    Eu lembro-me quando saíram os e-escolas virem pra ai uns quantos indivíduos a criticarem pq isso era bom mas era pos universitários e pra quem realmente trabalha, agora tem um portátil ate porreiro onde corre perfeitamente o VS 2008 e um solid works ,pq no meu pentium 4 corre e eu uso muito o solid work com trabalhos acima de 200 peças e mathlab, vem os mesmos indivíduos a dizer que isto so pra processar texto e jogar solitario, vocês são piores que as gajas nunca nada ta bem fod..nunca na vida tiveram portáteis para universitários a 650 euros e ainda se vem queixar queriam o topo de gama da asus ou da apple não!? nem todos os universitários usam o computador a um nível tecnológico tão elevado portanto temos que arranjar meio termo querem melhor peçam aos papas ricos ao vão ao BES

  36. Burgada says:

    …alguém me sabe dizer se além do AutoCad consegue correr também o MathLab…confesso que não sei, mas queria saber!

    … isto com as duas aplicações abertas ao mesmo tempo…não crasha nem nada disso, ou é para esquecer?

    …e sim…as duas aplicações ao mesmo tempo é coisa que normalmente tenho aberto no meu pc…

    Abraço

  37. mario says:

    @Bruno
    sou obrigado a dar-te razao em algumas coisas…como eu disse o pc ate nao é mau..e nao critico de todo o e-univ….
    so que no meu caso eu tenho q optar pelo e-univ ou pelo meu proprio pc feito á minha medida..e é por isso q nao vou adquirir esse pc..só por isso..de resto tudo perfeito…e sou um dos q nunca criticou o e-escolas, e nem vejo por onde criticar…abraço 😉

  38. Marco says:

    @ Ana

    So Tenho a Dizer LOL.

    Net a preços baixos para quê?? para P2P
    Há net a preços baixos, 15€ para mim é um preço baixo, com limites de tráfego que para estudantes dá perfeitamente. Se querem youtubes e e tangas têm de pagar por isso.
    E sinceramente eu duvido que alguem utilize 5/10GB em imagens (talvez em alguns cursos de artes e mesmo assim)

    Operadoras agradecem e aplaudem?? não percebi (… os portáteis vão ter como opção, banda larga móvel…)

    Juros bonificados para quem precisa de um PC??? eu até já vi aqui pessoas a falar “ah e tal a gráfica não é grande coisa”.
    Quanto muito eu aceitava e fazia sentido ter vários modelos consoante o tipo de curso.

    O Portátil oferecido tem condições para mais de 60% dos estudantes.

  39. hugo says:

    Eu acho que devia haver um melhor (nem que fosse mais carito), para a malta da informática (desenvolvimento especialmente). Porque apesar de correr sim senhor o VS2008, se colocar ao mesmo tempo o SQL Server 2008 mais os emuladores do Windows Mobile/CE…as coisas começam a patinar. E a verdade é que mais 2 anos e estão aí as novas versões…

  40. R00KIE says:

    Eu estou mesmo a adivinhar que quem quem diz que o portátil apresentado não corre isto ou aquilo tem uma máquina de m*rda que se arrasta só para arrancar o SO.
    Queriam dado e arregaçado não? Queriam um processador e placa gráfica topos de gama e já agora 4G de ram em vez de 3G e dois discos em vez de um porque convenhamos 320G de disco também é pouco hoje em dia, e já agora um ecrã de de 17 que isso 15 também é pouco e já que começamos a estar perto do natal isso tudo por metade do preço deste. Ai sim ficava uma máquina mesmo fixe para os jogos. O Nazgulled já disse que tem uma máquina menos potente e corre o VS2008 na boa. E já agora correr autocad e matlab ao mesmo tempo para que? Para fazer 2+2 no matlab e depois meter o resultado no autocad?

  41. Ana says:

    @Marco

    LOL! Mais uma vez só é cego quem não quer ver.
    1º) Quanto custam estes brinquedos ao erário público??? Alguém sabe??? Eu não sei, mas gostava de saber.
    2º) Alguém sabe porque é que uma empresa (JP Sá Couto) em tribunal por fuga ao fisco é fornecedora do magalhães-coiso. Porque não existem concursos públicos???
    3º) No caso particular dos universitários em áreas tecnológicas (IT/DESIGN, etc…) uma net móvel só se for para skype e msn… afirmo-o eu, porque sei o que digo. Net em casa, pago por falta de alternativa 39,70€. No e-learning quer licenciaturas, mestrados e doutoramentos, não dá net móvel de 15€, meu caro.
    E se somarmos mais as propinas e afins, a renda para qualquer estudante universitário é demasiado pesada. Mas, isso não interessa nada aqui aos iluminados (des)governantes.
    4º) A liberdade de poder escolher a máquina que melhor pode servir determinado estudante universitário é que deveria ser implementada e não o que determinados interesses pretendem.
    5º) Quanto aos aplausos por aqui dados a mais esta e-treta, não esqueçam que a vão pagar nos impostos!

    Fiquem bem e pensem para lá do que vos impingem pelos olhos dentro! 😉

  42. Weasel says:

    LOL @Hugo e se meter um jogito pelo meio então é que patina…

    Tenho um P4 a 3.4Ghz com 1Gb ram (sim 1gb).

    E corre bem (ao mesmo tempo!) VS2008 VS2007 Photoshop CS3 e mais o Winamp pra relaxar 😀

    Se esse já vem com 3Gb Ram, um CPU muito razoável e uma gráfica a condizer, chega e sobra!

    Agora o que não gosto é de ter que levar com a net móvel atrás é que se for como os restantes e-tretas é muito limitado e caro.

    Porque 15€ para 512kbs download e 1Gb trafego não dá para nada. E não falo de youtubes e tal.

  43. Karlus says:

    É graças a estas iniciativas que Portugal, com muito custo lá vai tentando acompanhar o resto dos países europeus, em formação tecnológica.
    Eu nasci cá, mas de pequeno fui pra fora e só voltei agora há 3 anos. Quando cheguei, fiquei impressionado com a analfabetização informática (a nível de utilizador) da maioria das pessoas com quem trabalho diariamente.
    Até na vizinha Espanha, os alunos já há algum tempo que não escrevem em cadernos. Utilizam TabletPC (ligados em rede wireless) fornecido pelas escolas.
    Quando dizem na TV que é o primeiro país a ter isto ou aquilo… desenganem-se, porque é mentira. Quando aqui há isso, nos outros países já estão muito mais à frente.
    Essa é das poucas coisas que o governo fez bem. Atrasado, mas fez…
    Outras que fez muuuuuiiiiito mal foi retirar o conceito de efectividade aos trabalhadores. É permitir os acertos de preços. É o favoritismo, etc, etc. O povo português aceita tudo. Os senhores do governo até podia ir ao ânus do povo… as pessoas iam se queixar, mas deixavam. Bastava que o governo dissesse “ai e tal isto é a crise, por isso tem que deixar”… e pronto… assim o povo vai sendo sodomizado… Típico, queixam-se, queixam-se… até se queixam quando as medidas são boas…

  44. Gonçalo says:

    “Saudar a iniciativa de mais uma e-treta que as operadoras agradecem e aplaudem, Só mesmo neste canto mal frequentado e mal apoiado. A saudar seria sim, net a preços reduzidos, para todos os estudantes desde o básico/secundário ao universitário e obviamente juros bonificados para quem necessitasse mesmo dum PC.” Ana

    E nao digam que 3GHz chegam e sobra para trbalhar com tudo….
    Quero vos ver a fazer animações com 3D Studio Max ou a fazer renders….

  45. Rui says:

    @ Weasel,

    Pá não vendas isso !!! Tens ai um portátil (sim porque se trata de portáteis que estamos a falar, não vamos comparar arquitecturas de desktops com portáteis, que ate ao momento nada tem a ver) que deve ser único no mundo !!!
    Quanto ao E-Uni , acho bem a iniciativa, só peca num sentido, quem de seu perfeito juizo percebe até para dar mais transparência a negócios deste género, deveria haver mais escolhas e não nos ser imposto uma marca xpto, nem um pc X quando para outras áreas seria melhor mesmo que mais caro , um pc Y.Até porque recentemente se ficou a conhecer que essa fabulástica empresa que inventou um pc “FEITO EM PORTUGAL” (lol….)está com contas por pagar ao Estado, ou seja a NÓS. Se isto é coincidência, eu vou ali e já venho.

    Quando as restantes iniciativas como o e-escolinhas, nem vale a pena comentar…Daqui a alguns anos, as cenas que quase diariamente assistimos nas tvs, em países como Finlândias, EUA, Alemanhas, etc, com miudos a atirarem a queima roupa, em colegas/professores/civis ,vão-se passar cá, e aí os mais distraídos já vão ter oportunidade de ver os “efeitos colaterais” desta politica. Cada vez mais ouço esta frase que eu considero uma autentica pérola ” As crianças agora só querem é computador, nem brincam, nem saem pra rua!” Não…Nós é que as obrigamos!
    E tinha muito mais para dizer, mas como vem sendo hábito, o Português fica contente com tudo o que lhe acenam.

  46. Ana says:

    @Gonçalo

    É evidente que depende de cada área tecnológica. Já esclareci o Marco disso mesmo. Aliás eu sofro do mesmo problema, como muitos na minha área: um desktop custou-me no início de 2008, cerca de 1700€ (só a torre e nada de topos de gama) por causa dos renders que levavam uma eternidade no antigo e nem falo em portátil, porque anda não vi nenhum no mercado que substitua um desktop (servidor) “TT”.

  47. KOISO says:

    Fiquem descansados k vêem aí melhores modelos e com diferentes SOs

  48. Gustavo says:

    Acho uma boa iniciativa e já vem tarde..
    eu como aluno Universitário já pode constatar que tenho imensos colegas de turma que ainda não dispõem de Portátil porque não teem poder de compra..
    há 2 dias comentávamos porque há para os mais novos e não para os Universitários…

  49. Gustavo says:

    @ Rui

    concordo em certa parte com o rui quando aborda o tema dos impactos futuros que este tipo de programas poderá causar nos mais jovens..mas penso que a solução deveria passar pela implementação de uma melhor educação tecnológica..acho bem integrarem portáteis aos alunos do secundário e 7 8 9 anos..mas penso que antes deviam estruturar o ensino de forma a preparem os alunos para o Mundo da Internet entre outros factores..

  50. aver says:

    Só há um aspecto que chamo a atenção. Concursos, …transparência, …mais opções … o mesmo dinheiro para cada um que faria com ele o que quisesse (comprar o computador mais adequado ao curso) estava tudo muito bem – se fosse o Estado a pagar a diferença entre o preço de custo do computador (+ margem) e o preço de venda.

    Acontece que não é. Já há bastante informação sobre isso – em especial quanto ao Magalhães. É só procurar.

  51. aver says:

    Tenho mais uma palavrinha para dizer.

    Rui. Tu és idiota os fazes-te ? Já vens a repetir, em vários posts, a lenga-lenga

    “As crianças agora só querem é computador, nem brincam, nem saem pra rua! Não…Nós é que as obrigamos! ”

    Tal como tu fartei-me de brincar na rua. Não trocava essa vida nem por nada. Mas ainda não percebeste que nem eu, nem a grande maioria dos pais, não pode, agora, deixar os filhos ir brincar para a rua ?

  52. António says:

    @Ana

    De facto, parece que também tu não queres ver.

    1º) Porque não existem concursos públicos? Estás a pensar concorrer é? Que eu saiba ainda nenhuma empresa foi impedida de participar no e-escolas (e falo apenas deste porque é aquele que há mais tempo está a decorrer, quanto ao e-universidades, logo se verá).

    2º) “uma net móvel só se for para skype e msn… afirmo-o eu, porque sei o que digo.”

    Sabes o que dizes e achas que Internet Móvel é suficiente para utilizar o Skype de forma razoável? Tá bem tá…

    “Net em casa, pago por falta de alternativa 39,70€.”

    Tens da Vodafone por 19.90€ com tráfego ilimitado, Netcabo 2MB a 14.99€…

    “E se somarmos mais as propinas e afins, a renda para qualquer estudante universitário é demasiado pesada. Mas, isso não interessa nada aqui aos iluminados (des)governantes.”

    Ora vejamos:
    Surgem iniciativas que prometem levar as novas tecnologias da informação e comunicação até às massas, naturalmente, e para isso, por um preço inferior ao que seria geralmente praticado. No entanto, é preferível gastar mais algumas centenas de euros (que se somam às “propinas e afins”) para… bem, como é mesmo? demasiado pesada? Mas se for para comprar uma torre toda XPTO por 1700€ já chega, certo?

    4º) “A liberdade de poder escolher a máquina que melhor pode servir determinado estudante universitário é que deveria ser implementada e não o que determinados interesses pretendem.”

    Tudo muito bonito e daqui a uns dias o Governo dará vales de compras para que possas comprar um MacBook Pro de 2000 e tal euros. Sim, porque não chega o suficiente. Tem que ser bonito, capaz de correr todas as aplicações de que necessito para a Faculdade e, ainda, capaz de correr simultaneamente o Windows Live Messenger, Skype, IRC, uTorrent e outras coisas sem as quais um estudante não conseguirá sobreviver.

    Ninguém pode obrigar a Apple, a Asus ou qualquer outra empresa a participar nestas iniciativas. Assim sendo, é natural que estejas obrigada a optar pela oferta existente.

    5º) “Quanto aos aplausos por aqui dados a mais esta e-treta, não esqueçam que a vão pagar nos impostos!”

    Entre mais “e-tretas” e estádios de futebol, não sei…

  53. ZeX says:

    Eu NÃO quero que o governo me dê uma esmola depois de me limpar a carteira em impostos, taxas, contribuições e restantes tributos sortidos sem um retorno visível. Quero um governo que me deixe ficar com o produto do meu trabalho e que me tire apenas o mínimo para que ele cumpra as funções ESSENCIAIS do Estado. Nem mais um tostão e nem mais uma função.

    Depois, como eu já sou crescidote e tenho capacidade legal e intelectual para decidir por mim, EU escolherei onde aplicar o que EU ganho. Seja isso em computadores ou em p00t@s e vinho verde.

    A todos quanto gabam mais esta distribuição de frigorificos portáteis só lhes desejo que a gozem o suficiente para que quando chegarem à idade de pagar impostos sem nada receber em troca continuem a apoiar o mesmo estado-paizinho-ladrão que tantas alegrias lhes deu na juventude. Ponto final.

  54. Ana says:

    @António

    Não tens argumentos para provar que não tenho razão. Por mais que tentes só vês o que as palas te deixam ver! Temos pena!

    @ZeX
    Faço minhas as observações do ZeX!

    Com uma única adenda: São os interesses económicos e o desvio do verdadeiro papel da ciência e da tecnologia que transformam a tecnologia em vilã da sociedade, com os inerentes custos posteriores que todos iremos pagar.
    Se houvesse inteligência e boas intenções, o pensamento seria de longo prazo: um governo assim pensaria nas infraestruturas, na organização do país; não apenas em criar/formar competências para que depois de formadas saiam do país porque não têm onde e como trabalhar e assim, aplicar o investimento de uns bons anos de vida académica que afinal somos sempre todos a pagar.

    Pelos vistos neste país anda tudo mais interessado em “brinquedos” do que propriamente num projecto de vida e por mais e-coisos que existam, eles não passam de isso mesmo gadgets que pagaremos a peso de ouro.

    I rest my case! 😉

  55. Regis says:

    2 perguntas:
    quando aparecerem as avarias na máquina, como vamos resolver o assunto?
    será que o Portugueses não têm já que pagar créditos e prestações que cheguem?

  56. Ryan says:

    Este pessoal é mt tosco.. fala mal e tal.. mas eu bem os vejo atraz dos putos para pedirem os portateis e-escola em nome deles…

    pobre e mal agradecidos…

    k povo rafeiro este…

  57. Marco says:

    @ Ana

    Concordo contigo quanto à realização de concurso.
    1700€ compras um PC topo de gama e sobra dinheiro.
    Net a 39€ já não se usa, só mesmo por opção.
    Quanto às propinas não é um valor baixo mas não é isso que está em discussão, porque senão vamos falar da renda do passe social, das bebedeiras etc. muito importante as fotocópias em larga escala

    O portatil com esta configuração deve rondar os 800/900€ (duvido que só o portatil chegue aos 900€) a isto adicionas o parte do software em baixo.

    Software Aplicacional – Education Suits

    Microsoft
    • MS Office 2007 Standard
    • Visual Studio Professional Edition
    • Microsoft Expression Studio
    • Windows Server Standard Edition
    • SQL Server Developer Edition
    • XNA Game Studio 2.0; XNA Creators Club Online
    • Visual Studio 2005 Professional Edition
    • Windows Server Administration Tools; Windows Server Resource Kit Tools
    • Virtual PC; Virtual Server; Virtual Earth; Virtual Earth 3D
    • Network Monitor 3.2
    • World Wide Telescope
    • Robotics Studio
    • Windows Media Encoder

    Autodesk
    • Revit product family (Architecture + Structure + MEP) – incl. AutoCAD Architecture
    • Autodesk Inventor Professional – Including AutoCAD Mechanical
    • Autodesk Alias family (AutoStudio + Sketchbook + Showcase)
    • AutoCAD Civil 3D
    • AutoCAD Map 3D
    • Autodesk Maya
    • MapGuide (Sig)

  58. Ana says:

    @Marco

    Não percebo qual a parte que não entendem? Estarei a falar russo?
    Praticamente nenhum desse soft é o que eu necessito (e não apenas eu mas qualquer colega na área de Multimédia), excepto maya. Experimenta renders em 3D studio max e logo verás.
    Quanto a opções de net… LOL! Depende e muito da zona onde vives/estudas e de certeza que não serão as móveis que serão as ideais para quem está como eu e muitos outros já em fase de mestrado (e-learning). Portanto, não comentem aquilo que não sabem, nem generalizem tudo e todos os universitários (como o faz o desgoverno) a cursos que não requerem grandes recursos nas máquinas.

  59. luis says:

    devia de haver promoçoes e que dessem para fazer upgrades no portatil a nivel de hardware assim o pessoal já se queixava do preço e quem pode pagar mais fica com um pc mlhr

  60. Vítor M. says:

    NeoGazz porque o nome da iniciativa é e-universidades, eu na imagem que criei, decidi dar-lhe a maioridade e baptizei a iniciativa de U-Universidades 😉

    É uma questão de semântica.

  61. Guerreiro says:

    Grande guerra que para aqui vai, uns gostam outros não gostam. Basicamente sou da opnião dos que não gostam, isto é uma boa iniciativa para quem não está em cursos tecnologicos, porque para quem está não é uma máquina nada por ai alem.

    De qualquer das maneiras, duvido mto que o VS2008 não corra no portatil. Agora casos como o Maya, ou o 3D StudioMax, isso duvido que corra, é muito complicado.

    Como já foi dito anteriormente (Acho que pela Ana) , o ideal era faclitarem a compra de portáteis de acordo com o curso de cada 1, assim cada 1 fazia uma compra a sua maneira, mas isso já implicava uma grande facilidade por parte das marcas, de qualquer das maneiras, e dependendo do negocio, acho que qualquer pessoa pensa em comprar algo melhor se for mais barato…

    Quanto ao e-escolas concordo com mts, acho completmente absurdo uma criança que anda no 5º ou no 6º ano ter um portatil, devem é andar a brincar, não agarrados a um PC. Isto vai de encontro ao que alguem disse que hoje em dia não se pode deixar os miudos andar na rua, concordo, mas estes e-escolas so vai fazer com que os miudos levem isso pa escola, e em vez de andarem a brincar nos intervalos, andam é agarrados ao portatil… Isto tudo faz parte da educação de cada um, é simples.

  62. diogo says:

    Chega e sobra para a maior parte das pessoas…

  63. Carlos says:

    Estas iniciativas nunca agradam a toda a gente.

    O facto de o portátil não dar para todos… Como queriam que a coisa funcionasse?!
    Comprava-se a máquina que se “necessitava” e enviava-se a factura para o estado + o nome do curso + requisitos de hardware para o curso (Assinado pela escola, claro) + requisistos de software… Depois estava alguem a compilar as milhares facturas, e a malta so recebia o reembolso (ou a ordem para comprar) quando o curso tivesse terminado.
    Com isto tudo quero dizer apenas que é impossível cobrir todo o universo dos alunos!

    Mas ainda bem que conseguem ter uma oferta acessível para muitos! Até para a malta da Eng. (no meu caso inf que trabalho no VS2008 apenas com 1GB de RAM)

    Ficam de fora alguns alunos, que sempre, foram “discriminados” pois os recursos obrigatorios sempre foram mais caros (a malta de artes ou fotografia e até esta iniciativa, a malta de Informática).

    Agora que a iniciativa é boa, eu não tenho dúvidas. Que o dinheiro que o Estado me leva podia ser melhor aplicado?! CLARO! Especialmente se o investimento fosse na saúde…

  64. AR says:

    Não se deixem enganar pelos MHz do CPU. Esses 2Ghz equivalem em desempenho aí a um Pentium4 a 5 Ghz e o portátil vá-le o preço que custa.
    Mas concordo que é “fraquinho” para alguns cursos de engenharias. Precisava de ter pelo menos uma HD2600 e um CPU com FSB800 e 3 mb de cache para se aguentar até ao fim do curso.

    Visual Studio 2008 Professional Edition System Requirements
    * Computer with a 1.6 GHz or faster processor
    * 384 MB of RAM or more (768 MB of RAM or more for Windows Vista)
    * 2.2 GB of available hard-disk space
    * 5400 RPM hard drive
    * 1024 x 768 or higher-resolution display
    * DVD-ROM Drive
    * Additional features may require Internet access. Fees may apply.

  65. MC says:

    Este computador chega e sobra para 99,5% dos estudantes do Superior. Tenho MacBook e corro perfeitamente em virtualização (vmware fusion) vs2008, office2008, photoshop, flash, corel, autocad, etc. Para sw super-específico, Mayas, Premieres e afins é ÓBVIO que são precisas máquinas melhores. Quanto a isto nada a fazer. É a vida. Por isso, era uma lacuna que havia no sistema de promoção das TI junto dos estudantes e que agora está debelada. Quem quiser compra, quem não quiser não compra. Para 99,5% dos estudantes, esta cena da net chega e sobra. Deixem-se de descarregar filmes e vão ver que o tráfego chega e sobra.

  66. MC says:

    Desculpem, o office que falo é obviamente o office 2007.

  67. António says:

    @Ana

    Tens Internet em casa por 40 euros (ou quase) e vens-me dizer que só vejo o que as palas me deixam ver? Ora continua assim, depois, não te esqueças, queixa-te que as despesas são muitas.

    “São os interesses económicos e o desvio do verdadeiro papel da ciência e da tecnologia que transformam a tecnologia em vilã da sociedade, com os inerentes custos posteriores que todos iremos pagar.”

    Mas este Toshiba dá-te um acesso diferenciado à ciência e à tecnologia que o PC lá de casa?

    “Se houvesse inteligência e boas intenções, o pensamento seria de longo prazo: um governo assim pensaria nas infraestruturas, na organização do país;”

    É bonito ouvir falar de criar competências, planear infraestruturas mas ninguém sabe bem dizer o quê. Como diz o outro, de que é que precisas?

    “não apenas em criar/formar competências para que depois de formadas saiam do país porque não têm onde e como trabalhar e assim, aplicar o investimento de uns bons anos de vida académica que afinal somos sempre todos a pagar.”

    Algo aqui me está a escapar. Para que o país possa evoluir é necessário dinheiro. Certo? Para haver dinheiro, é preciso que alguém o dê ao estado. Certo? Agora, alguém me explique: qual é o problema neste tipo de iniciativas que pretendem dar as mesmas oportunidades de acesso às tecnologias a toda a população? Isso é que eu ainda não percebi.

    O Estado não pode, ao contrário do que diz o ZeX, limitar-se ao básico. Assim sendo teríamos apenas um Serviço Nacional de Saúde e tudo o resto poderia desaparecer. É preciso apostar na formação das novas gerações. É preciso estar preparado para o futuro.

    Eu não acho que a política deste Governo seja perfeita (ou de qualquer outro aliás). Apesar disso, não consigo entender a atitude de determinadas pessoas que aproveitam todas as acções deste para apontar o dedo. Afinal qual é o problema da iniciativa? Chegou tarde? A oferta é pouca? Seria muito pior se nada fosse feito. Não consigo entender pessoas como a Ana que, ao mesmo tempo que se queixam da crise, dos elevados custos das propinas, disto e daquilo, não se contentam com o básico. Afinal porque hei-de comprar uma torre de 1700€ quando existem outras, mais baratas, que conseguiriam, muito provavelmente, satisfazer as minhas necessidades? Porque hei-de pagar quase 40€ de Internet quando há alternativas melhores e mais baratas? Quando cada pessoa faz uma má gestão dos seus recursos, o Estado não conseguirá fazer muito melhor. Para mim, os que se queixam são os que nunca sentiram na pele os efeitos da crise. Se tivessem passado por verdadeiras provas de sobrevivência conseguiriam perceber como tudo é fácil estes dias. Cada vez o facilitismo é maior e isso cria uma espécie de acomodação. Ganha-se a mania das grandezas e nunca mais sai.

    Do lado de fora tudo parece simples, todos nós seríamos excelentes ministros. Pois bem, a realidade é bem mais complexa do que aquilo que parece. É preciso ver além do meu horizonte, porque há outras pessoas, com outras necessidades. Eu não me importo que os meus impostos sejam utilizados para providenciar acesso à Internet e às TIC a quem mais precisa. Mesmo que eu já tenha 20 computadores em casa, há alguém que não tem. É preciso tirar os olhos do próprio umbigo, porque vivemos em sociedade e temos o dever de contribuir, não apenas para a minha qualidade de vida, mas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Juntos faremos mais. Se toda a população estiver ao mesmo nível chegaremos mais longe. Os interesses da nação não são os interesses do indivíduo.

  68. Jose says:

    Da maneira que vai temos saqui uns tempos o E-Carpinteiro, E-Mecanico, E para tudo…

  69. Aspegike says:

    Computadores com essas características são fraquinhos, portanto isto é uma grande estratégia da Toshiba que vai conseguir despejar as montanhas de computadores que têm em stock, os quais sem esta iniciativa iriam ficar a apanhar pó nas caixas dos armazéns deles… e nós continuamos iludidos com estas ditas “promoções”!

  70. luis says:

    Grande confusão que para aqui vai!
    Vou só deixar aqui alguns dos meus pontos de vista:

    1- Estou a acabar o mestrado em Eng informática e neste momento estou a fazer uma RIA (em Silverlight!) para um empresa… estou a usar o VS2008 num Intel Pentium M 725(1.6MHZ), 512RAM, 60GB de disco, ATI Mobility Radeon 9700 64MB. E apesar não ser do tipo clico e abre, porta-se bastante bem! Se já tivesse a trabalhar e se tivesse oportunidade, certamente que daria os 600 e tal euros por esse… E-coiso.

    2- A configuração anterior é completamente suficiente para fazer um curso como o meu na Universidade de Évora. Lá não se usa VS e coisas desse tipo. Consegues fazer todo o curso em Linux! Ah, e já agora, A universidade empresta portáteis para quem não os possuir! (oh para mim a fazer publicidade!)

    3- @Ana: 40€ de net é um abuso… até a pouco tempo também tive uma internet a esse preço, mas não foi para nada do curso, apesar de estar a fazer cadeiras de mestrado por e-learning! Era sim para sacar que nem um porco… sacar freeware, claro. 🙂
    E desculpa que te diga, se vives num sitio que onde podes ter essa Internet, muito provavelmente tens outras opções a preços mais baixos!

    4- @Rui: Os miúdos precisam é de brincar na rua!? E se eles desaparecerem sem deixarem rasto!? Ou se forem assaltados, ou espancados?! Concordo que isso antigamente também acontecia, mas de certeza que não como acontece hoje em dia.

    5- Em relação ao facto de atribuírem portáteis diferentes para cursos diferentes… hmmm, isso não me parece muito bem! Tal como referi a cima eu conseguía fazer o meu curso com um portátil rasca, mas se calhar um aluno do mesmo curso mas da universidade Nova já não seria suficiente! E além disso não me parece muito bem atribuírem um portátil todo xpto a um aluno de artes, para trabalhar com Maya, Photoshop, whatever… e depois darem um Celeron a um aluno de filosofia para processar as sua ideias malucas para um documento de texto!

    6- Sinceramente acho que é bom estas iniciativas, porque sei que existe muitas pessoas que chegam ao ensino superior sem terem computador, e vem nelas a oportunidade de terem a sua primeira máquina! Afinal de contas isto não é algo que queiram obrigar as pessoas a comprar… Se queres compras, se não, vai a uma grande superfície e compra um à tua escolha. Se a configuração não é suficiente para alguém de um curso mais exigente, talvez ai fosse boa ideia o estado pagar o valor deste E-Coiso, na compra de um mais potente por parte de quem precisa.

    7- Portugal limpa a carteira com impostos e taxas… Definitivamente ai concordo e é com isso em mente que todos os anos muitas pessoas saem daqui. Infelizmente somos Portugueses e continua a haver ainda muita gente com a mentalidade do “deixa andar a ver o que isto dá!”.

    Apenas ideias…
    Cheers

  71. valerio says:

    realmente a oferta de software é impecavel e dava mt jeito especialmente as licencas autodesk k custão os olhinhos da cara a quem quer trabalhar.

    Realmente o pc é uma comédia… ehehhehe … ja falaram em muita coisa por ai k ja mete respeito, pensem então num pc desses a fazer um render de 3d em Maya … isso é k era fxr pipocas ^^

    (será que não têm outra proposta … tipo só as licenças??)
    issso sim!

  72. zaxz says:

    Não podia concordar mais contigo, António.
    Em relação à Ana, bem, sê um pouco mais humilde, porque olhando para os posts 52 e 54, está claramente visto que não tinhas como responder aquilo que foi dito pelo António, e saíste com umas frases muito tristes: “Não tens argumentos para provar que não tenho razão. Por mais que tentes só vês o que as palas te deixam ver! Temos pena!”
    -Argumentos? Ana, argumentos não lhe faltam, e não os vou enumerar, apenas estaria a repetir o que o António já disse.
    -Essa das “palas”.. por favor.. só demonstra a tua imaturidade.

    De qualquer maneira, acho esta uma excelente iniciativa do governo, e só tenho pena é do povo português, que age desta maneira face a produtos tão bons como este, ou mesmo aos infelizes comentários de muitos utilizadores, que dizem que daqui a nada haverão e-carpinteiros, e-mecânicos.

    Quando vi o produto, achei fenomenal. E porquê? Porque estão a “oferecer” um produto com grande qualidade. Dúvido que muitas dos que estão aqui a ultrajar esta nova medida do governo, que dizem que não compensa comprar estes portáteis,desperdiçarão esta oportunidade (sim, oportunidade, porque não são todos que podem gastar 1700€ num computador, 39.70€ de net mensalmente, e ter ainda a vida académica para pagar. Eu não poderia. As dificuldades dos nossos universitários são imensas, sabe Deus como é que por vezes se conseguem manter na universidade, portanto esta é uma excelente oportunidade, é mesmo do melhor nível), e até digo mais: até digo (como já foi dito) que irão recorrer a amigos já dentro dos estabelecimentos de ensino para poderem adquirir este produto.

    Deixem de ser assim, aceitem estas propostas.

  73. valerio says:

    Sem duvida que a proposta é excelente para mais de 90% do universo universitário! Pena não haver uma distinção para quem realmente usa software de criação 3d e video!

    E já foi um grande passo e negócio… tendo em conta o pacote de software(que não podia ser melhor)… (imaginem se a oferta de software fosse open source´s, isso é k era praki batatada)

  74. A conversa vai animada mas um pouco de realidade historica não fica mal… Por exemplo não fica mesmo nada BEM a uma das entidades que assina (a UMIC) esquecer-se por motivos politicos que há cinco anos existiu e existe um e-U (graças ao qual as universidades ficaram com redes wi-fi e serviços tipo blackboard associados) e que também tinha uma oferta de computadores associada – se bem que esse não era o ponto fundamental.

    Esta é claramente uma oferta comercial não integrada num projecto governamental, saibam ler…

  75. JM says:

    boas!

    acho que isto da e-universidades:

    1º-a ideia chegou agora e já vem tarde!
    2º-vai ser mais uma treta do sr. filósofo grego pinóquio e dos seus comparsas!
    3º-to$hiba, micro$oft, etc… o que eles querem sei eu! é €€€.€€€.€€€.€€€,€€ e se puderem escoar os stocks que têm nos países de primeiríssimo mundo, melhor ainda! a crise é tramada!
    4º-é barato que vai sair caro! fidelização de 2? se calhar vai para 3 ou 4 anos! agora com a crise e tudo!
    5º-é uma boa ideia, sem dúvida, mas o interesse não é dar aos estudantes boas condições de estudo e trabalho… é o €€€ que vão meter ao bolso!
    6º-Portugal está entregue à bicharada! é só mentirosos, bandidos e comilões a fo*** o Zé Povinho!

  76. DocPiranha says:

    Sugiram que leiam mais informação sobre a iniciativa antes de proferirem vereditos, e que esperem por mais definições. Quer-me parecer que anda aqui muita gente a atirar aos pratos e a falhar o alvo. O pplware às vezes parece uma carreira de tiro, ou um FPS para aliviar o stress.
    O pensamento é rápido mas a boca ou o teclado não tem necessariamente de o acompanhar.
    Outro ensinamento diz que uma coisa é a realidade objectiva e outra bem distinta é o que queremos que ela seja. Rai’s parta os videojogos! Vêm todos cá parar… 😛

    P.S. Pelo lado positivo, é reconfortante saber que ainda há quem acredite em contos de fada no mundo dos negócios.

  77. pedro says:

    Mais uma campanha da treta deste goberno…. mas o pior foi o magalhães. na minha época, ter uma máquina de calcular na primária já era um abuso. como é que os prof’s controlam os alunos? estaram na aula ou em entretenimento!!!

  78. Rui says:

    @ aver

    Para mim o mais idiota é quem não quer ver.
    Quanto ao “Já vens a repetir, em vários posts, a lenga-lenga”
    Em vários posts?! Será isso já um efeito colateral do uso intensivo do computador?! Sim porque ,ou então alguém terá escrito “por mim”, o que tal tb não seria difícil, pois Rui’s á muitos…E se têm a mesma opinião que eu, ainda bem, embora respeite outras opiniões desde que não rocem a completa ignorância….

    E sim mais uma vez volto a afirmar, deveria haver outro tipo de ofertas, mesmo com outro tipo de preços, tal como foi dito , só compra QUEM QUER, por isso não vejo o DRAMA que alguns aqui fizeram da hipótese de haver outras ofertas !!
    E essa do distribuir o dinheiro , para cada um fazer com ele o que quisesse, também devia ser engraçada…

    Só para terminar, chegou-me aos ouvidos ontem, que alguns pais pediram o migalhães, pela rede da vodafone, e segundo me disseram , iriam ter que pagar os 50€ + 60€ (“para ficar a funcionar”) ?! Obviamente que pretendem lá ir reclamar, e alguns caso isso se venha a verificar ponderam cancelar o pedido.
    Estou curioso para saber todos os pormenores…

    Já agora deixo aqui uma proposta ao “eng” Sócrates: Porque não alargar estas iniciativas aos que estão a receber o rendimento mínimo, tipo “E-Preguiçosos”, que passam o dia na esplanada, de papo pro ar, para essas almas puderem passar melhor o tempo?! Não fazer nenhum, e ainda por cima nos pagarem pra isso, deve ser terrível passar o tempo…Que axam da ideia ?!
    Pensando bem… Esqueçam, isso já se passa, agora me lembro………….

  79. Jaime says:

    este pessoal fala sem saber…

    1º ao preço que está (650€) é um bom portátil, por 750€ comprava-se um T5000 com uma HD3470, bem melhor do que isto…

    2º sim é um portátil apenas para processamento de texto

    3º sim a gráfica é importante, deixem essa mania de que gráfica é só para jogos, esse tempo acabou desde que a Nvidia lançou as 8000

    4º concordo que andam a estragar muitos milhões em putos…mas as pessoas não são obrigadas a comprar…e estranhamente todos compram…

  80. valerio says:

    ainda n percebi que dinheiro irá render para a microsoft e para a autodesk …
    Vejam quanto custão as licenças autodesk e dps mandem os bitaites !

    Porque à pessoas que têm MESMO de ter as licenças para trabalhar e olhem que se esta não é uma boa oferta… tentem ir à loja comprar mais barato o pacote completo! ^^

  81. Joana Oliveira says:

    e o E-Trabalhador???

    lol

  82. Jorge says:

    Nao percebo aqueles que vem aqui dizer que aquilo é portatil para processar texto. Das duas uma, ou pura e simplesmente querem falar mal destas iniciativas, ou são ignorantes.

    Sou estudante universitário de informática, e o pc que uso é um velho P4 1700Mhz com 512 RAM. Corre o VS 2008, e garantidamente faz mais do que processar texto. Gostava de ver o uso fazem dos respectivos portateis, aqueles que dizem que isto é fraco (se é que tem um até).

    Lembrem-se, o objectivo destas iniciativas não é oferecer topos de gama ao pessoal, é facilitar a compra de portateis por parte de quem não pode. Certamente quem tem pouco dinheiro custa menos dar 25€/mes do que 650€ duma vez. Em qualquer loja cobrariam juros absurdos caso alguem com pouco dinheiro pedisse empréstimo para comprar um pc.

    Cumps

  83. aver says:

    Rui

    És capaz de ter razão. De facto nos posts anteriores ainda não se tinha chegado à paranóia que os computadores da e-escolinha iam provovocar os massacres nas escolas.

    As minhas desculpas a quem, nos postes anteriores, achava que era melhor deixar as crianças ir brincar para à rua (se pudessem).

  84. Bruno says:

    Pois pq isto não é só uma questão de portátil e hardware…

    @Ana, Rui

    1) So em termos de software (licenças) levamos um belo pacote que ascende umas boas centenas de euros.
    Nunca antes ouve tantas licenças disponíveis para os universitários pois nem todas as faculdades conseguem protocolos para diminuir ou mesmo oferecer as licenças tento os estudantes que arranjar a ”vitamina”

    2) Os autocads (entendam-se todos os disponíveis no mercado) ja existem ha alguns anos, antes de existirem os dual-core as graficas geforce 8000 quando os portateis traziam quase todos 1 gb de ram no maximo e as coisas eram feitas portanto n me venham com cenas que o autocad que o mathlab que VS2008 ou o Maya ou tudo e mais alguma coisa nao corre aqui como eu ja disse e repito tenho um compaq presario 6000 pentium 4 e corre solidworks e mathlab.

    3) Um bom estudante universitario que realmente estuda ve o seu trabalho recompensado mais que nao seja na bolsa de estudo e de merito vendo as propinas reduzidas um bom bocado, pedir emprestimo ao banco para comprar portatil fica mais caro que comprar este mas é verdade que podem comprar melhor, isto leva nos ao ponto 4.

    4) So compra quem quer ninguém é obrigado, isto é so um oportunidade que o governo esta a dar aos estudantes para adquirirem um portátil com um software muito bom a um preço ridículo (somem o preço do portátil e cada uma das licenças e vao ver) quem nao quer nao gosta e acha que isto é enganar (n percebo como pq nao nos obrigam e se comprassem este portátil com Internet numa loja saia mais caro mas os iluminados (apagados do cerbero)

    5) Todos sabemos que qualquer acção implementada por este governo boa ou má será sempre recebida com criticas por parte de alguns que nestes últimos 30 anos nunca houve um avanço tecnológico tão grande e uma tão grande disponibilidade de tecnologias de informação ao povo português, mas mesmo assim temos que criticar so nao criticamos quando o estado conseguir sustentar todas as pessoas sem que estas tenham de trabalhar e descontar podendo passar o dia em casa a ver tv e a jogar nos seus mega hiper computadores topo de gama tb oferecidos com a cortesia do governo e as casas sejam dadas os ferraris BM Mercedes tb pra todos ferias no caribe…enfim o belo sonho portugues ”ter tudo sem esforço”

  85. Fugindo um pouco ao tópico…

    @valerio

    Para essas pessoas que acham que é caro demais (porque é), têm as alternativas open-source, muitas vezes equivalentes ou melhores.

  86. Bruno says:

    @ Jose

    Era bom sinal que houvesse um E-(pra tudo) era sinal que havia apoios a todas as classes trabalhadores e a todos os ramos significava que pela primeira vez estavam a dar ou a a facilitar as condições de trabalho pq é isto mesmo que este e-universidades é, um facilitar de sucesso escolar.

    @Ana

    Realmente dizer ”so ves o que as palas te deixam ver” e depois pagar quase 40 euros de internet…é pq a ti cegaram-te mesmo n te puseram palas. realmente se a vida ta assim tao cara e dificil contenta-te com o básico nao queiras aquilo que so os ricos podem comprar pq eu tb estudo pago perto de 1000 euros de propinas mais livros pelo menos 40 euros cada ( alguns atingem 60) mais fotocopias colectâneas de exercícios e alimentação transporte realmente estudar fica caro mas eu como tou a tirar eng. mecanica e logo no 1º ano tenho solidworks com força e VisualStudio e Mathlab vi-me obrigado adquirir um portatil se houvesse na altura este portatil teria comprado mas como infelizmente ja se passaram 2 anos veio em má altura mas aqueles que agora tao a começar sera uma grande ajuda pois a compra de um portatil faz uma grande moça no orçamento(pelo menos no meu). Portanto acho que deves rever a tua gestao e baixar um bocado o nivel que exiges para conseguir trabalhar

  87. Nazgulled says:

    Deixem-e rir…

    Software open-source melhor que o Office 2007 ou Visual Studio 2008? Não existe…
    Software open-source melhor que a generalidade do software da Autodesk? Não existe…

    Se o software open-source fosse melhor vocês acham que haveria tanta gente a gastar balúrdios por software da Microsoft ou Autodesk? Não é só por acaso nem porque podem…

  88. Marco says:

    @ Ana

    continuas a falar em net moveis não percebo bem porquê.
    Este programa não obriga a adesão a uma operadora de net móvel.

    Quanto ao software isto como em tudo é feito para as massas.

  89. Marco says:

    @ Jaime

    1- Diz lá o que é que a HD3450 faz que a HD 2400 não faça tendo em conta o que se pretende com este portátil?
    Já agora quanto custa um portátil de 750€ comprado em 24Meses?

    2- Um dos pontos que mais me fez rir

    3- Claro que a gráfica é importante mas melhor do que a que é oferecida é para jogar, porque todos os sofwares que aqui foram mencionados correm nesta gráfica

    4- Se calhar não há nada de estranho, estão a oferecer condições muito boas para o povo português que na sua maioria é classe média baixa e que ou não tem computador e gostava de ter 1 e outros que têm um PC que ainda tem um modem 56K lá dentro.

    Nota: Vitor M continua toda a gente a falar porque não lêem podes por a BOLD a parte de ” ter como opção rede móvel”.

  90. AR says:

    Fonix, eu estava mesmo ceguinho e dasactualizado quando disse no meu comentário mais acima que este portatil valia o preço!!! Fica em 675 euros, quando na mediamarkt se compra por 699 euros um Toshiba A300-1DO que tem:
    Core2 Duo T5750 2.0Ghz Cache L2 2MB
    – TFT 15.4pol WXGA TB
    – 3GB DDR2
    – HDD 250GB
    – ATI Mobility Radeon HD3470 1.024MB HyperMemory
    – Drive SuperMulti Double Layer
    – WiFi 802.11a/b/g

    Este só por trazer um Core2duo em vez desse “celeron” chamado Intel Dual Core já vá-le a pena.
    Parece-me mesmo que a toshiba quer vender o stock de laptops low-end, porque o pessoal ou compra os ultraportáteis por 250 eur, ou um laptop decente de gama media/alta.

    O tratamento de video saí muito beneficiado com uma HD3450 em relação á HD2400, e para apresentar alguns projectos de engenharia com várias perspectivas em movimento por vezes tem de se fazer um video pois não dá para mostrar o projecto em tempo real.
    Processing of HD video requires large amounts of memory bandwidth. The initial
    implementation of UVD on the ATI RadeonTM HD 2000 series had restrictions
    dependant on the available memory bandwidth on a given board. The net result was, at launch, the lowest bandwidth ATI RadeonTM HD 2400 PRO solutions targeted playback of all HD content at 720p pixel resolutions. If the desktop resolution was set any higher than 720p, then HD video decoding would fall-back to software in order to save GPU bandwidth.
    Subsequent Catalyst™ software updates have improved the situation such that VC-1 and H.264 content encoded in 1080p will play back using UVD at desktop resolutions as high as 1920×1200 (higher than 1080p), however 1080i VC-1 and H.264/AVC as well as HD MPEG-2 content still fall-back to fully software based decoding.
    The ATI RadeonTM HD 3000 series of graphics processors features improvements to the UVD engine that both reduce CPU utilization under HD decode and also improve memory bandwidth utilization in order to maintain hardware HD decoding at higher resolutions. The net result is that even the DDR2 equipped ATI Radeon™ HD 3450 will facilitate hardware decoding of 1080p and 1080i VC-1 and H.264/AVC encoded content at 1920×1200 / 1080p desktop resolutions.

  91. aver says:

    @AR

    És capaz de ter razão. Compra-se o portátil no Media Market. Depois é só piratear o software que está no post 57. Nem sei por que é que a Toshiba não se lembrou de juntar uns DVDs de software já crackado, que ficava mais barato.

  92. Marco says:

    @ AR

    Procurar expecificações eu também sei mas obrigado na mesma. Fizeste um Copy Paste e não justificaste absolutamente nada, porque na realidade para a função que este portatil é disponibilizado não se justifica ter uma placa gráfica melhor.

    Vou repetir o que disse anteriormente esse portátil no media markt a pagar em 24 meses em quanto fica? Pois é mete mais entre 100 a 200 € em cima disso

  93. @Nazgulled

    É bastante relativo, eu prefiro o MonoDevelop quando preciso de programar algo em VB, C# (ou seja, “substituir” o Visual Studio) e prefiro o OpenOffice ao Office (qualquer versão).

    Não digo que um seja melhor do que o outro em todos os pontos, para mim são melhores estas alternativas que falei.

    São, na sua essência e efectivamente, mais rápidas, práticas e funcionais.

  94. Nazgulled says:

    Tu estás a por em causa gostos, eu não.

    Quer tu querias quer não, não existe uma ferramenta para desenvolver em VB.NET/C# tão poderosa como o Visual Studio.

    Mas eu repito o que digo lá em cima e friso mais uma vez que não estou a por em causa os gostos de cada pessoa. Mas a verdade é que se as alternativas open-source fossem melhores, vocês acham que profissionais na área iam gastar milhares de euros quando podiam fazer exactamente o mesmo por 0 cêntimos?

    Pensem lá duas vezes…

  95. @Nazgulled

    Frisei quando estava a por em causa gostos, e na última frase não estava.

    Se o open-source é menos usado por “profissionais”, é porque muitos desses “profissionais” nem conheçem o conceito open-source nem sabem que podiam não pagar por software igual ou melhor sendo que o mesmo seria legal.

    Mais uma vez, tenho de usar o exemplo do Google, dizes então que no Google não são profissionais (visto que usam Linux que é Open-Source, promovem o Open-Source)? ou que não querem gastar dinheiro?

    Não quero nem tenho paciência para “guerrinhas” neste momento, mas não argumentas como eu argumentei porque achas que são melhores, se achas mesmo não é só porque “a maioria usa” ou “acham que a maioria é burra?” porque essas são falsas questões.

    Outra coisa onde entra a relatividade (e aqui estão sim em causa gostos): o que tu dizes ser “poderoso” eu digo ser “lento e inútil”, e influencia uma coisa (que não põe em causa gostos): a velocidade de execução do software (é verdade que o VS2008 está anos-luz melhor que o 2005 a nível de velocidade, mas ainda está, a meu ver, lento).

    Até amanhã.

  96. isto já está mau… conhecem com ç… não faz mal, compreendem 🙂

  97. Obrigatorio says:

    Tantos comentário que não consegui ler todos.

    Muito bem sim senhora, portateis mais caros q na stapples (500euros – 10X sem juros), e claro, n sei se não teremos de patrocinar a operadora móvel que é uma desgraçadinha às costas do monopolio PT.

    Não quero ser mal agradecido, acho bem que se proporcionem estas oportunidades, é uma maneira engenhosa de o fazer, sem endividar o estado (que feitas as contas até deve ganhar algum com isto).

    Fico é fulo com o facto de não haver livros nas escolas, haver pessoas a pedir créditos para comprar material escolar básico (n falo em computadores) e haver estes programas para a primária e para o ciclo, onde as necessidades maiores são outras, a começar pelas condições nas escolas e a acabar nos esgotamentos dos professores.

    Como resolver isto? vamos entretê-los com computadores supostamente baratos (o governo faz acordos com as marcas, garante a sua continuidade e fortalece o mercado português, ganha percentagens com as vendas e talvez contruam uma outra fábrica na zona Industrial de Beja – o que eu não digo q seja importante).

    Na primária… por amor de deus. Nem cadeiras têm…

  98. Nazgulled says:

    “Se o open-source é menos usado por “profissionais”, é porque muitos desses “profissionais” nem conheçem o conceito open-source nem sabem que podiam não pagar por software igual ou melhor sendo que o mesmo seria legal.”
    ROFTLOL!

    E esse exemplo do Google foi muito mal escolhido. Primeiro, eles não desenvolvem em VB.NET ou C# que eu saiba, pelo menos não é muito comum da parte deles. Segundo, não os estou a ver a usar seja o que for da Microsoft por razões que todos sabemos. E terceiro, se não tens capacidades para entender aquilo que eu disse, azar o teu. Até porque estás a insinuar que eu disse certas coisas, mas que na verdade não disse. E eu não estou para me chatear com pessoas que não esforçam para tentar ter uma conversa decente e só sabem mandar postas de pescada para o ar e fazer acusações.

    Eu não tenho que argumentar nada, eu tenho olhos na cara e estou farto desta moda e mania que todos têm ultimamente que tudo que é open-source é bom ou melhor e que serve sempre de alternativa a certos produtos comerciais. O que é uma grande treta.

    Se achas o VS2008 lento, compra um PC novo. Já disse e repito, o meu tem 3 anos e não o acho nada lento e acredita, eu sou o tipo de gajo que fica possuído com o mínimo de lentidão desnecessária.

  99. Ana says:

    @António
    1º) Concursos públicos a nível estatal servem para se obterem as melhores relações preço/qualidade/garantia: http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MF/Comunicacao/Notas_de_Imprensa/20080722_MEF_Com_ANCP.htm
    Que eu saiba, nenhum dos e-coisos teve concurso público, logo não passam de negociatas entre empresas e… concluindo-se que todo o país vai pagar, através dos impostos , as negociatas do costume e tanto para e-coisos, como empreitadas de betão, viaturas, etc… está errado. O país deveria saber mais, mas como está tudo mais interessado nas aparências do que nos conteúdos, aplaude, sem olhar a mais.
    2º) Relativamente a internet, supostamente, num agregado familiar com mais de 2 pessoas é completamente descabido tanto a nível de custos, como de performance, cada utilizador ter um operador móvel, logo é só as cabecinhas pensadoras puxarem dos neurónios e chegarem à conclusão que se A, B, ou C num agregado familiar precisar de internet e caso possa optar, pois nem todo o território nacional está devidamente equipado com infraestruturas de adsl, ou cabo, deverá fazê-lo cconforme as necessidades dos utilizadores residentes e possibilidades de infraestruturas. Eu tenho possibilidades limitadas. Há quem tenha mais, óptimo. Eu não tenho e os bitaites acerca do que devo, ou não devo contratar são escusados. Porém, com mais do que 1 universitário em casa, até que muito agradeceríamos um desconto, como estudantes, ao menos no adsl, dado que já nem no passe temos desconto, acabou aos 18 anos.
    3º) «Algo aqui me está a escapar. Para que o país possa evoluir é necessário dinheiro. Certo? Para haver dinheiro, é preciso que alguém o dê ao estado. Certo? Agora, alguém me explique: qual é o problema neste tipo de iniciativas que pretendem dar as mesmas oportunidades de acesso às tecnologias a toda a população? Isso é que eu ainda não percebi.»
    Acho que não vou dar aqui uma lição de gestão, pois o marketing já está em grande aceleração através da propaganda governamental. Contudo, sugiro que pensem que para se criar riqueza, não basta ter recursos. Para se criar riqueza há que saber gerir o que se tem, produzir mais e melhor. O que se vê, nomeadamente neste caso, é a meu ver uma gestão, pois aplicam-se fundos para “brincar, e/ou jogar” quando se devia aplicar esses mesmos fundos na formação e aptidão de melhores e maiores competências; incentivos à criação de empresas sérias e inovadoras. Mas, nada disso. Por exemplo: formam-se anualmente milhares de advogados que ficam no desemprego; formam-se milhares de pessoas nas novas tecnologias que depois, vão produzir mais e melhor no estrangeiro. Portugal ficou mais pobre, pois gastou dinheiros públicos com esses técnicos que por falta de incentivos e/ou empregos vão para fora. O acesso às tecnologias por si só não garante maior produtividade e da forma como está a ser desenvolvido, não sei se não garante apenas e só mais-valias às operadoras e construtores de hardware que assim se vêm livres de componentes obsoletos. Deu para perceber?
    4º) O Estado não tem que entrar em negociatas. O estado deve ter apenas o papel de REGULADOR, ao mesmo tempo que não deve demitir-se do papel de garante a todos de Educação, Saúde e Justiça. Tudo o mais deveria apenas e só caber à iniciativa privada. São estes os princípios fundamentais e do interesse da nação e não uns “brinquedos”, com que se pretende elevar a opinião pública mais distraída!

  100. Ricardo Gonçalves says:

    Já era hora e sinceramente deviam era ter começado pelos universitários do que pelas criancinhas. O que é que um puto com 8,9,10 anos e por aí faz com um portátil ? Estuda ? Só se estudar o melhor perfil para actualizar hi’5s, msn’s e afins.Com tanta porcaria que circula na internet facultar portáteis com banda larga a menores é realmente a melhor opção não haja dúvida, para não falar já que em nada ajuda um menor na aprendizagem da escrita e da leitura. Ou querem substituir os professores de português pelo corrector de escrita do Word ? Desde que esta iniciativa começou, andavam os alunos dos cursos superiores a arrastarem-se com pc’s da idade da pedra nas bibliotecas das universidades deste país fora, enquanto que os ” pirralhos ” já ” estudavam” com um portátil nas mãos. Enfim…

  101. aver says:

    Á atenção da Ana

    Especialmente o 3.º parágrafo.
    http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/97d04a1480a4717e8c1d4c.html

    e
    http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7B0D03FF66-9ADD-4AC9-8091-8160CC01FD7C%7D

    Podes dizer que, de certo modo, são recursos públicos, porque se os operadores móveis gastam o dinheiro – que estavam obrigados a investir quando lhes foram atribuídas as licenças de UMTS (actual 3G), para além do dinheiro que na altura pagaram ao Estado, e não foi pouco – se o gastam na e-escola e e-escolinha já não o vão gastar noutras iniciativas. Não faz sentido é continuar a falar em impostos.

    Falar em concursos públicos quando o dinheiro é dos operadores não me parece fazer sentido. Penso que concurso público é quando o Estado compra alguma coisa. Poder-se-á é perguntar se as negociações que foram efectuadas entre as partes envolvidas levaram aos melhores resultados. Mas isso não tem uma resposta fácil.

    (O e-Universidade não sei como é financiado)

  102. @Nazgulled

    Eu percebi o que tu quiseste dizer, mas não concordei, e usei o exemplo do Google porque criticaste o open-source (que não era para profissionais) porque não era tão bom… dei-te um bom exemplo (não para VS2008, mas no geral), se não o compreendeste, tenho pena de não ter sido explícito o suficiente, vou tentar melhorar isso no futuro.

    Quanto às “insinuações”:

    “Mas a verdade é que se as alternativas open-source fossem melhores, vocês acham que profissionais na área iam gastar milhares de euros quando podiam fazer exactamente o mesmo por 0 cêntimos?

    Pensem lá duas vezes…”

    Parece-me explícito o adjectivar do público-alvo destes parágrafos (para ser mais explícito, os que “consideram o open-source melhores alternativas”) como “burros”, se compreendi mal, peço novamente desculpa.

    Neste mesmo parágrafo, parece-me de igual modo explícito que falas da “maioria dos profissionais”, justificando a minha insinuação de “a maioria usa”.

    Outro ponto que gostaria de referir: eu esforço-me e tento sempre participar em diálogos produtivos (não considero estar a ser o caso da tua parte), pelo que gostaria, se dei a entender isso, que me explicasses onde te pareceu que a minha conversa não seria digna de uma tentativa de ser “decente”.

    Eu tenho um portátil relativamente decente, e sim, acho o VS2008 lento (ao contrário do MonoDevelop)… talvez sejam as minhas configurações e dos meus colegas de Eng.ª Multimédia… tentarei averiguar o caso mais detalhadamente.

    Cumprimentos

  103. Nazgulled says:

    Pensa o que quiseres, já não tenho paciência para esta cromalhice.

  104. Rui says:

    Mas afinal voçês querem trabalhar para a faculdade ou jogar?? Corre perfeitamente o CS3, Flex, Soluções da autodesk e linguagens de programação.

    Não dá é para jogos, mas afinal a campanha é para possibilitar ferramentas de trabalho a baixo custo para a malta da faculdade… Querem jogar, comprem uma playstation

  105. Darkblonde says:

    Cheira-me que ha aqui pessoas a comentar que não sabem do que falam. O Visual Studio nao corre nisto? Alguma vez trabalhou c o visual studio ao menos??
    Daqui a pouco nem o vista la corre, e é o sistema que trás, ou pelo menos fazem publicidade… LOOOOLLLLLLL. Informem-se e depois comentem!
    Acho muito que finalmente tenham alargado esta iniciativa ao ensino universitario, so é pena nao disponibilizarem mais marcas de pc, a semelhança do que acontece na e-escolas.

  106. David says:

    Ora nem mais…se o VS não corre aqui, então isto nem XP deve correr, querem ver? 😛

    Dá para trabalhar bem à vontade com o VS, com Autodesk, EWB, CS3, e para correr o vista com um desempenho razoável (desde que não se entulhe com tretas, como quase toda a gente faz).

    Um bom negócio, tendo em conta todas as características, quer do notebook, quer das condições de pagamento e serviços oferecidos.

    Bem melhor que e-escolas e e-escolinhas. Ao menos, aqui, oferecem boas oportunidades a quem um portátil realmente faz jeito.

    Um bom negócio, digam o que disserem. Bastante bom, até.

    (penso que o cpu poderia ser antes um C2D, nem que aumentassem um bocadinho ao custo total do portátil. Mais por uma questão de equilíbrio do que necessidade. O notebook tem boas características em tudo o resto, mas acaba por vir com um processador de nível algo inferior.)

  107. Jorge says:

    O portatil em questao, po preço esta excelente.

    Os iluminados em pesquisas de google que encontraram identicos mais baratos, iluminem-se mais um pouco, e vejam a quanto fica compralo a 24 meses.

    Cumps

  108. mymail says:

    As universidades têm todas rede Wi-Fi grátis (e-U)… As escolas não! Para quê pagar um serviço de net móvel, quando a maioria dos operadores oferece serviço mais barato em casa? Vamos usar a net nos bares da esquina?! é um serviço inútil… Só vejo Isto como simples propaganda.
    Só vejo vantagens se criarem mais opções de venda e um valor para a opção de compra sem net móvel.

  109. António Pedro Cunha says:

    O problema destas iniciativas foi terem começado com os anos errados… mas agora o problema deixa de ser do governo; passa a ser dos putos mimados que acham que o pc não serve para nada.
    Serve para processamento de texto e pouco mais? lol… mereciam era ficar trancados numa sala com um computador a 300Mhz para aprenderem a usar o que têm… que raio de mania de que têm tudo do melhor…

    Só espero que não sejam vocês a fazer os programas do futuro… porque se forem, realmente daqui a algum tempo NENHUM computador dá para fazer mais nada além de processamento de texto, com essa mentalidade…

  110. Sara says:

    Por acaso alguém sabe quando irão sair os primeiros? Para mim era bem bom que ainda viessem este ano, preciso para os trabalhos da faculdade e com o dinheiro que se gasta em casa, comida, propinas e gasóleo não dá para comprar portareis logo à primeira…

  111. Micaman says:

    Se calhar mais vale um Magalhães… 🙂

  112. Estranho says:

    Se com um pentium 4 e 2gb de ram conseguem correr o auto cad e Visual studio, entao porque reclamar do processador?
    Querem melhor?
    VÃO A LOJA!

  113. Sergiu Nicolae says:

    olhem k nem tda gente tem possibilidade dde comprar um portatil com dinheiro, eu agradeço esta oportunidade para poder ter um portatil, algum de vcs sabe como e estar na informatica sem ter um portatil? sucka em grande. por isso digam o k disserem, enqnt houver pessoas como eu k aproveitam esta oportunidade ela vale a pena. se dizem k isto e uma “e-treta”, entao porque e k n sugerem algo mlhr, k favoreça tda a gente? entao? algumas ideias? (as ridiculas guardem para si) bm resumindo, deixem-se de tretas, isto da jeito a certas pessoas. agr uma frase bm portugues, “km n gosta, k se mude”.

  114. Ser says:

    Por esse preço e a essas mensalidades, compro um portatil c specs mto melhores que posso pagar ao longo de 3 anos até.
    Esse programa é 1 grande treta. E o software posso pedir original na faculdade.

    (com 600 euros compro 1 portatil melhor do k esse. pesquisem que encontram)

  115. kompadri says:

    eu fico admirado como é que veem para aqui pessoas postar comentarios e nao sabem minimamente o que dizem é ser portugues e basta… quem diz que neste portatil nao corre o vs 2008 nao percebe nada de computadores nem de informatica… pk eu tenho um igual e corro la o sql server e o vs2008… se nao percebem nao falem e este portatil ta a venda por 1000€ comprar a 650€ nao é bom? tenham a santa paciencia
    obrigado
    kompadri

  116. J.F says:

    Demora muito ? é que eu já estou a precisar .

    Para mim é 5***** , que grande homen ,,, (o nosso 1º Ministro, só tem é feito coisas boas para todos nós Portuguese ) isto foi um á parte , mas desde já que é verdade ,, voltem as paginas da vida para trás , e conseguem ver o que os outros , todos Governos , tem feito no Ensino a todos os niveis .” NADA”

    Desculpem lá qualquer coisinha , mas é bom lembrar .

    Bom domingo para todos .

    J.F

  117. vitorm says:

    A sério não percebo vocês querem portateis para jogos????
    do tipo t8300 ou mais e nvidia 9600 gt???
    Uma coisa k criticava era o e-escolas pk axava k pessoas como eu que andam num curso de informatica precisavam de mais apoios para comprar material informático e nem se quer tinham direito a um reles desconto???
    Agora não me venham dizer que o portatil é mau pk não é ,dá perfeitamente para correr o software que trás, e ainda jogar uns jogitos…ou uma placa grafica com 256mb de dedicada é mau???
    Já pensaram no preço das liçenças do software, axo k só o preço das liçenças é o preço do portatil….
    Por isso ainda bem que vai existir o E-universidades

  118. fernando martins says:

    então, que estão a espera?, por pior que seja, mais vale cedo que numca, despachem-se mas é com esta, porra e deixem de ser portugas de gema.um passo a frente vinte atrás.

  119. Renato says:

    Eu frequento o curso de Eng. Electrotecnica e tenho um portatil dual core 1.8 GHz, 1GB RAM… e os algoritmos que tenho gerado em MatLab e outros programas demoram cerca de 10 a 30s ou mais a serem compilados e (ou) processados. Isso incomoda quando estamos a desenvolver algoritmos pois atrasa imenso o trabalho… Imaginem que altero uma linha de codigo e tenho que esperar quase um minuto para ver os resultados… Eu altero por dia montes de vezes os algoritmos que estou a desenvolver. No caso deste Toshiba a diferença não será grande… A minha pergunta é a seguinte: Porquê uma placa grafica destas e não um processador ao nivel dessa grafica?? Assim ninguem se queixa a não ser os GAMERS…

  120. sky_walker says:

    na e-escolas temos um insys gameforce hd 15.4, dual core 2.16, 4G d ram, 320 G de disco e um grafica nvidia 9300 gs, por 150 euros e nos temos isso por 600 euros? Nao é ser mal agardecido, mas acho que nao é muito justo…

  121. P says:

    A iniciativa não é má, porque o preço do computador + software até é agradável. Contudo para quem não precisa do software em causa arranja um laptop melhor a um preço mais baixo. No meu caso, sendo professor, e para os meus alunos o software serve para ZERO. O programa seria bom se o e-universidades tivesse pacotes de software específicos para cada área. Para que é que um aluno do Medecina quer o Autocad, e um economista? e um aluno de diretio? ou um de biologia? química? etc. etc. As diferentes vertentes universitárias têm diferentes necessidades, contudo como o programa é para vender portáteis, não para ajudar professores e alunos nada disso interesse.
    Quanto ao AutoCad, todas as universidades que têm cursos que precisam de o usar deveriam ter uma licença de campus e não esta treta, pois a licença assegurava a actualização ano após ano. Assim sendo em vez de atacar a raiz dos problemas informáticos nas universidades: falta de computadores nas faculdades, falta de licenças de campus de programas específicos, etc. este programa vem lançar uma aparência (a quem vem de fora) que PT tem um elevado nível de ensino (todos os alunos têm laptops), e contudo os laborátóriso informáticos de cada faculdade são a miséria que são.

  122. Pat says:

    Palhaçada é o que isto é..
    Não oferecem nada de vantajoso para os estudantes, porque se um estudante quiser comprar um pc numa loja, também o pode fazer por esses preços.
    Porque razão metem nas mãos computadores aos putos e ao pessoal que se lembrou de entrar nas novas oportunidades por uma miséria. Aos universitários, que realmente o portátil faz falta, tem que pagar o valor de mercado por ele.
    Promoções de campanhas sem juros existem em todas as lojas de informática do país. Basta pesquisar um pouco na net e encontra-se. Alem de não ter que me sujeitar a um toshiba, posso comprar o que quiser e bem me apetecer.
    Isto para mim é maneira de a Toshiba se desfazer destes “Bombos”, para começar a preparar as máquinas para o novo Windows 7.

  123. Teixeira says:

    Nem acreditei quando vi a notícia no “Destak” ou “Global”, finalmente chega à Universidade este projecto, não interessa se é uma mera estratégia de marketing ou se o portátil não serve os interesses de todos, mais vale pouco do que nada

    Quando eu estava no 12º surgiu o e-escolas para 7º, 8º e 9º…eu fiquei lixado, mal sai do 12º e fui para a faculdade, o e-escolas chegou ao secundário, depois em vez de ir para o ensino Universitário, foi para a primária…sim porque na primária a tabuada do ratinho já está desactualizada, precisam de um portátil para fazer updates da tabuada virtual do ratinho todas as semanas, e ainda dá para ver gajas!

    esta é a única coisa que crítico (não a parte do dar para ver gajas), não começou por onde devia, devia ter começado pelo ensino superior e secundário, quem mais precisa de um portátil para trabalhar/estudar, mas agora que finalmente chega a universidade (lol…tem piada, para o próximo ano é o meu último ano, mais uma vez quase que falhava o projecto por um ano! :P)

    isto vai dar muito jeito a muito boa (e má também) gente, contudo a nível pessoal, prefiro comprar o Asus 1000HE por cerca de 350€ (sim sou de um curso de ciência sociais e humanas – geografia e planeamento regional) e usar o desktop em casa para o trabalho mais “pesado” – no meu caso autocad, spss, idrisi etc

  124. Francisco Ribeiro says:

    Deve haver aqui muita gente ignorante….

    Fiz o meu cursinho de Engenharia Informática usando um T2050 e 2gb de ram
    E usei ainda muitas vezes para trabalhar ligado a um Monitor externo O meu aspire One que tem um ATOM, tanto para trabalhar em Oracle Como em VS2008

    Mas aposto que os reis que dizem que este portatil não presta devem fazer projectos ultra profissionais de gb de tamanho…

    Para mim o meu pc sempre me chegou para trabalhar em C#/silverlight2/3/XNA C,Java, Python, haskell, flash, tratamento de imagem etc…

    Experimentem instalar XP nessa máquina em vez do pesado vista e já vão ver como as coisas correm bem melhor…

    Anyway, PC mais que suficiente para fazer uma licenciatura/mestrado, e barato o suficiente para a maioria das carteiras, de saudar esta iniciativa

  125. FJ says:

    É estranho!

    3D Studio Max, Renders, Inventors e essas coisa do género… De certeza que têm isso legal? é que quem compra uma licença disso pode também dar mais 2k€ por um pc!

    Sou aluno de informática, tenho uma empresa e sou consultor de SI o meu portatil tem um Atom 1,6GHz com 2GB RAM e tem Windows7 + Office2007 + Antivirus + SQL2008Express+ Netbeans + VS2008PRO + Oracle e outras aplicações.

    Funciona tudo e ainda não tive necessidade de gastar 100.000€ num mainframe para trablhar e estudar!

    Organizem-se, aproveitem as oportunidades que lhes dão e acreditem que qdo forem para a “vida real” vão ver uma realidade muito diferente das V/ “necessidades” mimadas e descabidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.