PplWare Mobile

Precisa de um site?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. É um óptimo sistema, estou presentemente a usá-lo. A linguagem base é PHP, uma alternativa em ASP.Net será o DotNetNuke. Já experimentei os dois, e embora domine muito mais ASP, optei pelo Joomla pois existe uma maior escolha ao nível de templates e componentes.

    Abraço

  2. Carlos says:

    Também me tinham falado no joomla aqui há tempos e resolvi experimentar para fazer o update do site do meu aeroclube (www.actv.pt) de uma anterior versão em asp (asp-nuke).
    É de facto um pacote muito bom, já com muitos módulos incorporados e com inúmeros outros (a maior parte grátis) que se incorporam facilmente sem necessidade de grandes conhecimentos ‘técnico-tácticos’.
    A actualização do site decorreu sem grandes problemas e o interface de administrador permite a gestão do site de uma forma simples e eficaz.
    Recomendo.

  3. Cláudio says:

    Já utilizei o Joomla, mas para o propósito que pretendo é muito completo e complexo.
    Estou desde ontem a experimentar o WordPress e até agora estou a gostar. Mais simples, e serve perfeitamente para o que pretendo.
    O ponto negativo é a pequena comunidade WordPress-pt que existe neste momento, mas pelo menos uma tradução para português já existe.

  4. Luís Alves Pinto says:

    « …O Joomla, permite través de uma interface simples… »

    Só podem estar a brincar, ou então não conhecem alguns outros CMS que há no mercado. Sei do poderio do Joomla, mas se há uma coisa que me deixa longe dele, é a sua interface demasiado complexa e demasiado mal pensada.

    Já ouviram falar em Drupal? Em MODx?

  5. Nuno Amaral says:

    Penso que o WordPress é mais simples e muito bom.

    E já há uma grande variedade de plugins para ele.

  6. Luís Alves Pinto says:

    O WordPress tem um problema: é feito para blogues. E embora já se esteja a transformar num CMS polivalente e muito completo (dada a sua potência, simplicidade e quantidade de extensões disponíveis), ainda é pouco flexível para a gestão de um site complexo. No entanto, para pequenos sites e portfolios pessoais e coisas assim, subscrevo plenamente.

  7. Nuno Amaral says:

    @Luis Alves,

    É verdade que é feito pra blogues. Mas depende de como configuras a imagem do site.
    E em relação a plugins, o que a Joomla tem o WordPress tb tem. Desde ecommerce, galerias, newsletter, etc…

  8. B80 says:

    @Claudio – O Joomla e o wordpress são duas coisas completemanete diferentes. O Joomla é um (CMS) e o WordPress é uma “motor” de Blogging, são duas coisas distintas, por isso é normal que o joomla seja, ou melhor, pareça mais complicado.

    http://blogdosanos80.wordpress.com

  9. Luís Alves Pinto says:

    B80 » também não é bem assim. Que eu saiba a definição de CMS é “Content Management System” que, no nosso linguajar, significa “sistema de gestão de conteúdo”. Que é o que o WordPress faz. Gerir conteúdo. Os próprios blogs não passam de sites cuja informação é inserida dinamicamente e apresentada de uma forma cronológica.

  10. Luis says:

    realmente muito bom, não conhecia e fikei bastante impressionado com a qualidade de software livre que está aqui disponibilizado….

  11. Miguel Jeri says:

    Aconselho vivamente! Estou agora a criar um site usando este CMS, e embora seja fantástico ver o site a crescer sem ter muito trabalho, está-me a dar uns problemas na instalação de novos componentes.

    Instalei recentemente o compontente DOCman, e quando vou a aceder às pastas com os documentos, aparece uma mensagem de erro:

    Fatal error: Call to undefined method JURI::root() in C:\wamp\www\pcpovar\administrator\components\com_docman\contrib\savant2\Savant2\Savant2_Plugin_tooltip.php on line 44

    Na verdade aparece o documento para download, mas sem formatação nenhuma nem o theme agradável do DOCman. Alguém tem o mesmo problema?

    Abraços e continuação!

  12. B80 says:

    @luis Alves Pinto – Tudo bem, mas enquanto o Joomla é vocacionado para sites e portais, o wordpress é mais virado para blogs. duvido que consigas criar um portal com o wordpress. Mas sim no final podem-se considerar gestores de conteudos mas com diferentes aplicações.

  13. Luís Alves Pinto says:

    Já estamos de acordo… embora eu considere que há portais e portais. ;-p

  14. Pedro Pinto says:

    Deixem-me aqui tirar um coelho da cartola !!!! Experimentem todos os CMS OpenSource aqui: http://www.opensourcecms.com/index.php

    Pedro Pinto
    thanks Charles

  15. Allen Hobby says:

    Eu também estive a investigar exaustivamente diferentes CMS e cheguei à conclusão que este é o melhor. O grande competidor é o Drupal segundo o que percebi, mas é mais complexo que o Joomla.
    (Não cheguei a instalar ou experimentar nenhum CMS, apenas me baseei em reviews, e opiniões de foruns)

    Gostava de ouvir mais opiniões. Quem usou? Quem gosta? Uma coisa que se costuma dizer é que diferentes CMS’s servem diferentes propositos e necessidades. Quais são as servidas pelo Joomla. E qual o CMS que têm melhor/maior comunidade PT? (melhor tradução/ajuda)

    Thank u

  16. Sem querer entrar muito na discussão, em particular sobre a comparação entre Joomla e WordPress, o que posso dizer é que, embora o wordpress tenha funcionalidades que o aproximem do Joomla, são duas ferramentas que não são comparáveis.
    Qunado se fala em Joomla (CMS puro) a relação ou comparação deve ser feita com outras ferramentas desenvolvidas dentro do conceito.
    Assim o Drupal, Plone e o Joomla formam um trio em que cada um terá concerteza as suas vantagens ou desvantagens num ou noutro ponto, mas é aqui que deve fazer comparações.
    O que se deve salientar como pontos positivos a considerar na utilização do Joomla, e com interesse para os (Portugueses e Brasileiros) é a força da sua comunidade, o número de temas gratuitos, as traduções já feitas (FrontEnd e BackEnd), a tradução de módulos e componentes, etc.

    Pela minha parte, e sou um grande defensor do Drupal, o Joomla é uma das ferramentas indicadas para criar um website ou portal de grande complexidade.
    Além disso, o Joomla tem uma instalação muito fácil, e a sua aprendizagem é sempre suportada pelos manuais disponíveis gratuitamente e pelo número de sites dedicados à plataforma.

    Mas como dizia anteriormente, o Drupal (potente CMS) e outras plataformas não devem ser esquecidas. O que é fulcral é que antes de começar a construir o seu site, pare um pouco e reflicta sobre o que pretende para ele, quais os seus conhecimentos, e a margem de evolução que pretende para o mesmo, só assim poderá partir mais confiante para a escolha de uma plataforma.

    Já estou, sem querer, a alongar-me demasiado, por isso peço desculpa, mas não queria deixar de sugerir uma vista de olhos a estas ferramentas:
    http://silverstripe.com/
    http://modxcms.com/
    http://e107.org/news.php

  17. HolyMurderer says:

    Desculpem lá, mas dizer que o Drupal é mais complexo que o Joomla, é mesmo falar do que se leu ou alguém contou, em vez de se falar do que se experimentou e/ou usou.

    O Drupal é de longe menos complexo que o Joomla. A admin do Joomla é uma confusão e falta de ordem.

    Aconselho seriamente Drupal. Por algum motivo ganhou o prémio de melhor CMS este ano, apesar do ano passado ter ganho o Joomla.

    E sim, falo do que experimentei. Já fiz alguns sites em cada um dos 2 CMS’s.

  18. 0verruled says:

    ah grande casim!

    Bem…a minha experiencia em joomla nao e muita, mas vejo um grande potencial nest cms. Basta pesquisar um pouco e ver as excelente construcoes em joomla que existem. Admito que nao e o mais facil de manejar, mas nada que um pouco de pratica e estudo nao resolva. Obviamente quem me arrastou (infelizmente) para este mundo foi o senhor Carlos Ferreira.

    Aproveito para aconcelhar a verem outros projectos deste senhor.

    Cumprimentos para o prof.Carlos Ferreira do seu aluno,
    Daniel Marques

  19. Agapytho says:

    E para quando um tutorial de joomla?
    Eu sei, eu sei, é facílimo, qualquer um faz, qualquer um monta, mas mesmo assim…confio no Pplware.

    Junto com o PHP à quinta, poder-se-ia fazer muita coisa.

    Código PHP, para quê? Para se implementar no Joomla (banner, forum, calendario, fluxo de empresa,…)

    Joomla, para quê? Para se poder experimentar o códgo PHP que se fez na Quinta-Feira.

    Foi só uma ideia…
    Agapytho

  20. Alex Ribeiro says:

    Olá,

    Eu já uso o Joomla! a mais de um ano e estou realmente satisfeito com ele, apesar de quase ter optado pelo WP. No entanto, conforme já foi dito, o WP é um motor de blogging e o Joomla! é um CMS robusto.

    Eu não programo uma só linha em PHP e nem por isso me senti intimidado pela ferramenta, a comunidade é grande e muito atenciosa, o fórum oficial em http://www.joomla.org é prova viva do que estou dizendo, a maioria das dificuldades já estão respondidas e ao alcance de uma boa pesquisa, viu Miguel Jeri?

    Os componentes são um prato a parte, alguns são brilhantemente simples e funcionais, outros são obesos e problemáticos, mas isso acontece em qualquer diretório open souce e mesmo nos pagos. Cabe a cada um analisar o que vai ou não ser util no seu CMS. Se o usuário é daqueles que adora sair instalando qualquer novidade, então é um problema.

    Quanto a interface eu tenho que admitir que não é das mais intuitivas, mas também não é o terror que muita gente adora descrever, o problema é que realmente não dá para instalar os Joomla! as 12hs e domina-lo habilmente já as 15hs sem nunca tê-lo usado antes. Como eu falei antes, é uma ferramenta robusta. É preciso saber como o Joomla funciona para extrair suas potencialidades, eu mesmo estava usando uma arquitetura de categorias e seções gigantesca e sem necessidade, até bem pouco tempo quando descobri que poderia ser mais simples, funcional e totalmente gerenciável.

    Enfim, é um projeto que exige disposição em ler, estudar, perguntar, pesquisar e aprender, não é para quem quer algo pronto e pá. Pra isso devem usar o Blogger ou algo que não exija grandes excursões, como o WP.

    Até mais,

  21. O Joomla é sem dúvida um bom ponto de partida para quem quer fazer um bom portal ou um site profissional de forma eficiente, mesmo para quem não tem formação de base em informática e afins como eu.

  22. faustino says:

    @holymurderer parece-me que estás enganado quanto a quem ganhou o prémio ou então vi no site errado http://www.packtpub.com/article/joomla-wins-best-php-open-source-content-management-system
    Não quero com isto dizer que o drupal não é um grande CMS.

  23. fedora600 says:

    O joomla é muito bom e é o que eu uso

  24. faustino says:

    @holymurderer afinal tinhas razão.
    O Drupal é o melhor CMS no entanto o Joomla é o melhor CMS em PHP sendo que os dois são em PHP, esta tem piada.
    http://www.packtpub.com/award

  25. neliojesus says:

    Sao tantos comentarios que nao consegui ler a todos, mas digo-vos que o joomla é brilhante, ele permite a integração do SMF, varias galerias de imagens, tem muitos componentes gratuitos e muito bons, muito agil e facil utilização, e conta com uma equipa de centenas de colaboradores a trabalhar para todos aqueles que utilizam Joomla, é um sistema que aconselho a todos aqueles que querem fazer um site de actualização diaria

  26. Krold says:

    Já conheço o Joomla há algum tempo e comecei a trabalhar com ele numa perspectiva de exploração montando um site experimental. Conheço muito pouco de PHP e não tive qualquer dificuldade para artilhar o tal site com vários plugins vindo de uma comunidade bastante profícua.
    No entanto, reconheço-lhe um defeito: Pela própria natureza do CMS e das extensões que para ele existem, ou então por defeito meu, nunca consegui que o meu site ficasse minimamente contemplado no Google. Algo que com um blog em wordpress foi muito fácil de conseguir.

    Alguém teve experiência nesta área? Investiu tempo e trabalho em SEO para o Joomla e tem feedback sobre os resultados conseguidos?

    Já agora, outra questão. Alguém conhece um CMS open-source como o Joomla, Drupal, etc que tenha uma boa integração com Flash?
    Já não digo um CMS feito em flash, que julgo nem existir, mas algum em que seja bastante fácil integrar largos componentes em flash.

    Cumps

  27. Exit says:

    Respondendo à última pergunta, um bom cms em flash http://www.flashloaded.com/flashcomponents/fcms/

    Sobre o joomla é de longe o melhor cms actualmente existente, quando pensamos num bom cms temos de ter em conta as suas extensões e o joomla nesse aspecto bate qualquer um, podemos ter um site exclusivamente para um forum, ou portal, ou directório, ou uma galeria, ou qualquer coisa que se lembrarem! Depois tem outro aspecto muito vantajoso, em termos de templates as melhores são sem dúvida as dos joomla, com dezenas de clubes pagos com optimas templates profissionais, integradas com as mais recentes tecnologias como mootols, ajax e por ai fora! Sobre os outros cms já aqui falados, sem dúvida o drupal é óptimo para uma primeira experiência comparando com o joomla, quem chega àquela painel de administração a primeira vez, pensa “ai meu deus”! Mas para quem tem alguma experiência o joomla é uma óptima escolha!

    Deixo aqui um dos meus projectos pessoais em joomla para terem a noção do poderio deste cms: http://www.aoposte.com

    Abraço,

  28. Exit says:

    Esqueci-me de falar sobre SEO em joomla como podem ver no site que vos deixo, está tudo com SEF urls, tanto o portal com a integração com o forum em smf( http://www.simplemachines.org)! Fantástico não? Existem alguns componentes muito bons que facilitam o SEO em joomla é uma questão de experimentarem e verem qual se adapta melhor ás vossas necessidades, neste momento até existem componentes que vos perimtem ser SEF urls sem mexer no .htaccess

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.