A nova cara do Google Docs
Por necessidades pessoais iniciei há algum tempo a utilização mais a sério da ferramenta de produtividade do Google, que todos conhecem como Google Docs.
Não esperava encontrar uma ferramenta de tão fácil utilização e já tão amadurecida. Esperava algo ainda meio beta, mas convenhamos que estamos a falar dos srs da Google que insistem em manter as suas ferramentas eternamente betas, apesar de estarem em produção à anos.
Gostei da facilidade de utilização e principalmente da possibilidade de efectuar a partilha dos docs em tempo real. O meu focus principal incidiu no processador de texto, que se portou impecavelmente, tendo sempre as ultimas alterações e versões antigas na ponta de um click.
A folha de calculo sinceramente não testei, mas pelo que tenho lido e ouvido comentar, está ao nível das concorrentes offline. Notei a falta de algumas funcionalidades, mas sinceramente, nada que possa ser apontado de flagrante. No entanto há dias foi-me mostrada a nova cada do Google docs e sinceramente, tudo o que de novo criaram faz mesmo falta.
O esquema de estrelas, cores e tags que implementaram no gmail e nas restantes ferramentas ainda não me convence. Pode ser que com o tempo eu consiga apanhar o comboio da WEB 2.0, mas por agora ainda têm de me dar a velha web!
Mas deixem-me que vos mostre e indique as novas funcionalidades do Google docs, que me parece se limitam um pouco ao interface de gestão dos documentos.
- Visualmente mais apelativo - Novos icons, mais conteúdo e melhor controle
- Pastas - Finalmente é oferecido aos utilizadores a hipótese de usar pastas para arrumar os seus documentos. Esta característica era das mais pedidas.
- Pesquisa aprimorada - Tal como é utilizado no Google Suggest passa a ser dado ao utilizador dicas de pesquisa à medida que vamos escrevendo texto na caixa de pesquisa.
- Maior facilidade ao convidar pessoas - Melhorado o sistema de convites para edição de um documentos
- Novos atalhos de teclado - Vários atalhos de teclado foram adicionados para agilizar operações comuns.
Todas estas novas funcionalidades e as já existentes podem ser encontradas aqui.
Homepage: Google Docs & Spreadsheets Homepage: Official Google Docs & Spreadsheets Blog
Este artigo tem mais de um ano
Para mim não vale a ponta de um apêndice duro e recurvado que certos animais têm na cabeça; não suporta o Opera e se não suporta o Opera não é digno de confiança.
5 estrelas…
Costumo utilizar e é sem duvida muito útil.
Espero que esta empresa continue a brindar-nos com mais serviços gratuitos de alta qualidade.
Entretanto também já houve quem descobrisse o novo ícone para o Google Presentation:
Estamos cada vez mais perto da suite!
@Francisco
Nem mesmo ‘mascarando’ o Opera de Firefox ou IE…?
Link para o ícone do Google Presentation…:
http://docs.google.com/images/doclist/icon_2_pres.gif
@Francisco
Podes ultrapassar esse problema se fores a “Site preferences-> Connection -> Mask as IE”
Já experimentei e cmg funciona. Se bem que nao tenho a certeza se algo correra mal.
Cumps
…ou mask as firefox 🙂
Fora de contexto:
Desculpem aproveitar-me deste espaço para vos pedir auxílio técnico. Trata-se do seguinte: por alguma razão, perdi o ficheiro unins000.dat, pelo que não consigo nem desinstalar o a-squared Free, nem instalar a versão mais recente.
Algum de vós sabe porventura como ultrapassar esta situação?
Muito obrigado a todos.
Rafael
@Miguel Jeri && @m4n_in_bl4ck
Obrigado pela dica mas o meu “problema” é mesmo a pouca atenção que o Google dedica ao Opera; já se passou o mesmo com o Firefox (a famosa barra só estave disponível para IE durante bastante tempo) enão gosto desse tipo de políticas. É uma niquice minha, eu sei, mas olhem, dá-me para aí.
Ou então Francisco, pesquisas antes de falares mal de uma grande aplicação e com um futuro promissor.
http://undergoogle.com/blog/2007/04/patch-para-remover-browser-not.html
Falando em utilidades … uma da conta Google que pode passar despercebida é pôr lá os nossos favoritos, para termos acesso a eles a partir de qualquer computador, em http://www.google.com/bookmarks/
@Diego Castro
1) Não falei mal de nada, não pus defeitos; apenas disse que PARA MIM, não suportando o Opera, não valia.
2) A tradução directa de patch para português é remendo e um remendo é isso mesmo, uma solução mal enjorcada. Se é certo que consigo andar 5 ou 10 Km com um pneu remendado, não me passa pela cabeça ir do Porto a Lisboa com esse pneu. Enquanto programador de soluções para web, sempre fiz os possíveis para adaptar o meu código a todos os browsers ao contrário do que faz o google. Porque uma coisa é certa: a maior parte das vezes, e dado a falta de respeito que tanto o IE como o Firefox tem pelas especificações W3C, o que me apetece fazer é por um autocolante à moda antiga: “Esta página apenas é correctamente visualizado com o Opera”.
Aprovado 5 estrelas
Bem Haja
Carlos
off topic: boas..algem m aconcelha um bom programa para ediçao d video? obd
@Francisco
Estou contigo.
Por outro lado quantos menos utilizadores tiver o Opera, menos apetecivel se torna para que sejam criadas as tradicionais “avarias” que invadem o IE e tambem o Ff tornando o O o browser mas seguro e funcional da rede.
Quanto ao GDocs, acredito que vai acontecer o que já se passou com o Gmail e com o GReader, ou seja a sua adaptação, a seu tempo, ao O.
Só custa a entender, que uma empresa como o Google, não consiga por as suas aplicações compatíveis com os diversos browser assim que as põe no mercado.
Mistérios…..
Temos de pagar de alguma forma o facto de não utilizar-mos os browsers mais na “berra”.
Muito útil no pouco que já utilizei tem muitas potencialidades.
@Francisco
Compreendo, também suspeitei que fosse esse o seu problema. E concordo, o Opera não é um browser com tão pouca quota assim. Possivelmente eu faria o mesmo se não fosse compatível com o firefox.
Cumps
final cut para mac, adobe premiere para windows por exemplo, são do melhor que há na edição de vídeo